Animais Venenos ou Perigosos nos nosso aquarios


Recommended Posts

Boas,

Seguindo o raciocinio de outro Topico recente, aqui fica o link - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=77414 venho aqui deixar um desafio. Colocarem aqui as vossas experiencias ou conhecimentos, sobre situacoes de contacto com animais perigosos nos nossos aquarios. Qualquer opiniao e benvinda. Sugeria um formato do tipo = Ficha tecnica do animal, com o maximo de informacao util, possivel, experiencias anteriores ou actuais, etc.

Espero a vossa contribuicao para enriquecer os nossos conhecimentos.

Abraco,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se nao se importam, comeco eu.

 

polvoaneisazuis.jpg

 

POLVO DE ANEIS AZUIS ( Hapalochlaena Maculosa)

 

Reino -------------- Animalia

Filo ----------------- Mollusca

Classe ------------ Cephalopoda

Ordem ------------ Octopoda

Familia ----------- Octopodidae

Genero ----------- Hapalochlaena

Especie ---------- H. Maculosa

 

O polvo de aneis azuis, habita os recifes de coral da Australia. Em adulto, atinge o maximo de 20 cm. A sua dieta, consiste em pequenos caranguejos e camaroes. Eventualmente, consegue apanhar peixes que passam perto de si.

O polvo de aneis azuis, provoca com a sua mordida, uma injeccao de Tetradotoxina. A Tetradotoxina e um veneno que actua no sistema nervoso central e periferico, bloqueando estes sistemas, e, activando os quimiorecceptores, provocando a depressao dos centros respiratorio e vasomotores na Medula Oblongata.

A dose toxica em humanos, e muito baixa ( aprox. 1 mg.) o equivalente a cabeca de um alfinete.

PROPRIEDADES FISICO-QUIMICAS DA TTX

· Fórmula molecular: C11H17N3O8

· Peso Molecular= 319,31

· Ponto de Fusão = 220ºC

· Estável a temperaturas extremas

· pka (água) = 8,76

· pka (sol. hidroalcoólica 50%) = 9,4

· Solubilidade: solúvel em ácido acético diluído, ligeiramente solúvel em água, éter, etanol; praticamente insolúvel noutros solventes orgânicos.

· [α] D25 = -8,64º

MECANISMO INTERACTIVO

A tetrodotoxina é uma neurotoxina que actua por bloqueio dos canais de sódio dependentes da voltagem presentes nas membranas das células nervosas, ao nível periférico e central. Devido a este bloqueio, os iões Na+ ficam impossibilitados de atravessar o canal e não ocorre a despolarização da célula. Como resultado, a geração do potencial de acção é afectada e a propagação do impulso nervoso fica impedida.

Para além da sua interferência na transmissão neuromuscular, a toxina causa vasodilatação periférica e hipotensão, de um modo dependente da dose.

TTX E CANAIS DE SODIO

Os canais de sódio são constituídos por uma única cadeia peptídica com 4 unidades repetidas, cada qual formada por 6 hélices transmembranares. Essas unidades formam um poro transmembranar pelo qual vão passar os iões Na+.

A ligação da TTX ao domínio I da proteína está favorecida devido às interacções entre os resíduos de aminoácidos do canal iónico e os grupos funcionais da neurotoxina.

Os estudos realizados com a TTX permitiram diferenciar canais de sódio sensíveis à TTX (TTX-s Na+ channel) e canais resistentes à TTX (TTX-r Na+ channel). A TTX liga-se aos primeiros com uma afinidade de 5-15 nM enquanto que os segundos têm uma afinidade na ordem dos µM. As células nervosas que possuem canais TTX-resistentes estão localizadas principalmente no tecido cardíaco enquanto que as que contêm os canais TTX-sensíveis estão espalhadas pelo resto do corpo.

O bloqueio ocorre por ligação da TTX ao domínio I da proteína do canal de sódio, localizado no lado extracelular desse canal. Apesar de ser uma molécula maior do que o ião Na+, a ligação da TTX é favorecida por apresentar uma carga positiva no átomo de N. Deste modo, a entrada no canal é facilitada e aí vai ocorrer a ligação a um grupo lateral glutamato da cadeia peptídica. Numa segunda fase, há alteração na conformação dos peptídeos, o que fortalece ainda mais a ligação electrostática da TTX às proteínas.

A diferença na ligação entre o Na+ e a TTX reside no facto dos iões Na+ se ligarem reversivelmente numa escala de nanossegundos, enquanto que a TTX demora dezenas de segundos. Em consequência, a troca iónica do Na+ é afectada, a propagação do potencial de acção pelas células nervosas fica impedida e os músculos ficam paralisados.

 

 

Diagnóstico e Tratamento

Sintomas

 

A sintomatologia da intoxicação caracteriza-se por paralisia flácida crescente. A dificuldade respiratória manifesta-se cerca de 15 minutos apos a mordida. A vítima apresenta dispneia que piora se não for dada assistência médica. À medida que o oxigénio vai sendo cada vez menos, desenvolve-se cianose. A paralisia vai sempre aumentando, atingindo os músculos respiratórios, e da falência respiratória resulta disfunção cardíaca, com bradicardia e hipotensão, disfunção do sistema nervoso central, com redução da actividade mental podendo alcançar o coma, e convulsões.

A vítima fica, então, completamente paralisada, mas pode estar consciente, e nalguns casos mesmo lúcida, até momentos antes da morte, que acontece, normalmente, por asfixia.

A rapidez e a severidade da manifestação dos efeitos clínicos da TTX relacionam-se directamente com a quantidade de toxina injectada. As vítimas de envenenamento intenso rapidamente manifestam paralisia flácida.

Se os sintomas se desenvolvem na primeira hora, é sinal de envenenamento severo com prognóstico de morte. A morte ocorre, normalmente, entre as 4 e as 6 horas após a mordida, podendo acontecer a partir dos primeiros 20 minutos até um máximo de 8 horas. Se a vítima sobrevive às primeiras 24 horas, o prognóstico é bom e há uma grande probabilidade de recuperação total; 50 a 80 por cento das vítimas morrem nas primeiras 24 horas.

 

 

Tratamento

A linha de acção do tratamento passa pela observação e monitorização cuidada dos efeitos clínicos de forma a que a insuficiência respiratória e a falência cardíaca sejam adequadamente tratadas. A admissão da vítima na unidade de cuidados intensivos é requerida para os casos de intoxicação moderada e severa, para prevenir complicações relacionadas com efeitos cardiovasculares, falência respiratória e coma.

O doente poderá precisar de intubação endotraqueal para oxigenação e protecção no caso de fraqueza muscular com falência respiratória. A disfunção cardíaca pode ser prevenida com administração intravenosa (IV) de fluidos, vasoconstritores e anti-arrítmicos.

Está em estudo a eficácia de agentes colinérgicos para restaurar a actividade motora. A neostigmina inibe a degradação da acetilcolina pela acetilcolinesterase, facilitando a transmissão dos impulsos nervosos na junção neuromuscular. A dose para adulto é de 0,5mg por via intramuscular (IM) e a dose pediátrica é de 0,02mg/kg IV ou 0,04mg/kg IM.

O tratamento apenas ajuda a reverter os sintomas, já que não se descobriu ainda um antídoto eficaz contra a TTX. No entanto, está em fase de desenvolvimento um fármaco, a 4-aminopiridina (4-AP), que poderá ser usado como antídoto. Um estudo realizado há dez anos, revelou que a 4-AP repõe os níveis normais de respiração e frequência cardíaca em 30 minutos de administração a animais de laboratório envenenados com TTX que se encontravam no ponto de menor actividade cardio-respiratória. Estudos posteriores mostraram que a 4-AP é um bloqueador dos canais de potássio que contraria os sintomas do envenenamento por TTX; a dose terapêutica mais eficaz para os animais de laboratório foi definida como 2mg/kg. A pesquisa com a 4-AP continua com o objectivo de aperfeiçoar os efeitos provocados pelo fármaco, para que tenha aplicação na intoxicação por TTX em humanos.

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cynagus.jpg

 

Siganus Vulpinus

 

Classe: Actinopterygii

 

Ordem: Perciformes

 

Familia: Siganidae

 

Tamanhi max: 24cm

 

Reef safe: sim

 

Possui espinhos dorsais altamente venenosos, a picada não é fatal a menos que a pessoa afectada tenha reacções alérgicas ou um sistema circulatório instável. Devido à natureza da toxina, as dores são instantâneas e muito intensas durante algumas horas

Solução possível: aplicar calor ao local picado minimiza a dor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Green_Zoanthus.gifPalythoa%20parazoanthus_Gracilis_jaune.jpg

 

Zoanthus

 

Classe: Anthoza

 

Ordem: Zoanthidea

 

Familia:Zoanthidea

 

Todas as espécies de Zoanthidea produzem uma substância química chamada Palytoxin que é uma neurotoxina muito potente. É achado no muco pesado destas espécies. Estas espécies devem ser manipuladas muito cautelosamente. É muito importante usar proteção nas mão ao tocar nestes animais. A sua toxina é sistémica e pode entrar na circulação sanguínea se houver feridas nas mãos.

Esta toxina pode ser letal se ingerida ou entrar na corrente sanguínea

Editado por hugocc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais