Algas Demais? Fotos.


denizesc

Recommended Posts

Olá amigos, sou nova no fórum estou com um problema no aquário. Algas de masi nos vidros, além de as plantas agora estarem ficando com umas "raízes" nas folhas. Vejam nas fotos.

 

Meu aqua:

18 Litros

pH: 6,8

Temperatura: 27º/28ºC

Peixes: 1 Apistograma, 9 Neons, 1 Tetra negro, 1 Otocinclus, 1 Camarão Fantasma, 2 Rosáceos, 4 Coridoras Anões, 2 Rodóstomus, 1 tetra (que não lembro o nome) e 5 peixe-lápis vermelho. Sei que tem mais peixes do que deveria... nyah

Plantas tem estas da foto que se espalharam pelo aqua todo.

Filtro externo com bio-balls.

 

4.jpg

 

3.jpg

 

2.jpg

 

1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poderias colocar um otocinclus ou umas molys negras

para comer isso tudo pois elas adoram comer algas

 

Nenhum pega em filamentosas...

 

Tens IMENSOS peixes. Arranja outro muito maior ou então arranja solução. Masi dia menos dia tens um pico de amónia e depois é uma chatice.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive e ainda tenho, mas agora muito menos dessas algas. Até nos vidros e no areão eu tinha disso. Experimentei vários peixes e nenhum lhes pegava. Até que meti umas ampularias e elas têm ajudado muito a controlá-las. Também te aconselho a tirar o máximo que poderes com as mãos.

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes: 1 Apistograma, 9 Neons, 1 Tetra negro, 1 Otocinclus, 1 Camarão Fantasma, 2 Rosáceos, 4 Coridoras Anões, 2 Rodóstomus, 1 tetra (que não lembro o nome) e 5 peixe-lápis vermelho. Sei que tem mais peixes do que deveria... :D

Plantas tem estas da foto que se espalharam pelo aqua todo.

Filtro externo com bio-balls.

 

Apistogramma em 18L ?? Por favor tira todos os peixes do teu aquário e mete-os num aquário maior, e compra um 1 SAE (crossocheilus siamensis) para esse de 18L.

 

O teu aquário dá para pôr 5 Neons... Portanto vê o quanto o teu aquário está a rebentar!!!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apistogramma em 18L ?? Por favor tira todos os peixes do teu aquário e mete-os num aquário maior, e compra um 1 SAE (crossocheilus siamensis) para esse de 18L.

 

O teu aquário dá para pôr 5 Neons... Portanto vê o quanto o teu aquário está a rebentar!!!

 

 

pois é, eu sei que tem muitos peixes, mas o que ocorreu foi o sefuinte: O meu aqua maior 60L começou a vazar, daí tive que esvaziá-lo para colocar cola de silicone, que demorei a encontrar. Agora colei e estou esperando secar para ver se ainda tem vazamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos, acabei de comprar um Gyrinocheilus aymonieri (Comedor de algas chinês). Será que ele ajuda a resolver o problema? Ele come algas filamentosas? Obrigada.

Penso que o teu menor problema são as algas...esse aqua está sobrelotado e de que maneira,o conselho que te dou é comprar outro aqua quanto antes,esse aqua é uma bomba-relógio!

 

Quanto às algas tens de perceber de onde vem o problema.Qual a luminisidade do teu aqua? Tens substrato fértil ou fertilizas na coluna de água? Tens C02?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o teu menor problema são as algas...esse aqua está sobrelotado e de que maneira,o conselho que te dou é comprar outro aqua quanto antes,esse aqua é uma bomba-relógio!

 

Quanto às algas tens de perceber de onde vem o problema.Qual a luminisidade do teu aqua? Tens substrato fértil ou fertilizas na coluna de água? Tens C02?

 

A lâmpada é de 5 ou 6w. Não fiz nada no substrato, porém as plantas crescem rápido e se espalham por todo o aqu. Não tenho CO2. Quanto ao aqua assim que o maior estiver pronto serão transferidos, é que neste mês estou de mudança e só vou montá-lo na casa nova. Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lâmpada é de 5 ou 6w. Não fiz nada no substrato, porém as plantas crescem rápido e se espalham por todo o aqu. Não tenho CO2. Quanto ao aqua assim que o maior estiver pronto serão transferidos, é que neste mês estou de mudança e só vou montá-lo na casa nova. Obrigada.

A tua iluminação é muito fraca para esse aqua,experimenta pôr uns 25W de luz,de 6500 a 8000K.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua iluminação é muito fraca para esse aqua,experimenta pôr uns 25W de luz,de 6500 a 8000K.

 

Mais isto neste momento não aumentaria as algas ainda mais? Eu estou deixando o máximo de tempo possível as luzes desligadas, só com a luz solar (não direto no aqua).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais isto neste momento não aumentaria as algas ainda mais? Eu estou deixando o máximo de tempo possível as luzes desligadas, só com a luz solar (não direto no aqua).

É que é assim,as algas também aparecem com pouca luz(outro tipo de algas,por vezes castanhas),se as plantas não têm luz para poderem fazer a fotossintese as algas vão ganhar vantagem.Só com plantas saudáveis podes ter o aqua sem algas.Como sempre tiveste apenas 5W no teu aqua,as algas não apareceram por excesso de luz,mas sim porque as plantas tinham carência dela,o que as enfraqueceu,danda hipotese para as algas aparecerem.

 

Eu no teu lugar retirava o maximo de algas possivel,fazia uma boa tpa,comprava mais plantas e fazia um 'upgrade' à luz e arranjava uma garrafa caseira de CO2.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
É que é assim,as algas também aparecem com pouca luz(outro tipo de algas,por vezes castanhas),se as plantas não têm luz para poderem fazer a fotossintese as algas vão ganhar vantagem.Só com plantas saudáveis podes ter o aqua sem algas.Como sempre tiveste apenas 5W no teu aqua,as algas não apareceram por excesso de luz,mas sim porque as plantas tinham carência dela,o que as enfraqueceu,danda hipotese para as algas aparecerem.

 

Eu no teu lugar retirava o maximo de algas possivel,fazia uma boa tpa,comprava mais plantas e fazia um 'upgrade' à luz e arranjava uma garrafa caseira de CO2.

 

Bom pessoal, fiz o seguinte: Arranquei quase todas as plantas do aqua, deixando apenas 3 mudas. Coloquei também uma neritina e 3 camarões potis. Além de um algae eater chinês e um otocinclo. Algumas plantas que estão no aqua ainda estão com algas, porém não estão se proliferando, mas as plantas já estão se espalhando... Ah e também aumentei a luz... espero que agora melhore.

Editado por denizesc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que com estas mudanças que fez, ira melhorar um pouco, mas o excesso de peixes, poderá continuar a prejudicar o equilíbrio do aquário no futuro. Também deve ficar de olho no ph, que por causa da superpopulação deve estar oscilando muito.

Antes de adquirir um peixe, veja se realmente tem condições de mantê-lo com as condições que ele exige.

Meu site sobre aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos, acabei de comprar um Gyrinocheilus aymonieri (Comedor de algas chinês). Será que ele ajuda a resolver o problema? Ele come algas filamentosas? Obrigada.

 

lamento dizer-te que compraste o peixe errado devias de ter estado com atençao pois esse peixe nao te vai

comer as filamentosas e vai crescer imenso para o teu aquario ate o de 60litros vai ser insuficiente para ele

ja tive um e ao fim de um ano tive de o dar.

 

o que o FERNANDO FREIRE te aconselhou foi este (crossocheilus siamensis) SAE ( comedor de algas siamês )

o nome é parecido mas nao tem nada a ver um com o outro. ( tamanho e alimentaçao )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos, acabei de comprar um Gyrinocheilus aymonieri (Comedor de algas chinês). Será que ele ajuda a resolver o problema? Ele come algas filamentosas? Obrigada.

 

Esse peixe não come algas filamentosas e depois.... atinge cerca de 30cm em adulto.... nesse teu aqua não sera a melhor opção tenta trocar o peixe por um SAE mais pequenos e mais vocacionados para essas algas.

 

Mais iluminação ( mais tempo pois parece que tens quase sempre desligada ) e fertilizante na coluna de agua, quanto melhores condições tiverem as tuas plantas menos probabilidades de ter algas...

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais