Recommended Posts

Olá.

 

Depende do metal, mas se podem ser usadas em canalização de abastecimento de água potável, não vejo qual seja o problema.

 

Cumprimento.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Depende do metal, mas se podem ser usadas em canalização de abastecimento de água potável, não vejo qual seja o problema.

 

Cumprimento.

Luís Fortunato

 

boas luis elas sao de latao achas que ha problema????

abraco

pedro carmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Que eu saiba não há qualquer tipo de problema.

Se não me engano, e isso um canalizador que te possa confirmar, parte da tua canalização de casa é feita em latão. Por isso, a água que sai da tua torneira para o aquário, também passa por latão, logo não há problema.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Que eu saiba não há qualquer tipo de problema.

Se não me engano, e isso um canalizador que te possa confirmar, parte da tua canalização de casa é feita em latão. Por isso, a água que sai da tua torneira para o aquário, também passa por latão, logo não há problema.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

sim mas se o latao oxidar vai haver problema????

abraco

pedro carmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Por alguma razão se usa nas canalizações... para não oxidar facilmente :wink:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Por alguma razão se usa nas canalizações... para não oxidar facilmente biggrin

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

sim luis.a maior parte das torneiras que usamos nas cozinhas sao em latao e nao oxidam,nao é verdade??

por isso nao deve haver problema.

luis obrigado pela ajuda

abraco

pedro carmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu faria o seguinte:

 

Ia até ao Aki, Maxmat, ou loja c material p/ jardinagem, e trocava as torneiras, pelas dos sistemas de rega, é o melhor.

 

Mais vale prevenir que remediar.

Abraço

 

Pedro G

 

boas pedro

sim mas o problema e que ja as comprei.

tenho pesquisado e li que a muito material feito em latao como:torneiras de cozinha ,tachos ,panelas.

por isso se nao faz mal a nos tambem nao deve fazer aos peixes

vou montar um aquario com 200 litros com ciclideos africanos.

acho que nao deve fazer mal.

abraco

pedro carmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora fica aqui um link p verem o que eu estou a falar:

 

http://www.maxmat.pt/maxmat/produtos/level...D=1194177770766

 

Para tubos superiores a 16 ou 18 mm, torneiras de PVC 1/2" ou 3/4" :

 

http://www.cdm.pt/produtos.asp?Categoria=&...ulasEsfera'

 

Estas tambem se encontram a venda, nos hiper de bricolage , pois comprei la as minhas, nao encontrei foi o link.

 

 

Abraço

 

Pedro G

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora fica aqui um link p verem o que eu estou a falar:

 

http://www.maxmat.pt/maxmat/produtos/level...D=1194177770766

 

Para tubos superiores a 16 ou 18 mm, torneiras de PVC 1/2" ou 3/4" :

 

http://www.cdm.pt/produtos.asp?Categoria=&...ulasEsfera'

 

Estas tambem se encontram a venda, nos hiper de bricolage , pois comprei la as minhas, nao encontrei foi o link.

Abraço

 

Pedro G

 

sim pedro o problema para mim e o diametro no interior da torneira pq o meu filtro leva uma mangueira de 19mm e se o diametro for mais pequeno o filtro perde fluxo.

as torneiras que comprei foi tambem na max mat.

e acho que essas da maxmat de plastico tem um diametro pequeno.

abraco

pedro carmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já vi aquas de discus com torneiras de bronzes normais de canalização ligadas às admissões de um 2217. Não sei se o latão será a melhor escolha..

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já vi aquas de discus com torneiras de bronzes normais de canalização ligadas às admissões de um 2217. Não sei se o latão será a melhor escolha..

cumprimentos

 

boas joe

pq dizes isso??

as tuas torneiras em casa nao sao de latao?os teus tachos em casa nao sao de latao?

ja alg vez tiveste problemas??

se houvese problema achas que vendiam torneiras para agua em latao .

eu tambem tinha essa duvida mas ao pesquisar tirei as duvidas todas se nao nos faz mal aos peixes tambem nao,nao achas?

abraco

pedro carmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

Não percebi essa dos metais pesados... o latão, apesar de ser composto por metais, não é um único elemento. É uma amálgama (fusão de vários elementos metálicos). Se ele não fosse inócuo, concerteza que não era usado nas canalizações de água potável.

 

O Mercúrio, por exemplo, é extremamente tóxico, ou o Crómio. Mas amalgamados com outros metais, são totalmente inócuos (talheres são feitos de aço inox, que contém Crómio, por exemplo).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

Não percebi essa dos metais pesados... o latão, apesar de ser composto por metais, não é um único elemento. É uma amálgama (fusão de vários elementos metálicos). Se ele não fosse inócuo, concerteza que não era usado nas canalizações de água potável.

 

O Mercúrio, por exemplo, é extremamente tóxico, ou o Crómio. Mas amalgamados com outros metais, são totalmente inócuos (talheres são feitos de aço inox, que contém Crómio, por exemplo).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

sim tens razao luis so estava a dar o link para confirmar que sendo o latao uma juncao de cobre e zinco nao e nocivo para os seres vivos.

 

por isso as minhas torneiras nao devem fazer mal aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu só meti a minha opinião, por uma questão de estética, pois acho que não fica la muito bem, umas torneiras de ferro, no filtro.

 

Nós todos os dias, bebemos água, proveniente dessas torneiras, daí, sendo água doce, não terás problemas.

 

 

Abraço

 

Pedro G

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas joe

pq dizes isso??

as tuas torneiras em casa nao sao de latao?os teus tachos em casa nao sao de latao?

ja alg vez tiveste problemas??

se houvese problema achas que vendiam torneiras para agua em latao .

eu tambem tinha essa duvida mas ao pesquisar tirei as duvidas todas se nao nos faz mal aos peixes tambem nao,nao achas?

abraco

pedro carmo

 

 

Boas

 

só estava a tentar ajudar..

 

quando perguntas se as minhas panelas são feitas de latão, concerteza que são e muitas outras coisas mais. mal não farão porque todos os dias recorremos a esses materiais, ainda assim, da casa onde estou a viver, não bebo àgua da torneira cuja maioria das tubagens da canalização são de latão: a instalação é antiga e a àgua não sai propriamente cristalina da torneira; imagino também que os peixes sejam mais sensíveis que os seres humanos a resíduos metálicos dissolvidos na àgua, daí ter dito que latão talvez não fosse a melhor escolha. por não nos fazer mal a nós talvez não signifique que os peixes não sejam afectados.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim joe.

sabes aqui quando pedimos opiniao é para tentar resolver os problemas com alguma ajuda.

as vezes cada pessoa tem a sua e é dificil saber quem tem razao,mas sabendo varias opinioes tentamos resolver o nosso problema e eu com essa ajuda consegui.

pesquisei na net e tambem me ajudou se a maioria das torneiras onde bebemos agua sao feitas de latao acho que nao vai haver problema claro como tu falas e com razao se a instalacao for muito antiga pode haver alguns problemas mas nao é o caso e estamos a falar em 2 torneiras e nao em kms de tubagem,e tambem a maioria das pessoas fazem mudancas de agua nos aquarios com agua da torneira nao é?

 

 

obrigado pela tua opiniao

abraco

pedro carmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...) não é um único elemento. É uma amálgama (fusão de vários elementos metálicos). Se ele não fosse inócuo, concerteza que não era usado nas canalizações de água potável.

 

O Mercúrio, por exemplo, é extremamente tóxico, ou o Crómio. Mas amalgamados com outros metais, são totalmente inócuos (talheres são feitos de aço inox, que contém Crómio, por exemplo).

(...)

 

Luís... percebe-se o que queres dizer, mas cuidado com a palavra "amálgama". (não sei se estás a falar realmente de amálgamas... por um lado acho que não - pelo sentido do que parece que queres dizer - mas o mercúrio...). Também o "totalmente inócuos"... é sempre arriscado em química... vejam-se os elementos que eram "totalmente inócuos" e que mais tarde se veio a comprovar que não era bem assim...

 

Da forma que escreves parece que basta formar-se uma liga metálica para a estabilidade ser total... o que pode induzir em erro... (é claro que o que queres dizer é que numa utilização normal, as concentrações em elementos nocivos serão tão baixas que o seu efeito durante a vida dos peixes será negligenciável, à luz do conhecimento actual).

 

A tua ideia (o mais importante) é válida, a minha intervenção foi mais por causa da "amálgama" que usaste, desta vez, tal como todos fazemos, num sentido mais comum do que científico.

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Obrigado pelo reparo AGA. Mas sim, o que eu quero dizer é que apesar de um dos constituintes do latão ser cobre, não é por isso que não se pode usar água que passe pelas torneiras em aquários de camarões, por exemplo...

 

É que depois é assim que nascem os boatos.

 

Quanto ao mercúrio, como é óbvio, depende da amálgama... não significa que todas as amálgamas sejam inócuas. Eu dei foi o exemplo de 2 metais que em algumas formas são extremamente tóxicos, no entanto, se amalgamados com o metal certo, tornam-se inócuos para nós (ok, inócuos ao olhos do conhecimento actual :lol:).

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Obrigado pelo reparo AGA. Mas sim, o que eu quero dizer é que apesar de um dos constituintes do latão ser cobre, não é por isso que não se pode usar água que passe pelas torneiras em aquários de camarões, por exemplo...

 

É que depois é assim que nascem os boatos.

 

Quanto ao mercúrio, como é óbvio, depende da amálgama... não significa que todas as amálgamas sejam inócuas. Eu dei foi o exemplo de 2 metais que em algumas formas são extremamente tóxicos, no entanto, se amalgamados com o metal certo, tornam-se inócuos para nós (ok, inócuos ao olhos do conhecimento actual :lol:).

 

Abraço.

Luís Fortunato

Eu substituía "amalgamados" por "ligados". :lol:

 

Já agora, estive a ler um documento que fazia um estudo sobre as questões do chumbo na água de consumo (relacionado com as directivas comunitárias) e uma das fontes de Chumbo são as torneiras e válvulas de latão e ligas de cobre (que podem conter até 6% de chumbo), bem como as soldaduras de estanho.

 

No entanto seria bom que quem lê isto não radicalizasse (para evitar mais um mito), pois uma coisa é a torneira de latão poder adicionar algum chumbo ("desprezável"), outra é o pouco que adiciona somado a uma canalização de chumbo (eventualmente não negligenciável), situação que já não deverá ocorrer na maioria das nossas habitações.

 

Ainda assim, é de notar que o problema não está no cobre da liga, mas sim no chumbo que esta poderá conter...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.