Qual A Diferença :


Vasco Matos

Recommended Posts

Tenho visto por vezes e mais que uma vez aqui no fórum citações em que se diferencia um aquário plantado de um aquário com plantas...Alguém me pode explicar? :D :roll:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Um aquario com plantas é um aquario onde se metem plantas para dar um pouco de vivacidade ao aquario um pouco de cor um plantado é uma coisa mais pensada mais elaborada , onde as coisas se encaicham em harmonia percebes? :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas zogli

realmente esta questao surgiu no teu topic (espero nao estar enganado) :)

na minha opiniao vai tudo ao encontro ao que o joaoaraujo referiu

acrescento que um plantado é a tentativa de criar uma paisaigem natural no nosso ambiente num aquatico

sendo unicamente plantado poderemos mantar este aqua com poucas tpa´s

estou a brincar :) :) :)

cumps

Editado por Tomkat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas zogli

realmente esta questao surgiu no teu topic (espero nao estar enganado) :)

na minha opiniao vai tudo ao encontro ao que o joaoaraujo referiu

acrescento que um plantado é a tentativa de criar uma paisaigem natural no nosso ambiente num aquatico

sendo unicamente plantado poderemos mantar este aqua com poucas tpa´s

estou a brincar :) :) :)

cumps

 

Boas!

 

Um aquário tipo holandês, não recria qualquer tipo de paisagem mas que é um plantado lá isso é!

Recriar "paisagens" estamos a falar de "aquascaping" ou não será?

Realmente também não é falso que um plantado possivelmente não necessite de tantas TPA's que um não plantado...!

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

Penso que isso depende da interpretação de cada um de nós.

 

Para mim plantado = Aquário com plantas, pois basta ter plantas para o considerar um plantado, depois pode ser é muito ou pouco plantado, mais selvagem ou mais elaborado (harmonioso) etc etc.

 

P.S. Zogli não tá esquecido o assunto dos troncos, mas tenho estado sozinho no work e não tenho tido possibilidades de ir ver, secalhar só para Dezembro, sorry :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S. Zogli não tá esquecido o assunto dos troncos, mas tenho estado sozinho no work e não tenho tido possibilidades de ir ver, secalhar só para Dezembro, sorry ::D:

Olá Trocado! Não te preocupes com isso,arranjei um fixe no Parque Eduardo XVII! Tens de ver no meu aqua :) !Não é preciso pressas,se por acaso um dia vires um com as caracteristicas que falamos depois diz-me qualquer coisa.Abraço!

 

Quanto ao assunto do tópico,acho que seria mais simples dizer um aqua com poucas plantas ou um com muitas plantas,pois plantado é qualquer aquário que tenha uma planta enterrada no substrato,viva.Um aqua com um tronco com musgo apenas,é um plantado com poucas plantas,só com musgo.

 

E quanto ao facto de um plantado precisar de menos tpa's esse assunto dá pano para mangas...O aqua que montei recentemente por ex.é um plantado,e ao colocar as plantas remexi o substrato,e o resultado foi algumas algas.A solução agora é ...tpa's mais de que o normal,para retirar nutrientes à coluna de água.Se fosse um aqua sem plantas não necessitava destas tpa's suplementares,apenas necessitava da tpa semanal.Então se o aqua plantado tiver um substrato fértil muito rico,no inicio da montagem fazem-se mais tpa's do que num aqua sem plantas em 4 meses! É possivel é a partir do momento em que o plantado está maturado,sem algas e em velocidade cruzeiro,e caso o aqua não tiver fauna,fazer tpa's muito mais espaçadas apenas para repôr alguns nutrientes presentes na água.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está uma boa pergunta.

 

Eu pessoalmente não sei qual é a diferença, e a questão da harmonia é um bocado falasioso até porque eu acho que as minhas plantas estão dispostas de forma harmoniosa e pensada, mas olhando para outros aquas não sei se é considerado um plantado.

 

Eventualmente um plantado será um aquário dominado completamente por plantas (talvez também com troncos), mas assim sendo, qualquer aquário que esteja cheio de plantas será automaticamente um plantado.

 

Se for este um critério, a diferença entre um plantado e um aquário com plantas será a quantidade de plantas.... o que levanta outra questão.... quantas é que são precisas para passar de um aquário com plantas para um plantado?

 

Existe algum racio?

 

Sinceramente acho que é um bocado uma questão pessoal dizer que se tem um plantado ou um aquário com plantas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim um plantado é um aqua pensado, maioritariamente, para plantas. Criar um layout onde o interesse que mais salta à vista são as plantas.

 

Onde peixes são menos sensiveis a fertilizantes.

 

Pode ser muito ou pouco plantado, Mas se o maior interesse e a "chamada de atenção" são as plantas, é um plantado.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Indo ao encontro de algumas opiniões, encontro uma analogia perfeita para diferenciar os dois tipos de aquários:

 

Imaginem um filme qualquer onde nós somos o realizador:

 

Um aquário com plantas, tem como protagonista a fauna (peixes), As plantas são actores secundários ou mesmo figurantes, apenas para fazer a cena mais credivel.

 

Um aquário plantado, tem como protagonista a flora (plantas). Os peixes ficam para segundo plano e servem também para compor o cenário natural.

 

O cenário para mim é um qualquer, desde que o "realizador" consiga transmitir bem a sua mensagem.

 

Essa é a diferença entre um bom filme e um mau, assim como a diferença entre um aquário bonito e um menos bonito.

 

Mas como em tudo gostos não se discutem.

 

Abraço a todos

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Indo ao encontro de algumas opiniões, encontro uma analogia perfeita para diferenciar os dois tipos de aquários:

 

Imaginem um filme qualquer onde nós somos o realizador:

 

Um aquário com plantas, tem como protagonista a fauna (peixes), As plantas são actores secundários ou mesmo figurantes, apenas para fazer a cena mais credivel.

 

Um aquário plantado, tem como protagonista a flora (plantas). Os peixes ficam para segundo plano e servem também para compor o cenário natural.

 

O cenário para mim é um qualquer, desde que o "realizador" consiga transmitir bem a sua mensagem.

 

Essa é a diferença entre um bom filme e um mau, assim como a diferença entre um aquário bonito e um menos bonito.

 

Mas como em tudo gostos não se discutem.

 

Abraço a todos

 

e o do FAOO..é o k?tanto os discus como as plantas sao actores principais! :);)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o do FAOO..é o k?tanto os discus como as plantas sao actores principais! :) :D

 

É claro que há excelentes filmes com elenco de luxo... ;)

 

Foi apenas uma forma de expressar a diferença

 

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da tua interpretação Winterburn,concordo!

 

E de facto este fórum está cheio de artistas,o FAAO e tantos outros fazem deste sitio um espaço ideal para se aprender.Também nunca vi profundamente mais nenhum fórumde aquariofilia,mas estou certo que este tem um nivel internacional! ;)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o do FAOO..é o k?tanto os discus como as plantas sao actores principais! ;):lol:

 

O Filipe progressivamente tem vindo a tirar plantas, deixando os peixes. Ele próprio admite que com estes peixes é complicado de manter o plantado.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais