Fertilizante [ajuda Em Química]


joao paiva

Recommended Posts

Boas

 

Vinha pedir para me ajudarem num problema que tenho!Trata-se de um fertilizante de nitratos da Kent que diz o seguinte no rótulo: ''1ml desta solução contém 10mg de nitrogénio ou o equivalente a 44,2mg de nitrato. Aós determinar a concentração de nitrogénio no seu sistema, adicione este produto diariamente para chegar a uma concentração entre 1 a 2,25mg/L de nitrogénio, (5 a 10 mg/L de nitrato)''

 

O que eu queria era que me traduzissem isto de modo a que eu pudesse adicionar 10 ppm de nitrato por dia ao aquário!:-D

 

O meu aquário tem 100 L reais de água...

 

Cump. e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ainda bem que colocaste esta pergnta no Fórum, pois eu não tive tempo para te responder por MP.

Assim é da maneira que fica para a posterioridade, e quem sabe se mais pessoas não tÊm também a mesma dúvida.

 

Adiante...

 

Trata-se de um fertilizante de nitratos da Kent que diz o seguinte no rótulo: ''1ml desta solução contém 10mg de nitrogénio ou o equivalente a 44,2mg de nitrato. Aós determinar a concentração de nitrogénio no seu sistema, adicione este produto diariamente para chegar a uma concentração entre 1 a 2,25mg/L de nitrogénio, (5 a 10 mg/L de nitrato)''

 

O que eu queria era que me traduzissem isto de modo a que eu pudesse adicionar 10 ppm de nitrato por dia ao aquário!:-D

 

O meu aquário tem 100 L reais de água...

Então, vamos por partes...

 

Se no rótulo vem a dizer que o cada ml de fertilizante tem 44,2 mg de NO3, vamos ver quantos mg de NO3 é que cada um desses ml de fertilizante aumenta no teu aquário:

 

44,2 mg / 100 l = 0.442 mg/l por ml de fertilizante.

 

E como para água doce mg/l pode ser equiparado a ppm (linguagem mais corrente), isto significa que no teu aquário, 1 ml de fertilizante aumenta 0,44 ppm de NO3.

 

Ou seja, se queres aumentar 10 ppm de NO3 por dia, terás que calcular quantos ml de fertilizante tens de adicionar ao teu aquário para adicionar os tais 10 ppm de NO3:

 

'10 ppm/dia' / 0.44 ppm / ml = 22.73 ml/ dia

 

Mas digo-te já, que não é assim que deves fazer. Se não sabes quantos ppm de NO3 tens na água do teu aquário, mede-os!!!

 

Estás a interpretar mal as instruções do rótulo (depois dá barraca). O que tu deves fazer é manter as concentrações de NO3 entre os 5 e os 10 ppm. Ou seja, se hoje medires a concentração de NO3 no teu aquário e obtiveres 5 ppm, ou não fertilizas, ou se quiseres colocar a fasquia nos 10 ppm de NO3, deverás aumentar somente 5 ppm (5 actuais + 5 = 10 ppm). Se amanhã tiveres 0 ppm de NO3, significa que eles foram absorvidos e deverás novamente fertilizar com estes. Não é adicionar 10 ppm por dia e está feito cheers

Imagina que as plantas não os consomem, e depois ao fim de 5 dias tens cerca de 40 ppm de NO3 na água, e é só algas :?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tens de ser mais específico...

 

Adicionar 100 gramas de KNO3 onde? Directamente no aquário? Dissolver 100 gramas de KNO3 num litro de água, quantos ppm aumenta de NO3 por ml essa solução?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Agora sim, é uma pergunta com pés e cabeça...

 

É pena é que tal seja impossível... nunca num aquário com 100 litros conseguirás dissolver KNO3 em água, de modo a obteres uma solução cuja concentração seja tal, que cada 1 ml dessa solução eleve 10 ppm de NO3.

 

Mas já agora, terias de conseguir dissolver as 100 gramas em 61,33 ml de água para produzir tal solução.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

Nada que uma calculadora para fertilizantes não te dê em menos de 2 segundos:

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm

 

Se susbtituires os valores, verás que ao dissolveres 100 gramas de KNO3 em 1000 ml de água, num aquário de 100 litros, cada mililitro de solução de fertilizante aumentará a concentração de NO3 em 0,61 ppm.

 

Se puderes, pesa 82 gramas de KNO3 e dissolve-as nos mesmo 1000 ml de água. Assim ficarás com uma razão de 0.5 ppm/ml de fertilizante.

Se não puderes pesar as 82 gramas com facilidade, podes sempre jogar com o valor de solvente (água destilada), e obterás um valor de 1200 ml de água destilada, pra adissolver essas mesmas 100 gramas de KNO3, para obter uma mesma solução que incremente o NO3 em 0,5 ppm/ml de fertilizante.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais