Substrato Fértil Alternativo E Barato


Vasco Matos

Recommended Posts

Boas malta,

 

Nunca tinha lido um tópico tão grande, mas li-o da 1º à ultima mensagem e confesso que estou com mais duvidas do que certezas.

 

O que se passa é isto; eu comprei um aqua Juwel de 180l para montar num apartamento, como tal, não posso andar a montar e a desmontar o aqua. Já tinha lido, em fóruns brasileiros, que se usa o húmus como substrato fertilizante e pensei fazer o mesmo, mas depois de ler tudo o que aqui foi escrito e acreditando de que tudo o que aqui foi dito é verdade, estou com muito receio de usar o húmus.

 

Como já disse, vou morar para um apartamento e como tal tenho de tentar fazer tudo bem à primeira e tem que ser já, enquanto ainda moro aqui e tenho mais possibilidades de preparar o material. Mas estou muito reticente em usar o húmus, porque se a coisa correr mal, vou ter problemas.

 

Estou a pensar em fazer a seguinte experiência com o material que já uso; colocar uma camada de húmus de minhoca, por cima zeolite e por cima deste JLB Manado. A granulometria do zeolite é de 0,5 a 5mm e é altamente porosa, o que me parece ser boa para filtrar as impurezas do húmus e assim não turvar a água do aqua. O que é que vocês acham?

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a ler mais umas coisinhas à cerca deste tema e estou cada vez mais intrigado com isto. Vi pessoal a aplicar o humus sem qualquer tratamento e parece não ter tido quaisquer problemas.

Acho que ter ou não ter problemas no final tem haver com o humus que se usa e com o que se coloca por cima. Acho que é a aí que esta a chave do problema.

Vou continuar a seguir este tema e vou realizar umas experiências, depois conto como correram.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vos tinha dito, decidi hoje mesmo realizar uma pequena experiencia. Assim coloquei terra das flore sem tratamento, muito suja mesmo, num copo de 25cl a cerca de metade do copo. De seguida, coloquei por cima zeolite e o restante do copo enchi com água. Resultado: a água esta limpa, a zeolite não deixou a terra turva r a água.

Apesar de ter sido uma experiencia em pequena escala e que não reproduz na íntegra o que se passa no aqua, dá para perceber que é seguro usar húmus de minhoca com substrato fértil desde que, por cima deste, se coloque um substrato de um material com granulometria fina, tal como a zeolite, como exemplo.

 

Assim sendo vou avançar com isto. Depois digos-vos como correu.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Limeiras! Inicialmente utilizei o húmus mais como experiência, de modo a ver se obtinha bons resultados. De facto, se tratares bem o húmus, passando várias vezes por água e o secares, colocando-o no aquário com uma boa camada de akadama por cima, consegues uma fertilização barata e bons resultados.

 

Porém, se tens algum dinheiro para gastar, e « o plantado que pretendes vai ter muitas plantas, (plantas essas que só por si são caras), e queres resultados excelentes, nada melhor que um substrato fértil da ADA ou ELOS.

 

A par disto uma fertilização liquida é essencial, de Potássio, Nitrogénio e Fósforo, bem como de Micros e Ferro em separado.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui a minha receita para um substracto fertil DIY muitas vezes usado em aquascapes de concurso com resultados magnificos. A receita vi-a num forum frances de aquariofilia.

 

Basicamente é isto:

 

40% terra de cultura de flores ou de horta

30% terra de floresta (bruyerre, que basicamente é uma terra arenosa, de pH ligeiramente ácido entre 4-6)

10% de trufa (turbe, que basicamente diminuirá o kH à água permitindo um meio mais ácido)

20% de argila

 

Todos estes 4 componentes se arranjam facilmente numa loja de jardinagem e não são caros. Fica tudo à volta dos 30€ no máximo.

As 4 "terras" têm de ser peneiradas ao máximo para remover folhas secas e troncos e tal.

 

depois é tudo misturado numa única terra.

Faz-se uma camada de 4-5 cm's no fundo e cobre-se com areão do rio ou com outra areia de aquário. ou com manado se quiserem.

 

Parece-me uma super ideia. MUITO mais barata do que os substractos da ADA. Obtemos o meio ácido que as plantas e certos peixes aperciam, com kH e gH correcto.

Vai ser a minha próxima experiência no meu 100L.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Lucky Strike! O areão de rio penso que não será a melhor escolha para um plantado. A akadama é muito melhor.

 

A argila que falas é de que tipo? Já andei à procura e não encontrei...

 

Um dos problemas da terra normal de cultura de flores, é que compacta e pode asfixiar as raízes, não permitindo a circulação de oxigénio.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

Um dos problemas da terra normal de cultura de flores, é que compacta e pode asfixiar as raízes, não permitindo a circulação de oxigénio.

 

Salvo seja.... eram precisos kilos e kilos de terra calcada... são as raízes das plantas que oxigenam o substrato. É por isto (e outras) que é vantajoso usar plantas naturais.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui a minha receita para um substracto fertil DIY muitas vezes usado em aquascapes de concurso com resultados magnificos. A receita vi-a num forum frances de aquariofilia.

 

Basicamente é isto:

 

40% terra de cultura de flores ou de horta

30% terra de floresta (bruyerre, que basicamente é uma terra arenosa, de pH ligeiramente ácido entre 4-6)

10% de trufa (turbe, que basicamente diminuirá o kH à água permitindo um meio mais ácido)

20% de argila

 

Todos estes 4 componentes se arranjam facilmente numa loja de jardinagem e não são caros. Fica tudo à volta dos 30€ no máximo.

As 4 "terras" têm de ser peneiradas ao máximo para remover folhas secas e troncos e tal.

 

depois é tudo misturado numa única terra.

Faz-se uma camada de 4-5 cm's no fundo e cobre-se com areão do rio ou com outra areia de aquário. ou com manado se quiserem.

 

Parece-me uma super ideia. MUITO mais barata do que os substractos da ADA. Obtemos o meio ácido que as plantas e certos peixes aperciam, com kH e gH correcto.

Vai ser a minha próxima experiência no meu 100L.

 

Queres mais simples? Compras osmocote e espalhas por baixo do areão normal.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

 

Salvo seja.... eram precisos kilos e kilos de terra calcada... são as raízes das plantas que oxigenam o substrato. É por isto (e outras) que é vantajoso usar plantas naturais.

 

Quando dizes que as raízes oxigenam o substrato devias também dizer o contrário, o substrato também oxigena as raízes, se permitir uma boa circulação de água.

 

Pela experiência que tenho com terra, húmus e outros tipos de substrato, de facto, a terra normal faz com que a circulação de água seja deficiente em comparação com a akadama ou substratos férteis com granulametria correcta.

 

Eu sou apologista de experimentarmos coisas novas, de não enveredarmos logo pelas marcas caras. Porém, para quem tem dinheiro para gastar, um substrato fértil da ADA ou ELOS não são de todo comparáveis nem ao húmus, nem à terra para flores. Isso é indiscutível quanto a mim e pela minha observação.

 

Contudo, um substrato por si só não faz o plantado, luz correcta e CO2 pressurizado são imprescindíveis, num aqua com plantas de manutenção mais complicada. Devemos também saber bem quando começar a fertilizar na coluna de água, observar a quantidade de Flora que o aqua tem e providenciar todos os nutrientes, mantendo-os equilibrados.

 

Já agora esse osmocote é o quê?

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva,

 

Quem produz O2 são as plantas logo são as plantas que podem oxigenar o substrato e não o contrário. O que tu queres dizer é que uma granulometria facilita a circulação de água o que é vantajoso (mas não essencial) para levar nutrientes às raízes e retirar elementos prejudiciais (limpar).

 

Na minha experiência, não há substratos perfeitos. Uns têm umas qualidades, outros têm outras. O substrato é importante mas podes ter um plantado exigente só com areia. Há milhares de exemplos. Isto é assim porque as plantas também absorvem nutrientes pelas folhas e não só pelas raízes. Isto foi testado cientificamente (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/030437709190060I)

 

Osmocote é fertilizante granulado para plantas.

  • Votar + 1

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A circulação do aquário também promove a oxigenação da água, não só as plantas o fazem. E se o substrato tiver a tal granulometria que falei,a água circula melhor, e essa água leva oxigénio consigo, era só neste sentido.

 

csc1-1.jpg

 

Concordo que podemos utilizar vários tipos de substrato. Esta minha montagem na foto acima foi feita só com areia como substrato e a Hemianthus C. ''Cuba'' cresceu lindamente, e até é uma planta um pouco exigente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Para o meu nano de 37L o substracto que fiz foi terra preta com humus, para trata-los apenas os lavei não os fervi..

 

A minha próxima experiência vai ser com humus, terra preta adubada, substrato para bonsais, um pouco de argila e terra do mato (que tenho um bom resultado com as plantas cá em casa).

Decidi experimentar o substrato para bonsais por causa da sua durabilidade ser maior do que a terra preta.

É claro que este DIY não se pode comparar aos substratos da ADA, mas acredito que sejam melhores que muitas marcas que aí andam porque li algures que algumas marcas só têm nutrientes para os primeiros três meses e que a partir daí começam a perder efeito, ou seja, as plantas têm aquele "boom" inicial de nutrientes mas passado uns meses chapéu!

 

Portanto, DIY para a frente! :lol:

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas estou super interessado neste topico , talvez me venha a poupar uns eurinhos ...

 

Tenho um aquario de 120 litros á espera de ser montado e queria ter plantas naturais ...
Mas nao queria gastar muito dinheiro :S

 

tenho algumas duvidas ...

1- quanto humos de minhoca devo colocar no aquário ?

 

2- O que colocar por cima do humos para não correr o risco de ter o tal surto de algas ??

 

3- É necessário misturar o humos alguma coisa ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Karikas!

 

Eu quando fazia as montagens com o Humus colocava uns dois dedos no fundo do aqua. Passava por água para sair muitas das impurezas e por cima colocava uns 3 dedos de Akadama.

 

Uma solução mais barata como substrato estéril é a areia de rio. Chegas a uma estância das obras e pedes areia de rio. Um saco custa 50 cêntimos. Esteticamente não fica atrás das areias de marca...Esta areia até é melhor que a Akadama para reter o humus lá em baixo e não invadir a coluna de água.

 

 

Podes ver o aspecto da areia aqui no meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223184&hl=

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e supondo que eu queira que a camada de cima fosse negra ?

 

Poderia fazer:

 

Humos de minhoca por baixo
areia de rio no meio ( quantos cm de camada ? )

Camada fina de areia negra por cima

 

como quero que o terreno seja irregular ( altos e baixos ) como devo fazer com o humos ? meto uma camada de algo por baixo nos sitos em que quero altos ou faço mesmo um alto com o humos ?

é que tenho medo das raízes não chegarem ao humos :S

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o humus deve ter as mesmas elevações. E podes fazer isso, uma pequena camada de areia e por cima a areia preta, ou então só a areia preta.

 

Depois se o plantado for de metabolismo elevado, deves colocar luz suficiente mas não em excesso, 90W deve chegar. E uma botija de CO2 é essencial, a par de fertilizações de Macros (NPK) , Micros e Magnésio/Cálcio.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho muito boa ideia meter essas 3 camadas, principalmente pelo facto da ultima ser uma camada fina de areia negra, pois rapidamente se misturará com a areia do rio, é melhor meteres apenas a areia negra.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tinha pensado por este como camada superficial , era só por motivos estéticos...

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2442&pageNum_AquarioRS=0&idcat=243&cat=&subcat=&menu=53

 

e se misturarem á problema ???

 

Estão a sugerir que utilize este como camada inerte ?
se sim quantos kg tenho de comprar ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim concordo com o Vitor. O problema é meramente estético, mas há o perigo de se misturarem e fica menos bom.

 

Agora quanto precisas... Assim de cabeça, sei lá, uns 10 kg?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu percebi isso ...

Mas sendo assim já não me ficava assim tao barato ...

 

Vamos lá ver se eu me consigo explicar ...

 

1 camada - Humos de minhoca (7.5*4.35*0.15) = 4kg ( logo tenho de comprar 10 kg de humos ) - 5 euros
2 camada - Areao negro (7.5*4.3*0.5) = 16 kg - 26 euros ( + portes )

 

A segunda opção

 

1 camada - Humos de minhoca (7.5*4.35*0.15) = 4kg ( logo tenho de comprar 10 kg de humos ) - 5 euros
2 camada - areia do rio (7.5*4.35*0.4) = 12 kg - 3 euros ( acho que com 3 euros compro )

3 camada - areao negro (7.5*4.3*0.1)= 3kg - 5 euros ( + portes )

 

 

É que ainda vai uma diferença de 20 euros quase :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos tenho algo a dizer-vos ...

Isto não sai barato XD

eu precisava de 3-5L custava 17 euros

decidi optar pelo humos de minhoca ...
comprei 10 L por 5 euros ...

até aqui tudo bem ...
Hoje estive desde as 8 a tratar o humos e fiquei com 4 ...

Pensei para comigo mesmo :
Bem até poupei dinheiro ...

Eis que sou ameaçado com a possibilidade de dormir no tapet se não fosse comprar um tacho para substituir o em que cozi o humos ...
tacho . 16 euros

 

Ora tive trabalho e ainda gastei mais dinheiro :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...são coisas que acontecem, mas também deves ter fervido isso até ao esquecimento...:) Para estragares o tacho foi preciso algo correr fora do normal né? Não culpes o humus!

 

A última vez que utilizei o humus não o fervi, apenas passei por água para retirar parte das impurezas, sequei ao sol e coloquei no aquário com uma boa camada de areia de rio.

 

É muito importante que o humus não passe para a coluna de água, e a areia de rio é muito eficaz nesta tarefa, mais eficaz até que a akadama, que tem uma granulametria maior e a água passa mais facilmente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais