Projecto "malawi 100" - Novo Fotos E Video


kurblayve

Recommended Posts

Após algumas falsas partidas, erros na escolha das espécies e outras tantas, finalmente consegui equilibrar a população, com muitos e sábios conselhos :!: , e aqui vai disto:

 

 

Aquário:

Dimensões: 80 x 35 x 40 cm

 

Volume bruto: 112

Volume real: 100

 

Filtragem:

2 x Eheim 2213 (440 l/h)

 

Powerhead: Aqua Szut TPY 300 (300 l/h)

 

Aquecimento: Aqua Szut HOT 2005 (100 W)

 

Substrato: Areia da praia

 

Decoração: Troncos e Rocha calcária

 

Parâmetros da Água:

Temperatura: 26ºC

pH: 8,0

 

Fauna: Mbunas

Pseudotropheus acei "black tanzania" (2?)

Pseudotropheus socolofi (1M/1F)?

Labidochromis caeruleus (5?)

 

Fotos nos próximos dias :!:

 

A maioria da mbunagem são crias ainda e não dá para os distinguir claramente dos M das F, depois actualizo.

 

Deixem os vossos comentários, já sei que o tamanho não é o ideal mas o espaço não abunda cá por casa, e dentro do que me é possível tentei colocar espécies mais pacíficas para minimizar as consequências de ter mbunas num espaço tão curto.

Editado por kurblayve
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após algumas falsas partidas, erros na escolha das espécies e outras tantas, finalmente consegui equilibrar a população, com muitos e sábios conselhos :silly: , e aqui vai disto:

Aquário:

Dimensões: 80 x 35 x 40 cm

 

Volume bruto: 112

Volume real: 100

 

Filtragem:

2 x Eheim 2213 (440 l/h)

 

Powerhead: Aqua Szut TPY 300 (300 l/h)

 

Aquecimento: Aqua Szut HOT 2005 (100 W)

 

Substrato: Areia da praia

 

Decoração: Troncos e Rocha calcária

 

Parâmetros da Água:

Temperatura: 26ºC

pH: 8,0

 

Fauna: Mbunas

Pseudotropheus acei "black tanzania" (2?)

Pseudotropheus socolofi (1M/1F)?

Labidochromis caeruleus (5?)

 

Fotos nos próximos dias :silly:

 

A maioria da mbunagem são crias ainda e não dá para os distinguir claramente dos M das F, depois actualizo.

 

Deixem os vossos comentários, já sei que o tamanho não é o ideal mas o espaço não abunda cá por casa, e dentro do que me é possível tentei colocar espécies mais pacíficas para minimizar as consequências de ter mbunas num espaço tão curto.

 

 

Boas.

 

Bem, desculpa se te vou desiludir...mas esse teu aquario é muito curto, pelo que dizes é o espaço que tens ai em casa, eu compreendo que queiras ter malawis, mas não dá para meter mbunas.

Alem do mais, as especies que nele tens... são das que ficam maiores, os black e os socolofi.

Porque não pensas em montar um tanganyika pelo menos tens mais opções, metrias ou um casal de conchiculas, aqui á várias opções ou então uma colónia de similis ou multis tb poderias meter um trio de cypris mpulungu ou utinta, bem pensa nisto... e se optares por esta possibilidade e tiveres duvidas diz.

banner_forum1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Bem, desculpa se te vou desiludir...mas esse teu aquario é muito curto, pelo que dizes é o espaço que tens ai em casa, eu compreendo que queiras ter malawis, mas não dá para meter mbunas.

Alem do mais, as especies que nele tens... são das que ficam maiores, os black e os socolofi.

Porque não pensas em montar um tanganyika pelo menos tens mais opções, metrias ou um casal de conchiculas, aqui á várias opções ou então uma colónia de similis ou multis tb poderias meter um trio de cypris mpulungu ou utinta, bem pensa nisto... e se optares por esta possibilidade e tiveres duvidas diz.

Concordo e faço das palavras do Pedro, as minhas.

Para mbunas, no minimo 120 cm de frente, uma vez que a maioria dos peixes passa dos 10cm.

Para essas medidas, um aquario das especies mais pequenas do tanganiyka, os conchicolas.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bem, desculpa se te vou desiludir...mas esse teu aquario é muito curto, pelo que dizes é o espaço que tens ai em casa, eu compreendo que queiras ter malawis, mas não dá para meter mbunas.

Alem do mais, as especies que nele tens... são das que ficam maiores, os black e os socolofi.

Porque não pensas em montar um tanganyika pelo menos tens mais opções, metrias ou um casal de conchiculas, aqui á várias opções ou então uma colónia de similis ou multis tb poderias meter um trio de cypris mpulungu ou utinta, bem pensa nisto... e se optares por esta possibilidade e tiveres duvidas diz.

 

 

Concordo e faço das palavras do Pedro, as minhas.

Para mbunas, no minimo 120 cm de frente, uma vez que a maioria dos peixes passa dos 10cm.

Para essas medidas, um aquario das especies mais pequenas do tanganiyka, os conchicolas.

 

 

E mais não digo....

 

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Obrigado pelas dicas, não era nada que não estivesse há espera os comentários em relação ao tamanho, eu próprio sei que não é o ideal, mas por agora vou-me manter com os mbunas e mais para a frente dependendo da evolução da rapaziada tomo um decisão, que está dependente de inúmeros factores.

 

Tal como prometido aqui vão as fotos, com video extra :)

 

Vista Geral.

Geral.jpg

 

Lado Esquerdo - Rochas e tronco

Ladoesquerdo.jpg

 

Em cardume - P. socolofi \ P. Acei "black tanzania" e L. caeruleus

mbunas1.jpg

 

L. caeruleus (Possível fêmea)

 

caeruleusF.jpg

 

P. Acei "Black Tanzania"

acei.jpg

 

P. Socolofi (M?) com L. caeruleus a espreitar na esquina

socolofi_caeruleus.jpg

 

Video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas por agora vou-me manter com os mbunas e mais para a frente dependendo da evolução da rapaziada tomo um decisão, que está dependente de inúmeros factores.

 

Caro kurblayve,

 

a evolução da territorialidade já começou no teu aqua e é bem visível através do video que aqui colocaste! Para começar tens muito pouca rocha no aqua, o que agravará o problema de dia para dia. Se reparares bem, os teus peixes andam stressados e as perseguições vão suceder-se umas às outras.

 

Fica apenas a opinião e conselho:

 

Já que não tens mais espaço para um aqua maior, revê então as espécies (em temperamento e número de exemplares).

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só uns esclarecimentos:

a evolução da territorialidade já começou no teu aqua e é bem visível através do video que aqui colocaste! Para começar tens muito pouca rocha no aqua, o que agravará o problema de dia para dia. Se reparares bem, os teus peixes andam stressados e as perseguições vão suceder-se umas às outras.

 

O video foi gravado após algumas trocas no layout do aquário por isso é normal que vejas movimentações de definição de território, porque de resto o que tenho observado anda tudo mais do que calmo.

 

Fica apenas a opinião e conselho:

revê então as espécies (em temperamento e número de exemplares).

 

Entre as espécies possíveis dentro dos mbunas, os P. acei e o Labidochromis caeruleus são do mais calmo que pode haver, dai a escolha, os socolofi não posso dizer o mesmo, mas dos meus nada a apontar. O efectivo populacional vai ser reduzido assim que conseguir distinguir os género dos Labidochromis caeruleus.

 

Mais uma vez obrigado pelos conselhos, mas só de notar uma coisa que por vezes passa, cada individuo é diferente mesmo dentro de espécies mais agressivas e tudo depende do modo como as coisas são feitas. Não há maneira de meter tudo no mesmo saco, existem padrões de comportamento e para cada regra existe sempre uma excepção, e há espécies que dão mais margem de manobra do que outras e tentei optar por essas.

 

Cumprimentos a todos,

 

Edgar Riberio

Editado por kurblayve
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que cada caso é um caso e isso já foi inúmeras vezes comprovado, aqui mesmo neste fórum. De notar que, apesar da pacificidade de algumas espécies, é importante recordarmos qual o seu tamanho quando adultos e, sinceramente, os Pseudotropheus Acei são dos que ficam bem grandinhos e talvez por isso custe um pouco acreditar no sucesso e manutenção destas espécies em aquas com 80 cm de frente (sucesso + manutenção = qualidade de vida semelhante ao biótopo original das espécies).

 

 

Um abraço e boa sorte,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco,

 

Antes de mais obrigado por todos os comentários construtivos. Mas por enquanto e até que a rapaziada que mora no meu aquário me prove o contrário vou manter a coisas assim, por agora. Certamente mais uns tempos eu próprio vou querer um aquário maior, só não sei bem quando.

 

sucesso + manutenção = qualidade de vida semelhante ao biótopo original das espécies

 

Isto dá pano para mangas, por mais que queiramos acho que nunca o vamos conseguir,"There's no place like home", mas podemos tentar o melhor possível.

 

Cumprimentos.

 

Edgar Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais