Tratamento


koyodu

Recommended Posts

Era para retirar uma dúvida...

 

A aplicação de Flagyl utiliza-se numa dose de um comprimido para cada 50 L de água... no dia seguinte faz TPA e aplicação de novos comprimidos e consecutivamente durante 3 dias ou aplica-se uma vez os comprimidos e só após 3 dias é q se faz uma TPA?

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

O ideal seria de 8 em 8 horas, que é o tempo de acção do medicamento, fazeres uma tpa e colocares novo comprimido dissolvido. Isto porque, como já disse, o principio activo dura cerca de 8 horas, mas os excipientes ficam na agua, a degradá-la.

Normalmente, o pessoal apenas faz 2 vezes por dia, e nesse caso eu aconselho a que se façam 4 dias de tratamento. Quer num caso, quer noutro, deve-se reservar 3/4 dias, e depois fazer novo tratamento, igual, mas apenas de 2 dias.

 

A grande dificuldade do flagyl é a sua dissolução na agua, pelo que sempre que possivel, deverás tentar dá-lo, dissolvido, mas misturado na comida, é muito mais eficaz.

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a ver, mas então neste caso eu estou a fazer o tratamento num aqua de 200 L ao qual adicionei 4 comprimidos de flagyl, agora faço uma TPA de cerca de 30% e adiciono novamente 4 comprimidos ou vou reduzindo? Dois discus mais jovens e que estavam saudáveis ficaram muito ofegantes e á superficie da agua... deixei-os no aqua para fazer uma profilaxia, mas o resultado foi este, não é muito normal pois nao?

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves dar sempre a mesma quantidade de medicamento. Se o aqua é de 200 litros, serão 4 comprimidos. Como te disse, e acho que é a tua duvida, o medicamento perde efeito apos 8 horas, portanto, não estarás a repor a quantidade de medicamento que retiraste na tpa, mas sim a fazer novo tratamento.

Nesse ou noutro tratamento, deves sempre aumentar a oxigenação do aquario, agitando o mais possivel a superficie do aqua. Não sei te tipo de filtragem tens, mas poe a saida o mais possivel da superficie da agua. se necessário, complementa com uma powerhead ou um filtro interior, de modo que a saida 'varra' a superficie.

 

cumps´

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais