Ajuda Para Iniciar Aqua


xpionage

Recommended Posts

Boas

O meu nome é Vitor Araújo, tenho 23 anos e sou de Setúbal :D

 

Dei de caras com este site enquanto vagueava pela net e quando cheguei a esta parte (salgados) fiquei pasmado com a beleza que se pode ter em casa numa caixinha de vidro (se bem que alguns não são bem caixinhas hehe) :o :o :o

 

Já tive em tempos aquas de agua quente mas era muito novo e em termos de materiais não me lembro de nada.

Já estive a ler bastante sobre este tipo de aquas neste forum e em outros e gostaria de saber se me podiam indicar em quanto (+/- claro) é que me poderia ficar um aqua com o seguinte setup:

 

(O aqua era para levar basicamente 2 ocellaris mais uma anemona para simbiose :D e adorava ter uma clam :D e mais uns corais, não sei se daria para por mais peixes)

 

Aqua - 100x35x30 - 105Litros

Escumador - Aquamedic MidiFlotor 400L

Bombas - 2 x Powerhead 1000L/H

Areia - Coral moído (tamanho sugar size) 2 cm no fundo

Termostato - 2x 100W Fluval

 

Em termos de iluminação pelo que li não entendi grande coisa por isso não pus ainda.

De rocha viva estaria a pensar em começar com 10Kg/12Kg com alguns Kg de morta.

 

Existe alguma loja cá em Setúbal que me aconselhariam a visitar para saber um pouco mais sobre o assunto?

Eu queria que me dessem +/- uma estimativa pois já sei que o pessoal das lojas pode ver um chavalo cheio de pica e querer dar a volta lol.

 

Um problema com que encontro para o inicio seria mesmo a água. Queria usar água natural e tinha como ponto de recolha Porto Covo, na costa, visto que vou la muitas vezes, será que a água de lá seria boa para o aqua?

 

Uma pergunta final, eu estive a pensar se punha ou não sump. Sei que é bastante bom e aconselham mas visto que de inicio só terei o escumador e o termostato a "encher" o aqua, acham que seria um bom investimento ou nem por isso?

 

Xii o tamanho que isto já tem ;) espero não ter abusado :blush:

Peço desculpas pelo post enorme e agradeço já toda a ajuda que me poderão dar bowdown

Editado por xpionage
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum e aos salgados!

 

O aqua já tens? Se não tens, eu acho que poderias fazer algo com 80x50x50 (200lt) ou para manteres os perto de 100lt um com 50x50x50. Nos salgados é sempre bom teres altura e profundidade!

O resto do equipamento parece-me bem para o aqua que indicas, se bem que colocava um pouco mais de corrente!

Sobre a iluminação, o mais utilizado e que substitui melhor a luz natural é as HQI, mas estas tendem a ser mais caras e aquecem mais que as T5, por isso alguns malucos dos salgados optão pelas T5, mas eu gosto mais de HQI.

A rocha, para o aqua que indicas, colocaria 15Kg de viva e mais 5 ou 10Kg de morta, acho que ficava bom!

Lojas em Setúbal...não conheço, mas se quiseres dar um salto a Lisboa, posso indicar algumas!

Sobre a água de Porto Covo...não sei se será boa ou não!

O valor para montares um aqua desses....não sei....talvez uns €400...não sei...talves mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tenho nada :P, iniciei este tópico para me informar mais acerca do assunto e começar a "fazer mealheiro" lol e começar a ver se consigo arranjar algum material em segunda mão.

O aqua estava a pensar em fazer eu (visto que deve ficar mais barato e parecer ser fácil de fazer) com vidro de 10mm e se calhar vou optar pela tua sugestão de 80x50x50 para começar também logo com uma boa litragem em vez de ter um nano e mudar uns meses depois :P.

 

As bombas seria melhor colocar se calhar, para ficar mais barato, 4 de 900L/H?

 

Para me informar melhor sobre a iluminação vou tentar procurar uma loja cá em Setúbal (sei que existem lojas de aquas de agua doce de salgada não tenho a certeza :mrgreen: ) porque ainda (devido à falta de conhecimentos) fico um bocado confuso com as t5 umas brancas outras azuis bang bang

 

Muito Obrigado pela tua resposta ;)

Editado por xpionage
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xpionage, em relação à circulação, convém teres 20 a 40 vezes a litragem do aquário, portanto, apontando para o meio, para atingires os 6000 l/h podes optar por 4 bombas de 1500 l/h ou duas de 1500 l/h e uma de 2500 l/h (para ficar perto dos 6000 l/h).

 

Em relação à sump seria muito vantajoso, não só para desocupares espaço no aquário, como também poderias fazer uma DSB.

 

Outra coisa é que eu acho (na minha singela opinião) é que 2cms de areão é muito pouco de altura, não é necessário que faças uma DSB com 9 ou 10 cms de altura, mas uns 4 ou 5cms já poderá ser uma camada de substrato jeitosa, até porque terás os Nassárius e as Cerites a remover o areão todo.

 

Quanto a valores, poderás ver que o meu sistema é pequeno, não tem sump e foi tudo comprado em 2ª mão, e posso-te dizer que até agora gastei sensivelmente 640 euros...

 

E já sabes, pra ajudar e dar uma força, está aqui muita gente com essa diposição ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acrescentando ao que o zaad disse, deves ter atenção no material que compras! preferível esperar mais uns meses e comprar coisas boas do que irmos para o barato e depois sai mais caro! Digo isto porque existem bombas de circulação (mais caras) que concomem menos energia que outros, poupando na conta da electricidade todos os meses! Compensa bastante! Posso dizer que o meu aqua tem um peso de 70% na factura da electricidade, são uns ?40 por mês só para o aqua!

A iluminação é algo que deves pensar bem! Eu optava por HQI, mas essas têm um consumo superior que as T5, mas são melhores, na minha opinião! Se fores para as HQI, tens que ter depois umas T5 ou T8 com actinicas (luz azul). Para um aqua com 50cm de profundidade deves ter 2, uma à frente e uma atrás! Se optares pelas T5, eu colocava umas 4 ou 6 daylight e 2 actinicas!

Sobre a sump, além do que o zaad disse, aumenta-te a litragem do sistema e facilita também nas TPAs!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optava por HQI, mas essas têm um consumo superior que as T5, mas são melhores, na minha opinião!

 

 

Pedro, li algures que, se colocares um balastro eletrónico para uma HQI o consumo desta baixa, salvo erro, 30% .... mas tou a falar do que li, não tenho nenhum dado concreto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todas as dicas 8)

Isto é para ir com calma, em principio nem é para já já mas quis começar já a informar-me para depois não me assustar tanto com o custo e começar já a por um tanto de parte hehe :P.

 

Então fazendo um uptade ao setup deverá ficar algo como isto:

 

Aqua - 80x50x50(200Lt)

Escumador - MacroAqua AS-100P

Bombas - 4 x 1500 l/h (marca não sei ainda)

Areia - Coral moído (tamanho sugar size) 5 cm no fundo

Termostato - 2x 100W Fluval

Iluminação - Calha T5 (DIY) - 6 daylight + 2 actinicas

RV - 15Kg

RM - 10Kg

Sump ainda por pensar, tenho de ver o espaço que tenho.

 

Espero que não falte nada na lista.

 

Muito obrigado pela vossa ajuda bigsmile, espero que num futuro bastante próximo começar já com a montagem disto tudo :D

Editado por xpionage
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todas as dicas ;)

Isto é para ir com calma, em principio nem é para já já mas quis começar já a informar-me para depois não me assustar tanto com o custo e começar já a por um tanto de parte hehe beer.

 

Então fazendo um uptade ao setup deverá ficar algo como isto:

 

Aqua - 80x50x50(200Lt)

Escumador - Aquamedic MidiFlotor 400L

Bombas - 4 x 1500 l/h (marca não sei ainda)

Areia - Coral moído (tamanho sugar size) 5 cm no fundo

Termostato - 2x 100W Fluval

Iluminação - Calha T5 (DIY) - 6 daylight + 2 actinicas

RV - 15Kg

RM - 10Kg

Sump ainda por pensar, tenho de ver o espaço que tenho.

 

Espero que não falte nada na lista.

 

Muito obrigado pela vossa ajuda :D, espero que num futuro bastante próximo começar já com a montagem disto tudo cheers

E que tal se mudasses de escumador? Esse pode tornar-se pouco eficiente num aqua com essa litragem! #food

Pensa num do tipo.....MacroAqua AS-100P. Sempre estavas mais à vontade! Sei que se vendem em algumas lojas dos nossos patrocinadores!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas xpionage

 

Não te quero assustar de maneira nenhuma, mas o que te vou dizer é a mais pura verdade.

Eu depois de ver os posts dos salgados também fiquei completamente apaixonado.

Depois de organizar as minhas ideias (com a ajuda preciosa de alguns membros "salgados"), e desejoso de ter uma ínfima parte do oceano em minha casa, questionei uma loja aqui em Lisboa e posso-te dar esta ideia:

- Aquário (120*50*50)

- Sump (60*50*50)

- Móvel

- Areão de coral

- Aquecimento (2x150W)

- Iluminação (3x80W T5 + 1 actínia)

- Rocha viva (RV)

- Rocha morta (RM)

- Escumador

- 3 Powerhead para circulação de água

- Aparelho de osmose inversa

 

Só este equipamento (porque mais tarde tenho que comprar mais material que é necessário) anda á volta dos 2000 euros.

 

Este material é da loja, ou seja, tudo novo.

 

Volto-te a repetir, não te quero assustar, este é mais ou menos o preço que me foi adiantado, tu podes aranjar com outros preços (mas vai ficando preparado).

 

Pediste uma estimativa e eu dei-te.

 

Abraço e boa sorte.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NunoRamos o meu post aqui no fórum foi para isso mesmo :)

 

A minha ideia é mesmo saber quanto me puderá custar uma aqua deste género. Já sabia que era um investimento muito grande pelo que li antes de colocar o meu post inicial e o que muitos users tinham gasto mesmo para aquas mais pequenos (isto sem contar com aquele aquas que parecem o oceanário :P)

Mas agradeço bastante a tua sinceridade e preocupação pois é normal o pessoal chegar aqui vê estes aquas fantásticos e com a chamada "tesão do mijo" querem logo tudo hehe

 

Confesso que a minha reacção ao ver algumas fantásticas fotos foi logo "****-se tenho de ter um aquario destes" :P mas depois de ver montes de projectos acalmei-me um bocado e vi que tem de ser uma coisa ponderada e muito bem pensada

 

Pedro Conceição

Se dizes que o outro poderá não ser suficiente vou então juntar esse à lista :P

 

Um abraço e obrigado a todos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...É um investimento brutal, e não é equipamento topo de gama...Então se começar a somar o resto do equipamento (Reactor de Kalkwasser, aparelho de retorno, dispersores, ozonizador, reactor de cálcio, controlador de pH, etc.) sinto uma facada mesmo no meio do coração...

 

Vontade tenho, falta-me é reunir muitos €...

Infelizmente estou a pensar montar um salgado, mas tem de ser lentamente, mas hei-de lá chegar.

Para os aquas (principal e sump), RM e RV (+ ou - 40 Kg) tudo bem. e o resto?

 

Quando entrar nisto quero ter tudo a 100%

 

Tenho pena de não te poder ajudar mais, mas aínda sou "uma carta fora do baralho"...Percebes, não?

 

Um grande abraço para ti.

 

PS: Não entres nisto antes de mim, ouviste???? (brincadeira).

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...É um investimento brutal, e não é equipamento topo de gama...Então se começar a somar o resto do equipamento (Reactor de Kalkwasser, aparelho de retorno, dispersores, ozonizador, reactor de cálcio, controlador de pH, etc.) sinto uma facada mesmo no meio do coração...

O investimento pode ser brutal se formos só por uma loja! O ideal é mesmo ver em várias lojas e comprar onde for mais barato, dependendo da qualidade, claro! Mas posso dizer que às vezes as diferenças de preços de loja para loja pode variar entre os 10% e os 20% sendo o equipamento o mesmo!

Depois sempre podemos comprar algumas coisas em segunda mão, por vezes existe algumas coisas em excelente estado e a um preço muito bom!

 

Para os aquas (principal e sump), RM e RV (+ ou - 40 Kg) tudo bem. e o resto?

Para um aqua de 200lt, 40Kg de rocha chega! Que tás a pensar?

 

Quando entrar nisto quero ter tudo a 100%

Concordo....quando for para entrar nos salgados, que seja a 100%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O investimento pode ser brutal se formos só por uma loja! O ideal é mesmo ver em várias lojas e comprar onde for mais barato, dependendo da qualidade, claro! Mas posso dizer que às vezes as diferenças de preços de loja para loja pode variar entre os 10% e os 20% sendo o equipamento o mesmo!

É claro, mas aínda estou a fazer um levantamento para ter um valor aproximado.

 

Depois sempre podemos comprar algumas coisas em segunda mão, por vezes existe algumas coisas em excelente estado e a um preço muito bom!

Claro que sim! Eu frizei que era tudo novo, era valor de loja!

 

Para um aqua de 200lt, 40Kg de rocha chega! Que tás a pensar?

Para o aqua de 300 litros, estava a pensar no início em 10Kg de RM e 30KG de RV...Não tenho a certeza se serão os valores mais indicados...

 

Concordo....quando for para entrar nos salgados, que seja a 100%

É essa a minha intenção, quero que tenham logo no inicio as condições perfeitas (ao meu alcance) para que estejam felizes! Porque se isso não acontecer, prefiro observar os vossos aquas aqui no meu monitor (não quero que os meus "meninos" passem dificuldades)!

 

Um abraço aos presentes.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais