Dissolução De Fertilizantes Em Pó (macros)


Godlike

Recommended Posts

volume de 1L de agua +290g de KCL é diferente de 1l de solução de kcl com 290g/l .

 

a diferença é o quê, uns muito pouco por cento? Então tanto faz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no kcl não é muito importante...faz as contas para o KNO3 e vais ver que nao é bem uns poucos por cento.

 

no entanto, experimenta numa garrafa de litro fazer isso e vais ver que mesmo para o KCL é diferente...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

Como é óbvio, eu não dei uma solubilidade para um valor de temperatura qualquer.

As solubilidades que eu apresento é para uma temperatura de 15º C, e para sólidos puros e água destilada. Acho que já o tinha referido que quanto maior a temperatura, geralmente, maior a solubilidade.

 

Sem contar que os produtos de solubilidade variam facilmente com a presença ou ausência de outros iões em solução. E nesse caso já estamos a entrar em purezas, tanto de soluto como de solvente... mas não falemos nisso, que só vai complicar ainda mais.

 

Eu dei o exemplo do que as pessoas, regra geral, fazem. Que é aquecer as soluções e não perfazer os volumes. Nós em química para fazer bons electrólitos de KNO3 também os aquecemos... mas obviamente que é feita depois a aferição da solução.

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...