Fertelizantes


seraph

Recommended Posts

Pessoal,

Já sou viciado nisto ha uns tempos, mas sempre nos ciclistas afros (rochas, calhaus e areia da praia bang )

agora mntei um nano plantado (wannabe), so que de fertelizantes nao percebo nada, tive a procurar e tal , encontrei assim dois tipos mais maneirinhos, os da tropica (PLANT NUTRITION liquid, PLANT NUTRITION+, e os da seachem (Flourish Iron™, Flourish Excel™, Flourish Potassium™, Flourish Nitrogen™, Flourish Phosphorus™)

 

destas duas marcas qual delas é mais facil de aplicar?

 

cumps

Pedro Farinhas

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ia para os da Seachem. :!:

Vêm separados, o que te vai permitir fazer alguma correção, na fertilização, mais facilmente.

Mas os da Tropica também são bons e dão menos trabalho bang

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro, eu no meu aqua de 1,5 mts, uso só o Flourish da Seachem duas vezes por semana e tenho me dado bem. Não é um plantado mas está muito e bem plantado. :) Aliás é quase o unico tipo de fertilizante que lá uso, pois o substrato é só areão simples onde de tempos em tempos ponho umas pastilhas de ferro da JBL, e faço TPAs de 30% semanais. Mas mais uma vez digo que não é um plantado, como tal as exigências e os cuidados exclusivos com as plantas também são outros.

 

Agora um off the topic:

Os multies continuam a crescer a olhos vistos, estão a ficar lindos mas ainda estão um pouco timidos e não abandonam muito a zona das conchasa não ser na altura da comida.

 

Abraço

Editado por Dário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tou mais inclinado para os da tropica, poe serem mais faceis, depois se calhar, se as plantas nao reagirem bem, posso sempre usar os da seachem em separado como complemento, que acham?

As plantas que la tenho agora são: Hemianthus callitrichoides ''Cuba''; Rotala rotundifolia; egeria densa.

As que tao em lista de espera: Blyxa japonica (chega amanha de manha) e Pogostemon Helferi (em breve tambem).

 

Offtopic:

Dário, tens de tirar umas fotos aos miudos! Quando os pais dele vieram ca para casa, ja fez um ano, eram do tamanho da cabeça dum alfinete, passado seis meses tinham descendencia eheh!

 

cumps!

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tou mais inclinado para os da tropica, poe serem mais faceis, depois se calhar, se as plantas nao reagirem bem, posso sempre usar os da seachem em separado como complemento, que acham?

As plantas que la tenho agora são: Hemianthus callitrichoides ''Cuba''; Rotala rotundifolia; egeria densa.

As que tao em lista de espera: Blyxa japonica (chega amanha de manha) e Pogostemon Helferi (em breve tambem).

 

Offtopic:

Dário, tens de tirar umas fotos aos miudos! Quando os pais dele vieram ca para casa, ja fez um ano, eram do tamanho da cabeça dum alfinete, passado seis meses tinham descendencia eheh!

 

cumps!

 

Deixa-os ganhar a roupinha de listas que depois mando-te umas fotos.

 

Que usas como substrato? Já tens os testes todos para medires os parametros?? Olha que não te ponhas a pôr fertilizantes sem os controlares, ou ganhas um algário em vez de um aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-os ganhar a roupinha de listas que depois mando-te umas fotos.

 

Que usas como substrato? Já tens os testes todos para medires os parametros?? Olha que não te ponhas a pôr fertilizantes sem os controlares, ou ganhas um algário em vez de um aqua.

 

:)

Como substracto tenho areao do rio, e com uma especie de areao mas acinzentado,que diz que é bom para as plantas (compreio quando me iniciei na aquariofilia, ja la vai um tempinho...), noa fui muito contente com a escolha do substracto mas era o que tinha ca em casa, e o dinheiro tb anda escaço, teve de ser!

Ainda ano tenho os testes, tambem estao em vias de serem comprados, os que tenho sao mesmo os basicos (amonia, nitritos, ph, e durezas)

 

entao testes a adquirir: n;k;p (estes sei que sao necessarios) agora de ferro nao tenho a certeza, e esquecime de algum?

quais sao os mais importantes? tenho de os comprar aos poucos...

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

Como substracto tenho areao do rio, e com uma especie de areao mas acinzentado,que diz que é bom para as plantas (compreio quando me iniciei na aquariofilia, ja la vai um tempinho...), noa fui muito contente com a escolha do substracto mas era o que tinha ca em casa, e o dinheiro tb anda escaço, teve de ser!

Ainda ano tenho os testes, tambem estao em vias de serem comprados, os que tenho sao mesmo os basicos (amonia, nitritos, ph, e durezas)

 

entao testes a adquirir: n;k;p (estes sei que sao necessarios) agora de ferro nao tenho a certeza, e esquecime de algum?

quais sao os mais importantes? tenho de os comprar aos poucos...

 

Acho que para um plantado esse areão é capaz de não ser suficiente, e sem testes não vais conseguir ver o que estás a fazer, mas como plantados ainda não são o meu forte, é melhor veres também este link

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36358

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo o que tinha disponivel... Tenho de ver tratar disso, e aumentar o tamanho do aqua! pode ser tambem que consiga atraves da fertelizaçao liquida compensar o substracto, ou nao!?!? (lol)

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo o que tinha disponivel... Tenho de ver tratar disso, e aumentar o tamanho do aqua! pode ser tambem que consiga atraves da fertelizaçao liquida compensar o substracto, ou nao!?!? (lol)

 

Eu vou-me aguentando só com o líquido e o ferrotabs, mas como já te disse não tenho um plantado. :)

 

Mas se ainda estás no início desse aqua, aconselhava-te a esperares mais um pouco, veres se tens tudo, leres mais um pouco aqui pelo forum (há muitos tópicos com set ups e informações de plantados).

Eu tenho há muitos anos o meu aqua de 1,5 mts (cerca de 260 lts uteis) com ananbatideos e plantas e só areão de fundo. Estou agora a preparar-me para o converter num plantado, mas estou a ir com muita calma, pois sei que para dar tal pulo tenho de reunir muita informação, escolher bem o tipo de substrato fertil, estudar bem os testes necessário e os parametros adequados e como manter-los para evitar chatices futuras. É que pelo que já me apercebi os primeiros tempos de um plantado não são faceis.

 

Mas como te dizia, é uma questão de ir lendo tudo o que podermos por aqui, analisarmos tudo muito bem, tirar-mos as nossas conclusões e avançarmos com muita calma.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho ali guardado terra bonsai

2601311196474040_1.jpg

que é o que eu uso nos meu bonsai, aquilo é a base de turfa, akadama e gravilha vulcanica, da para eu por no aquario?

tenho medo de a turfa ficar em suspensao no aquario, talvez se puser uma camada de areao de rio por cima resolve?

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho ali guardado terra bonsai

2601311196474040_1.jpg

que é o que eu uso nos meu bonsai, aquilo é a base de turfa, akadama e gravilha vulcanica, da para eu por no aquario?

tenho medo de a turfa ficar em suspensao no aquario, talvez se puser uma camada de areao de rio por cima resolve?

 

Eu quando preparar o meu, vou pôr akadama a separar o substrato fertil da água. Mas por gostar da côr e do aspecto que a akadama dá. Se vais utilizar essa terra tens de ter cuidado com o que pões por cima ou rapidamente tens os nutrientes todos na de água e não os vais conseguir controlar. Para além, de como isso é terra para vaso, podes facilmente ficar, para além da turfa, com a água cheia de particulas e restos de terra a boiar.

Editado por Dário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais