Baby corys - nasceram


pat

Recommended Posts

Boas.

Após sei lá eu quantas posturas das minhas corydoras aeneus e também não sei quantas tentativas de "incubação" dos ovos, ontem quando cheguei a casa á noite, vou espreitar o pequeno aq maternidade e começo a ver uns "espermatozóidezitos" (na verdade é o que parecem!) a nadar de um lado para o outro, todos gingões.

Poderá parecer muito estúpido para alguns de vós mais experientes nas corys, mas fiquei realmente contente pois, já devo ter tentado isolar os ovos umas 7 ou 8 vezes e as coisas nunca me correram bem e não sei por carga de água, desta vez, voilá!

Agora tenho algumas dúvidas, se puderem dar uma ajuda:

-qual o melhor alimento e a partir de quantos dias se alimentam a sério? Só consigo aceder a artémia congelada, ainda não chegaram os ovos que tenho encomendados, posso dar da congelada? (depois de devidamente descongelada, óbvio....)

-tive de desligar o filtro interno, que embora pequeno, tinha um fluxo muito forte e não tem regulador e coloquei a difusora. É melhor arranjar um filtro de esponja, ou aguentam-se bem para já e daqui a uns dias já posso ligar o filtro?

-como fazem o raio da TPA? São tão pequenos que....Alguma dica?

-tenho a sensação que os fulanos não gostam muito da luz, cada vez que a ligo imobilizam e se a desligo é vê-los a curtir

 

Dentro deste aq tenho posturas de vários dias. Ontem vi uma meia dúzia de alevins, hoje de manhã contei o dobro +/-. Continuam lá não sei quantos ovos e ainda ontem á noite transferi para lá mais ovos, só que agora não posso continuar a pôr anti fúngico......

 

Desde já, obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Após sei lá eu quantas posturas das minhas corydoras aeneus e também não sei quantas tentativas de "incubação" dos ovos, ontem quando cheguei a casa á noite, vou espreitar o pequeno aq maternidade e começo a ver uns "espermatozóidezitos" (na verdade é o que parecem!) a nadar de um lado para o outro, todos gingões.

Poderá parecer muito estúpido para alguns de vós mais experientes nas corys, mas fiquei realmente contente pois, já devo ter tentado isolar os ovos umas 7 ou 8 vezes e as coisas nunca me correram bem e não sei por carga de água, desta vez, voilá!

Agora tenho algumas dúvidas, se puderem dar uma ajuda:

-qual o melhor alimento e a partir de quantos dias se alimentam a sério? Só consigo aceder a artémia congelada, ainda não chegaram os ovos que tenho encomendados, posso dar da congelada? (depois de devidamente descongelada, óbvio....)

-tive de desligar o filtro interno, que embora pequeno, tinha um fluxo muito forte e não tem regulador e coloquei a difusora. É melhor arranjar um filtro de esponja, ou aguentam-se bem para já e daqui a uns dias já posso ligar o filtro?

-como fazem o raio da TPA? São tão pequenos que....Alguma dica?

-tenho a sensação que os fulanos não gostam muito da luz, cada vez que a ligo imobilizam e se a desligo é vê-los a curtir

 

Dentro deste aq tenho posturas de vários dias. Ontem vi uma meia dúzia de alevins, hoje de manhã contei o dobro +/-. Continuam lá não sei quantos ovos e ainda ontem á noite transferi para lá mais ovos, só que agora não posso continuar a pôr anti fúngico......

 

Desde já, obrigada

 

Olá pat, bem como tive algum relativo sucesso logo á 1ª e segui algumas coisas que li pelo mundo fora , e entretanto tb já pude ter um pouco de experiencia de o inico de como cuidar delas , aqui vai.

 

Para minha surpresa , comeram logo , ou pelo menos assim aguentaram o suficiente para comer melhor , flocos bem moidos , artemia congelada e só já a nadar com 3 dias é que dei , porque os 1º 3 dias ainda se arrastam pelo fundo com o saco vitelino.Como li que se andarem pelo fundo de um aqua nu assim podem ganhar fungos meti um areão fraquinho e leve , não ajudou na parte de aspirar e limpar, as TPA´´s aspira-se bem de longe deles , aspirar o lixo do fundo é que é obra.

 

Depois notei que começaram aí aos 10 dias a morrer algumas e claro tive que intervir, mudei-as de aqua com parte da agua e estão em nú de vidro agora, umas 50 +/- de umas 150. Resultado , muito bom para a 1ª vez acho eu , mas preparei um aqua para elas , e retirei os pais logo a seguir á desova , e uso folhas de amendoeira da india como anti fungo , anti parasitas e preventivo.

 

Neste caso usei o metileno tb , mas o aspirar é que tá o segredo, se tiveres nú dito por alguém com muita experiencia parte delas ganha fungo e morre a roçar no vidro , logo aos 1ºs dias , se tiver areão o recomendado é branco super fino e isso ajuda a aspirar o lixo e deixar as corys sossegadas , e basta repor superficialmente essa areia , fica para a próxima , mas espero que assim tenhas mais algumas dicas para ajudar-te com as corys que tens por aí .um abraço.

 

P.s. e sim mete um filtro de esponja .... sem filtragem é pior para manter a qualidade da água ...

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Antes de mais, PARABENS!! Agora é que vai começar a aventura...

 

 

qual o melhor alimento e a partir de quantos dias se alimentam a sério? Só consigo aceder a artémia congelada, ainda não chegaram os ovos que tenho encomendados, posso dar da congelada? (depois de devidamente descongelada, óbvio....)

A mini-corydoras, só ao 3 dia é que começam a comer. Artemia recem eclodida, microvermes ou vermes da banana, são o melhor alimento para os primeiros dias.

Passado uma semana, podes começar a introduzir pastilhas de camarão bem moidas... mas pouco, muito pouco.

Deves fazer nesta fase TPAs diarias.

 

 

-tive de desligar o filtro interno, que embora pequeno, tinha um fluxo muito forte e não tem regulador e coloquei a difusora. É melhor arranjar um filtro de esponja, ou aguentam-se bem para já e daqui a uns dias já posso ligar o filtro?

O ideal é de facto o filtro esponja. Por dois motivos: primeiro, a necessária filtragem biologica, segundo, porque a própria esponja tem micro organismos, que alimentão as mini-corys. É muito comum vê-las de um lado para o outro em cima ou nas imediações da esponja.

 

 

como fazem o raio da TPA? São tão pequenos que....Alguma dica?

De facto esta parte é um stress. Eu utilizo uma pipeta, é lento e chato, mas de grande controlo. De vez em quando lá vai um para dentro da pipeta, mas facilmente se põe de volta...

Eu não uso areia ou areão. Acho que se cria muito mais lixo com areia... mas é questão de ires experimentando.

 

 

tenho a sensação que os fulanos não gostam muito da luz, cada vez que a ligo imobilizam e se a desligo é vê-los a curtir

Eles são fotossensiveis até, pelo menos, à primeira semana.

 

 

Dentro deste aq tenho posturas de vários dias. Ontem vi uma meia dúzia de alevins, hoje de manhã contei o dobro +/-. Continuam lá não sei quantos ovos e ainda ontem á noite transferi para lá mais ovos, só que agora não posso continuar a pôr anti fúngico......

Acho que deves evitar ao maximo a introdução de quaisquer aditivos na agua com as mini-corys lá dentro.

O unico aditivo a utilizar é... mais água.

 

Vai dizendo como corre,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, cá estou de novo.

Volvidos estes dias e, após ter estado fora este fds, chego a casa (com pouca esperança de ver alguma coisa) e....lá estão elas!!!

São para aí umas 12, todas vivaças, já consigo ver os barbilhões e já começam a subir á superfície, numa velocidade tremenda!

Os ovos colocados depois da eclosão destas, fungaram quase todos (não pude colocar anti fungico), mas elas lá andam na boa e só tenho pena de não conseguir fotos nenhumas de jeito, perceptíveis pelo menos....

E já se nota diferença no tamanho e na morfologia.

Diz que é uma espécie de corydora!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais