Aqua 180l A Ciclar


frelip

Recommended Posts

Boas,

 

Sou novo nestas andanças da aquariofilia, e raramente tenho participado pq a informação no forum é tanta, que com as pesquisas tenho sempre tirado todas as minhas dúvidas.

Muito embora, neste momento tenha uma dúvida...

 

Tenho um aqua de 180L a ciclar desde quinta feira.

Aproveitei um areao de rio q tinha para preencher o fundo do aqua.

Depois tenho substracto fertil da JBL com perto de 2 dedos de altura à frente e perto de 3 dedos atrás.

Depois tenho +/- um dedo de altura de pedrinhas pretas a forrar todo o fundo.

Num canto tenho um bocado de areia branca daquela usada para os pássaros.

 

Tenho uma rocha vulcanica, um tronco artificial que parece quase natural (nao quis q a agua ficasse amarelada) e umas pedras de xisto/basalto.

 

De plantas, tenho valisnérias das grandes e das pequenas, tenho elódeas, um anubia nana, e mais um par de outras q n sei o nome.

 

Filtragem Eheim 2215 com 1L de cerâmicas, esponja azul, 2L de substract pro, esponja branca (de cima para baixo).

 

O meu problema é q a água não está totalmente limpa.

Depois de ter mexido no inicio, ela tava turva do substracto fertil, o q após um par de horas estava melhor, mas nunca chegou a ficar limpa limpa... tem aquele aspecto esbranquiçado.

Pelo que já li, nao creio q sejam algas, pois a turvidão n é igual a algumas fotos q aqui vi de exemplo, em q a agua é verde e n se vê nada.

Aqui vê-se, mas eu comparo com o nevoeiro... quanto maior a distância, menos a visibilidade.

 

Inicialmente n usei a esponja de crvão activado, pq sempre ouvi dizer n se devia usar.. bla bla bla, so em casos extremos bla bla bla...

hoje, ao fim de 4 dias, pus a esponja de carvão... a ver se melhora.

 

Será esta neblina normal no periodo inicial do ciclo ?

Faço agluma coisa ? ... ja li por aí, q é excusado usar quimicos, q é so gastar dinheiro e fica na mesma.

Quando a água tá assim, falam em fazer TPA's... mas pode-se fazer TPA's quando se está a ciclar ?

 

Resumindo ... devo dar importância a esta neblina ?

É normal, e ela desaparece dentro de dias ? ou n deveria sequer ter aparecido ?

Deixo ficar a esponja de carvão ? ou tiro ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então é assim:

 

Quando montas o aquário é normal ficar uma poeira enorme e a água turva, mas passado algum tempo vai ao sítio.

 

Agora de facto no teu caso já passou algum tempo a mais... pelo que pode ser mais qualquer coisa?

 

Como está o caudal de água do filtro? Tens bastante agitação? Não convêm que esteja a água muito parada...

 

Podes fazer TPA's no ciclo do aquário, até convêm porque como as plantas não vão conseguir absorver toda a matéria orgânica, esta vai para a coluna de água e depois podes vir a ter problemas de algas.

 

Vai fazendo tpas pequeninas... 10%, 20% todos os dias que em principio deve ir ao sítio.

 

E claro, qualquer dúvida posta aqui que a malta tenta ajudar ::D:

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Depois de fazeres os TPAs e se a coisa não ir ao sitio então pode ser que tenhas algo que pode ter esse efeito na água.

Essa areia branca que tens no aqua achas que é seguro utilizar no aqua, é só uma observação.

Boa sorte com o teu aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olha tenho um aqua de 80 lt. que me aconteçeu precisamente o mesmo.

Com a agua turva parecia nevoeiro mas a unica coisa que fiz foi esperar, e depois passado para aí 2 semanas meter uma meia de vidro das mulheres nova com carvão activado durante 3 ou 4 dias.

Comecei a notar melhoras após o carvão.

Depois retirei o carvão adicionando sempre as bacterias a agua.

Assim cada dia que ia passando ia notando sempre melhoras até que ficou completamente cristalina.

(Vai sempre acrescentando bacterias.)

Por isso pelo que aconteceu comigo, acho que é mesmo ires tendo paciencia e ires esperando que de certeza ela vai acabar por limpar.

 

Cumprimentos

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não faças absolutamente nada, esse aspecto leitoso de que falas é perfeitamente normal, ao fim de 2 a 3 dias desaparece.

Até vais ficar espantado quando passar.

 

cumps.

 

ontem já tinha 4 dias com água, e ela continuava esbranquiçada...

daí ter posto a esponja de carvão activado.

 

desaparece ao fi mde 2/3 dias do aqua montado, ou desaparece ao fim de 2/3 dias com o carvão ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então é assim:

 

Quando montas o aquário é normal ficar uma poeira enorme e a água turva, mas passado algum tempo vai ao sítio.

 

Agora de facto no teu caso já passou algum tempo a mais... pelo que pode ser mais qualquer coisa?

 

Como está o caudal de água do filtro? Tens bastante agitação? Não convêm que esteja a água muito parada...

 

Podes fazer TPA's no ciclo do aquário, até convêm porque como as plantas não vão conseguir absorver toda a matéria orgânica, esta vai para a coluna de água e depois podes vir a ter problemas de algas.

 

Vai fazendo tpas pequeninas... 10%, 20% todos os dias que em principio deve ir ao sítio.

 

E claro, qualquer dúvida posta aqui que a malta tenta ajudar :(

 

Esta areia branca, ja foi reperida por vários membros como sendo boa para usar nos aquas, não provocando qualquer alteração na água.

Até já vi por aí um membro com um aqua de 400L com discus, em q o fundo era precisamente e somente esta areia branca.

Penso que não cause isso á agua ... além de q só tenho um poukito num canto.

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que é q dizem de eu ter acrescentado a esponja de carvão ?

devia ter esperado mais tempo ? ou devia mm ter posto era logo de inicio ?

e agora... quanto tempo q deixo ficar ? Quando introduzir o primeiro peixe para ajudar no cilco, devo ainda ter o carvão ? ou deve ser retirado X dias antes a introdução de peixes ?

 

[]

Editado por frelip

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que é q dizem de eu ter acrescentado a esponja de carvão ?

devia ter esperado mais tempo ? ou devia mm ter posto era logo de inicio ?

e agora... quanto tempo q deixo ficar ? Quando introduzir o primeiro peixe para ajudar no cilco, devo ainda ter o carvão ? ou deve ser retirado X dias antes a introdução de peixes ?

 

[]

 

Boas,

 

Creio que o problema do carvão é retirar à água nutrientes necessários, nomeadamente, às plantas. Assim sendo, e no limite, quem poderá ser prejudicado são estas e não os peixes. No entanto, membros mais experientes dirão de sua justiça :(

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens só um dedo de areão, é pouco.

 

Mas e veres se há substrato fértil a vir ao de cima. Se calhar é disso.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ontem já tinha 4 dias com água, e ela continuava esbranquiçada...

daí ter posto a esponja de carvão activado.

 

desaparece ao fi mde 2/3 dias do aqua montado, ou desaparece ao fim de 2/3 dias com o carvão ?

 

 

Boas

eu quando falei em 2 a 3 dias é apartir da altura em que fica branca.

 

No meu caso quando montei o aqua demorou mais ou menos 2 dias a acentar a poeira depois ficou a agua branca ao fim de 2 a 3 dias ficou cristalina e por fim demorou alguns dias a estabilizar o ph que inicialmente estava alto. Resumindo só ao fim de mais ou menos 10 a 15 dias é estava tudo pronto para levar o 1º habitante.

 

Quanto á tua pergunta acerca do carvão eu nunca usei durante o ciclo inicial, só após algum tratamente em que fosse necessário a utilização de medicamentos. Aliás na minha opinião o carvão só deve ser utilizado nesta situação, após algum tratamento, mas esta é só a minha opinião.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavaste a areia antes de a pores no aquário. é normal ficar essa neblina como tu lhe chamas, isso com o tempo passa, nem necessitavas de por o carvão. Daqui a uns dias já podes por umas coridoras para ajudar no ciclo, quanto ao carvão, não vejo necessidade de o usares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens só um dedo de areão, é pouco.

 

Mas e veres se há substrato fértil a vir ao de cima. Se calhar é disso.

 

No total, tudo, tem uns 3 dedos de altura...

A ultima camada é uma pedra preta muito pequenina. Dado que é tao pequenina não creio q deixe passar o q quer q seja.

Não vejo substracto a vir ao cimo nem a passear, nem a agua esta amarelada/acastanhada... isso so esteve ao inicio dp de ter andado a mexer.

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavaste a areia antes de a pores no aquário. é normal ficar essa neblina como tu lhe chamas, isso com o tempo passa, nem necessitavas de por o carvão. Daqui a uns dias já podes por umas coridoras para ajudar no ciclo, quanto ao carvão, não vejo necessidade de o usares.

 

Tudo foi lavado, excepto a areia branca... ela é tao pouca, e pareceu-me tão inocua ... !!!

 

Será que vale a pena abrir o filtro e ver se as esponjas estão sujas ? pode acontecer terem ficado sujas logo ao inicio, por ter tirado mais porcarias da água ?

As cerãmicas e o substracto só devem ser lavadas com agua do aqua, e sem ser uma grande lavagem.

E as esponjas (quer as azuis quer as brancas)? devem ser bem lavadas com agua da torneira até ficarem limpinhas ? ou tb com água do aqua ?

 

E lá para o fds introduzo um par de coridoras para ajudar no ciclo... independetemente dos parametros da água ?

comprei uns testes da JBL 5 em 1 em tiras... mas aquilo é uma treta, os resultados não são nada precisos !

 

E adicionar comida na agua ? começo já a fazê-lo ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D people...

alguém me esclarece as minhas dúvidas do post anterior ??? pleeeeaaassseee

 

 

Agora parece-me que até o musgo de java tá a morrer... será possivel umas coisas coisas q dizem ser a mais resistente e menos exigente, estar a morrer... ?

Está com uma cor acastanhada, e com umas coisinhas brancas em cima q parecem algodão (será algas?)...

E nas valisnérias tb me parece q tao a ficar com algas... parece q as folhas têm pelinhos pequenos.

 

Não estará na altra de meter alguem que me coma estas algas?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavaste o areão todo que utilizaste inclusivé o branco que tinhas ?

Pode ser como não.

Todos so componentes que estão no interior do filtro devem ser sempre lavados com a água retirada do aquário, se não matas as bactérias que precisas para ciclar.

Ainda agora comecaste a ciclar e já tens as plantas a sofrerem baixas? È melhor se calhar na minha opiniâo verificares os parâmetros da água e vê se as plantas poderão ter faltas de algum nutriente ou não

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavaste o areão todo que utilizaste inclusivé o branco que tinhas ?

Pode ser como não.

Todos so componentes que estão no interior do filtro devem ser sempre lavados com a água retirada do aquário, se não matas as bactérias que precisas para ciclar.

Ainda agora comecaste a ciclar e já tens as plantas a sofrerem baixas? È melhor se calhar na minha opiniâo verificares os parâmetros da água e vê se as plantas poderão ter faltas de algum nutriente ou não

boa sorte

 

Eu sei q as cerãmicas e o substract pro devem ser lavados com a agua do aquario... mas e as esponjas também ? n devem ser lavadas com água nova para ficarem mesmo lavadas ? Afinal as bacterias isntalam-se é nas cerâmicas e no substract pro... ou nao ?

 

Baixas nas plantas propriamente ditas... nao !

Noto na generalindade das plantas uma espécie de sujidade nas folas... parecem uns pelinhos... penso q possam ser algumas algas...

O musgo de java é q depois de ter estado uma semana num recipiente com água (axo q n lhe fez mal), e de o ter separado dum tronco de madeira para o por sobre uma rocha vulcânica, e agora que entrou no aquário... é q n me parece de perfeita saúde... se calhar não gostou de ter sido "descolado" da madeira para ir pra rocha.

 

Os parametros da água, tenho visto com umas tiras da jbl 5 em 1 ... n sao grande coisa para leitura, mas nenhum valor me parece anormal.

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo que li, colocas-te um dedo de areão sobre o substrato da JBL?

Estou a perguntar pq isso pode ser pouco, pois como esse substrato tem muito humus e argila misturado pode se o causador da turvação da água.

Só para teres uma ideia, já chegei a colocar akadama (que é uma argila) para dentro de um aquario cheio de água, obviamente por uma necessidade desesperada, e andei mais de uma semana para a agua apresentar alguma diminuição de turvação!

 

Na minha opinião o melhor para remover a turvação é colocares uma boa camada de lã de vidro na zona inicial do filtro.

 

Já agora essa areia para os pássaros não é calcária!

 

 

Cumps,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo que li, colocas-te um dedo de areão sobre o substrato da JBL?

Estou a perguntar pq isso pode ser pouco, pois como esse substrato tem muito humus e argila misturado pode se o causador da turvação da água.

Só para teres uma ideia, já chegei a colocar akadama (que é uma argila) para dentro de um aquario cheio de água, obviamente por uma necessidade desesperada, e andei mais de uma semana para a agua apresentar alguma diminuição de turvação!

 

Na minha opinião o melhor para remover a turvação é colocares uma boa camada de lã de vidro na zona inicial do filtro.

 

Já agora essa areia para os pássaros não é calcária!

Cumps,

José

 

Neste momento a água ja se apesenta muito menos turva... eu diria q quase boa.

 

Neste momento tenho dúvidas é quando devo inserir uma ou duas coridoras

ou quando devo inserir comida para alimentar as bactérias

ou se deverei meter algum habitante que coma algas, visto me parecer q estao a aparecer nas plantas... parecem uns pelozinhos nas plantas...

 

A areia branca não é calcária... não tem qualquer tipo de restos de material calcário.

Até já vi em embalagens á venda para aquários tropicais.

Editado por frelip

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.