A Pensar Na Rafaela... 180lts


paulosaints

Recommended Posts

Olá! Esta vai a minha 2ª montagem. Se na primeira, à 1 ano e meio atrás, foi a descoberta, a aventura e a experiências, neste já espero ter atingido alguma maturidade e capacidade que me permita desfrutar dum belo aquário.

 

O objectivo principal com esta montagem será a de ter pouco trabalho com ele no futuro. Plantas resistentes, estimulação minima para o seu crescimento e espaço e esconderijos para os peixes.

 

Tudo isto foi planeado, projectado e montado sempre com a Rafaela no pensamento.

 

Paulo.

Aquário: 1,00 x 0,40 x 0,50 - 180L de água.

 

Filtro: Eheim 2217 só com esponjas.

 

Temp: 200W

 

Iluminação: 2 x 36W PLL 6500K + 1 x 30W 5400K = 102w

 

Manutenção de plantas com CO2 de garrafa + Eheim reactor

 

Substracto: 20L akadama com JBL Florapol como fertilizante.

 

Vou usar estes 2 troncos. O da esquerda irá ficar com anubias por cima e o da direita terá como objectivo servir e criar esconderijo. Talvez leve alguma Vesicularia montagnei.

1-4.jpg

 

2-3.jpg

 

3-3.jpg

 

4-2.jpg

 

O Substracto principal: a Akadama.

Devido ao facto de ser inerte, aeróbica e visualmente agradável, a akadama continua a ser uma das grandes apostas para substracto de muitas montagens. Eu não fujo a regra. Usei por volta de 20L.

5-1.jpg

 

A equipa de nutrição das plantas.

6-1.jpg

 

O que é o Florapol?

Segundo a JBL, Florapol é uma argila ferruginosa que contém ferro, 25% óxido de ferro, numa forma insolúvel em água, assim como vários oligoelementos importantes. Assim, diz a JBL, evitam-se concentrações ferruginosas iniciais desnecessariamente altas na água e previne-se o crescimento de algas indesejadas. No entanto, as raízes das plantas podem absorver o ferro a qualquer momento atráves de mecanismos próprios.

É livre de nitratos e fosfatos. E foi barato.

7-1.jpg

 

O mecanismo básico de suporte de vida para as plantas.

8-1.jpg

 

Já com o Florapol.

9-1.jpg

10-1.jpg

 

E por fim, já com a akadama.

11-1.jpg

12-1.jpg

13-1.jpg

14-1.jpg

 

Por agora é só.

Vou agora iniciar o plantamento!!

 

Paulo

Editado por paulosaints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a certeza que vai sair daí um bom plantado! Penso que tem tudo para funcionar.

Esperamos pelas fotos, após a plantação do aquário !

Vais ter que espécies de peixes? Ou ainda não pensaste nisso?

 

saudações

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes que vou cá colocar são os que têm sobrevivido desde o início. Acaba por ser um comunitário. São 3 bótias, 3 escalares, 3 corydoras, 4 rosy tetras, 1 otto, 1 neon e um synodontis ocellifer.

 

Quando o aquario estabilizar, 1 semana no máximo pois o filtro está ciclado e a trabalhar noutr aquario, meto estes mais alguns ottos. Tenho pensado no kribensis, mas isso é para depois. Não quero ter muitos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A flora...

 

3 espécies. 2 já tinha, vindas da montagem anterior e a outra adquiri.

 

Criptocoryne Brown (acho eu)

15-1.jpg

16-1.jpg

 

Echinodorus Tenellus. Todas as echinodorus estão bastante debilitadas, pois tiveram algumas semanas "á solta" num aqua mais pequeno, sem fertilização nem nada...

17-1.jpg

18-1.jpg

 

E a Vallisneria nana. Espero que esta planta se desenvolva muito bem. A agua da minha zona tem alguma dureza, e normalmente a vallisneria adora isso, vamos a ver.

19-1.jpg

20-1.jpg

 

Aproveitei umas anubias que aqui tinha, e coloquei-as no tronco mais pequeno.

21-1.jpg

22-1.jpg

 

E também uma vesicularia montagnei...

23-1.jpg

24-1.jpg

 

Isto tudo junto deu isto:

25-1.jpg

26-1.jpg

 

E pronto, por agora é só. Vou esperar alguns dias até o sistema equilibrar para começar a adicionar os peixes. E depois espero não ter problemas com as algas... Mas isso logo se vê.

 

Cumprimentos

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quero ver como evolui, está simples mas acho que vai ficar bom.

Agora já deve ser tarde demais mas eu teria posto o tronco maior mais na diagonal, assim está "de perfil" e quando o aquário é visto de frente acho que o tronco perde muito volume e a sua imponência.

Podes ainda alterar isto com a evolução mas sinceramente não gosto do outro tronco ali, tão isolado e diferente...

Espero que não leves a mal os comentários, são apenas sugestões! :) É sempre mais fácil mandar bocas do que fazer, eu sei...

 

Cumps,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não levo a mal, ora essa!!!! O meu objectivo era criar uma clareira enorme no aquario. Fiz isso pondo a vallisneria numa ponta e o tronco noutra. Talvez tenha abusado um pouco no tronco, mas acho que com o passar do tempo, ele vai perdendo a sua imponência com o crescer da tenellus.

Agora parece muito despido, mas acredita que a tenellus vai marcar a sua presença e fazer esquecer o tronco. Se a tenellus não conseguir, então vou dar um jeito!!!

É uma questão de tempo. Daqui a 2 ou 3 meses espero ter o aquario como quero, isto é, com a vallisneria muito compacta, a tenellus a não deixar ver o areão e as anubias a tapar o tronco.

 

Obrigado

Paulo

Editado por paulosaints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aquário e Muitos Parabéns pela Rafaela!... Tudo de bom para a pequenina!

 

P.S: Porquê esta tão breve mensagem em que falei muito na Rafaela e pouco no Aqua? Chamou-me logo a atenção quando vi o tópico porque... tenho 2 filhotas: A Maria Eduarda (32 meses) e a Maria... Rafaela (14 meses) ;)

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabems pela Rafaela.

 

Boa sorte com o aqua, parece-me que vai ficar muito giro. E espero que daqui a, no máximo, dois anos, tenhas a mesma alegria que eu tive de ver o entusiasmo da minha filha, a aprender a dizer "Ramirezi" e "peixe joia papá" e "peixe joia mamã" etc...

 

Cumprimentos,

 

Pedro A.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Paulosaints,tanto pela Rafaela,como pelo aqua. Estou certo que sairá dai um belo projecto.Esse tronco maior é incrivel,e também concordo que poderias lhe ter dado um maior destaque,pois bem merece.Vou aguardar pela evolução! ForçaNisso!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então parabéns ao papá... Acho que vai por um bom caminho esse aqua, está bem bonito, tou certo que a rafaela se vai entreter bastante a olhar para ele hehe.

 

Parabéns ao papá á mamã e á Rafaela por ter um pai assim pois já arranjou um hobie pra ela. Muitas felecidades para os três. Paulo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá! Trago uma pequena actualização, mas sem nada de significativo

 

acrescenter o rebentar de alguns runners da valisneria nana, como algumas das suas folhas amarelaram nas pontas, algum desenvolvimento da tenellus, mas duma forma geral ainda um aquario pouco desenvolvido.

O pesadelo das green spot... porque quando chegam raramente vão... outras algas, mas normais.

E os habitantes... apenas a realçar 2 jovens que adquiri ontem, e que não vejo muito.

 

Chega de conversa...

 

A vallisneria está assim: já vai largando os seus runners, mas ainda não noto que a planta esteja a 100%, e isso nota-se também nos runners, que vêm meio acastanhados, ou então é mesmo assim.

DSC01623.jpg

 

As algas são estas cabecadura :

DSC01604.jpg

 

Alguém tem uma explicação para isto? Bactérias ou algas??

DSC01603.jpg

DSC01602.jpg

 

Tenho fertilizado diariamente com 15ppm de K.

 

A ultima vez que fiz analises, tinha um ph de 7.0, NO3 com 20ppm e PO4 com 0,5. A partir daí comecei a adicionar 1 ppm de po4 diariamente. Espero ter conseguido afectar o NO3...

E faço uma TPA semanal de 20L.

Daqui a uns dia irei efectuar uma analise completa e publicá-la aqui para ver se conseguimos descobrir alguma coisa fora do normal.

 

Agora os senhores da casa:

 

São 3 destes para limpar o fundo...

 

DSC01587.jpg

 

Mais 5 destes para limpar os cantos com pó...

DSC01588.jpg

DSC01608.jpg

 

Este ajuda no que pode...

DSC01594.jpg

DSC01597.jpg

DSC01598.jpg

 

Estes são os temperamentais... Não me perguntem se é um casal... Mas que são diferentes na sua fisionomia, isso são.

DSC01611.jpg

DSC01612.jpg

DSC01589.jpg

 

E estes são as coqueluches: Mesonautas Festivuns Os eternos companheiros dos escalares, porque é comum há expressão de "Onde há escalares de certeza que há festivus..." Pelo menos no seu habitat natural.

DSC01632.jpg

DSC01626.jpg

DSC01624.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta o mais importante: A panorâmica.

 

Fizeste bem em ter aumentado a dose de PO4. Acho é que 1 ppm por dia é um exagero como ponto de partida. Não digo que a dose seja inviável, mas podias ter começado com acréscimos de 0,5 e depois ias aumentando 0,2 à dose inicial, caso notasses carências ou quisesses equilibrar contas. É a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes fotos,parabéns PauloSaints! Tens ai uns grandes companheiros para os Escalares! É,concordo com o Fábio Gomes,falta mesmo é a panorâmica!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tirei nenhuma panorâmica pois não se nota nada em relação a panoramica inicial.

Em relação ao PO4 tens razão, entrei um pouco á força, mas vamos ver nos próximos testes se valeu a pena, senão... carvão activado para cima e redução nas massas filtrantes. A primeira para retirar carga orgânica e a segunda para reduzir ao máximo a nitrificação, baixando assim os valores de no3, que devem estar a saltar o limite.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Não querendo alarmar-te mas penso que terás para aí um surto de cianobactérias no aquaDSC01603.jpg

 

Penso que se não introduzires algumas plantas de crescimento rápido nesta fase inicial vais passar pelo que eu passei +- pelo mês, mês e meio da montagem filamentosas a dar com um pau!!!!

 

Boa sorte... O aqua está bastante fixe!!!!

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

terás para aí um surto de cianobactérias...

...filamentosas a dar com um pau!!!!

 

Olá! Tou mentalizado para elas! Mas até agora aquela cinta de "algas" junto ao substracto não tem evoluído. A equipe de limpeza está pronta para elas e eu também.

 

Tenho neste momento riccia á solta no cima da agua, ainda é alguma e aproveita para crescer e sempre consume alguma coisa!

 

Entretanto, á coisa de 1 hora, tive a fazer analíses á agua e tenho isto:

 

ph = 6.7

 

Gh = 140 ppm de CaCo3 ou 7.84 dH

 

Kh = 25 ppm de CaCo3

 

NH3 = 0 ppm

 

NO2 = 0 ppm

 

NO3 = 35 ppm

 

PO4 = 0,5 ppm

 

Fe = 0 ppm

 

Algumas coisas a apontar...

 

A Kh está baixa demais, o que permite este ph... talvez injecção de co2 em excesso. O Gh é normal de acordo com a água que tenho na rede, moderadamente dura.

 

O NO3... está a passar das marcas e tenho que tomar fazer mais qualquer coisa para isto. Assim não é de admirar green spot e companhia. Vou passar a fazer 2 TPA's por semana e durante uns tempos pôr carvão activado no filtro para me baixar um pouco a carga orgânica, que se nota na pelicula gordurosa que tenho no cimo da coluna de agua.

 

Tenho que aumentar a dosagem de PO4, para tentar mantêr no 1 ppm. Vou passar a dosear diariamente 0,5 ppm de PO4 e 5 ppm de K.

 

E em relação ao ferro não estou preocupado. O substracto é a base de ferro, e é aí que as plantas vão buscar o ferro.

 

Após desligar as luzes e ficando só uma luz de presença, a bela da moonlight azul, notei que os 2 escalares andavam diferentes. O de maior porte enxotava tudo o que mexia, o outro andava de volta do tronco a bicar para cima e para baixo. De vez em quando juntavam-se os 2 e rondavam o aqua todo um ao lado do outro e depois voltavam ao tronco e a enxotar tudo o que mexia. Entre eles não são agressivos, pelo contrário, houve momentos em que o de menor porte bicava de forma meiga o de maior porte... ou submissão ou amor...

 

Não sei se é o comportamento de casal com vontade de procriar, mas foi novidade para mim.

 

Obrigado

 

Paulo Santos

Editado por paulosaints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esse valor de NO3 o mais provável é teres que lançar o PO4 para os 2.0...

 

Também pensei nisso, mas neste momento a quantidade de plantas também não permite uma grande assimilação de nutrientes. O mais correcto neste momento é baixar os valores de NO3.

 

Vou atacar com carvão activado e mais uma TPA por semana. Claro que também mexo nos valores de PO4 e K.

 

Obrigado

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo

 

Parabéns pela Rafaela, e depois pelo aquario que aí tens! Quanto á dosagem dos adubos não tenho conhecimento suficiente para te ajudar, quanto ao layout do aqua na minha opinião está muito porreiro e diferente do habitual.

Parabéns

 

Abraço

 

Paulo Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá pessoal! Queria apresentar algumas mudanças ao visual inicial e também algumas novidades!

 

Vamos começar pelas mudanças...

 

Lembram-se disto?

Foi assim que ficou na memória dos que viram o tópico.

25-1.jpg

26-1.jpg

 

Entretanto, as algas tomaram conta, e as plantas pararam de crescer. A somar a isto, descobri que os mesonautas festivus adoram plantas e principalmente os rebentos e as pontas das valisneria nana!

Resultado... algas por todo o lado e as plantas a enfraquecerem.

Tinha que fazer alguma coisa, e optei por começar a encher o aqua de plantas frescas, de modo a começar a ganhar ás algas e revitalizar o aqua.

O 1º passo foi alterar a posição do tronco, colocando-o na zona central para poder aproveitar o lado direito do aquario, o 2º passo foi encher esse lado direito de plantas, o 3º passo foi entregar os mesonautas, com muito custo meu porque são companheiros muito interessantes (pode ser que ainda os vá buscar outra vez mas para outro aquario), e o 4º foi injectar mais co2, mais luz e alterar o plano de fertilização (apenas cortei no PO4 para tentar eliminar as filamentosas que ainda existe).

Enfim vamos ás fotos. As fotos mostram o estado actual, mas não final. Claro que estou sempre á escuta de ideias vossas.

 

DSC02123.jpg

DSC02124.jpg

DSC02125.jpg

 

A principal razão que me levou a actualizar o post não foi a alteração do layout mas sim o que se segue.

Num dos posts eu disse isto:

 

"Estes são os temperamentais... Não me perguntem se é um casal... Mas que são diferentes na sua fisionomia, isso são."

DSC01611.jpg

DSC01612.jpg

DSC01589.jpg

 

Á 2 dias tive esta prenda:

DSC02140.jpg

 

Os pais:

DSC02129.jpg

 

A mãe (nota-se bem o ovopositor (é assim não é?)):

DSC02132.jpg

DSC02136.jpg

 

O pai:

DSC02135.jpg

 

E os cuidados:

DSC02141.jpg

DSC02142.jpg

DSC02143.jpg

DSC02144.jpg

DSC02145.jpg

DSC02146.jpg

DSC02148.jpg

DSC02149.jpg

DSC02150.jpg

DSC02151.jpg

DSC02152.jpg

DSC02153.jpg

DSC02155.jpg

 

 

Na mesma noite, os ovos fora comidos pelos pais! Não me espanta pois é um casal novo, e com pouca maturidade. Ao longo dos tempos isto há-de resultar e vão acabar por ser uns pais com sucesso!

 

Por fim, em relação á Rafaela... está quase, faltam 2 mesinhos!!!!!!!!!!!!! :rolleyes:

 

Cumprimentos

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.