Cuidado com as mãos dentro do aquario


Luis Rodrigues

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Quero relembrar toda a gente que num reef tamos a lidar com especies que nem sempre são tão inocentes como isso.

 

Há varios relatos na net de situações que levaram aquariofilistas ao hospital (felizmente não conheço nenhum que tenha falecido) devido a mexerem no seu aquario sem luvas protetoras.

 

Isto vem a proposito que na quinta feira, estive a mexer no aquario, e algo irritou a pele nos meus dedos. Resultado 2 dedos inchados ate hoje(ta bem melhor) e uma comichão danada.

 

As luvas teriam protegido.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Luis, de facto, tens toda a razao. Por vezes, temos seres nos aquarios, que desconhecemos, ou, nao sabemos que la estao. Ainda um destes dias estava a falar com o Hugo, sobre o meu projecto para o polvo de aneis azuis. Uma das questoes, foi exactamente essa. Luvas ! Apesar de pequenos, uma mordida do respectivo, injecta uma dose de Tetradotoxina que te da ............... 15 minutos para chegar ao Hospital.

Ha tambem, os lindos Mantis. Ha relatos de lesoes nas maos, provocadas pelas " luvas de boxe " destes rapazinhos, especialmente quando ja tem um tamanho consideravel.

Como tal, a tua abordagem a este tema, acho extremamente pertinente.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Concordo com o Hugo. Ja tenho a ficha descritiva do polvo de aneis azuis, ( Hapalochlaena Maculosa ). Em que sub-forum se pode abrir o topico ?

Abraco,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico é de facto muito oportuno... e aqui faço um mea culpa, pois apesar de já ter tido que usar luvas em determinada fase da vida do meu aquário, depois acabei por não o voltar a fazer, e reconheço que de facto é burrice... :grab:

 

Já tive um Mantis no meu aquário, e comprei umas luvas bem grossas para desmontar todo o layout do aquário e tentar apanhá-lo... claro que não consegui, pois ele estava escondido dentro de algum buraco de uma qualquer rocha.

 

Mas a quantidade de vezes que andei a mexer no aquário sem luvas e correndo o risco de levar um valente "soco" desse menino...

 

Para quem tiver curiosidade, aqui está o tópico de quando tive este problema: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=24193

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse animal é o mais proximo de um extra-terrestre possivel...mas há quem os mantenha em aquários.Olhem um soco de um menino adulto destes nos vidros de um aquário? :grab:

 

15.jpg Mantis Shrimp

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação a esse cuidado todo eu estou de acordo....

mas que tipo de luvas usar??

se for umas luvas de cirurgião, rompem-se facilmente e é o mesmo que não ter nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, as luvas tipo ciruugião podem proteger contra eventuais alergias... contra o mantis, não servem de muito não ;)

 

Quando descobri que tinha o mantis no aquário, comprei as luvas mais grossas que encontrei no AKI ;)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, as luvas tipo ciruugião podem proteger contra eventuais alergias... contra o mantis, não servem de muito não :lol:

 

Boas,

De facto, as luvas de latex, pouco protegem contra ataques mecanicos. Caso do Mantis, do ourico diadema, ( aconteceu comigo na Madeira ha cerca de 20 anos, tentar apanha um destes ouricos, com luvas de neoprene de 4.5 mm, e............. as farpas que expelem pelos espinhos, perfuraram o neoprene na zona mais dolorosa e dificil de tirar,... por baixo das unhas. As dores, duram cerca de 2 dias, e, nao ha nada a fazer, senao, esperar que o nosso organismo consuma a toxina e o respectivo corpo estranho ), e do polvo de aneis azuis. No caso do polvo, as luvas, tem que ser bem grossas e de um material resistente. A sua mordida e bastante violenta e eficaz. Com os tentaculos, agarra a mao, e morde ate que cerca de 1mg de Tetradotoxina seja injectada. Dose fatal.

Apesar do perigo, o sistema para um polvo destes, esta a andar. Ou nao me chame eu, Octopus.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse animal é o mais proximo de um extra-terrestre possivel...mas há quem os mantenha em aquários.Olhem um soco de um menino adulto destes nos vidros de um aquário? :)

 

15.jpg Mantis Shrimp

 

Esse ai e famoso..Dizem que uma picada dele parece um tiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse ai e famoso..Dizem que uma picada dele parece um tiro
Não é picada, é mesmo um soco! O mal é que eles parecem os ninjas, para os encontrar... :smile2:

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Num documentário (e no youtube também há), já vi mantis shrimps a cortar caranguejos ao meio bowdown.. se calhar nem com coreentes de ferro dá:P

Pois...então acho que as luvas de silicone não servirão de muito... :evilbat:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

http://br.youtube.com/watch?v=mu6yrC6bjNo

 

 

este video é xelente. mostra um mantis em ação. no inicio comtra um carangueijo, e no final ataques de emboscada

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os mantis não socam apenas. Existem alguns espécies que têm como apendices, laminas :(.

São igualmente eficazes ;)

 

Os que normalmente temos nos nossos aquários (os dos socos lol) e pelo tamanho que têm, não causam grande dano e tem um medo de nós que se pelam.

 

Em relação ás luvas, as de latex podem evitar grandes dissabores, nomeadamente no manuseamento de corais como os zoanthus, parazoanthus e Palythoas.

Estes segregam uma palotoxina que pode ser fatal, já que é dos venenos mais potentes da natureza.

 

Se propagarem estes corais e outros, usem tambem óculos de protecção. A sua não utilização pode proporcionar uma bela visita ao serviço de oftalmologia de um qualquer Hospital do nosso pais, que foi o que me aconteceu.

 

Cps

Editado por miguelpereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigos,é comprar luvas de soldador,todas em couro.aí se ele ser um soco leva logo outro de seguida,eh,eh.

Boas

 

Os mantis não socam apenas. Existem alguns espécies que têm como apendices, laminas :(.

São igualmente eficazes ;)

 

Os que normalmente temos nos nossos aquários (os dos socos lol) e pelo tamanho que têm, não causam grande dano e tem um medo de nós que se pelam.

 

Em relação ás luvas, as de latex podem evitar grandes dissabores, nomeadamente no manuseamento de corais como os zoanthus, parazoanthus e Palythoas.

Estes segregam uma palotoxina que pode ser fatal, já que é dos venenos mais potentes da natureza.

 

Se propagarem estes corais e outros, usem tambem óculos de protecção. A sua não utilização pode proporcionar uma bela visita ao serviço de oftalmologia de um qualquer Hospital do nosso pais, que foi o que me aconteceu.

 

Cps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este também está interessante...

 

aqui

 

Parece que o predador foi socado...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais