A Epopeia Da Construção Do Meu Aquário De 1200 Litros


severum

Recommended Posts

Isso nao é, exploração infantil?? heheheheheh

 

 

Um aqua desses, " enche o olho " a qualquer um !

Carlos Fonseca.
O nosso Aqua... O nosso NanoAqua... 1 dos meus albuns fotograficos

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


FeedBack Carlos1979

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 192
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ola Severum. Eu sou novo na aquariofilia, e devo-te dizer, QUE AQUARIO!! Adorei o teu aquario, E os teus ex tubaroes. Parabens. e preciso ter coragem pa meter um aquario daqueles dentro de casa. Quando tiveres as novas raias mete fotos.! =D

 

 

Manuel Saalfeld - Saafas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não chegaste a postar fotos da afamada trepadeira...

Abraços e boa sorte

Cump

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos

 

Não chegaste a postar fotos da afamada trepadeira...

Abraços e boa sorte

Cump

 

Pois não. Mas andei à procura do nome, e coloquei, e é capaz de se conseguir ver nas fotos. São as folhas que estão por cima do aquário. É muito conhecida. E super eficiente. Acreditem :(

 

Logo já tento colocar mais fotos dos trabalhos do fim de semana. Já tirámos (eu e o meu filho) as pedras todas, mas ainda tenho um problema.

 

Mas logo já vos mostro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está a evolução do fim de semana.

 

Convenci o miudo a voltar lá para dentro para retirar as pedras

 

DSC04204.jpg

 

depois de retiradas as pedras, podem ver o estado em que se encontrava a base do aquário

 

DSC04205.jpg

DSC04206.jpg

 

Retirada de tudo o que lá estava

 

DSC04207.jpg

DSC04208.jpg

 

Agora estou com um problema. Quando fizemos o aquário apenas alisamos as paredes. O fundo ficou como estava pois levaria a rede, não estando nunca em contacto com os peixes.

 

Já nem me lembrava deste pormenor. Já lá vai tanto tempo. Agora estou feito, pois o fundo está irregular e em alguns sitios vai danificar as raias.

 

Que fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ELÁ! Tanta porcaria!

A solução será talvez meter uma camada de areia grozza, suficiente para cobrir as irregularidades e que dê espaço para as raias se enterrarem sem que se arranhem..

Até que profundidade elas se enterram?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, estava um nojo. Nunca foi limpo. Já lá vão uns anitos.

 

A areia ou areão têm um problema: a limpeza. O aquário é muito alto e nem pensar em aspirar areões. Essa é uma tarefa impossivel de realizar num aquário destas dimensões.

 

Tenho outro problema que é o facto de não conseguir entrar no aquário. Não quer dizer que não conseguisse, mas o meu ficlho ficava chateado por lhe tirar o lugar :P

 

Portanto ainda não sei bem como resolver o problema.

 

Até já pensei em colar uma placa de acrilico fininho no fundo, mas não sei se será a solução ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espuma de poliutereno alisada e uma placa de acrílico fino por cima creio que te resolvia o problema. O acrílico tinha onde assentar e, inclusive, ficas com isolamento térmico. Depois é só limpar os excessos da espuma e colocar silicone em redor... creio que era uma boa solução! :D

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo a espuma de poliuretano uma espuma, tem diversas bolhas de ar que serão comprimidas com a pressão da água.

Por isso não sei se será a melhor ideia. Talvez tentar isolar com silicone?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espuma de poliutereno alisada e uma placa de acrílico fino por cima creio que te resolvia o problema. O acrílico tinha onde assentar e, inclusive, ficas com isolamento térmico. Depois é só limpar os excessos da espuma e colocar silicone em redor... creio que era uma boa solução! :(

 

Sim, parece-me bem. Apesar de ficar feiote, pois o fundo vai ficar sem nada. Só se não for um acrilico transparente :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo a espuma de poliuretano uma espuma, tem diversas bolhas de ar que serão comprimidas com a pressão da água.

Por isso não sei se será a melhor ideia. Talvez tentar isolar com silicone?

 

Por acaso já fiz uma experiência, precisamente de colar acrilico com esta espuma, e a coisa não correu lá muito bem. Mas o fundo não estava muito seco e talvez tenha sido esse o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não, mas posso estar enganado, já vi pessoal a fazer um layout para o fundo do aquario com placas de espuma que depois aplicaram cimento cola. Claro que depois tb o pintaram.

Ja agora podes só meter o cimento e depois uma tinta plastica muito grossa que geralmente é utilizada para pisos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, são as Scobina.

 

É a espécie de raias que fica mais pequena, com cerca de 30/35cm de diâmetro em adulto. E ficariam muito bem neste meu aquário. Só que a coisa não está fácil. Em Portugal é impossivel de arranjar. Mas com esforço hei-de conseguir :D

 

Quanto a outras espécies, ainda não sei bem o que vou colocar nem se vou manter algumas das espécies que possuo.

 

 

Boas

 

O aqua já era impressionante e penso que ainda o vais fazer melhor agora quanto ao teu filho foi espectacular a ideia.

 

Agora tens um problema o miúdo vai crescer e não te vai puder ajudar na próxima, mas tens uma hipótese é teres mais um filho e daqui +- a uns 6/7 anos voltas a trocar o aqua.

 

Cumps

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E esta.

 

Uma placa de acrilico, cortado à medida, com uns pés para fazer alguma altura (alguns milimetros). Sempre que abro a torneira do esgoto o lixo que possa estar acumulado é sugado.

 

E não tenho que esvaziar o aquário.

 

Que vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe uma massa nivelante que basta misturares e derramada no sitio que ela se espalha e ato nivela, só não sei se e própria para aquários e tens também as telas que usam nos tanques da agua em chapa que podes cola la com silicone.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Cara nem acredito que achei isso... pensei que fosse o único louco que tinha imaginado algo assim... hahahaha... não imagina como estou feliz de ter encontrado alguém que já tenha executado um projeto tão aldacioso. Todavia o meu projeto é um pouco diferente mas com a mesma essência; o meu1200l terá 2,00m x 1,00m x 0,60m, e será todo em alvenaria (não sei ainda de tijolo ou concreto, mas acho que será de concreto por segurança) e vidro somente na parte da frente, o filtro do mesmo material ou de vidro (o que sair mais barato) na parte inferior, a intenção é povoar com ciclídeos (já tenho 4 em um aquário de 220l que está ficando apertado)

 

Mas cara tenho várias perguntas, espero não te perturbar muito então tentarei faze-las todas de uma só vez:

 

1- qual material das paredes? qual espessura?

2- Como dimencionar um filtro ideal?

3- Você usa filtro UV? Como dimencionar?

4- Você utilizou cintas vigas, como se fosse uma mini estrutura para uma casa? (deu pra entender a pergunta? por favor, forneça mais detalhes sobre a construção.)

5- Por precisou de caixilhos para colocar os vidros?? Eu estava pensando em preparar a área do cimento ou colocar uma cerâmica e encaixar o vidro diretamente, o que você acha?

6- Qual iluminação você utiliza?

7- e a bomba de aeração?

 

Bem acho que estas são as minha princiapais dúvidas, pois apesar de ter aquário há pelo menos 7 anos, acredito que um aquário tão peculiar e de 1200l é realmente um grande desafio.

 

Obrigado a todos pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais