Conselhos De Aquáriofilia, By Me


DSfish

Recommended Posts

Oi, sou novo aqui no fórum, e como não quero deixar uma má impressão vou deixar aqui uns textos que fiz:

 

Quando vôce compra um aquario nao deve logo meter muitos muitos peixes, alias, ha quem aconselhe ter o aqua a funcionar (com o filtro e tudo), sem peixes (coloque apenas plantas!) até completar o ciclo do azoto. Depois deve meter poucos peixes e dos mais resistentes. Aconselho-vos a apanhar ou comprar umas carpas para acelerar o ciclo do azoto. Alias, recomendo vivamente as carpas, porque sao dos peixes do rio mais resistentes, e adaptam-se bem tanto a aguas quentes como a aguas frias, e aceitam uma grande margem de valores de pH. Deixe ficar o aqua assim durante pelo menos uma semana. Só apos este tempo e que pode pensar em meter outro tipo de peixes (aqueles borrachos das lojas), mas nao exagere. Vá metendo poucos peixes de cada vez, sem esquecer que só pode ter 1cm de peixe por litro (nota: esta regra aplica-se a peixes pequenos! não vá meter um peixe de 20 cm num aqua de 20L! Para os maiores a regra é 10cm por cada 15L, e mesmo assim até deve ser menos! É complicado arranjar uma regra geral, pois também depende muito das dimensões do aqua. Não se esqueça que o peixe tem de ter espaço para virar!). Se quiser, pode meter outro tipo de bichos no aquario, como rãs, tritoes, caracois, lagostins (so apanhando no rio), camaroes, etc.

Coisas que nao deve eskecer:

-Adubar as plantas

-Alimentar os peixes 3 vezes ao dia (ou mais, mas não se esqueça que quanto mais vezes alimentar, menos comida tem de dar!), em pequenas quantidades que eles possam consumir depressa. Se sobrar comida, retire-a, para evitar a poluiçao do aquario, e reduza a dose fornecida aos peixes.

-Colocar um bambu, pois os bambus contribuem para a filtragem da agua! São um bom complemento para os filtros.

-Mudar 1/3 (ou mais, dependendo do estado desta) da agua de 15 em quinze dias (ou de semana a semana, dependendo do aqua e dos peixes).

-Ler a secçao doenças dos peixes, para saber quando eles estao doentes.

-Quando houver peixes doentes, nao os trate no proprio aquario (so se estiverem todos!). Trate-os num aquario hospital, que pode ser uma metade de um garrafao de agua, quando se trata de peixes pequenos. As vantagens do uso deste metodo sao a nao eliminaçao das bacterias essencias do aquario e a poupança de algum medicamento, pois este tem de ser aplicado ao litro de agua, e quanto menos litros de agua sao, menos medicamento gasta. Nunca se esqueça e de fazer mudanças periódicas de água (dependendo do tratamento!).

-Quando as carpas crescerem muito, devolva-as ou rio, ou meta-as num lago.

 

Nota: este texto é dirigido principalmente para a aquariofilia de peixes de agua fria, pois um "noob"/novato na matéria, nunca deve começar com as águas quentes, pois, segundo dizem, os peixes de agua quente sao mais dificeis de tratar e sao mais sensiveis a doenças, exigindo uma atenção redobrada. A aquáriofilia não é uma brincadeira! É um hobby que exige muito das nossas capacidades! Se nãa está pronto para tratar de peixes, tire o cavalinho da chuva! Vá à feira comprar piriquitos e canários (também tenho).

Editado por DSfish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, sou novo aqui no fórum, e como não quero deixar uma má impressão vou deixar aqui uns textos que fiz:

 

Quando vôce compra um aquario nao deve logo meter muitos muitos peixes, alias, ha quem aconselhe ter o aqua a funcionar (com o filtro e tudo), sem peixes durante uma semana. Depois deve meter poucos peixes e dos mais resistentes, e usar desde o inicio, plantas aquaticas. Aconselho-vos a apanhar ou comprar umas carpas para começar o ciclo do azoto. Alias, recomendo vivamene as carpas, porque sao mesmo os peixes do rio mais resistentes, e adaptam-se bem tanto a aguas quentes como a aguas frias, e aceitam uma grande margem de valores de pH. Deixe ficar o aqua assim durante pelo menos uma semana. Só apos este tempo e que pode pensar em meter peixes bonitos, mas nao encha tudo de uma vez. Vá metendo poucos peixes de cada vez, sem esquecer que só pode ter 1cm de peixe por litro. Se quiser, pode meter outro tipo de bichos no aquario, como rãs, tritoes, caracois, lagostins (so apanhando no rio), camaroes, etc.

Coisas que nao deve eskecer:

-Adubar as plantas

-Alimentar os peixes 3 vezes ao dias, em pekenas quantidades que eles possam consumir depressa. Se sobrar comida, retire-a, para evitar a poluiçao do aquario, e reduza a dose fornecida aos peixes.

-Colocar um bambu, pois os bambuns contribuem para a filtragem da agua!

-Mudar 1/3 (ou mais, dependendo do estado desta) da agua de 15 em quinze dias.

-Ler a secçao doenças dos peixes, para saber quando eles estao doentes.

-Quando houver peixes doentes, nao os trate no proprio aquario (so se estiverem todos!). Trate-os num aquario hospital, que pode ser uma metade de um garrafao de agua. As vantagens do uso deste metodo sao a nao eliminaçao das bacterias essencias do aquario e a poupança de algum medicamento, pois este tem de ser aplicado ao litro de agua, e quanto menos litros de agua sao, menos medicamento gasta. Nunca se esqueça e de fazer mudanças diarias da agua, para o tratamento correr melhor.

Um texto interessante, mas com alguns senão porque não são regra geral:

1- Alimentar 3 vezes? E porque não só 2 ou porque não 4;

2- Há outras coisas melhores do que o bambú, como por exemplo um bom filtro;

3- 1cm de peixe por litro, depende do peixe e do aquario;

4- O ciclo inicia-se mesmo sem peixes, mas claro que com peixe torna-se mais rapido;

5- Meter outro tipo de aminais, depende do biotopo do aquario.

De resto nada a assinalar e com essas pequenas alterações, qualquer iniciante pode começar a montar o seu aquario, mas claro tendo em atenção, quanto a mim um dos factores mais importantes:

- Necessidades e compatibilidades das especies escolhidas para povoar o aquario

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um texto interessante, mas com alguns senão porque não são regra geral:

1- Alimentar 3 vezes? E porque não só 2 ou porque não 4;

2- Há outras coisas melhores do que o bambú, como por exemplo um bom filtro;

3- 1cm de peixe por litro, depende do peixe e do aquario;

4- O ciclo inicia-se mesmo sem peixes, mas claro que com peixe torna-se mais rapido;

5- Meter outro tipo de aminais, depende do biotopo do aquario.

De resto nada a assinalar e com essas pequenas alterações, qualquer iniciante pode começar a montar o seu aquario, mas claro tendo em atenção, quanto a mim um dos factores mais importantes:

- Necessidades e compatibilidades das especies escolhidas para povoar o aquario

 

obrigado desde ja pelo elogio ao meu texto

nao deixas de ter razao. eu no meu aqua tenho um lagostim.

 

Quanto à alimentaçao, tres vezes, segundo o que li é o mais adequado. mas ate podem ser 9 vezes. mas quantas mais vezes forem, menor tera de ser a quantidade de alimento oferecido. A referência que fiz ao bambú, foi como um complemento. é claro que nao se deve por de parte um bom filtro! Mas um bambu é essencial nas águas frias, porque têm propriedades filtrantes. deve ser usado obrigatoriamente em globos e jarras. De resto não tenho mais nada a comentar.

 

Obrigado por completares melhor o meu texto. Não devemos criticar por criticar. Devemos construir bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado desde ja pelo elogio ao meu texto

nao deixas de ter razao. eu no meu aqua tenho um lagostim.

Quanto à alimentaçao, tres vezes, segundo o que li é o mais adequado. mas ate podem ser 9 vezes. mas quantas mais vezes forem, menor tera de ser a quantidade de alimento oferecido. A referência que fiz ao bambú, foi como um complemento. é claro que nao se deve por de parte um bom filtro! Mas um bambu é essencial nas águas frias, porque têm propriedades filtrantes. deve ser usado obrigatoriamente em globos e jarras. De resto não tenho mais nada a comentar.

Obrigado por completares melhor o meu texto. Não devemos criticar por criticar. Devemos construir ;)

Quanto a alimentação, deve ser dada várias vezes ao dia (eu dou 3/4 vezes), mas claro em pouca quantidade.

Quanto aos globos e jarras, será que devemos referi-los como aquario? Uma vez que não proporcionam o minimo de condições aos peixes :(

Sem dúvida, as "criticas" devem ser sempre construtivas e não destrutivas ;)

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a alimentação, deve ser dada várias vezes ao dia (eu dou 3/4 vezes), mas claro em pouca quantidade.

Quanto aos globos e jarras, será que devemos referi-los como aquario? Uma vez que não proporcionam o minimo de condições aos peixes ;)

Sem dúvida, as "criticas" devem ser sempre construtivas e não destrutivas :(

 

 

eu tenho peixes em globo. comprei um de 7 litros para um peixe que comprei que ia sendo comido pelas percas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Vindo :P

 

Estáva já com um sono desgraçado, mas já acordei depois de ler este maravilhoso topico.

 

DSFish, Pede para apagar o topico, vai-te entupir de textos e topicos aqui do forum, e não só, e vais chegar a uma conclusão,

 

1ª- Ainda não estás apto a dar conselhos

Editado por Eric Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto eu axo que apesar de novo no fórum, já contribuiu com mais que tantos mais velhos e antigos por aqui.

 

Bem vindo ao fórum, e obrigado pela contribuição.

 

PS - Relativamente ao que já foi dito, o importante é saber aprender.

entremargens6hc1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A atitude é de louvar, mas convém não aconselhar generalizando os conselhos a todos os tipos de aquário.

As ideias gerais estão lá, mas convém explicares as razões e os porquês dos conselhos que dás.

 

É como aconselhar uma criança que deve passar a estrada na passadeira e não mencionar que tem de olhar para os dois lados antes de atravessar.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá DSFish! Benvindo ao fórum,aqui vais poder deixar a tua experiência em aquariofilia e também aprender com os inumeros posts que podem ser pesquisados.

Do teu texto tenho apenas uma coisa a apontar,quando falas das carpas para iniciar o ciclo por serem mais resistentes,e só depois meter peixes bonitos.Resta saber o que fazer depois às carpas,visto que a maioria dos aquários que as pessoas compram não têm litragem para albergar este tipo de peixes.Carpas para ciclar quanto a mim só num aqua gigante que seja para albergar vários destes peixes.E são uns peixes muito bonitos! :D

Um abraço e espero que continues interventivo! :morning:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ele está apto a dar conselhos. Todos estamos e todos não estamos.

 

:D

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem não tive paciencia mas aqui vai. Para evitar possiveis desgraças a alguém no futuro.

 

 

Quando vôce compra um aquario nao deve logo meter muitos muitos peixes

 

Não deves meter nenhuns. QUando Pintas um quarto não vais para lá dormir logo nessa noite ou vais?

 

alias, ha quem aconselhe ter o aqua a funcionar (com o filtro e tudo)

 

Eu aconselho a usar sempre o filtro mal acabes de o encher com água.

 

sem peixes durante uma semana
.

 

1 semana ou um dia, isto tudo conforme o ciclo do azoto, que duvido bastante que numa semana esteja pronto, a não ser que colonizes o filtro com alguma colonia de bacterias de outro filtro.

 

Depois deve meter poucos peixes e dos mais resistentes

 

Depois do quê da 1 semana? depois da primeira semana aguarda que o ciclo termine. e caso seja uma montagem nova vai colocando comida no aquario, SEM PEIXES, para as bacterias terem o que comer com a decomposição da comida.

 

e usar desde o inicio, plantas aquaticas.

 

Absolutamente de acordo

 

Aconselho-vos a apanhar ou comprar umas carpas para começar o ciclo do azoto
.

 

Vai lá pintar o quarto com uma tinta imaginaria que dure um mês a secar e dorme e vive lá todos os dias desse mês.

 

Alias, recomendo vivamene as carpas, porque sao mesmo os peixes do rio mais resistentes, e adaptam-se bem tanto a aguas quentes como a aguas frias, e aceitam uma grande margem de valores de pH.

 

Depois comem-se? ou voltam para o mesmo local? Deixa mas é os bichos da mão sossegados onde estão.

 

Deixe ficar o aqua assim durante pelo menos uma semana. Só apos este tempo e que pode pensar em meter peixes bonitos

 

Ele a dar-lhe e a burra a fugir

 

mas nao encha tudo de uma vez. Vá metendo poucos peixes de cada vez

 

depois do ciclo, Concordo

 

 

1cm de peixe por litro.

 

Posso meter o meu oscar de 23cm num aquario de 23 litros ?

 

Se quiser, pode meter outro tipo de bichos no aquario, como rãs, tritoes, caracois, lagostins (so apanhando no rio), camaroes etc.

 

Aconselho a estudares bem os animais que falas, e os que já tens no aquario pois as compatibilidades entre eles e necessidades de cada um são bem distintas. Não vás ainda ter alguma desilusão que com um pouco de leitura antecipada a poderias ter evitado.

 

Coisas que nao deve eskecer:

-Adubar as plantas

 

Concordo

 

Alimentar os peixes 3 vezes ao dias, em pekenas quantidades que eles possam consumir depressa. Se sobrar comida, retire-a, para evitar a poluiçao do aquario, e reduza a dose fornecida aos peixes.

 

Não é regra geral mas aplica-se

 

Colocar um bambu, pois os bambuns contribuem para a filtragem da agua!

 

Concordo

 

Mudar 1/3 (ou mais, dependendo do estado desta) da agua de 15 em quinze dias.

 

Fazer as famosas TPA's= Trocas Parciais de Água, consuante a necessidade do aquario, fazer os testes quimicos da água para saber ao certo quando as fazer. Pode ser de 3 em 3 dias, semana a semana, 15 em 15. Tudo conforme o aquario que tiveres e as especies que manteres. Afirmares que é de 15 em 15 estás a afirmar algo errado.

 

Ler a secçao doenças dos peixes, para saber quando eles estao doentes.

 

Concordo

 

Quando houver peixes doentes, nao os trate no proprio aquario (so se estiverem todos!). Trate-os num aquario hospital

 

Concordo

 

que pode ser uma metade de um garrafao de agua.

 

Conforme os peixes que estiverem doentes, afirmas isso, e algum dia tens alguem aí a perguntar se pode dobrar o seu Tubarão Bala ao meio pois não cabe no garrafão.

 

As vantagens do uso deste metodo sao a nao eliminaçao das bacterias essencias do aquario e a poupança de algum medicamento, pois este tem de ser aplicado ao litro de agua, e quanto menos litros de agua sao, menos medicamento gasta.

 

Concordo

 

Nunca se esqueça e de fazer mudanças diarias da agua, para o tratamento correr melhor.

 

Há muitos tratamentos que não se deve mudar água nenhuma todos os dias. O melhor mesmo é lerem a bula do medicamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá DSfish... e obrigado pelo tópico em questão.

 

No entanto concordo com o que o Eric disse...

 

A informação que aqui coloca é "senso comum" e em alguns casos errada, e o Eric mais uma vez conseguiu corrigir e disse quase tudo.

 

 

A metáfora que o Eric encontrou acerca do Quarto diz tudo.

 

Colocar os peixes num aquário completamente novo (leia-se com filtro também ele novo) e esperar APENAS 1 semana... considero muito pouco tempo.

 

A informação acerca de 1cm de peixe por litro de água é também ela falsa. Obviamente e como o Eric referiu e muito bem... um óscar de 23cm não pode estar num aquário de 23litros!

 

No meu 1º aquário de 160litros só tive o "boom" de nitratos ao final de 3semanas... é preciso ter cuidado com as informações que damos, porque podem estar pessoas que nunca tiveram um aquário a ler isto e a tomar como verdade absoluta o que nós escrevemos, sendo assim levados em erro.

 

Não é bom para a pessoa que está a começar, pode causar prejuízo, trabalho redrobado e alguma desmotivação, e não é bom nem para quem criou o tópico nem para o fórum em si, uma vez que ambos perdem credibilidade.

 

Não quero dizer com isto que deixe de colocar aqui tópicos de ajuda, informação a mais nunca fez mal a ninguém... Informação sim, mas sempre correcta...

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, e para além disto tudo, o forum já tem um manual de início de aquariofilia, feito pelo membro Nuno Antunes, que eu acho simples de entender e bastante bom.

é só ver isto

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Editado por Dário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

voces têm toda a razao

a informaçao que dei foi baseada em informaçoes que me deram em lojas e etc, e refere-se mais a peixes de aguas frias. e claro que nao se vai colocar um peixe de 23cm num aqua de 23 L. Essa informaçao que dei sobre 1cm de peixe por litro vi em livros da marca JBL, mas refere-se a peixes pequenos. quando tiver tempo corrijo o texto

thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá DSFish! Benvindo ao fórum,aqui vais poder deixar a tua experiência em aquariofilia e também aprender com os inumeros posts que podem ser pesquisados.

Do teu texto tenho apenas uma coisa a apontar,quando falas das carpas para iniciar o ciclo por serem mais resistentes,e só depois meter peixes bonitos.Resta saber o que fazer depois às carpas,visto que a maioria dos aquários que as pessoas compram não têm litragem para albergar este tipo de peixes.Carpas para ciclar quanto a mim só num aqua gigante que seja para albergar vários destes peixes.E são uns peixes muito bonitos! :D

Um abraço e espero que continues interventivo! ;)

 

 

refiro-me a carpas com menos de 7 cm que se apanham no rio. depois botas po rio outra vez ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) ;-) :D :shock:

 

 

I agree.

 

Parabéns pela iniciativa, contudo. Verás que aqui no fórum encontrarás informação muito mais precisa do que essa e que te poderá ajudar em futuros artigos, DSfish.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

I agree.

 

Parabéns pela iniciativa, contudo. Verás que aqui no fórum encontrarás informação muito mais precisa do que essa e que te poderá ajudar em futuros artigos, DSfish.

 

 

so tenho a dizer que sou um noob. este texto foi um texto que fiz noutro forum ha muito tempo (2 semanas), e ontem decidi partilhar um pouco do que sei. mas vou editar o texto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.