Dissolução De Fertilizantes Em Pó (macros)


Godlike

Recommended Posts

Boas pessoal, é assim eu tenho um aquario com 300LT reais e os fertilizantes liquidos da HA sao muito disolvidos para esta litragem, sendo assim tenho que comprar em pó e fazer a mistura em casa com agua destilada e os fertilizantes em pó..

 

A minha questão é a seguinte até que concentração consigo obter??? Visto existir alguns parametros que influenciam a sua mistura tais como a temperatura etc!!

 

Será que consigo ter a concentração de 1ml= 5ppm de potassio para 300LT ou será uma concentração excessiva...

 

Se possivel comentem pois preciso de saber até onde consigo ir na concentração...

 

A mesma pergunta aplica-se tambem a concentração de nitratos e fosfátos..

 

Eu já estive a estudar as calculadoras de fertilização e tambem já tenho acesso a 1 balança de precisão, só me falta saber até onde posso ir com a concentração de cada fertilizante..

 

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, é assim eu tenho um aquario com 300LT reais e os fertilizantes liquidos da HA sao muito disolvidos para esta litragem, sendo assim tenho que comprar em pó e fazer a mistura em casa com agua destilada e os fertilizantes em pó..

 

A minha questão é a seguinte até que concentração consigo obter??? Visto existir alguns parametros que influenciam a sua mistura tais como a temperatura etc!!

 

Será que consigo ter a concentração de 1ml= 5ppm de potassio para 300LT ou será uma concentração excessiva...

 

Se possivel comentem pois preciso de saber até onde consigo ir na concentração...

 

A mesma pergunta aplica-se tambem a concentração de nitratos e fosfátos..

 

Eu já estive a estudar as calculadoras de fertilização e tambem já tenho acesso a 1 balança de precisão, só me falta saber até onde posso ir com a concentração de cada fertilizante..

 

CUMPS

 

Normalmente, para aquas do tamanho do teu (e acima dos 200 l) faz-se nitratos e potássio a 0,5 e fosfatos a 0,1.

 

No entanto, quando fiz o fertilizante para o ruben, notei que fazer mais de 0,3 ou 0,4 é complicado.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mudado para o Sub-Fórum correcto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente, para aquas do tamanho do teu (e acima dos 200 l) faz-se nitratos e potássio a 0,5 e fosfatos a 0,1.

 

No entanto, quando fiz o fertilizante para o ruben, notei que fazer mais de 0,3 ou 0,4 é complicado.

 

entao?? tava dificil de disolver os pós!!!

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao?? tava dificil de disolver os pós!!!

 

CUMPS

 

 

Não percebi se era pergunta ou afirmação.

 

Eram as duas coisas... Sim era impossivel de dissolver os pós.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pessoal dos plantados... preciso de ajuda.... pois mandei vir fertilizantes em pó da HA e nao sei até que concentração consigo obter sem ficar com uma solução saturada...

 

CUMPS

 

 

ALO!!! :D alguem me ajuda!!!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa calculadora dá os valores teoricos possiveis, por vezes na realidade tem de se trabalhar um bocado grande abaixo, o exemplo mais flagrante é o nitrato de potássio, em que nessa calculadora a abordagem é muito simplista.

 

quanto ao ser diluido ou não, se tens os pós...é uma questão de mais ou menos agua...não é assim tão relevante.

 

quanto ao 1ml = 5ppm para 300l de potássio...acho que vais ter de te ficar provavelmente perto dos 0.5ppm por ml...

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa calculadora dá os valores teoricos possiveis, por vezes na realidade tem de se trabalhar um bocado grande abaixo, o exemplo mais flagrante é o nitrato de potássio, em que nessa calculadora a abordagem é muito simplista.

 

quanto ao ser diluido ou não, se tens os pós...é uma questão de mais ou menos agua...não é assim tão relevante.

 

quanto ao 1ml = 5ppm para 300l de potássio...acho que vais ter de te ficar provavelmente perto dos 0.5ppm por ml...

 

Obrigado, pela ajuda mas possivelmente as duvidas que ainda tenho sao pouco relevantes... acho que tenho é medo de comprometer as 3 soluções de N P K.. mas pelo que tenho lido a de Nk é a que temos de ter mais atenção...

 

Vou tentar jogar por baixo, caso corra bem na proxima mistura irei aumentar a dose de forma a tentar baixar o nºde ML para chegar aos valores pretendidos... heheheh o meu aqua vai ter de se contentar com bisnagadas da seringa cheia de K à patada para chegar aos valores de 15 ppm.. pois 0,5x30ml= 15ppm diários... a sorte é que arranjei seringas de vários tamanhos... desde 5ml até 100ml...

 

eheheh

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Eu li o tópico muito na diagonal, por isso não sei se já aqui foi dito ou não...

 

Não usem fertilizantes cuja concentração esteja perto do limite de solubilidade!!!

 

Primeiro de tudo, torna-se muito mais difícil de dissolver os sais...

 

Segundo, basta haver um decréscimo de temperatura para precipitar parte do sal dentro do frasco...

 

Terceiro, e mais importante para mim, quanto mais concentrado um fertilizante, menos volume se vai usar.

Isto significa que quanto menor o volume, maior o erro cometido. Imaginem que vocês, com as vossas pipetas medem sempre 0,1 ml a mais. Onde é que acham que, em percentagem, o erro vai ser maior? Com volumes pequenos, ou com volumes grandes?

 

Se tiverem um fertilizante que seja 3 vezes mais concentrado que outro, obviamente que para o mesmo incremento de nutrientes, vão utilizar 3 vezes menos volume... mas o erro vai ser maior. Por exemplo:

 

Mais vale dosear 30 ml de um fertilizante que aumente 30 ppm de qualquer coisa num aquário, do que somente 10 ml que aumentem esses mesmos 30 ppm.

 

A quantidade aumentada/gasta é a mesma!!! Só que uma está mais diluída... e diluída em quê? Água!!! Se fosse um solvente caro, ou difícil de conseguir, até se compreendia, mas neste caso não.

 

Por isso, o meu conselho, enquanto aquariofilo e estudante de química, é que utilizem soluções mais diluídas. A quantidade de sal que usam é a mesma... mas erram menos, e vão ganhar bastante com isso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Eu li o tópico muito na diagonal, por isso não sei se já aqui foi dito ou não...

 

Não usem fertilizantes cuja concentração esteja perto do limite de solubilidade!!!

 

Primeiro de tudo, torna-se muito mais difícil de dissolver os sais...

 

Segundo, basta haver um decréscimo de temperatura para precipitar parte do sal dentro do frasco...

 

Terceiro, e mais importante para mim, quanto mais concentrado um fertilizante, menos volume se vai usar.

Isto significa que quanto menor o volume, maior o erro cometido. Imaginem que vocês, com as vossas pipetas medem sempre 0,1 ml a mais. Onde é que acham que, em percentagem, o erro vai ser maior? Com volumes pequenos, ou com volumes grandes?

 

Se tiverem um fertilizante que seja 3 vezes mais concentrado que outro, obviamente que para o mesmo incremento de nutrientes, vão utilizar 3 vezes menos volume... mas o erro vai ser maior. Por exemplo:

 

Mais vale dosear 30 ml de um fertilizante que aumente 30 ppm de qualquer coisa num aquário, do que somente 10 ml que aumentem esses mesmos 30 ppm.

 

A quantidade aumentada/gasta é a mesma!!! Só que uma está mais diluída... e diluída em quê? Água!!! Se fosse um solvente caro, ou difícil de conseguir, até se compreendia, mas neste caso não.

 

Por isso, o meu conselho, enquanto aquariofilo e estudante de química, é que utilizem soluções mais diluídas. A quantidade de sal que usam é a mesma... mas erram menos, e vão ganhar bastante com isso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

ok, percebo onde queres chegar... já agora eu estou a pensar em comprar 1 garrafão de agua destilada, mas tb tenho acesso a àgua de osmose... qual será a melhor opcção??

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Depende da água destilada... muita dela é destilada com auxílio de resistências feitas de cobre. O que poderá invalidar a sua utilização em aquários com animais/plantas que sejam muito susceptíveis À sua presença dentro de água (invertebrados, por exemplo).

 

Por isso, no caso de usares concentrações mais baixas (lá está, o bom de usar concentrações mais baixas), consoante o sal a dissolver, até podes usar água da torneira. Mas sim, o melhor será usares água de osmose ou bi-destilada, com a confirmação que tem níveis muito baixos de Cobre, por exemplo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Depende da água destilada... muita dela é destilada com auxílio de resistências feitas de cobre. O que poderá invalidar a sua utilização em aquários com animais/plantas que sejam muito susceptíveis À sua presença dentro de água (invertebrados, por exemplo).

 

Tás-me sempre a tramar banana rock queres dizer que a vulgar água destilada comprada nas superficies não é aconselhável? os niveis de cobre serão assim tão altos?

 

No meu caso, como a água da torneira tem grandes concentrações de sais, deverei ter isso em consideração ou é irrelevante?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais vale aguinha do luso :(

 

em resposta á mp

 

Olhando para as concentrações da Horizonte Aquatico, diria que não são assim tão más. Não são elevadas o suficiente para existir precipitação e são mais elevadas do que outros fertilizantes de outras marcas... e visto que eles vendem online...o custo da agua reflecte-se no transporte.

 

Mas uma vez que compraste em pó, estou como o Fortunato, mais vale fazer diluido do que concentrado de mais... claro que há limites, se tiveres que meter 1 litro de fertilizantes muito diluidos dentro do aquario, acho que estamos no outro extremo.

 

zlatan9, sim, desde que se tomem atenção ás quantidades de agua adicionadas para saber a concentração final.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Tás-me sempre a tramar icon_confused.gif queres dizer que a vulgar água destilada comprada nas superficies não é aconselhável? os niveis de cobre serão assim tão altos?

Isto é mais uma chamada de atenção Zé...

 

Não quer dizer que todas as águas destiladas que se vendam sejam azuladas :( (Cu2+ em grandes concentrações produzem cores azuladas).

 

Se possível, convém sempre saber as concentrações, de cobre, por exemplo das águas destiladas que utilizamos.

 

Daí a questão fulcral... mais vale usar uma água mais corriqueira (entenda-se, da torneira, luso, osmose) e fazer soluções mais diluídas, do que propriamente usar água destilada e fazer soluções mais concentradas.

 

No meu caso, como a água da torneira tem grandes concentrações de sais, deverei ter isso em consideração ou é irrelevante?

No caso de um fertilizante de Fosfatos, poderás estar a perder PO4 por precipitação com o Cálcio e Magnésio presentes na água. Lembras-te de eu te dar na cabeça para não misturares o fertilizante de micros com o de Fosfato? É exactamente a mesma coisa. Se bem que na água do aquário, o Fosfato de Cálcio/Magnésio poderia novamente dissolver-se, mas como é óbvio, é uma coisa que queremos evitar.

 

Por isso, na minha opinião é que devas usar uma água mais mole que a da tua torneira (lidl, luso, etc...). Se tiveres a possibilidade de saber a concentração de Cobre na água destilada que compras, melhor.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação à àgua destilada eu ia tentar comprar num hipermercado, sendo assim vou tentar dar um olho no rótulo para ver a concentração de sais... caso nao consiga ter certezas então recorro a àgua de osmose..

 

Em relação às concentrações, o cloreto de potássio (KCL.. resumindo em K que admistramos no aqua como fertilizante) é o unico que gostava de tentar aumentar as concentrações visto que vou admistrar cerca de 10 a 15 PPM diários... logo fazendo contas para 1 aquario de 300LT são muitos (ml) como por ex nos fertilizantes já preparados da HA em que para obter 15ppm no aqua tenho de inserir 50ml... logo 1 garrafa de 1L de potássio irá durar cerca de 20 dias.. o que sai muito dispendioso...

 

Então irei fazer o seguinte, vou tentar fazer a solução de KCL para 0.5ppm/ml o que me irá dar cerca de 30ml diários quase metade do que iria usar com os já preparados na HA

 

Acham que mais que isto mesmo em agua destilada pode comprometer a solução??

 

Também li que aquecer o liquido a diluir facilita a diluição do componente KCL em pó.. será correcto fazer isso?

 

pelos meus cálculos irei usar os seguintes componentes:

 

Agua Destilada: 1000ml

KCL em pó: 290g.

 

Resultado: 0.5065 ppm/ml

 

Desculpa se eu estiver a ser chato... só que o aqua que montei até agora tem corrido 5* logo não quero dar buraco na fertilização... em breve tambem irei por fotos..

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Também li que aquecer o liquido a diluir facilita a diluição do componente KCL em pó.. será correcto fazer isso?

Certo... e errado.

 

É certo que um aumento de temperatura facilita/promove a dissolução desse sal em água.

 

Mas o que é que acontece de mal? Se quisermos dissolver mais KCl que o permitido pela solubilidade, ao aquecermos a temperatura, vamos conseguir dissolver. Mas após o arrefecimento da solução, parte do KCl dissolvido voltaria a precipitar ficando na forma sólida no fundo do frasco, alterando assim a concentração da solução.

 

Para soluções longe da solubilidade, é possível fazer isso para facilitar/acelerar a dissolução.

 

Mas atenção, isto a ser feito, tem que se verter a solução final para um recipiente graduado. Porque durante o aquecimento, mesmo não chegando à fervura, há sempre solvente que evapora. Ou seja, se começarmos a dissolver 290 gramas em 1000 ml de água, no final ficariamos com as mesmas 290 gramas de KCl, mas dissolvidas, sei lá, em 950 ml de água. Logo, a concentração já não seria a mesma que pretendíamos.

Teriamos depois que verter esses 950 ml para um recipiente graduado, e perfazer o seu volume até aos 1000 ml com água, para obtermos a concentração por nós pretendida.

 

Dissolver 290 gramas de KCl em 1000 ml, em princípio não causará problema. Mas atenção!! A solubilidade deste sal puro, é de cerca de 340 gramas por litro de água pura. Como duvido que encontres KCl ultra puro à venda, além de ser muito mais caro, não te posso garantir que consigas dissolver as 290 gramas de KCl em 1 litro de água... seja qual ela fôr :(

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta...

 

Vou tentar então fazer a mistura como referi, caso a solução fique saturada como vou usar garrafas de 1,5LT acrescento mais um pouco de àgua (tb de osmose).

 

Já agora luis desculpa a maçada mas em relação aos KNO3 e KH2PO4 sabes qual é a solubilidade maxima destes 2 componentes cada 1 disolvido em 1LT.. para eu puder fazer 1 apontamento para mim..

 

Mais uma vez desculpa a maçada, mas isto de aprender quimica com os aquarios não é tão aborrecido como na escola :wink: :-D

 

 

Cumprimentos

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Claro...

 

Do KNO3 é cerca de 300 gramas por litro.

Do KH2PO4 é de 220 gramas por litro.

 

Mas atenção, isto é com compostos ultra-puros e água destilada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Nada que um 'fórmula química' + solubility ou 'fórmula química' + MSDS no Google não resolvam... :wink:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Claro...

 

Do KNO3 é cerca de 300 gramas por litro.

Do KH2PO4 é de 220 gramas por litro.

 

Mas atenção, isto é com compostos ultra-puros e água destilada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Nada que um 'fórmula química' + solubility ou 'fórmula química' + MSDS no Google não resolvam... :wink:

 

Obrigado, eu sei que uma pesquisa na net resolve muitas questão e peço desculpa pela maçada... mas tipo como não sou muito entendido na matéria podia muito bem ficar induzido em erro com uma mera pesquisa... ou mesmo assim ia acabar por perguntar aqui no fórum pois podia ficar com certas duvidas na mesma...

 

Os meus agradecimentos a todos!!

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção que nao queres dissolver os 290g de kcl em 1litro de agua... tu queres ter 290g de kcl + agua suficiente para no fim ficares com 1l da solução... que é diferente de juntar 1l de agua a 290g de kcl biggrin

 

quanto ao KNO3, tem uma grande variação com a temperatura...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção que nao queres dissolver os 290g de kcl em 1litro de agua... tu queres ter 290g de kcl + agua suficiente para no fim ficares com 1l da solução... que é diferente de juntar 1l de agua a 290g de kcl biggrin

 

Epá agora é que me deixaste baralhado...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

volume de 1L de agua +290g de KCL é diferente de 1l de solução de kcl com 290g/l . é mais uma razao para nao se trabalhar com soluções proximas da saturação.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais