O Meu 1º Aquário


Recommended Posts

Olá!

Este é o meu 1º Tópico neste fórum (espero n tar a fazer má figura), é o seguinte, eu nunca tive um aquário portanto não estou muito dentro desta área e queria saber algumas coisas para fazer o meu 1º aquário.

Queria um aquário com mais ou menos estas medidas:

45/50 cm de comprimento, 45/50 cm de largura e 35/40 cm de altura.

1-Fiquei apaixonado por uns peixes que se chamam "peixe fantasma" e queria meter nesse dito aquário com mais uns 4 (+ ou -) néons e uns 2 guppies, os peixe fantasma não os comem?O nº de peixe k aqui disse está em demasia para as dimensões do aquário?

 

2-Queria saber se eu poderia enfeitar o aquário com uns troncos que eu próprio cortasse/apanhasse?

 

3-Onde posso arranjar a areia para plantar a plantas?

 

4 o pH e a temperantura é igual para os peixes k eu aqui disse?

 

5-Posso pôr uma pedra que eu apanhe na rua no aquário?

 

Desculpem a ignorância, eu sei que provavelmente isto para voces é como saber o ABCdário só k eu ainda sou novo nisto ajudem s.f.f.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao Fórum :)

 

Já fizeste muito boa figura em perguntar antes de fazeres asneira ;)

 

Para já podes começar por ler este Tópico em que explica como deves fazer para começar o aquário da melhor maneira. Depois dá uma olhada por este que tem bastantes tópicos interessantes e que ajudam a responder a algumas dúvidas que surgem no inicio. Nem todos te vão interessar, para já, mas se os lêres também não perdes nada com isso :P

 

1- Com uma busca rápida na net encontras facilmente fichas sobre esses peixes ;)

Peixe fantasma (Apteronotus albifrons)

Neon (Paracheirodon innesi)

Guppie (Poecilia reticulata)

 

 

2- Podes. Certifica-te é que estão secos e que a possibilidade de terem estado em contacto com productos nocivos aos habitantes do aquário é reduzida. São mais aconselhaveis os já desidratados que se vendem nas lojas.

Tens bastantes tópicos sobre esse assunto aqui no fórum, é questão de procurares.

 

3- Depende da areia que queiras colocar.

 

4- Vê nos links que coloquei ;)

 

5- Sim, desde que seja bem lavada e não contenha matérias nocivas para os habitantes do aquário.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço os links tive a ler e não consegui saber se os peixes fantasmas comiam os neons ou os guppies devido à diferença de tamanho, pela tua experiência achas que isso iria acontecer?

 

Quanto à terra quero apenas uma que dê para por as plantas, tanto faz, onde se arranja é muito cara?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas david_benfikista

 

Antes de mais nada podias completar o teu perfil para sabermos de onde és e assim podermos-te ajudar da melhor maneira possível.

 

Quanto ao Black Ghost (Peixe Fantasma), não é conveniente juntares com Guppy's ou com Neons, porque é um peixe agressivo até com a própria espécie (apesar de ser tímido).

É um peixe que só pode estar junto de peixes de maior tamanho. Assim, estes dois tipos de peixe eram agredidos na certa.

 

Quanto ao tipo de areão, depende do tipo de plantas que queiras pôr no aqua (mais exigentes, menos exigentes, etc. Já deves ter lido sobre isto no tópico das plantas).

Assim vais ter vários tipos (ADA, Akadama, etc.)

 

Quanto ao musgo não convém ser o que apanhas na rua, vai-te poluir e contaminar o aqua. Compras numa loja de aquariofilia (há muitas nos patrocinadores do fórum).

Depois para prenderes o musgo ao tronco (não paus), enrolas com fio de nylon ao tronco. Assim o musgo fica preso. Aqui está mais uma planta para estudares.

 

Agora só te resta leres os tópicos que o João te deu, e planeares o que queres fazer no aqua.

Depois parte para a segunda fase que é a execução.

Na terceira fase...

 

Não te digo mais nada para não ficares baralhado :) , com o tempo vais aprendendo. Á medida que fores tendo dúvidas vais perguntando e o pessoal daqui vai-te esclarecendo.

 

Um abraço e boa sorte.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok sendo assim já estou + esclarecido eu queria era saber k espécies aconselhas a por com o Black Ghost (porque este tem de ficar no aqua) queria por 2 black ghost e tava a fazer conta de meter um limpa vidros e outro que limpa os fundos, à algum problema?

Que outras espécies giras aconselhas a por com o Black Ghost k sejam fáceis de encontrar à venda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Só agora li este tópico, mas já tenh sitio por onde argumentar.

Ao inicio não associei black ghost ao apteronotus albifrons, mas depois...

Esses são peixes que fácilmente atigem grandes dimensões, e para um aqua de 45cm a resposta é não.

Podias investir num aquário maior com cerca de 100/150l, que seria muito melhor para os peixes, inda por cima se queres manter 2.

Quanto a juntar com neons e gupys, bem... o petisco saía carote...

desculpa se te desmoralizei mas a saude dos "bichos" está em 1º lugar que a nossa vontade de os ter.

cumps

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Só agora li este tópico, mas já tenh sitio por onde argumentar.

Ao inicio não associei black ghost ao apteronotus albifrons, mas depois...

Esses são peixes que fácilmente atigem grandes dimensões, e para um aqua de 45cm a resposta é não.

Podias investir num aquário maior com cerca de 100/150l, que seria muito melhor para os peixes, inda por cima se queres manter 2.

Quanto a juntar com neons e gupys, bem... o petisco saía carote...

desculpa se te desmoralizei mas a saude dos "bichos" está em 1º lugar que a nossa vontade de os ter.

cumps

Então não à maneira nenhuma de ter os Black Ghost com nenhuns outros peixes?

nem metendo sitios para os outros peixes se esconderem?

Se houver que peixes é aconselhavel ter com os Black Ghost que sejam fáceis de encontrar à venda e sejam bonitos?

Editado por david_benfikista
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não à maneira nenhuma de ter os Black Ghost com nenhuns outros peixes?

nem metendo sitios para os outros peixes se esconderem?

Se houver que peixes é aconselhavel ter com os Black Ghost que sejam fáceis de encontrar à venda e sejam bonitos?

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Itui_Ca...s_albifrons.php

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo Néons é que não, mas posso fazer experiência com outros!

Diz lá que posso dar-lhe carne moida e peixe congelado é verdade?

Obrigado! ;)

Nem neons, nem aquas com essa litragem. e muito pouco. podias apostar em outros do género, tipo moreias, cobras....

desculpa mas esse peixe é muito grande

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá desculpa lá eu sei k não percebo mt disto mas na loja até nem eram mt grandes! p'rai 10/15 cms!

Ent desculpa me lá também, mas que eu saiba (não por te conhecer mas porque é normal) os seres vivos CRESCEM!!

O site que te dei, pelos vistos não o leste...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ent desculpa me lá também, mas que eu saiba (não por te conhecer mas porque é normal) os seres vivos CRESCEM!!

O site que te dei, pelos vistos não o leste...

ok, sorry!

Existe algum sitio onde comprar peixes na zona de Odivelas/Loures é que os unicos sitios k conheço onde se encontram peixes à venda é no Carrefour de Loures e no Odivelas Parque!

Conheces + algum k me possas indicar?

Na internet dá para comprar peixes?Vi uns giros no site k me deste só k para os comprar vai lá vai!

Desc. e Obrigado + uma vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, sorry!

Existe algum sitio onde comprar peixes na zona de Odivelas/Loures é que os unicos sitios k conheço onde se encontram peixes à venda é no Carrefour de Loures e no Odivelas Parque!

Conheces + algum k me possas indicar?

Na internet dá para comprar peixes?Vi uns giros no site k me deste só k para os comprar vai lá vai!

Desc. e Obrigado + uma vez!

Não queria embirrar contigo, mas realmente tenho que te alertar para o facto de serem "assassinos" e de crescerem bastante.

Tive 2 num aqua de 100litros. Um deles era mais dominante. Vinham comer à minha mão e tudo.

Depois os meus jóias começaram se a tornar agressivos e mataram nos :-D

Em loures tens a Ornimundo, no Loures shopping, e não conheco mais nenhuma.

Em que peixes ficaste interessado nesse site?

P.S.- Não tens que me pedir desculpa...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, sorry!

Existe algum sitio onde comprar peixes na zona de Odivelas/Loures é que os unicos sitios k conheço onde se encontram peixes à venda é no Carrefour de Loures e no Odivelas Parque!

Conheces + algum k me possas indicar?

Na internet dá para comprar peixes?Vi uns giros no site k me deste só k para os comprar vai lá vai!

Desc. e Obrigado + uma vez!

Não queria embirrar contigo, mas realmente tenho que te alertar para o facto de serem "assassinos" e de crescerem bastante.

Tive 2 num aqua de 100litros. Um deles era mais dominante. Vinham comer à minha mão e tudo.

Depois os meus jóias começaram se a tornar agressivos e mataram nos :-D

Em loures tens a Ornimundo, no Loures shopping, e não conheco mais nenhuma.

Em que peixes ficaste interessado nesse site?

P.S.- Não tens que me pedir desculpa...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queria embirrar contigo, mas realmente tenho que te alertar para o facto de serem "assassinos" e de crescerem bastante.

Tive 2 num aqua de 100litros. Um deles era mais dominante. Vinham comer à minha mão e tudo.

Depois os meus jóias começaram se a tornar agressivos e mataram nos :-D

Em loures tens a Ornimundo, no Loures shopping, e não conheco mais nenhuma.

Em que peixes ficaste interessado nesse site?

P.S.- Não tens que me pedir desculpa...

O seguinte:

peixe 1

 

Entre outros k não consegui encontrar!

Onde os posso arranjar?

Esse é fácil de encontrar dá-se bem com os outros peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

david_benfikista, por acaso já lestes o que devias???

Ou estás numa de te mandares "á maluca"????

Quando pesquisas lês tudo ou só vês os bonecos????

 

Acho que tudo o que aqui te foi dito não valeu absolutamente de nada, deves ter mandado tudo á fava.

 

Assim não vale a pena...

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey david,

 

Sem te querer desmoralizar david, esse peixe é marinho, acho que nao te deves ter apercebido disso! Tal significa que possui uma diferente osmoregulacao e nao iria durar muito em água doce junto com os restantes peixinhos que pertendes adquirir.

Nao querendo ser desmancha prazeres, acho que tens a licao mal estudada! Antes de adquirir qualquer ser vivo dever-se-ia tentar compreender as suas necessidades! Nós no forum temos todo o prazer em esclarecer quaisquer dúvidas que possamos, mas só te ficava bem leres um pouco sobre o assunto (a internet está pejada de informacao) antes de comecares a colocar questoes. Irias obter resposta a muitas das tuas perguntas (ir-te-iam surgir outras de maior especificidade, que poderias entao colocar aqui). É como insinarmos alguém a multiplicar; se esse alguém já souber somar, está metade do trabalho feito.

 

Toma esta crítica como construtiva e nao como uma ofenca!

 

Boa sorte :D

 

(PS: o meu teclado se encontra em pleno funcionamente, como tal pesso desculpa por nao colocar alguma acentuacao, etc.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma dúvida:

1-Posso colocar cortiça dentro do aquário?

Cortiça que eu próprio tire de uma árvore?

Se sim o que devo fazer primeiro antes de o colocar lá?

 

2-Onde arranjo musgo?

Não encontro em lado nenhum...

 

Obrigado desde já!

Ninguem me responde?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.