Ampularias


Ricky_stb

Recommended Posts

tenho no aquario quatro caracois (eu conheço como ampolarias), como sou um pouco novo nisto nao sei bem como se chamam, mas a minha questão e outra.

este tipo de caracol reproduz-se ou tem alguma epoco especifica para o efeito?

alguem consegue dar uma opiniao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricky! A ampulária que tens no teu aqua é provável que seja uma Pomacea Bridgesi. Estes animais respiram por pulmões,têm de vir regularmente à superficie abastecerem-se de ar.Para conseguires a reprodução precisas de um macho e de uma fêmea,pois não são hermafroditas como muitos caracois,e desconheço haver uma época especifica,é necessário é algo onde a fêmea coloque os ovos,tipo um rebordo no aquário,também costumam colar os cachos de ovos às tampas de aquário.A água precisa de algum cálcio para a concha não enfraquecer,e na sua alimentação deve conter legumes meio cozidos. Bem tratados estes caracois podem atingir o tamanho de uma bola de ping-pong. :)

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricky! A ampulária que tens no teu aqua é provável que seja uma Pomacea Bridgesi. Estes animais respiram por pulmões,têm de vir regularmente à superficie abastecerem-se de ar.Para conseguires a reprodução precisas de um macho e de uma fêmea,pois não são hermafroditas como muitos caracois,e desconheço haver uma época especifica,é necessário é algo onde a fêmea coloque os ovos,tipo um rebordo no aquário,também costumam colar os cachos de ovos às tampas de aquário.A água precisa de algum cálcio para a concha não enfraquecer,e na sua alimentação deve conter legumes meio cozidos. Bem tratados estes caracois podem atingir o tamanho de uma bola de ping-pong. :)

 

ja reparei que eles veem constantemente a superficie respirar.

k tipo de legumes devo dar a estes caracois e k no aquario tenho alguns escalares nao havera problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja reparei que eles veem constantemente a superficie respirar.

k tipo de legumes devo dar a estes caracois e k no aquario tenho alguns escalares nao havera problema

Eu dou 2x semana cenoura ou espinafre,nabo,etc. O que houver à mão. E não deve de haver problema com os Escalares.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e ja conseguis te alguma vez fazer a reproduçao desta especie?

Sim,cachos ampulária é o prato do dia,agarrados em tudo quanto é sitio.Andam uma temporada a pôr ovos,depois param.Tenho dezenas de miniaturas Douradas a vaguear pelo aqua,e agora o Toyota enviou-me das Marfim também.

 

Quando põem os ovos no rebordo do aqua,de modo a que os ovos caiam no aqua,eu deixo-os ficar.Mas também costumam pôr agarrados ao tubo do filtro quase fora do aqua,e ai retiro os ovos(passado algum tempo os ovos ficam rijos),e meto-os numa 'criadeira' que é um tapperware raso de água, com uma rede onde ficam os ovos.Depois ponho um cubo de acrilico furado a tapar o tapperware,de modo a criar humidade e para proteger os ovos de correntes de ar.Os ovos também têm de levar com alguma luz. Quando as ampulárias nascem caiem para a água,depois transfiro-as para o aqua.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explica-me isso sff é que tenho alguns ovos e parecem estar a secar ou algo assim e parece que tem alguns pontos brancos mas tipo parece que já não tem nada lá dentro tem alguns "vazios" se é que me entendes.Estou com receio que não nasçam as ampulárias ;) ou que mal nasçam as comam ou algo assim ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explica-me isso sff é que tenho alguns ovos e parecem estar a secar ou algo assim e parece que tem alguns pontos brancos mas tipo parece que já não tem nada lá dentro tem alguns "vazios" se é que me entendes.Estou com receio que não nasçam as ampulárias ;) ou que mal nasçam as comam ou algo assim ;)

Mas os ovos estão dentro do perimetro do aqua,ou seja de modo a que as ampulárias caiam na água? E quais os habitantes do mesmo?

 

Podes sempre retirá-los e fazer assim: Arranjas um tapperware e metes uma rede de plastico larga,colada com fita-cola ao tapperware.Metes os ovos na rede que ao nascerem caiem na água que está no fundo do recipiente. Os ovos precisam de muita humidade,calor e luz solar indirecta se possivel.Arranjas uma caixa da Vodafone,metes o tapperware dentro e tapas a caixa,fazendo uns furos pequenos na tampa de acrilico.Depois mete a caixa num sitio quente,de modo a receber luz também.Podes humedecê-los com um pincel pequeno, com água tépida todos os dias.

 

Contudo se os ovos estão dentro do aqua,é o melhor sitio para eclodirem,têm luz e humidade,se tiveres tampa no aqua ainda melhor.É natural não eclodirem todos os ovos do cacho,alguns secam.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

th_68129_Picture_074_122_618lo.jpg

 

Sim está no perímetro do aquário.Não sei é se ficam humidos.Os peixes que tenho são guppies,espadas,um telescópio,um pleco alguns red cherry e mollis.Mas parece que alguns ovos estão a ficar brancos e outros ovos vazios,de que será ?

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

th_68129_Picture_074_122_618lo.jpg

 

Sim está no perímetro do aquário.Não sei é se ficam humidos.Os peixes que tenho são guppies,espadas,um telescópio,um pleco alguns red cherry e mollis.Mas parece que alguns ovos estão a ficar brancos e outros ovos vazios,de que será ?

Abraços

os brancos nao eclodem os que estao vazios ja nasceram ja devem andar pelo aqua

 

ve a foto em baixo o caixo que esta do lado esquerdo so sairam prai metade no do meio sairam todos , no do lado direito ainda e novo como o teu pai natal

 

HPIM0021.jpg

Editado por toyota

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais