Substrato Fértil Alternativo E Barato


Vasco Matos

Recommended Posts

Pelo preço realmente o húmus de minhoca compensa largamente em relação a outro tipo de substrato, mas... Montei o meu aquário de 288lts este fim-de-semana e de dia para dia o cenário está mais castanho... literalmente!!!

 

Hoje de manhã quase não via as plantas!... A água está muito, muito castanha tipo chá feito há uma semana!...

 

Fervi o húmus, e lavei-o várias vezes não tendo conseguido fazer com que a água não saísse castanha, mas mesmo assim avancei para a montagem.

Vou esperar mais uns dias, mas estou já a pensar em como resolver esta porcaria!... Vou ter de desmontar tudo, tirar os 20kg de areão, lavá-lo, tirar o húmus e tornar a montar o aquário (desta vez com akadama!...)... outra noitada até ás 3/4 da manhã!... :arrow:

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo preço realmente o húmus de minhoca compensa largamente em relação a outro tipo de substrato, mas... Montei o meu aquário de 288lts este fim-de-semana e de dia para dia o cenário está mais castanho... literalmente!!!

 

Hoje de manhã quase não via as plantas!... A água está muito, muito castanha tipo chá feito há uma semana!...

 

Fervi o húmus, e lavei-o várias vezes não tendo conseguido fazer com que a água não saísse castanha, mas mesmo assim avancei para a montagem.

Vou esperar mais uns dias, mas estou já a pensar em como resolver esta porcaria!... Vou ter de desmontar tudo, tirar os 20kg de areão, lavá-lo, tirar o húmus e tornar a montar o aquário (desta vez com akadama!...)... outra noitada até ás 3/4 da manhã!... :arrow:

Está ai qualquer coisa que não está bem.Ou o humus tinha qualquer coisa de estranho (mas humus de minhoca é quase todo a mesma coisa),ou a camada de areão que colocaste não foi a suficiente,ou então ainda ao colocares a água agitaste o humus.Poseste um prato no sitio onde caia a água?

 

Neste momento tenho 1 aqua de 90L,1 nano de 5L e outro de 10L a funcionar com o humus e em nenhum me aconteceu isso.E depois de fervido o humus continua sempre a deitar água um pouco castanha,nunca fica como se estivessemos a lavar o areão. Nesse aqua de 90L tenho +- 2cm de humus no fundo com 5cm de areão de rio por cima.O humus não tem hipotese de vir para a coluna de água. Se calhar meteste pouco areão ou a despejar a água,esta fez um buraco no areão até ao humus que depois de espalhou pela água...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está ai qualquer coisa que não está bem.Ou o humus tinha qualquer coisa de estranho (mas humus de minhoca é quase todo a mesma coisa),ou a camada de areão que colocaste não foi a suficiente,ou então ainda ao colocares a água agitaste o humus.

 

Pois que não está bem, vejo eu... ou melhor quase não vejo!... LOL

Bem levou com cerca de 20 kgs de areia vulcanica em cima.. nalguns sitios tenho aí uns 10cms de areão por cima do substracto!... Acho que chega, não?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois que não está bem, vejo eu... ou melhor quase não vejo!... LOL

Bem levou com cerca de 20 kgs de areia vulcanica em cima.. nalguns sitios tenho aí uns 10cms de areão por cima do substracto!... Acho que chega, não?

Retiraste toda a água do aquário (100%) antes de meter o humus ?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O procedimento de montagem do aqua foi:

 

1º SERA Floredepot (mais ou menos meia caixa de 4,7 kg)

2º 100g de turfa granulada espalhada pela área toda

3º Cerca de 12kg de húmus de minhoca tratado espalhado pela área toda

4º Cerca de 19kg de areão vulcânico

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O procedimento de montagem do aqua foi:

 

1º SERA Floredepot (mais ou menos meia caixa de 4,7 kg)

2º 100g de turfa granulada espalhada pela área toda

3º Cerca de 12kg de húmus de minhoca tratado espalhado pela área toda

4º Cerca de 19kg de areão vulcânico

Qual o tamanho do teu aqua? Eu penso que a quantidade ideal de humus é uns 4kg para 100L de água,como ainda puseste Floredepot que também é fértil,se calhar ficaste ai com uma 'bomba de nutrientes'!...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o tamanho do teu aqua? Eu penso que a quantidade ideal de humus é uns 4kg para 100L de água,como ainda puseste Floredepot que também é fértil,se calhar ficaste ai com uma 'bomba de nutrientes'!...

 

 

num mês tem a agua verde, greenspots e filamentosas verdes e castanhas.

 

Foi mesmo exagerado! LOL

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o tamanho do teu aqua? Eu penso que a quantidade ideal de humus é uns 4kg para 100L de água,como ainda puseste Floredepot que também é fértil,se calhar ficaste ai com uma 'bomba de nutrientes'!...

 

O meu aqua tem 120x40x60 (288lts), portanto como podes ver Zogli coloquei uma quantidade que poderá ser a ideal (alias a quantidade que coloquei não foi ao calhas!... vi num teu post!... He!He! :))

 

O Floredepot que coloquei foi só um fundo (cerca de metade da caixa de 4,7kg). Segundo o que dizem na caixa, se não estou em erro, uma caixa de 4,7kg será a indicada para um aqua de 50lts!...

 

Quanto à "bomba de nutrientes", sim é verdade que era minha intenção fazer um bom substrato, rico em nutrientes e com alguma variedade de composição, pelo que optei pelo SERA Floredepot, turfa e Húmus de minhoca, com quantidades e proporções devidamente estudadas e pensadas.

É minha intenção fazer um plantado com alguma variedade de plantas, pelo que quero uma boa "base" para elas, dado que não quero nem posso daqui a meia dúzia de meses refazer todo aqua porque o substrato deixou de alimentar as plantas!...

 

Entretanto ontem retirei as plantas e troncos que tinha no aqua, tirei todo o areão vulcânico que pude e estou a estudar o que vou fazer a seguir:

- Desistir do Húmus de minhoca e retirá-lo todo, substituindo-o por akadama, mantendo uma base de Floredepot e turfa?

- Tirar o Húmus todo e os restos que ficaram no aqua, lavar tudo, fazer o mesmo substrato inicial (Floredepot, turfa, e húmus), colocar por cima akadama e depois o areão?

- Tirar o Húmus todo e os restos que ficaram no aqua, lavar tudo, fazer o mesmo substrato inicial (Floredepot, turfa, e menos quantidade de húmus, aí uns 2 kg por cada 100 lts), colocar por cima akadama (sim ou não?) e depois o areão?

- Outras alternativas?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a acreditar que o Humus do Zogli é diferente do que cá tenho, porque lavei, lavei e voltei a lavar e aquela porcaria continua a fazer chá, deu-me tanto trabalho a limpar a treta do areão que desisti do humus... Fica para mais tarde... Se tivesse um aqua maior, experimentava primeiro humus num mais pequeno...

O que tenho é pequeno e deu trabalho, faço ideia um com 288L, estar a mudar duas vezes seguidas.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a acreditar que o Humus do Zogli é diferente do que cá tenho, porque lavei, lavei e voltei a lavar e aquela porcaria continua a fazer chá, deu-me tanto trabalho a limpar a treta do areão que desisti do humus... Fica para mais tarde... Se tivesse um aqua maior, experimentava primeiro humus num mais pequeno...

O que tenho é pequeno e deu trabalho, faço ideia um com 288L, estar a mudar duas vezes seguidas.

Cumps

 

Concordo contigo, se calhar o Húmus que o Zogli usou é diferente, ou então deu-lhe muito, mas mesmo MUITO trabalho de lavagem e preparação até conseguir ficar com a água quase transparente. Eu sou teimoso, e até arriscava a tornar a preparar e montar o aqua com o húmus, mas… está a dar um trabalhão a desmontar, fiquei com o aqua todo sujo, pelo que acho que vou partir para a hipótese:

- Tirar o Húmus todo e os restos que ficaram no aqua, lavar tudo, fazer o mesmo substrato inicial (Floredepot, turfa, e MUITO menos quantidade de húmus, aí apenas 1 kg por cada 100 lts), colocar por cima akadama e depois o areão.

 

Claro que para um aqua pequeno se calhar a coisa até é relativamente fácil, mas para um de 288lts, não é pêra doce!... Acreditem!

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se vai ajudar mas tanto o humos como a turfa vão libertando aminoacidos no aquario o que vai deixar a agua com uma cor amarelada.

Quando se põe turfa no aquarios se estivermos preoucupados em manter a nitidez da agua do aquario esta também ter que ser fervida.

A duas formas de resolver isso uma é com o tempo e mudas de aqua como a montagem ainda é recente e o processo de maturação do aquario esta no inicio podes ir vendo a evolução.

A outra é temporariamente colocar carvão activado no filtro para eleminar o efeito da turfa e do humus.

(A agua vai ter tendencia a ficar sempre com uma cor amarelada)

Agora só uma curiosidade o teu aqua é para que tipo de peixes?

A colocação de turfa indica que queres aquas macias e acidas.

 

Boa sorte

Editado por Vedas
assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se vai ajudar mas tanto o humos como a turfa vão libertando aminoacidos no aquario o que vai deixar a agua com uma cor amarelada.

Quando se põe turfa no aquarios se estivermos preoucupados em manter a nitidez da agua do aquario esta também ter que ser fervida.

A duas formas de resolver isso uma é com o tempo e mudas de aqua como a montagem ainda é recente e o processo de maturação do aquario esta no inicio podes ir vendo a evolução.

A outra é temporariamente colocar carvão activado no filtro para eleminar o efeito da turfa e do humus.

(A agua vai ter tendencia a ficar sempre com uma cor amarelada)

Agora só uma curiosidade o teu aqua é para que tipo de peixes?

A colocação de turfa indica que queres aquas macias e acidas.

 

Boa sorte

Obrigado pela tua resposta. Dada a quantidade de turfa que coloquei (100g) não me parece que fosse ter problemas de água amarelada, pois estamos a falar de 288lts. De todas as formas e pelo menos nesta fase inicial tenho carvão activado no filtro.

Não fervi a turfa.

Os peixes que tenho e que poderão passar para este aqua, libertando-me assim o de 54lts são:

 

2 x Elephant Nose - Gnathonemus petersi

5 x Black Neon - Hyphessobrycon herbertaxelrodi

4 x Neon Tetra - Paracheirodon innesi

3 x Serpae Tetra - Hyphessobrycon serpae

2 x Panda Cory - Corydoras panda

2 x Corydora albina - Corydoras aeneus

4 x Kuhli Loach - Pangio (Acanthophthalmus) kuhlii

3 x Ra aquática verde - hymenochirus boettgeri

1x Botia Palhaço * Chromobotia macracanthus

10 x Tetras Glowlight (Hemigrammus erythrozonus) Neons Rosa

5? X Red Cherrys (Neocaridina denticulata sinensis "red")

1 x Escalar - EPterophyllum scalare

6 x Lebiste (Guppy) Poecilia reticulata

1 x Plecostumos Borboleta - Beaufortia leveretti

 

Entretanto, ando a pensar nas seguintes adições:

 

peixe galho - Farlowella acus

iriatherina.werneri

mais uns, pelo menos dois, um para cada filhota, escalares

e alguns comedores de algas, ainda não sei quais.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a questão aqui não é tanto o facto do humus depois de fervido e lavado deixar ou não a água da lavagem castanha,pois deixa sempre,é impossivel ficar como o areão de rio ou mesmo como a akadama.Claro que temos de retirar as particulas mais pequenas e ficar com o humus apenas. A questão está como introduzimos o humus no aqua e como enchemos o aquário depois.E humus de minhoca 100% orgânico é quase todo igual penso eu.

 

O aqua tem de estar sem água absolutamente nenhuma,vazio.Depois colocamos o humus minimamente seco dentro do aqua, podemos colocar depois da fervura,lavando um pouco e escorrendo a água toda ou secar primeiro ao sol. De seguida colocamos uma generosa camada de areão de rio ou akadama, e ao enchermos o aqua temos de ter muito cuidado a despejar a água,para o peso da água não chegar ao humus e não sujar a água toda.Um prato serve.Se seguirmos todos estes passos a água não ficará suja. Ficará um pouco baça mas isso ficam todos os aquários depois de uma nova montagem.

 

Rasputin,eu continuo a dizer que se calhar ao colocares a água agitaste o humus ou qualquer coisa do genero.E para 288L eu colocava apenas uns 10 - 11Kg de humus.No teu aqua vejo também algumas especies que possivelmente poderão ser incompativeis,os Red's com os Escalares e o Nariz de Elefante,e como terás maioritariamente peixes de águas mais ácidas esses Guppy's penso que estão à margem.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli, desculpa lá ser chato, mas a questão aqui é mesmo o facto do húmus deixar a água castanha!

Ademais desta minha observação, algumas das coisas que dizes não fazem sentido!

 

"O aqua tem de estar sem água absolutamente nenhuma, vazio"

– Mas alguém consegue montar um aquário com a introdução de substrato deste género que não seja com ele vazio?!? Sim? Digam-me como, pois gostava de conhecer essa técnica.

 

"De seguida colocamos uma generosa camada de areão de rio ou akadama, e ao enchermos o aqua temos de ter muito cuidado a despejar a água, para o peso da água não chegar ao húmus e não sujar a água toda."

- Não percebi!... É claro que a água vai chegar ao húmus. Pode é chegar mais depressa e com força, agitando o mesmo e libertando a famosa nuvem, ou então se for tipo gota a gota, bem devagarinho, o impacto da introdução da mesma ser mínimo.

 

"Rasputin,eu continuo a dizer que se calhar ao colocares a água agitaste o humus ou qualquer coisa do genero."

- Se calhar! Aceito perfeitamente esta nota. Tentei deitar a água com algum cuidado mas o que é facto é que a situação nos dias a seguir à introdução da água em vez de melhorar, piorou, piorou ao ponto de a água ter ficado completamente castanha! Não via nada para além do vidro a não ser a água castanha!

 

“E para 288L eu colocava apenas uns 10 - 11Kg de humus.”

- Bem coloquei cerca de 12 kg!... Acho que não é por esse kg a mais que a “porca torce o rabo”

 

“No teu aqua vejo também algumas especies que possivelmente poderão ser incompativeis,os Red's com os Escalares e o Nariz de Elefante,e como terás maioritariamente peixes de águas mais ácidas esses Guppy's penso que estão à margem.”

- A lista de peixes que apresentei é a lista dos peixes que neste momento tenho no aqua de 54lts! Sim, eu sei que está um bocado superpovoado (a montagem da nova casa de 288lts está a demorar e a sofrer revezes, bem mais do que o inicialmente previsto!... ), mas o que é certo é que eles parecem não se importar muito, pois tenho pelo menos uma guppie grávida (novamente!...) e pelo menos duas Red’s também de barriguinha cheia de bolinhas!.. He! He!

Tenho tido o cuidado de fazer semanalmente testes da água, todos os dias observo os peixes, e faço regularmente (pelo menos uma vez por semana) TPA’s de cerca de 25%.

A água desta casa de 288lts será sensivelmente a mesma em termos de parâmetros, pelo que não prevejo grandes surpresas.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli, desculpa lá ser chato, mas a questão aqui é mesmo o facto do húmus deixar a água castanha!

Ademais desta minha observação, algumas das coisas que dizes não fazem sentido!

 

"O aqua tem de estar sem água absolutamente nenhuma, vazio"

– Mas alguém consegue montar um aquário com a introdução de substrato deste género que não seja com ele vazio?!? Sim? Digam-me como, pois gostava de conhecer essa técnica.

_- Não serias o primeiro nem o último que tendo o aqua montado e querendo trocar de substrato não retiraria toda a água,e deixando 2 dedos de água que seja era o suficiente para sujar tudo.E eu conheço uma pessoa que apenas esvaziou 3/4 da água do aqua para colocar substrato fértil...

 

"De seguida colocamos uma generosa camada de areão de rio ou akadama, e ao enchermos o aqua temos de ter muito cuidado a despejar a água, para o peso da água não chegar ao húmus e não sujar a água toda."

- Não percebi!... É claro que a água vai chegar ao húmus. Pode é chegar mais depressa e com força, agitando o mesmo e libertando a famosa nuvem, ou então se for tipo gota a gota, bem devagarinho, o impacto da introdução da mesma ser mínimo.

_- Claro que chega ao Humus,mas dependendo da maneira que despejas a água pode ou não agitar o humus,é isso que se tem de evitar.O areão impede que o humus se espalhe,se afastas o areão com a força da água...E não é necessário gota-a-gota(pelos meus calculos demorarias uns 3 meses para encher o aqua.Dependendo da frequência com que caiam as gotas. banana rock

"Rasputin,eu continuo a dizer que se calhar ao colocares a água agitaste o humus ou qualquer coisa do genero."

- Se calhar! Aceito perfeitamente esta nota. Tentei deitar a água com algum cuidado mas o que é facto é que a situação nos dias a seguir à introdução da água em vez de melhorar, piorou, piorou ao ponto de a água ter ficado completamente castanha! Não via nada para além do vidro a não ser a água castanha!

Continuo a dizer que para isso acontecer algo de anormal em todo o processo teve de acontecer,nem que colocasses terra para os vasos(de menor granulametria) isso acontecia,se fizesses tudo normalmente.

 

“E para 288L eu colocava apenas uns 10 - 11Kg de humus.

- Bem coloquei cerca de 12 kg!... Acho que não é por esse kg a mais que a “porca torce o rabo”

_-Eu colocava uns 10-11Kg de humus.Mas não colocava o Sera Floredepot que são mais 5kg de substrato fertil.Pelas minhas contas tens a mais uns 7kg.Faz toda a diferença entre ter ou não ter algas,ou melhor na frequência com que terás de fazer tpa's.

[/color]

 

“No teu aqua vejo também algumas especies que possivelmente poderão ser incompativeis,os Red's com os Escalares e o Nariz de Elefante,e como terás maioritariamente peixes de águas mais ácidas esses Guppy's penso que estão à margem.”

- A lista de peixes que apresentei é a lista dos peixes que neste momento tenho no aqua de 54lts! Sim, eu sei que está um bocado superpovoado (a montagem da nova casa de 288lts está a demorar e a sofrer revezes, bem mais do que o inicialmente previsto!... ), mas o que é certo é que eles parecem não se importar muito, pois tenho pelo menos uma guppie grávida (novamente!...) e pelo menos duas Red’s também de barriguinha cheia de bolinhas!.. He! He!

Tenho tido o cuidado de fazer semanalmente testes da água, todos os dias observo os peixes, e faço regularmente (pelo menos uma vez por semana) TPA’s de cerca de 25%.

A água desta casa de 288lts será sensivelmente a mesma em termos de parâmetros, pelo que não prevejo grandes surpresas.

_-O facto dos Guppy's estarem ou não habituados a águas ácidas não quer dizer que passem a gostar mais desse tipo de água.Mas cada um faz o que quer com os seus aquas,espero que não tenhas levado a mal este apontamento.Apenas gosto de alertar para o facto dos peixes viverem muito melhor dentro dos parametros que têm no seu habitat natural e para os quais estão preparados.Devemos fazer a escolha: um aqua de águas alcalinas ou ácidas? E dentro dessa escolha não colocar predador/presa,pois é injusto para a presa que não tem espaço para fugir. :shock: Outra coisa: eram muitos peixes para 54L é certo(muitos mesmo),mas se fosse a ti não faria a mesma proporção de peixes para esse de 288L,é só um conselho.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_- Não serias o primeiro nem o último que tendo o aqua montado e querendo trocar de substrato não retiraria toda a água,e deixando 2 dedos de água que seja era o suficiente para sujar tudo.E eu conheço uma pessoa que apenas esvaziou 3/4 da água do aqua para colocar substrato fértil... banana rock :):shock:

 

_- Claro que chega ao Humus,mas dependendo da maneira que despejas a água pode ou não agitar o humus,é isso que se tem de evitar.O areão impede que o humus se espalhe,se afastas o areão com a força da água...E não é necessário gota-a-gota(pelos meus calculos demorarias uns 3 meses para encher o aqua.Dependendo da frequência com que caiam as gotas. :blush: LOL... Percebeste o que quis dizer!... LOL... Bem se alguém tiver uma torneira a pingar, não quiser desperdiçar essa água e quiser aproveitar para encher um aquário aproveite esta ideia!... LOL

 

Continuo a dizer que para isso acontecer algo de anormal em todo o processo teve de acontecer,nem que colocasses terra para os vasos(de menor granulametria) isso acontecia,se fizesses tudo normalmente. Fico na dúvida do porquê ter acontecido tal salgalhada, mas um tipo está sempre a aprender, inovar e estudar novas técnicas/materiais. Não sei se vou arriscar novamente!...

 

-Eu colocava uns 10-11Kg de humus.Mas não colocava o Sera Floredepot que são mais 5kg de substrato fertil.Pelas minhas contas tens a mais uns 7kg.Faz toda a diferença entre ter ou não ter algas,ou melhor na frequência com que terás de fazer tpa's. Só coloquei metade da caixa de SERA Depot e mais a turfa digamos que devo ter colocado 2,5kg a mais...

 

_-O facto dos Guppy's estarem ou não habituados a águas ácidas não quer dizer que passem a gostar mais desse tipo de água.Mas cada um faz o que quer com os seus aquas,espero que não tenhas levado a mal este apontamento.Apenas gosto de alertar para o facto dos peixes viverem muito melhor dentro dos parametros que têm no seu habitat natural e para os quais estão preparados.Devemos fazer a escolha: um aqua de águas alcalinas ou ácidas? E dentro dessa escolha não colocar predador/presa,pois é injusto para a presa que não tem espaço para fugir. nyah Outra coisa: eram muitos peixes para 54L é certo,mas se fosse a ti não faria a mesma proporção de peixes para esse de 288L,é só um conselho. É claro que não levei a mal a tua observação. Aliás já estava à espera que alguém fizesse uma do género. A água tem estado nos 6,8 -7,2 de pH. No meu caso penso que o predador/presa referes-te ao escalar/néons correcto? Sim eu sei que não são muito compativeis, mas o escalar ainda é relativamente pequeno pelo que tenho estudado o seu comportamento ver como se dão.

Relativamente à proporção se puderes elucidar-me melhor e dar algumas dicas relativas a espécies, número de peixes, etc ficava-te muito agradecido.

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada pessoa tem gostos diferentes,eu tenho os meus aquas com muito poucos peixes,porque gosto mais assim,não sei porquê.Por ex. no meu aqua de 112L (ainda não tem a fauna toda) mas quando tiver completo terá: 5 Corydoras Panda,1 Ancistrus,2 Ottos,20 Cardinais,3 ampularias Marfim. Gosto de ter a equipe de limpeza,um peixe de cardume e outra especie maior.Não gosto muito de ver várias especies juntas que partilhem a mesma zona do aquário,principalmente a zona do meio.E prefiro ter mais peixes de uma só especie que várias especies juntas.

 

Mas para 288L os peixes que deste na primeira lista em termos de numero não serão demais,se não juntares muitos mais tudo bem,quanto a mim.E é possivel os Escalares conviverem com Néons desde que estejam juntos desde muito novos.Ai já se conhecem,pertencem ao 'people' banana rock

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem os acrescentos em mente seriam possivelmente os seguintes:

 

4 x peixe galho - Farlowella acus

6 x iriatherina.werneri

2 x escalares, ou mais, mas nunca mais de uns 6

1x Botia Palhaço Chromobotia macracanthus (tinha dois mas um desapareceu, e penso que a espinha que deitei fora era ele)

4-6 corydoras black Venezuela se a compra do tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=77155 avançar

Uns 20 Neon Tetra - Paracheirodon innesi

Uns 10 x Tetras Glowlight (Hemigrammus erythrozonus) Neons Rosa

 

e alguns comedores de algas, ainda não sei quais. Sugestões?

 

De todas as formas também ainda não sei se passarão todos para o de 288lts, pois ainda não sei o que vou fazer do de 54lts. Depende um bocado das "pressões familiares" para desocupar o espaço ocupado pelo mesmo!... :)

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava aqui a pensar com os meus botões em amanhã colocasr humus num aqua que tenho a +- 12 meses e que só tem areão pois as minhas plantas estão a nascer as folhas todas lixad::::::::: roidas e com buraquinhos e não sei se é por causa do subtrato ser pobrezinho...... mas será que vale o esforço de vazar aquilo tudo e por só humus o que e que me aconselham caros espertes destas lides... Dou-me ao trabalho ou fico quieta ou haverá 3ª opção??????????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu peço desculpa estar a batalhar outra vez, eu fiz mesmo tudo como disseste Zogli (e para ser sincero eu tenho uma grande confiança nos posts que metes, confio a 100%), e fiz como sabia, vazei por completo o aqua todo, o fundo estava sem ponta de gota, o humus, praticamente seco, coloquei o areão 3-4cm, as plantas, tendo o cuidado de não expôr o substrato em questão. e enchi pondo um prato no fundo e despejando a agua com cuidado, muito cuidado mesmo! Flutuaram uns restinhos de nada, que prontamente retirei, primeiro dia tudo bem, segundo dia amareleceu um pouco, terceiro... Mas que raio fizeram ao meu aqua!! EHEH até achei piada, acredito que os peixes não vissem um corno á frente.

Depois pronto lá foi a troca.

 

Eu agora vou experimentar outra coisa, que é lavar e ferver o humus e isso já fiz, fiquei praí com 1/3 do humus que tinha no inicio... E vou arranjar um recipiente pequeno e fazer como se fosse um aqua normal, metendo areão por cima e esperar e ver no que dá.

 

Já agora Zogli tu referiste que os grãos eram maiores que os da terra, (se não estou em erro), mas o humus, digamos que é porcaria de minhoca... não era suposto os grãos serem muito pequeninos ou inexistentes (a não ser é claro que as minhocas sejam umas cagonas), o problema é que se lavares isso ficas sem os nutrientes, da dita porcaria e ficas apenas com o minério da terra, ok ficas com alguma parte dos nutrientes, mas boa parte é de certo perdida...Acho que ainda vamos ter de combinar, e ver se o humus é realmente igual, e eu quase que aposto que não (óbvio que posso estar redondamente enganado, e estar a fazer alguma coisa de errado, o que seria normal!)

E com isto não chateio mais, vou-me aplicar na experiência...

 

Abraço a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno Ivc! Pois é estranho...Eu neste momento tenho humus num aqua de 90L,e em 2 nanos de 5L e 10L.No de 90L fiz como expliquei no inicio do post,lavei,fervi e tornei a lavar,fiquei com apenas metade do humus total,com uma granulametria ligeiramente superior à da terra.Escorri bem o humus e 'barrei' o fundo do aqua,colocando 5cm de areão.Na altura coloquei 3/4 da água que o aqua já tinha e que guardei.A água ficou um pouco amarela nos dias seguintes mas passou.Coloquei os peixes logo no dia seguinte,até hoje.As plantas estão bastante saudáveis,tenho também 90W de luz.

 

Como fiquei bastante satisfeito com o resultado e como já tinha colocado este tipo de substrato antes,resolvi partilhar a experiência,por isso acho estranho e estou intrigado com o que correu mal com o Rasputin e contigo Nuno Ivc. Também porque há bastante gente aqui do fórum que usa terra para vasos nos seus aquas,e sendo esta um pouco mais fina que o humus seria de esperar que o resultado fosse igualmente desastroso,mas não,há pessoal bastante contente com certos tipos de terra para vasos,sem quimicos claro.

 

Já agora há alguém aqui do fórum que tenha humus no seu aquário e que tenha conseguido bons resultados? Para descobrir-mos o que correu mal...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, Nuno_lvc acho que arranjei uma explicação: O Zogli praxou-nos!!! LOL

Como diria a minha filhota: É um ganda malandreco!!!

 

Agora falando a sério, eu também gostava de perceber o que correu mal.

A granulometria do húmus realmente é bastante pequena e é claro que seria de esperar que a água ao princípio ficasse um pouco amarelada/castanha, mas também seria de esperar que ao fim de alguns dias a situação “acalmasse”, o que não aconteceu, muito pelo contrário.

Sendo uma alternativa viável em termos funcionais, o húmus de minhoca é muito apelativo em termos de preço. Eu até cheguei também a comprar terra para vasos, cuja composição incluía uma série de micro e macro nutrientes, mas acabei por não a usar, embora a curiosidade de experimentar seja grande.

O problema é que estar a fazer experiencias num aqua de 288lts é fogo!... Por isso acho que vou desistir, para já, do uso do húmus e vou partir para uma situação mais clássica com SERA Floredepot, turfa e akadama, com uma camada de areão vulcânico por cima, e deixar a experiencia com o húmus para quando libertar o aqua de 54lts.

 

Entretanto quem quiser partilhar as suas experiencias com diferentes combinações de substratos, resultados, vantagens e desvantagens, podia colocar aqui por forma a tornar este tópico tipo um How-to e assim alargar o âmbito do mesmo.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Venho então tentar adicionar mais dados/ideias com a minha experiencia com húmus:

 

Setup:

Cubo 40x40x40

CO2 Pressurizado

Luz 55w 4200k

 

Substrato:

 

-camada de 3cm de areão grosso (90%) e turfa granulada (10%); para evitar que o húmus fique compactado no vidro. Com o tempo ele vai acabar por se ir "diluindo" no areão.

-camada de 2-3cm de 50% Húmus (lavado 5x, 1 dia de molho, lavado 5x, fervido 10-15min, lavado 5x,seco ao sol)

e 50 % areia de filtro de piscina ; húmus+areia para lhe reduzir a "potencia" e mais uma vez evitar que compacte

-camada de 4-5cm de areia de filtro de piscina; para evitar que a camada fértil fique em contacto com a coluna de agua

 

Parece que um dos grandes "perigos" do húmus é que compacte (ele é extremamente particulado) e apodreça.

 

1 dia após montagem (só com 11w de luz):

 

NO3: 5 ppm

PO4: >10 ppm (!)

Fe: <0,1ppm

Agua Amarelada (mas nada de exagerado...); TPA 100%

 

Durante uma semana fiz TPA 100% de 2 em 2 dias

 

1 semana após montagem

 

NO3: 5 ppm

PO4: 5-10 ppm

Fe: <0,1ppm

Agua ligeiramente Amarelada; TPA 50%

 

Coloquei os 55w luz

 

1 mes e pouco após montagem (com TPA 50% de 15 em 15 dias)

 

NO3: 5 ppm

PO4: 5-10 ppm

Fe: <0,1ppm

CO2: ~30ppm

 

Nada alarmante de algas (só umas green-spot e algumas filamentosas pequenas)

As plantas estão a gostar mas começam a revelar carência de Potássio. comecei a adicionar ~3ppm K /dia

A carência de K parece desaparecer e revela carência de Fe. Acho que o PO4 elevado dificulta o consumo de Fe...

Vou iniciar Fe+micros e ver se não vai dar um boom de algas :)

 

Depois revelo

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

;) OI PESSOAL, FIZ A MONTAGEM NO MEU AQUA EXATAMENTE COMO O ZOGLI FALOU.

DEU CERTO, E NAÕ TIVE PROBLEMAS COM ALGAS, NEM COM A AGUA COM COR AMARELADA.

MINHA DÚVIDA É DEPOIS DE 4 - 5 DIAS COMEÇARAM A APARECER UMAS SUPER BOLHAS SAINDO DO SUBSTRATO ALGUEM PODE ME DIZER OQUE É ISSO E POR QUE ACONTECER?ME DISSERAM QUE É POR CAUDA DA FERMENTAÇÃO DO HUMUS E QUE PODE ATÉ GERAR GASES COMO METANO, ISSO PODE ACONTECER? DESCULPE MAS SOU INICIANTE COM PLANTADO.

VALEU.

 

MEU AQUA:

100X40X65.

3 CM DE HUMUS

2 CM DE LATERITA

4 CM DE PEDRA MINEIRA

 

4 LÂMPADAS DE 30w CADA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Erika! Não te preocupes,pode ser do substrato (no meu também aconteceu) e se tiveres CO2 também pode ser disso.

 

Se lavaste bem e ferveste o humus não te preocupes que nada acontecerá à Fauna.

 

E fizeste bem em pôr laterita.Tens ai um substrato à maneira.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais