redução de consumo electrico


Recommended Posts

É verdade que ao adaptar balastros electrónicos nas lampadas fluorescentes reduzimos o consumo eléctrico e obtemos os mesmos watts?

Qualquer calha t8 pode levar um balastro electrónico?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que ao adaptar balastros electrónicos nas lampadas fluorescentes reduzimos o consumo eléctrico e obtemos os mesmos watts?

Qualquer calha t8 pode levar um balastro electrónico?

 

Não consegues reduzir o consumo reduzindo ao mesmo tempo os watts :bad-words: isto porque o watt é a unidade que mede precisamente esse consumo :drinking:

 

O que tu provavelmente querias dizer era se com um balastro electrónico tinhas a mesma luz (medida em lumens), com menos potência consumida (medida em watts).

 

Olha, não sei ao certo, mas os balastros electrónicos são mais eficientes, e das duas uma: ou tens a mesma luz com menos potência, ou mais luz com a mesma potência. É uma situação win-win, de uma maneira ou outra tens vantagens, mas não te sei dizer ao certo qual ocorre.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que ao adaptar balastros electrónicos nas lampadas fluorescentes reduzimos o consumo eléctrico e obtemos os mesmos watts?

Qualquer calha t8 pode levar um balastro electrónico?

Pelos poucos conhecimentos que tenho diria que sim. Temos que pensar no consumo de todo o sistema e não só na lâmpada...de uma forma simplista, os balastros também consomem energia que "não serve para nada" - agora no inverno até serve para aquecer a casa, por exemplo!

 

Por isso, quanto mais eficiente for o balastro, menos energia dessa que "não serve para nada" consumimos (até penso que há consumo de energia reactiva nos balastros electromagnéticos, embora tenha a ideia que nas nossas casas esse consumo não é contabilizado).

 

Presumo que todas as T8 possam ser equipadas com balastros electrónicos.

 

Espera por opiniões mais esclarecidas.

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos poucos conhecimentos que tenho diria que sim. Temos que pensar no consumo de todo o sistema e não só na lâmpada...de uma forma simplista, os balastros também consomem energia que "não serve para nada" - agora no inverno até serve para aquecer a casa, por exemplo!

 

Por isso, quanto mais eficiente for o balastro, menos energia dessa que "não serve para nada" consumimos (até penso que há consumo de energia reactiva nos balastros electromagnéticos, embora tenha a ideia que nas nossas casas esse consumo não é contabilizado).

 

Presumo que todas as T8 possam ser equipadas com balastros electrónicos.

 

Espera por opiniões mais esclarecidas.

 

Tens razão quando se olha para o sistema por inteiro, que é no fundo o que interessa, só pensei no consumo da lâmpada e nem me lembrei que os balastros tb comsomem energia. A diferença pode até sr pequena, mas está lá.

 

cumps

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A energia reactiva é facturada apenas aos clientes industriais.

Pelo menos pra já...

É que as placas de indução ( dos fogões) aquecem usando energia reactiva...

 

 

Não sei se percebi este tou comentário.. estás a dizer que a energia consumida p.ex. por um fogão de indução não é facturada aos clientes domésticos??

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi essa ideia que me transmitiu um Eng. que me dá aulas, ou melhor, deu aulas de electricidade...

Ando aqui à busca na net a ver se confirmo a teoria, mas não estou a encontrar nada.

 

EDIT: Não encontro nenhuma referência a este facto. A potência é indicada nas especificações das placas. Não sei é que potência é essa.

Mas é um facto que a energia rectiva não é facturada aos clientes domésticos, apenas aos clientes de alta tensão, com motores e fornos de indução.

De resto se calhar havendo novidades discutimos este assum no OFF_TOPIC, pois este não é o local indicado.

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi essa ideia que me transmitiu um Eng. que me dá aulas, ou melhor, deu aulas de electricidade...

Ando aqui à busca na net a ver se confirmo a teoria, mas não estou a encontrar nada.

 

Acho isso no mínimo estranho!

Então a energia que p.ex. esses fogões consomem não é lida pelo contador?? Áquilo não 'papa' corrente tb? Para uma tensão constante (220v), a potência consumida aumenta directamente na proporção da corrente consumida (em Amperes)... e penso que não há maneira de o contador não detectar essa corrente, e logo, conta o consumo! Penso eu, na minha humilde ignorância...

 

EDIT: Só agora vi a referência ao off-topic, mas creio que até não nos estamos a desviar... isto afinal é um tópico de consumo eléctrico ;) e se as placas de indução saírem à borla, às tantas metemos uma no aqua a servir de termostato LOL

 

abx

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à primeira pergunta se usando balastros electrónicos vais reduzir o consumo, a resposta é sim, no entanto é um valor pouco significativo uma vez que em habitações o consumo de energia reactiva é práticamente nulo, irias sim ter uma redução substencial se estivessemos a falar em várias lâmpadas com vários balastros. O balastro electronico tem ainda outras vantagens, não faz nenhum ruido (enquanto que um balastro convencional provoca sempre um pequeno ruido) e em termos de aquecimento é muito menor. Quanto a dar mais ou menos luz é igual.

 

Quanto ao que se tem falado de pagar energia reactiva, toda a gente paga a energia reactiva se ultrapassar um determinado valor que é estipulado pela EDP, no entanto o consumo doméstico dessa energia reactiva é bastante reduzido não passando o limite desse valor. Normalmente apenas as empresas (não todas as empresas) ultrapassam esse valor, e quando o fazem tem de pagar mais por isso. No entanto existem métodos para evitar o consumo de energia reactiva.

 

Espero que vos tenha esclarecido a todos

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à primeira pergunta se usando balastros electrónicos vais reduzir o consumo, a resposta é sim, no entanto é um valor pouco significativo uma vez que em habitações o consumo de energia reactiva é práticamente nulo, irias sim ter uma redução substencial se estivessemos a falar em várias lâmpadas com vários balastros. O balastro electronico tem ainda outras vantagens, não faz nenhum ruido (enquanto que um balastro convencional provoca sempre um pequeno ruido) e em termos de aquecimento é muito menor. Quanto a dar mais ou menos luz é igual.

 

Quanto ao que se tem falado de pagar energia reactiva, toda a gente paga a energia reactiva se ultrapassar um determinado valor que é estipulado pela EDP, no entanto o consumo doméstico dessa energia reactiva é bastante reduzido não passando o limite desse valor. Normalmente apenas as empresas (não todas as empresas) ultrapassam esse valor, e quando o fazem tem de pagar mais por isso. No entanto existem métodos para evitar o consumo de energia reactiva.

 

Espero que vos tenha esclarecido a todos

 

Cumprimentos

 

O consumo dos fogões de indução é de energia reactiva?

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim provávelmente os fogões de indução devem consumir energia reactiva, mas provávelmente deve ser um valor muito pequeno.

Assim como os balastros convencionais consomem energia reactiva, enquanto que os balastros eletrónicos reduzem em bastante esse consumo, sendo o consumo da energia reactiva para estes práticamente nula, quando não é mesmo nula.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim provávelmente os fogões de indução devem consumir energia reactiva, mas provávelmente deve ser um valor muito pequeno.

Assim como os balastros convencionais consomem energia reactiva, enquanto que os balastros eletrónicos reduzem em bastante esse consumo, sendo o consumo da energia reactiva para estes práticamente nula, quando não é mesmo nula.

 

Certo, mas a questão que às tantas se colocou foi se os fogões de indução não consumiam energia, no sentido de esta não ser contada pelo contador que temos em casa, pelo facto de consumirem energia reactiva. Penso que isto é falso, podem consumir um pouco desta energia (pouco mesmo) mas o "grosso" da energia consumida é da "normal" e consequentemente paga :rainbowafro: , ou não é assim?

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consomem das duas energias. Portanto o consumo dos fogões é pago. Penso que seja isto que estejas a perguntar.

 

 

É precisamente isso.

 

thanks,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que tudo se resumo ao seguinte:

 

A tua energia reactiva vai pegar em alguns €€ e compra um balastro electrónico, suportes, 2G11, etc...... Depois a tua reactividade permite com que ligues tudo como deve ser e o sistema fique a funcionar e assim à conta de uma energia que afinal ninguém paga ficas com uma boa iluminação no teu aquário.

 

Atenção o teu aquário não consome energia reactiva, logo toca de poupar......

 

 

Agora fora de brincadeiras, pelo que me foi dito pelo ramirezi, os balastros electrónicos são muito mais económicos que os convencionais, aquecem menos e são mais eficientes. Estes balastros não podem jamais apanhar qq tipo de humidade ao contrário dos outros, que por alguns exemplos já aqui vistos (forum) aguentam muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, mas a questão que às tantas se colocou foi se os fogões de indução não consumiam energia, no sentido de esta não ser contada pelo contador que temos em casa, pelo facto de consumirem energia reactiva. Penso que isto é falso, podem consumir um pouco desta energia (pouco mesmo) mas o "grosso" da energia consumida é da "normal" e consequentemente paga :) , ou não é assim?

 

abx

 

É evidente que os fogões e placas consomem energia.

O principio de funcionamento destes equipamentos é que tem por base a indução que é obtida, em parte, por meio da energia reactiva.

O cliente doméstico não tem, normalmente, equipamentos que consumam este tipo de energia e, portanto a EDP não factura.

 

Se consultarmos o site da EDP verificamos que esta energia é apenas facturada aos clientes industriais, que como já foi falado usam métodos para poupar nos consumos, corrigindo o factor de potência, usando baterias de condensadores, etc...

 

Os motores e fornos industriais de indução consomem, como é evidente, energia activa, mas não só.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um electrecista que diz que ao meter balastros electronicos nas t8 mediu um consumo de metade para a montagem convencional: substituiu os balastros convencionais por electronicos e anulou os arrancadores.

e esta!?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns aparelhómetros próprios que se ligam às tomadas e permitem medir o consumo energético de um determinado aparelho.

É uma questão de se experimentar...

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que é?

Eu tenho 144W de lâmpadas T5.

Estão ligadas a dois balastros electrónicos.

Só estou a gastar 72W?! blink.gif

 

Boas pessoal banana rock

 

O que se passa é que os balastros electrónicos têm poucas percas de energia, enquanto que os "normais" perdem bastante ou seja, para alimentares os 144 watts de potência das lâmpadas, se for com os electrónicos estás a consumir da rede eléctrica 150 watt's, enquanto que se for com os balastros convencionais consomes para aí 240 watt's ou mais, porque a energia a ser transformada há muita que se perde ( calor, etc ) . Isto são valores apenas de indicação, para terem uma ideia.

 

Por isso é sempre melhor teres balastros electrónicos :wink:

 

( espero ter ajudado :D )

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se isto for confirmado sao muito boas noticias para o bolso e para o ambiente. Alguém pode confirmar isto por favor!?

 

 

Boas,

 

Isso pode ser muito bem verdade. Existem 3 tipos de perdas: as perdas for efeito de joule (calor), por histerese e correntes parasitas ou foucault. Em primeiro lugar, como os balastros convencionais aquecem muito, estão a perder energia em forma de calor, ou seja,sob efeito de joule! Devido a esse facto é que é bem possivel que consumam mais. Sendo assim, quanto mais aquece, maior é a dissipação de energia sob efeito de joule e consequentemente maior é o gasto de energia. Por outro lado, nas perdas nas perdas por histerese, os materiais ferro magnéticos são passíveis de magnetização, através do realinhamento dos domínios, o que ocorre ao se aplicar um campo . Este processo consome energia, e ao se aplicar um campo variável, o material tenta acompanhar este, sofrendo sucessivas magnetizações num sentido e noutro, aquecendo-se. Por fim, as perdas por correntes parasitas ou de Foucault são devidas à condutividade do núcleo, que forma, no caminho fechado do núcleo, uma espira em curto circuito, que irá consumir energia do campo. Devido a todas estas perdas é que os balastros convencionais consomem mais que os electrónicos.

Espero que isto tenha esclarecido todas as duvidas :shock:

 

 

abraço

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.