Discus com olho "embaciado". ACTUALIZAÇÃO


aquapego

Recommended Posts

Boas!

 

Tenho um Discus que tem os seguintes sintomas: ollho "embaciado", parece uma pelicula (névoa). Além disso roça-se nas plantas e de vez em quando faz uns "sprints" que vou-vos contar. O bicho deve estar com algum parasita, pois ele já não se alimenta como dantes. Ainda vem à comida mas depressa volta para a sombra das plantas.

 

A minha questão é: qual o medicamento a utilizar e como deve ser administrado. O mesmo medicamento actua nos dois problemas que o bicho tem?

Juntamente com este tenho mais 8 e não queria que isto se passasse para os outros, isto se já não passou não é!! Por vezes há o período de incubação em que ainda não existem sintomas.

 

Peço desde já a vossa AJUDA URGENTE, pois sou leigo a medicamentar.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece-me ter a ver com a qualidade da água, vê a amônia. O melhor que tens a fazer é retirar o Disco para um aquário Hospital, depois adicionas uma colher de sopa de sal para 40 litros de água, bactopur da sera. Não te esqueças de fazer uma TPA no aquário principal.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso acontecia-me antigamente com o meu oscar quando não andava com muito tempo para o desgraçado do bicho, e passava sempre com tpa, era mesmo a má qualidade da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças é de trocar água regularmente, isso passa-lhe ao fim de pouco tempo.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderão ser de facto parasitas... agora quais?

 

O peixes respira bem? Isto é, tem respiração ofegante? Respira por ambos os opérculos?

 

As fezes? Conseguiste ver a cor delas?

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A coisa agravou-se e agora são dois nas mesmas condições:

 

1º - Um não come, está magro e roça-se além do olho "baço".

2º - Ainda come (mal) e começa a ficar magro e também se roça.

 

Os outros que tenho comem excelentemente mas hoje (ontem), perdi umas horas a observá-los com atenção e veriquei que todos começam a roçar-se nas plantas.

 

Agradecia a vossa opinião e por onde devo começar, apesar do amigo Fjmr123 já me ter dado algumas dicas, que me parecem acertadas, mas é sempre bom ouvir várias opiniões como é lógico.

 

São 9 Discus que estão num plantado. Será que poderei fazer os tratamentos que me recomendarem neste aquário? Não há problemas com os filtros (bactérias nitrificantes) e com as plantas?

 

Eu até tenho um aquário para servir de aquário hospital, mas colocar 9 discus se bem que juvenis num aquário de 50 X 35 X 35 é complicado.

 

Todas as opiniões são bem vindas e façam as perguntas que entenderem por bem!

 

Agradeço toda a informação possível!

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com que água é que fazes as TPA's? Ou perguntando melhor... fazes as TPA's com àgua morna ou com água fria?

 

Tava inclinado a adivinhar que fazes as TPA com água morna da torneira e isso é quase de certeza o excesso de cobre!

 

Aguardo a tua resposta!

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com que água é que fazes as TPA's? Ou perguntando melhor... fazes as TPA's com àgua morna ou com água fria?

 

Tava inclinado a adivinhar que fazes as TPA com água morna da torneira e isso é quase de certeza o excesso de cobre!

 

Aguardo a tua resposta!

Abraço,

 

Marinho

 

Boas!

 

São feitas com água à temperatura do aquário ou seja 29ºc. A água não passa por qualquer material que contenha cobre!

 

Obrigado pela tua ajuda e espero por mais...

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São feitas com água à temperatura do aquário ou seja 29ºc. A água não passa por qualquer material que contenha cobre!

 

Desculpa Carlos mas não percebi exactamente a tua resposta... tens a água em algum recipiente que aqueces com um termóstato e daí para o aqua, é?... ou sai da torneira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Carlos mas não percebi exactamente a tua resposta... tens a água em algum recipiente que aqueces com um termóstato e daí para o aqua, é?... ou sai da torneira?

 

 

A água sai directamente da torneira e faço as TPA's com a ajuda de uma mangueira. Coloco a água a saír a cerca de 29ºC e o termoacumulador é feito em aço inox com a norma AISI-316-L.

 

Agradeço o teu interesse.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água sai directamente da torneira e faço as TPA's com a ajuda de uma mangueira. Coloco a água a saír a cerca de 29ºC e o termoacumulador é feito em aço inox com a norma AISI-316-L.

 

Agradeço o teu interesse.

 

Carlos Salgueiro.

 

Pois... é que eu tive o mesmo problema com os meus primeiros discus... até que alguém experiente me disse exactamente o que eu te disse a ti... comecei a fazer as TPA's com água fria... e problema resolvido... só depois é que se fez luz e percebi porque nunca tinha conseguido manter Red Cherry's no meu aqua... morriam todos por causa do excesso de cobre. Eram os unicos que se deixavam afectar por isso...os red's e os discus..

 

Não sei que norma é essa mas normalmente por onde passa água quente há cobre... quanto mais não seja em alguma tubagem, cub, resistência...

Tava inclinado a adivinhar que fazes as TPA com água morna da torneira

fui directo ao assunto... nem imaginava que fazias TPA's de água quente!!!

 

Como não perdes nada em experimentar... faz umas TPA's até 20% com água fria... baixa-te apenas 1 grau na temperatura... experimenta... se resultar, problema resolvido... se não resultar... não vai morrer ninguém...

Eu tive o mesmo problema que tu. Desde que comecei a fazer TPA's com a água à temperatura a que sai da torneira (fria) nunca mais tive problemas até hoje... ah, e por sinal os meus discus adoram vir sentir a água mais fresca a entrar no aqua...

 

Diz-me alguma coisa quando tiveres renovado essa água toda!

Espero que não seja tarde para nenhum dos bichinhos!

Abraço,

 

Marinho

Editado por marinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... é que eu tive o mesmo problema com os meus primeiros discus... até que alguém experiente me disse exactamente o que eu te disse a ti... comecei a fazer as TPA's com água fria... e problema resolvido... só depois é que se fez luz e percebi porque nunca tinha conseguido manter Red Cherry's no meu aqua... morriam todos por causa do excesso de cobre. Eram os unicos que se deixavam afectar por isso...os red's e os discus..

 

Não sei que norma é essa mas normalmente por onde passa água quente há cobre... quanto mais não seja em alguma tubagem, cub, resistência...

 

fui directo ao assunto... nem imaginava que fazias TPA's de água quente!!!

 

Como não perdes nada em experimentar... faz umas TPA's até 20% com água fria... baixa-te apenas 1 grau na temperatura... experimenta... se resultar, problema resolvido... se não resultar... não vai morrer ninguém...

Eu tive o mesmo problema que tu. Desde que comecei a fazer TPA's com a água à temperatura a que sai da torneira (fria) nunca mais tive problemas até hoje... ah, e por sinal os meus discus adoram vir sentir a água mais fresca a entrar no aqua...

 

Diz-me alguma coisa quando tiveres renovado essa água toda!

Espero que não seja tarde para nenhum dos bichinhos!

Abraço,

 

Marinho

 

Ok! Obrigado.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... é que eu tive o mesmo problema com os meus primeiros discus... até que alguém experiente me disse exactamente o que eu te disse a ti... comecei a fazer as TPA's com água fria... e problema resolvido... só depois é que se fez luz e percebi porque nunca tinha conseguido manter Red Cherry's no meu aqua... morriam todos por causa do excesso de cobre. Eram os unicos que se deixavam afectar por isso...os red's e os discus..

 

Não sei que norma é essa mas normalmente por onde passa água quente há cobre... quanto mais não seja em alguma tubagem, cub, resistência...

 

fui directo ao assunto... nem imaginava que fazias TPA's de água quente!!!

 

Como não perdes nada em experimentar... faz umas TPA's até 20% com água fria... baixa-te apenas 1 grau na temperatura... experimenta... se resultar, problema resolvido... se não resultar... não vai morrer ninguém...

Eu tive o mesmo problema que tu. Desde que comecei a fazer TPA's com a água à temperatura a que sai da torneira (fria) nunca mais tive problemas até hoje... ah, e por sinal os meus discus adoram vir sentir a água mais fresca a entrar no aqua...

 

Diz-me alguma coisa quando tiveres renovado essa água toda!

Espero que não seja tarde para nenhum dos bichinhos!

Abraço,

 

Marinho

 

 

Carlos, nesta altura do ano, a água fria sai da torneira a uns 11ºc... isso não irá baixar muito a temperatura?

 

Há um ano atrás apanhei uma carga de ìctio no aquário que me limpou com tudo o que era néon...

 

Pergunto-me porque também uso o sistema da mangueira com água quente... e fiquei apreensivo com a questão do cobre...

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... nesta altura do ano, a água fria sai da torneira a uns 11ºc... isso não irá baixar muito a temperatura?...

 

É verdade o que dizes! Por isso é que disse para apenas fazer TPA de 20% no máximo de cada vez... agora no Inverno não posso fazer TPA's de 50% senão os resultados na temperatura são óbvios. Nada como irem fazendo TPA's aos poucos e verem os resultados no termómetro... se puderem fazer percentagens maiores... força!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, nesta altura do ano, a água fria sai da torneira a uns 11ºc... isso não irá baixar muito a temperatura?

 

Há um ano atrás apanhei uma carga de ìctio no aquário que me limpou com tudo o que era néon...

 

Pergunto-me porque também uso o sistema da mangueira com água quente... e fiquei apreensivo com a questão do cobre...

 

 

Boas Hugo!

 

Não há dúvida que é um risco colocar água fria e possivelmente muito pouca gente o faz! O ictio aparece com uma facilidade tremenda...! No meu caso, o meu problema não é o cobre existente na água, pois não tenho canalizações em cobre, nem resistências para aquecer a água! Por descargo de consciência fui comprar um teste e testei a água e o resultado foi zero, portanto daqui está esclarecido. Agora quem aquece água através de esquentadores ou termoacumuladores que sejam em cobre, há que tomar as devidas providências, pois todos sabemos da toxicidade do cobre.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Muito provavelmente parasitas externos.

Esha 2000 ajuda...ou outro.

Actua rápido.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Muito provavelmente parasitas externos.

Esha 2000 ajuda...ou outro.

Actua rápido.

JPM

 

 

Boas João! Tudo bem?

 

Fiz três dias Esha 2000 no aquário de 300 litros para ver se resolvia, pois apanhá-los num plantado não dá grande jeito. Contudo o nosso amigo Fjmr de Tomar esteve aqui em casa e recomendou-me desparasitá-los também. Então comprei o Tremazol da Sera, o Flagyl e o Fluvermal. Hoje passei-os todos para um aquário de 35 litros e toca a banhá-los com Tremazol durante as ditas 6 horas. Quando terminar passo-os novamente para o aquário principal, à excepção de dois que estão magros, pois foi-me aconselhado fazer uma cura com Flagyl durante 10 dias.

O que achas deste procedimento? Corrige alguma coisa se achares por bem, pois o "HOMEM" dos Discus és tu!!

 

Um grande Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o Carlos me disse os Discos apresentam flagelos, fezes esbranquiçadas e penduradas nos peixes durante algum tempo. Eu vi que apresentam a barriga para dentro os dois mais doentes e sinais de atraso no crescimento na maioria deles, todos se roçam nas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes fazer uma limpeza interna com flagyl e depois de ums valentes tpas , podes aplicar backtopur liquido , para evitar infecçoes, ou tratar caso existam, o backtopur liquido pois o direct arrasa-te o filtro biologico... Geralmente o olho embaçado pode indicar uma infecçao bacteriana.... Bem o problema pode ser derivado de varios factores , mas ao que indicas ( roçam-se em plantas) pode ser que seja variaçoes no ph, ou seja ph instavel( devido a co2, a poucas tpas, etc...)

 

As melhoras para os teu piquenos

Um Abraço

Editado por joao costa

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o PH instável, aproveito para perguntar:

 

O meu, ao fim do dia, está a 6.8, depois o CO2 desliga, e de manhã está a 7.

 

Esta oscilação fará mal?

 

De que oscilação falas? Podes quantificar?

 

Obrigado, abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando se fala de oscilaçoes no ph fala-se exactamente em variaçoes dessa natureza , variaçoes até 0.2 não serão muito prejudiciais, mas variaçoes superiores a 0.2 podem causar stress nos animais ( arranques e roçadelas nas plantas), podendo fazer com que as suas defesas imunitárias reduzam levando consequentemente a doenças...

 

O melhor seria mesmo deixares de usar o co2 ou entao mante-lo ligado 24h para que o ph fique estavel......

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bingo...

 

Em 7 discus, de vez em quando, há um que acontece isso... deve ser o que, na altura, está mais fraco.

 

Ja andava há uns dias a pensar nisso.

 

Vou meter o CO2 a desligar, em vez de ser de noite, a ser, por ex. com PH = 6.5

 

Assim, ele liga e desliga por forma a manter o PH, em vez de ser como agora, que liga e desliga com a luz.

 

As plantas que se amanhem... gosto mais dos meus meninos....

 

Muito obrigado

 

Grande abraço

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais