O Meu 1º Aquário Juwel Rekord 60


rijkaard

Recommended Posts

Olá,

 

Antes demais o meu nome é Ricardo e sou de Lisboa, e hoje montei o meu primeiro aquário, espero desenvolver ainda mias o gosto por este hobby, já que agora tenho o material e náo só as ideias de o ter.

 

Comecei por comprar um Juwel Rekord 60, pareceu-me o ideal para começar. :)

 

Lá o lavei bem com água morna e sal, lá "cozi" o areão :D , montei filtros, termóestato e termómetro. :)

 

Já o enchi de água ... e eis a minha primeira pergunta, não sei se algum tem um aquário destes, ou se estão familiarizados com estes, enchi-o até ao topo, ou seja o tubo da bomba está submerso, será assim o ideal? ou deverá o topo do tubo da bomba ficar abaixo do nível da água para que este deixe verter a água (estilo cascata)? Isto é mesmo pergunta de newby, mas antes começar bem, pois ainda vou a tempo de emendar.

 

Segunda pergunta, já juntei á agua um produto que comprei numa loja devido ao cloro da água "del cano", mas esta continua muito esbraquiçada, sei que só o montei hoje, mas isto será normal?

 

Terceira e última, quando é que acham que poderei começar a florestar o aquário, quero começar pelas plantas, ou será melhor começar a povoar com peixes? isto tendo por base que foi hoje que o montei.

 

Obrigado por tudo e tenham um pouquinho de paciência aqui com o novato. ;)

 

Ricardo Santos

Não há Vida como a do Campo ... nem Água cumó o Tinto ...



Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais nada sê bem vindo a este mundo da aquariofilia. Depois podes preencher o resto do teu prefil para futuramente sabermos de onde és e podermos te ajudar melhor.

 

Vamos lá ás respostas:

Comecei por comprar um Juwel Rekord 60, pareceu-me o ideal para começar. :D

Lá o lavei bem com água morna e sal, lá "cozi" o areão :D , montei filtros, termóestato e termómetro. :)

Ok, para começares e te ires habituando é bom, mas mais tarde vai-te acontecer o mesmo que a mim, vais queres um muito maior.

 

Já o enchi de água ... e eis a minha primeira pergunta, não sei se algum tem um aquário destes, ou se estão familiarizados com estes, enchi-o até ao topo, ou seja o tubo da bomba está submerso, será assim o ideal? ou deverá o topo do tubo da bomba ficar abaixo do nível da água para que este deixe verter a água (estilo cascata)? Isto é mesmo pergunta de newby, mas antes começar bem, pois ainda vou a tempo de emendar.

Tenho pena, nisto não te posso garantir, pois não conheço esse filtro. Se fôr como estou a imaginar, deves colocá-lo a fazer cascata para que a água do aqua seja minimamente oxigenada.

 

Segunda pergunta, já juntei á agua um produto que comprei numa loja devido ao cloro da água "del cano", mas esta continua muito esbraquiçada, sei que só o montei hoje, mas isto será normal?

É normal, não te preocupes com isso. Durante os 3 ou 4 dias seguintes a água vai começar a ficar mais límpida.

 

Terceira e última, quando é que acham que poderei começar a florestar o aquário, quero começar pelas plantas, ou será melhor começar a povoar com peixes? isto tendo por base que foi hoje que o montei.

Já. Ao colocares as plantas, vais ajudar bastante no ciclar do aqua.

Vais ter que colocar iluminação no aqua (tem de ser de acordo com a necessidade de luz das plantas que escolheres).

Também podes ir pondo diáriamente bocadinhos de comida para peixes, isto vai também ajudar a ciclagem (NO2 e NO3)

Colocares peixes é que tens de ter mais calma, podes por 1 ou 2, mas têm de ser dos mais resistentes. Eu durante 4 semanas não tive peixe nenhum no meu aqua (mas há gente que põe).

 

Espero te ter ajudado um pouco, mas vai lendo, há aqui muita informação preciosa.

Quando tiveres dúvidas, coloca-as, não tenhas receio, também já me ajudaram muito.

 

Um abraço e boa sorte nesta tua nova aventura.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey rijkaard,

 

Antes de mais parabéns pela aquisicao! Possivelmente se tivesses comprado um aqua de "marca branca" tinha-te saído mais em conta mas para a próxima já ficas de sobreaviso (se o bichinho te pegar como pegou a todos nós podes ter a certeza de que nao tardará muito :mrgreen: ).

 

1 - "Googlei" o teu aqua e apareceram-me imagens de um filtro interno de esponja. Se a descricao coincidir o filtro deve estar totalmente submerco para correcto funcionamento.

 

2 - Quanto ao cloro acho dispensaveis os produtos que vendem nas lojas, etc.. Se deichares a água repousar num garrafao 24 horas antes das tpa's o cloro deve "evaporar" sem problemas (convém nao colocares tampa no dito recipiente, caso contrário o cloro permanece dissolvido na água). Se lhe colocares uma pedrinha difusora, num par de horas está pronta a utilizar.

A turvidez que tens é provavelmente devido ao areao, nada tem a haver com o cloro utilizado para desinfectar a água. Com o tempo (filtragem e tpa's) a névoa desaparece.

 

3 - Quanto ás plantas e peixes acho que o comentário do NunoRamos é esplícito e esclarecedor.

Mas ATENCAO! Visto tratar-se do teu primeiro projecto aconselho-te a que leias bastante sobre "tudo".

 

Deixo-te uma linha guia:

- testa a água da rede para ver quais os seus parametros (estes podem ser alterados se fizeres questao de possuir uma especie que a eles nao se adapte).

- procura por uma ou duas especies pequenas que se adaptem bem aos parametros obtidos (um aqua de especie é sempre mais bonito que a "sopa da pedra" que muitos iniciantes criam, tendo especialmente em conta as suas dimencoes).

- as plantas também se dao melhor em determinadas condicoes (mais uma vez procura aquelas que melhor se adaptem ás que possuis).

- nao te esquecas de fazer bastantes tpa's (trocas parciais de água).

 

Boa sorte! banana rock

 

PS: Nao consigo colocar determinadas acentuacoes nem c's cedelhados pois o teclado nao funciona como devia. Peco desculpa pelo encómodo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:? Obrigado pelas respostas rápidas e preciosas. :-D

 

Hoje comprei mais um "Calhau" para o fundo, no início da semana, vou começar a florestar o aqua.

 

Desejem-me sorte ... cheers

Não há Vida como a do Campo ... nem Água cumó o Tinto ...



Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte!!!!!!!!!!!!!!!

 

Se tiveres calma e pensares bem no que queres para o aqua, vais ver, vai correr tudo bem.

 

Um abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai mais uma perguntinha ... :) ... testei o ph da água e está a 8.0 ... o que acho não ser nada o ideal para as plantas e peixaria :( ... isto é normal ainda por ser água nova e irá baixar, ou terei de adicionar algum "produto" para que baixe ?? :)

 

Pela diversidade de peixes que quero por, sei que se dão bem com ph entre os 6.0 e o 7.0 ...

 

Preciso de ajuda novamente ... sorry !!! :D

Não há Vida como a do Campo ... nem Água cumó o Tinto ...



Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao, o pH nao se irá alterar se nada fizeres (isto inclui colocares peixes no aquário que modificarao o seu "metabolismo").

Suponho que a técnica mais aceite para baixar o pH seja a filtragem com turfa (a menos aceite é adicionar ácidos inorganicos). No entanto a facilidade em baixar o pH depende da dureza (quanto maior for, maior é a dificuldade em baixar o pH). Provavelmente existirao anioes a exercer efeito tampao, mas isto é só especulacao visto desconhecer os pormenores da química envolvida. Vai pesquisando enquanto nao recebes outra resposta.

 

A forma mais fácil de contornar o problema é arranjares peixes que apreciem águas básicas/alcalinas. Já que se trata do teu primeiro aquário, vai-te poupar trabalho.

Fica a sugestao:

Porque nao uns conchiculas do tanganyca por exemplo? Apresentam um comportamento interessante e cedo te premiariam com descendencia!

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica a sugestao:

Porque nao uns conchiculas do tanganyca por exemplo? Apresentam um comportamento interessante e cedo te premiariam com descendencia!

 

Antes de mais, Obrigado pela resposta.

 

Quanto á espécie conchiculas do tanganyca, consegues arranjar uma Foto, para ver como são??? :D Problemas de iniciante. ::D:

Não há Vida como a do Campo ... nem Água cumó o Tinto ...



Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao é uma espécie mas sim um conjunto delas. Possuem em comum a peculiaridade de "habitarem" conchas de gastropodes.

http://www.cichlid-forum.com/profiles/category.php?cat=14

 

Caso optasses por estes meninos, ter-te-ias de limitar a um aqua de espécie apenas com substracto calcário (para aumentar a dureza), umas conchas (para habitacao) e vallisnerias (se quizeres algum verde).

 

Se quizeres algo mesmo muito simples, que se adapte ás (nao tenho o acento agudo) condicoes da tua água, compra uns guppys.

Nao os sugerí antes pois na minha opiniao sao bastante aborrecidos e aquelas caudas extravagantemente "sintéticas" nao fazem o meu genero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes demais o meu nome é Ricardo e sou de Lisboa, e hoje montei o meu primeiro aquário, espero desenvolver ainda mias o gosto por este hobby, já que agora tenho o material e náo só as ideias de o ter.

 

Comecei por comprar um Juwel Rekord 60, pareceu-me o ideal para começar. :-D

 

Lá o lavei bem com água morna e sal, lá "cozi" o areão :D , montei filtros, termóestato e termómetro. :)

 

Já o enchi de água ... e eis a minha primeira pergunta, não sei se algum tem um aquário destes, ou se estão familiarizados com estes, enchi-o até ao topo, ou seja o tubo da bomba está submerso, será assim o ideal? ou deverá o topo do tubo da bomba ficar abaixo do nível da água para que este deixe verter a água (estilo cascata)? Isto é mesmo pergunta de newby, mas antes começar bem, pois ainda vou a tempo de emendar.

 

Segunda pergunta, já juntei á agua um produto que comprei numa loja devido ao cloro da água "del cano", mas esta continua muito esbraquiçada, sei que só o montei hoje, mas isto será normal?

 

Terceira e última, quando é que acham que poderei começar a florestar o aquário, quero começar pelas plantas, ou será melhor começar a povoar com peixes? isto tendo por base que foi hoje que o montei.

 

Obrigado por tudo e tenham um pouquinho de paciência aqui com o novato. ::D:

 

Ricardo Santos

 

boas,

 

esse modelo é precisamente igual aquele em que me iniciei no hobby

 

no lado interno, junto ao filtro, tem uma risca no vidro que define a altura máxima do nível de água

 

a saída de água deverá ficar ligeiramente acima ou acima do nível de água de forma a que ao cair a água esta seja oxigenada

 

trata-se realmente de um filtro interno de esponjas e é o que dá algum trabalho na manutenção... é preciso lavar a camada de algodão (branca) e a de carvão semanalmente ou quinzenalmente pois a circulação de água vai ficando menor com a acumulação de sujidade. atenção que as duas esponjas das camadas inferiores nunca se deve limpar pois aí ficarão alojadas as bactérias boas

 

a adição do produto à água para anular o cloro e metais pesados é boa ideia, também faço assim. há quem opte por deixar água repousar durante 48 horas e desta forma também se anula o cloro através da evaporação

 

podes optar pelo método natural e mais lento, que consiste em deixar a água ciclar durante umas 3 a 4 semanas, adicionando pequenas quantidades de flocos para gerarem resíduos para alimentar e criar a comunidade de bactérias

 

há um método mais rápido que consiste em adicionar um produto acelerador de ciclo, que existe das marcas sera, rena, etc., e que seguindo as instruções, no dia seguinte à primeira aplicação pode-se colocar o primeiro peixe. na segunda semana o segundo peixe, terceira semana idem, e passado um mês já dá para colocar mais peixes

 

as plantas podes por já e poderias começar com espécies de mais fácil manutenção tipo egeria densa, anubias e musgo de java

 

abraço e bemvindo ao clube :)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , ainda bem que vejo que iniciaste este hobby , hehe ... Agora como já te deram as dicas que necessitas , eu depois arranjo-te umas plantas de borla e uns pexitos que tenho se forem do teu agrado , sortudo de estares pertinho de mim , ui ou não todos os dias a aturar-te :) , lol.Mas por agora faltam 2 coisas , um tronco pequenito mesmo só para começar a baixar PH , e uma folhita de amendoeira da india que eu te dou na boa, e podes por umas plantinhas tb ,.Se quiseres acelerar o ciclo , aí tens de comprar bacterias nitrificantes , que eu uso Denitrol da JBL , epah e olha há quem espere 1 mÊs , há quem meta 80 habitantes ao 3ª dia , como eu :P , mas tens tempo para esses excessos ,lol.um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá rijkaard!

 

já testaste o ph da água que sai da torneira? se for mais baixo, o problema de estar a 8 no teu aquário, pode dever-se ao tal calhau que compraste ou até mesmo ao tipo de substrato que usaste, pois tudo o que contenha calcário torna a água alcalina... vê isso, pois como a montagem é recente, ainda estás a tempo de fazer substituições, se realmente vais optar por peixes de águas ácidas.

 

boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem ... é tempo de apresentar aqui o meu aqua ... ainda está muito simples ... mas podem dar aí umas opiniões ...

 

dsc00001df5.jpg

 

dsc00003ta5.jpg

 

dsc00013ta2.jpg

 

dsc00015pq2.jpg

 

dsc00019iw7.jpg

 

Estas fotos já estavam aqui para ser "postadas" há uma semana aquase ...

 

Neste momento o Aqua já está povoado ... e decidi por Viviparos ... para começar penso ser o ideal ...

 

 

 

Podem começar a criticar ... o AQUA e a a DECISÃO por Viviparos !!!

Não há Vida como a do Campo ... nem Água cumó o Tinto ...



Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem o Aqua de 54lts está assim composto a nível de peixes ...

 

- 3 Espadas (1 macho + 2 femeas)

- 3 Guppys (1 macho + 2 femeas)

- 2 Plattys (Casal)

- 2 "Limpa Fundos" (desculpem mas está difícil decorar o nome destes) :D

 

Falta-me agora arborizar mais o Aqua ... acho que está muito "nu" de florestação !!!

 

Já agora uma dúvida ... uma femea espada está sempre junto ao fundo do aqua, raramente se movimenta, até mesmo para comer não se mexe ... sei que é um pouco difícil fazer um diagnóstico assim ... mas se me puderem ajudar !!! Ela está assim desde que saiu do saco em que veio da Loja para o Aqua ... o macho sempre esteve activo, ela está muito murcha e encostada ao fundo !! 8)

Editado por rijkaard

Não há Vida como a do Campo ... nem Água cumó o Tinto ...



Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só o último addon de hoje ...

 

Uma das Guppy que me parece prenha (será ??? digam-me os entendidos 8)) ... e o Musgo de Java numa das Rochas !!!

 

dsc00023ux9.jpg

Editado por rijkaard

Não há Vida como a do Campo ... nem Água cumó o Tinto ...



Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 - 1 + 1 -> o aqua tem 12 dias... nesta fase do campeonato e no caso de teres optado pelo acelerador de ciclo/bactérias, o aqua deveria ter no máximo uns 2 peixitos... acho que tá com excesso de população para um ciclo que ainda não terminou... os peixes que estão a apresentar sintomas estranhos muito provavelmente estão a "respirar" amónia em excesso... a minha dica seria retirares temporariamente os peixes a mais, para o aquário de onde vieram (loja, amigo, ...) e só os colocares novamente um a um nas duas semanas seguintes (3ª e 4ª do cico do azoto), sendo que a partir da 4ª semana, já poderás colocar maior quantidade de peixes. boa sorte

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua parece-me bem mas realmente deverias ter optado por colocar menos peixes de inicio! do ponto de vista estetico devias por um fundo no aqua, um papel ou vinil preto ou azul preso por tras do aqua

 

já agora, esse aqua nao faz barulho a mais por causa da bomba de agua?? eu tenho um igual e isso deu-me umas dores de cabeça de inicio, optei por colocar um filtro de aluminio daqueles que se encontram dentro das torneiras normais e prendi-o entre a saida da bomba e a caixa do filtro.

a iluminaçao do juwel tb nao é grande coisa de inicio principalmente pq o reflector nao vale nada, tenta troca-lo ou forra-lo com papel de aluminio, isso vai ajudar a distribuir melhor a luz pelo aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua parece-me bem mas realmente deverias ter optado por colocar menos peixes de inicio! do ponto de vista estetico devias por um fundo no aqua, um papel ou vinil preto ou azul preso por tras do aqua

 

O excesso de peixe de ínicio ... é aquilo a que se pode chamar a "tes%# do mijo" :D foi chegar á Loja pra ir buscar só um casal ... e vir uma "caterfada" deles !!! omg

 

Estou a pensar seriamente nisso do vinyl no fundo do aquário ... mas obrigado pela dica na mesma !!!

 

já agora, esse aqua nao faz barulho a mais por causa da bomba de agua?? eu tenho um igual e isso deu-me umas dores de cabeça de inicio, optei por colocar um filtro de aluminio daqueles que se encontram dentro das torneiras normais e prendi-o entre a saida da bomba e a caixa do filtro.

 

não sinto grande barulho da bomba :P apenas a água em circulação á tona ... aliás ... nem parece haver bomba no aquário ... :D

 

a iluminaçao do juwel tb nao é grande coisa de inicio principalmente pq o reflector nao vale nada, tenta troca-lo ou forra-lo com papel de aluminio, isso vai ajudar a distribuir melhor a luz pelo aqua

 

mais uma vez ... obrigado pela dica ... já estava a pensar por uma lampada de 24W já que a que vem de origem é uma de 15W ... mas forrar com papel de aluminio tambem não é mal pensado !!! :P

Não há Vida como a do Campo ... nem Água cumó o Tinto ...



Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.