Mais Do Mesmo... Mais Um Iniciante


Onabak

Recommended Posts

Tenho lido muito sobre aquariofilia (agua doce quente) a partir do momento em que decidi adquirir um aquário, no entanto, todos os livros e manuais são generalistas (têm de ser), pois nenhum deles me diz “compre este aquário desta marca, com o filtro desta marca com esta potência… etc” logo nenhum livro que li está à altura dos aquariofilistas deste fórum, daí se me permitem e apelando ao vosso profundo conhecimento e paciência, pergunto:

• Um bom aquário com as seguintes dimensões C120xL45xA65 ?

• Existem alguns já com alguns acessórios tal como o Fluval Vicenza 260 (aquaplant.com), é uma boa opção? Há perigo de fugas de água com este tipo de aquários (cujos filtros estão ligados na base do aqua)? O sistema de iluminação deste aquário é boa para um aqua plantado?

• Existe outro que não tem acessórios (aquatlantis.com) com as mesmas dimensões, qual a melhor opção?

• Existem aparelhos que monitorizam os aquários relativamente ao PH e às toxinas? Se existem será que os mesmos estão automatizados para estabilizar o aquário?

• No fundo ajudem-me a fazer o SETUP do meu aquário partindo do zero e com uma condição, pois um casal de Kribensis é obrigatório e inegociável, ou seja, quais os amigos que os kribensis podem ter no aqua, incluindo outros ciclidios (obviamente que suportem as condições dos Kribensis) , que tipo de plantas, que tipo de pedras, com ou sem substrato, que tipo de areão, iluminação (considerando que é plantado), filtro interno ou externo (qual o de melhor qualidade), termóstato, enfim com a vossa paciência e dentro do que é do vosso conhecimento, através da experiência, ajudem-me neste novíssimo hobby. Obrigado.

Mário Cabano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Creio que os kits, que já trazem filtro e iluminação, ficam sempre aquém do ideal, nomeadamente se se pretende manter o aqua em condições de excelência. Tratando-se de um plantado, é inequívoco que a iluminação de um kit não será suficiente.

 

No meu caso, caí no erro de comprar um kit e já substitui a iluminação e estou à espera do novo filtro...

 

Ainda quanto aos filtros, parece-me que o consenso dos "experts" recai sobre os Eheim, sendo de considerar, pelo menos, uma litragem/hora de 5X o volume de água do aqua.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho lido muito sobre aquariofilia (agua doce quente) a partir do momento em que decidi adquirir um aquário, no entanto, todos os livros e manuais são generalistas (têm de ser), pois nenhum deles me diz “compre este aquário desta marca, com o filtro desta marca com esta potência… etc” logo nenhum livro que li está à altura dos aquariofilistas deste fórum, daí se me permitem e apelando ao vosso profundo conhecimento e paciência, pergunto:

• Um bom aquário com as seguintes dimensões C120xL45xA65 ?

• Existem alguns já com alguns acessórios tal como o Fluval Vicenza 260 (aquaplant.com), é uma boa opção? Há perigo de fugas de água com este tipo de aquários (cujos filtros estão ligados na base do aqua)? O sistema de iluminação deste aquário é boa para um aqua plantado?[/font]• Existe outro que não tem acessórios (aquatlantis.com) com as mesmas dimensões, qual a melhor opção?

• Existem aparelhos que monitorizam os aquários relativamente ao PH e às toxinas? Se existem será que os mesmos estão automatizados para estabilizar o aquário?

• No fundo ajudem-me a fazer o SETUP do meu aquário partindo do zero e com uma condição, pois um casal de Kribensis é obrigatório e inegociável, ou seja, quais os amigos que os kribensis podem ter no aqua, incluindo outros ciclidios (obviamente que suportem as condições dos Kribensis) , que tipo de plantas, que tipo de pedras, com ou sem substrato, que tipo de areão, iluminação (considerando que é plantado), filtro interno ou externo (qual o de melhor qualidade), termóstato, enfim com a vossa paciência e dentro do que é do vosso conhecimento, através da experiência, ajudem-me neste novíssimo hobby. Obrigado.

Mário Cabano

 

Boas em relacao ao aqua parece me bom , o filtro que falas penso que seja o de decantacao nao tem qualquer problema ate porque se puseres depois um externo ( que convem) ficas com uma boa filtragem ( interior e exterior nunca e demais ) para mim que tenho um a unica incoveniencia e que ocupa um pouco do aqua mas tambem serve para esconder o termostacto :) normalmente os kits nao trazem iluminacao sufeciente .. mas tudo depende das plantas que la vas por,

sim tens aparelhos que fazem as medicoes embora os kits te fiquem mais baratos. para estabelizar o aqua mas penso que nao :) mas era bom em relacao ao subestracto e afins espera pela opinao do pessoal dos plantados espero te ter ajudado e forca com isso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que a maioria ja ta respondida faço apenas duas sugestões:

 

O tipo de substracto que reune mais consenso em volta dele é o "akadama", ou terra para bonsais. Nunca vi ninguem a dizer mal dele...

Claro que tb há os substratos muito ferteis... mas isso têm de ser os "prós" a opinar e não um caloiro como eu ::D:

 

Um topico a consultar relativamente à fauna:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=69053

 

Um aqua de que gostei muito da fauna.... Aposta nos ciclideos anões! Ramirezi, Apistograma em conjunto com os Kribs... e claro k podes completar com equipa de limpeza e um ou mais cardumes pacificos (neon, cardinal, tanictis).

 

Boa sorte! Se avançares para esse tamanho tens muito por onde evoluir!

Editado por shadowmage

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey onabak,

 

Um aquário com essas dimencoes (65cm de altura) pede muita iluminacao se quizeres manter plantas que apreciem bastante luz. Acho improvável que encontres algúm aquário em kit que te proporcione a iluminacao necessária! Talvez a melhor opcao fosse "trocar" a altura pela largura, pois para além de reduzir o encargo com a iluminacao, poupa-te €€€€€ com a diminuicao da especura do vidro.

Comprar um aquário é como comprar outra coisa qualquer: se se comprar em "kit" os constituintes saiem mais baratos, mas como geralmente acontece, muitos destes acabam por nao ter o desempenho desejado.

Manda construir o aquário (recomendo pois pessoalmente dispenco as molduras com que veem os de fábrica) e compra cada componente separadamente, de acordo com o que pretenderes.

 

Existem de facto aparelhos que medem pH e possuiem mecanismos para o acertar (sao caros e para o caso em questao, desnecessários). No entanto, o mesmo nao se aplica as "toxinas". Utiliza os testes de reccao química e com tpa's corrige os valores.

 

Se te quizeres manter fiel ao biotopo ficam aqui estes dois links:

http://fish.mongabay.com/data/ecosystems/Ogun%20River.htm

http://fish.mongabay.com/data/Nigeria.htm

 

Caso contrário, qualquer peixe que aprecie o mesmo meio que os kribensis (Pelvicachromis pulcher) pode ser introdusido desde que nao displutem comportamentos indegejados.

Na tua situacao eu adquiriria mais 3 ou 4 kribensis, diminuindo a relacao macho/femea, e uns tetras do congo (Phenacogrammus interruptus), com a mesma preocupacao em relacao ao racio macho/femea. Ficavas com um aquário bastante bonito, especialmente se o layout fosse bem planeado.

 

Boa sorte.

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O tipo de substracto que reune mais consenso em volta dele é o "akadama", ou terra para bonsais. Nunca vi ninguem a dizer mal dele...

Nao viste tu, mas vi eu!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=64745

 

shadowmage, é só leres esta parte, em Jun 9 2007, 06:20 PM:

 

Akadama? isso é terra para bonsais, isto é um aquário que queremos que dure, vai levar ADA PowerSand Special e ADA Aquasoil.

 

Abraço e boa sorte Onabak.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.