A Tecnologia Led Na Iluminação Dos Nossos Aquários


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tenho lido em alguns fóruns estrangeiros e ouvido uns comentários sobre as calhas Solaris, entre outras, que têm como grande inovação o uso de Leds em alternativa às tradicionais formas de iluminação dos aquários.

 

A minha pergunta é se alguém tem uma destas calhas no seu aquário, e qual a impressão do funcionamento das mesmas.

 

Para além, e aqui a pergunta é aberta a todos, o que acham das mais valias apresentadas por estas empresas destes equipamentos? Entre outros: poupança no consumo de energia, emissão de menos calor, maior longevidade, côr mais forte e penetrante, etc...

 

Agradeço desde já os vossos comentários e dicas :(

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Já tive oportunidade de ver uma calha de Leds de alto rendimento em funcionamento. Se a luminosidade que dão é incrivel, pecam pelo seu preço. Na verdade, o problema é mesmo o preço unitário dos Leds que ainda é muito caro.

 

Quanto a mais valias não tenho qualquer dúvida - são de facto excelentes, quer a nível de consumo quer a nível de aquecimento.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Diogo. Estamos a falar de brinquedos que começam nos 1000€, certo?

 

Será que as poupanças de energia, emissão de calor, longevidade (5 anos sem serem necessário mudar a iluminação) e afins não compensa o investimento?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos a falar de brinquedos que começam nos 1000€, certo?

 

Será que as poupanças de energia, emissão de calor, longevidade (5 anos sem serem necessário mudar a iluminação) e afins não compensa o investimento?

 

Certo! Mas não tenho dúvidas que compensa - a questão é ter 1000 euros para investir!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, mas qual é o espectro dos LEDs? Que eu saiba, está concentrado em frequências discretas, ou seja, bem específicas, o que pode servir para ver o aquário, mas não para as necessidades das plantas/corais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunoni, Os LEDs brancos são feitos com emissão no azul e fosforos para conversão, e são bastante continuos em termos de espectro.

 

quanto a leds brancos vs fluorescentes brancas numa calha bem dimensionada...não compensam ainda. gastam mais electricidade para a mesma luz.

 

no azul, é completamente diferente, compensam.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tb andei a fazer umas pesquisas em relação a isso e deixo aqui alguns links para terem uma ideia de preço e tecnologia.

 

http://www.jlaquatics.com/phpstore/store_p...category_ID=144

 

e

 

http://www.solarisled.com/

 

Em relação à temperatura de côr, esta pode ser ajustada a nosso belo prazer com valores entre os 6.5K aos 22K. O que equivale a Sunrise, Daylight, Cloud Cover, Sunset, e lunar cycle independentemente.

No que respeita a consumo, eles prometem uma redução de 40%...

 

Mas se lerem aqui podem verificar esta informação. (http://www.solarisled.com/Portals/0/Images/PFO_Solaris-Galileo_FPage_AQF_1107.jpg)

 

Um abraço,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os valores de temperatura de cor...mudam, aumentando ou diminuindo a intensidade de uns e de outros ou variando a proporçao de leds existentes na calha.

 

exemplificando, é meteres mais ou menos actinicas, de azul puro sem modificares o restante espectro.

 

quanto a essa economia dos 40%... é treta...

 

é verdade...se comparares trnasformação electronica nos leds contra balastros ferromagneticos nas HQI...

 

obvio que nao se quiseram comparar com T5's por exemplo ou com HQI's com balastros elctromagneticos....

 

ou obviamente as comparações são feitas entre os leds 6500K e lampadas 4.000K 10.000K e 20.000K que obviamente teem menos lumens/watt...mas nao ves comparações entre os leds de 6500K e t5's ou hqi's com balastro electronico de 6500K tambem...

 

os leds brancos ainda nao teem mais eficiencia, que t5's brancas ou hqi's brancas, e isto é valido para lumens ou par....

 

a grande vantagem está na utilização dos led's azuis, onde como eu disse a história é outra.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os valores de temperatura de cor...mudam, aumentando ou diminuindo a intensidade de uns e de outros ou variando a proporçao de leds existentes na calha.

 

exemplificando, é meteres mais ou menos actinicas, de azul puro sem modificares o restante espectro.

 

quanto a essa economia dos 40%... é treta...

 

é verdade...se comparares trnasformação electronica nos leds contra balastros ferromagneticos nas HQI...

 

obvio que nao se quiseram comparar com T5's por exemplo ou com HQI's com balastros elctromagneticos....

 

ou obviamente as comparações são feitas entre os leds 6500K e lampadas 4.000K 10.000K e 20.000K que obviamente teem menos lumens/watt...mas nao ves comparações entre os leds de 6500K e t5's ou hqi's com balastro electronico de 6500K tambem...

 

os leds brancos ainda nao teem mais eficiencia, que t5's brancas ou hqi's brancas, e isto é valido para lumens ou par....

 

a grande vantagem está na utilização dos led's azuis, onde como eu disse a história é outra.

 

just me..... eu posso estar muito enganado.... e ñ te quero contratizer....

mas eu sou designer de interiores,,, e como deves calcular trabalho muito com iluminação!!!

e ainda tive há dias uma reunião na gillamp por causa de dos leds pois cada vez mais são uma grande alternativa as lampedas convecionais e mesmo as flurescentes!! e mesmo para fins decurativos esta ai o futuro.... pois bem!! o sr eng (que agora ñ encontro o cartão...) teve a exemplificarme!!! para obeter os mesmos lux e temperatura de cor para iluminação da mesma sala (onde existia um contador)!!! existia uma redução de cerca de 30% em poupança de energia!!! eu portanto acredito nessa poupanca de energia!!! mas como em tudo devia se fazer uma experiencia!! (ñ acredito que mentisem pois geralmete para eles colocarem isso como publicidade geralmente esses testes são feitos por entidades externas)

Editado por ptorres98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

just me..... eu posso estar muito enganado.... e ñ te quero contratizer....

mas eu sou designer de interiores,,, e como deves calcular trabalho muito com iluminação!!!

e ainda tive há dias uma reunião na gillamp por causa de dos leds pois cada vez mais são uma grande alternativa as lampedas convecionais e mesmo as flurescentes!! e mesmo para fins decurativos esta ai o futuro.... pois bem!! o sr eng (que agora ñ encontro o cartão...) teve a exemplificarme!!! para obeter os mesmos lux e temperatura de cor para iluminação da mesma sala (onde existia um contador)!!! existia uma redução de cerca de 30% em poupança de energia!!! eu portanto acredito nessa poupanca de energia!!! mas como em tudo devia se fazer uma experiencia!! (ñ acredito que mentisem pois geralmete para eles colocarem isso como publicidade geralmente esses testes são feitos por entidades externas)

 

 

e essas fluorescentes, que tecnologia eram, que balastro utilizavam, etc?

 

se me deres a referencia dos leds basta fazer uma comparação de números para se chegar a conclusões.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e essas fluorescentes, que tecnologia eram, que balastro utilizavam, etc?

 

se me deres a referencia dos leds basta fazer uma comparação de números para se chegar a conclusões.

 

 

pois!!! eu sou apenas um designer... a parte tecnica ñ é o meu forte!! :(

apenas entendo que luz quero... e que espaço perciso para colocar a parte tecnica dessa luz!!!

portanto ñ sei que tecnologia estavam a utilizar.... ver se encontro o cartão do eng para ele me disser!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazendo umas continhas com os k2 da lumileds:

 

utilizando por exemplo o LXK2-PW12-R00

 

usando os lumen tipicos:

 

45 lm

corrente de teste: 350ma

tensão 3.5V

 

potência: 1.22W

 

eficiencia= 45lm/1.22W = 36.9 lm/W

 

fluorescentes...80lm/w ou mais...

 

não é por nada que nenhum fabricante diz que tem mais eficiencia do que as fluorescentes...

 

novamente, estamos no dominio do branco e não de cores: azul, vermelho, verde, etc... em que a emissão é directa...estamos no branco em que a mediação é feita por fosforos...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo e concluindo: há-de ser muito bom, mas não é para agora... é pena... :)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os leds cada vez mais estão a entrar no vários campos do mercado. Até no mercado automovel onde já temos bastantes carros a trazerem os minimos e luzes de stop com leds até nos semaforos já temos leds têm um brilho melhor que as lampadas convencionais dos semaforos.

 

Já agora apenas quero vos deixar aqui uns links interessantes no ponto de vista de material.

 

Vários produtos com leds

 

 

LED Tube-T5 / LED Tube-T8

 

 

Tambem podem mandar vir da Alemanha leds ultrabright a preços bastante acessiveis e fazer uns belos DIY para os vossos aquários :)

Cumps

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os leds cada vez mais estão a entrar no vários campos do mercado. Até no mercado automovel onde já temos bastantes carros a trazerem os minimos e luzes de stop com leds até nos semaforos já temos leds têm um brilho melhor que as lampadas convencionais dos semaforos.

 

Já agora apenas quero vos deixar aqui uns links interessantes no ponto de vista de material.

 

Vários produtos com leds

LED Tube-T5 / LED Tube-T8

Tambem podem mandar vir da Alemanha leds ultrabright a preços bastante acessiveis e fazer uns belos DIY para os vossos aquários :)

Cumps

 

Boas,

 

Conheces alguma loja on-line de onde se possa mandar vir?

 

Um abraço,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Conheces alguma loja on-line de onde se possa mandar vir?

 

Um abraço,

podes mandar vir desses sites, mas se quiseres comprar apenas leds tens estas duas

 

Dot light

 

e

 

led1.de (esta já me parece mais cara)

 

tambem podes procurar no ebay 8)

 

 

Abraços

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pedro,

 

Penso que o Luís estava a falar em termos hipotéticos. Por exemplo, vamos supôr no caso do meu aquário, onde a calha tem 3 lâmpadas actínicas de 39w. Qual seria a relação correspondente em termos de leads para substituir estas lâmpadas?

 

Se não era bem isto que pretendias saber, por favor considera um exemplo indicado por ti.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais