Plantas do rio


spranto

Recommended Posts

Boas,

 

Hoje fui ao rio em busca de alguma "drift wood" para pôr no aqua e reparei que relativamente junto às margens estavam lá uns molhos de plantas que eram parecidas com a cabomba caroliniana se bem com uma densidade de "ramos" menor e com uma maior elevação dos ramos, à semelhança de um pinheiro bravo mas com os ramos para cima. Gostava de saber se me ajudam a identificar esta espécie e se seria prejudicial se a pusesse no meu aqua.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o rio não tiver poluido em principio não deves ter problema. Mas tenta tirar uma foto que alguém deve saber o que é ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o rio não tiver poluido em principio não deves ter problema. Mas tenta tirar uma foto que alguém deve saber o que é ;)

 

À partida não estará já que no meio de umas que vi na mesmo perto da margem, devem estar só estar submersas nalguma horas do dia devido à barragem a montante, uns quantos camarões parecidos com os japónica. Não sei se servirá de indicador mas pareceu-me bem ;)!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À partida não estará já que no meio de umas que vi na mesmo perto da margem, devem estar só estar submersas nalguma horas do dia devido à barragem a montante, uns quantos camarões parecidos com os japónica. Não sei se servirá de indicador mas pareceu-me bem ;)!!!!

 

Eram muito parecidas com isto: http://www.aquahobby.com/garden/e_ambulia.php

 

É possível encontrá-las cá em portugal no mondego?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provávelmente será myriophilum, há em muitos rios de cá, o Mondego não será excepção.

 

Ainda outro dia desci o Vouga de canoa e encontrei montes delas.

 

Exacto, muito mais parecido com isto: http://www.aquaticplantcentral.com/forumap...ails.php?id=130

 

Se bem que lá diga que só se encontra na américa central e do sul. Quanto à introdução em aquário depois de bem lavadas em água corrente acham que há algum problema?

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No maximo os ovos de algum animal aquático ou que use a água na reprodução :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No maximo os ovos de algum animal aquático ou que use a água na reprodução :)

 

Eheheheh. Calha bem porque assim serve de paparoca para os demais habitantes! Obrigado pessoal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Todas as plantas de rio que tive, tiveram um rapido crescimento nos primeiros dias, mas depois sucumbiram ao calor.... Seria uma boa oportunidade de ter varios tipos de plantas de borla.mas penso que acabaram fatalmente por serem afectadas pelo calor da agua.

 

De qq forma e, como sou leigo na materia, so posso falar das experiencias que tive.......soluções e tipos de plantas são bem vindas

 

Boa aquarofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico nem de propósito era tão oportuno.

Há dois sábados atrás enquanto dava uma volta de kayak na barragem de Castelo de Bode e vi uma planta parecida com essa, mas como estva muito suja de natas, não a trouxe.

 

Este sábado passado enquanto descia um bocado do Tejo vi-a bem mais limpa e não hesitei. Veio comigo.

Está desde então (8 dias) no aqua e parece-me bem viçosa, mas vamos ver se aguenta a temperatura.

Ao ler este tópico lembrei-me que vou descer a temperatura para uns 23ºc. Está a 25º.

Se quiserem posso tentar tirar uma foto e postar.

 

Não é relacionado com plantas, mas trouxe também 5 ameijoas amarelas e estou relutante em pô-las no aqua.

Alguém sabe algo sobre elas?

Talvez deva abrir novo tópico nos Invertebrados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

também arranjei um molho dessa planta em ponte da barca. como teste peguei nuns pés e pus no aqua de agua quente, durante um mês os pés ganharam raízes e começaram a ganhar rebentos até bastante verdes mas é melhor esperar mais uns tempos pra ver no que dá. Vou tentar pôr é num aqua de orandas (em principio nao deve haver problema).

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a planta deve ser esta mas vejam o manual de plantes que ponho em baixo

erva pinheirinha abaixo um site com mais info...

http://www.uc.pt/invasoras/files/22erva-pinheirinha.pdf

 

encontro muitas destas e bem grandes aqui no rio cavado tenho o meu lago cheio delas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
Penso que a planta deve ser esta mas vejam o manual de plantes que ponho em baixo

erva pinheirinha abaixo um site com mais info...

http://www.uc.pt/invasoras/files/22erva-pinheirinha.pdf

 

encontro muitas destas e bem grandes aqui no rio cavado tenho o meu lago cheio delas...

 

A resposta vem quase 6 meses depois, :) mas tens razão é essa mesmo. Quanto ao facto de as ter no aqua, desisti porque não as tinha lavado bem e poluiram-me o aqua todo. De qq das maneiras estou tentado a voltar a exprimentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho usado ja ai a 6 meses umas plantas colhidas no rio tejo! Tenho 4 tipos mas sempre num aqua de 20lts onde tenho uma enguia apanhada no tejo com areia do tejo (agua fria) e um tronco que a minha cadela encontrou enterrada na arreia, a ideia na altura fui reproduzir uma biotopo do tejo e dei me bem! em aqua quente não testei!

 

 

 

14052008621dw4.jpg

14052008621dw4.0aa135debc.jpg

 

esta e a unica foto que tirei no momento k o plantei so ainda com 2 plantas!

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só para partilhar a minha ideia sobre as plantas colhidas na natureza, eu digo que o problema nem é tanto o aspecto poluído com que a água pode ficar (isso pode também dever-se a má filtragem do sistema), mas sim os parasitas que elas trazem (e que não são visiveis).

Não as introduzam no aquário sem lhes fazer um tratamento prévio e um tipo de quarentena.

Há por aí tópicos com alguma informação de como as "desinfectar".

Tenho alguns pinheirinhos de água, são uma praga. Não precisam de muita luz e até num balde na varanda sem sol directo elas se desenvolvem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais