Abaulamento De Aquário 120x40x50


Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Eu tinha colocado a questão em um tópico não iniciado por mim ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry457988 ) e que se encontra em DIY, mas como não tive resposta decidi abrir aqui um meu com toda a informação e questões que gostaria de ver respondidas e saber a Vossa opinião.

 

Tenho um aquário com 120x40x50 (o que está na minha assinatura) é em todo semelhante a este

http://www.aquatlantis.com/frame-produtos.php?id_produto=27. Não sei dizer ao certo se é ou não pois já o comprei á muito tempo (mais de 6 anos seguramente).

 

A espessura do vidro é 8mm e o que se passa é que a travessa que tinha em cima ao meio a unir os vidros da frente e de trás descolou-se da parte de trás à já alguns meses.

 

O que queria saber é se é aceitável algum tipo de abaulamento pois fui medir, tem 6mm de diferença da medida das pontas para o centro do aquário e fiquei preocupado. À razões para entrar em pânico?

 

Pensei em colar duas travessas a 1/3 de cada lado, o que acham?

 

Reparei também que existem umas travessas em plastico usadas por exemplo em aquários da sunsun. Essas travessas vendem-se em algum lado? São seguras? É que com elas eventualmente não teria de desmontar o aquário.

 

Sou Pai à 9 meses e este tipo de situação agora preocupa-me bastante e se chegar à conclusão que efectivamente existe algum tipo de perigo terei que o desmontar ASAP.

 

Obrigado,

Editado por ajvctrindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O melhor é colocares umas travessas para isso não ter o perigo de rebentar, já do tipo francesas,uma em cada ponta e outro ao meio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que são travessas tipo francesas? É aquela que descolou?

 

Obrigado,

 

Boas

 

Sim são que se deslocaram , precisas de por isso com alguma urgência.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

omgomgomg não, deixa-te estar nas calmas!! 6mm de abaulamento ao meio do aqua? peanuts.... .... EH PÁ VAI HOJE AO VIDRACEIRO!!!! podes entrar em panico à vontade, isso são 240 litros de agua prontinhos a ir para o chão. cuidado.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É ter calma,

Despejar a água até meio do aquário, JÁ, AGORA MESMO

 

Comprar uma boa silicone, basta uma besnaga pequena, numa loja de aquariofilia.

 

Colar duas travas, a 1/3 de cada lado, com 8 a 10 Cm de largura, (+- 5€), esperar 4 dias, limpar bem com toalhas de papel molhadas, sem deixar a água suja escorrer, e no 5º dia encher até 75%.

 

Mais 2 dias, e encher os 100%.

 

Esta é a minha opinião, que vale o que vale, e é o que eu faria JÁ - despejar 50% - ninguem morre, vão ter uns dias de stresss... epa, mas neste caso, tem mesmo que ser.

 

Abraço

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

Neste momento já estou com água a metade e vou hoje comprar as travas para colocar como o slowmottion indicou.

 

Acham que posso manter os peixes lá dentro com água a metade?

 

Obrigado,

Editado por ajvctrindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já colei a trave central e está a secar.

 

Com a água a 50% o abaulamento era minimo, por isso decidi, pelo menos para já, colar a central.

 

Vou dando notícias da evolução.

 

Obrigado a todos,

 

PS: já ando a estudar em adquirir outro para o substituir e colocar este para outros fins. Pois julgo ser um bom aquário apesar de tudo... vamos ver

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aguentam desde que a filtragem continue a 100% e que faças todos os possiveis por oxigenar a agua ao maximo, tendo eles metade da agua há que não distrair na oxigenação.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigada pela dica Peninha. Vou ligar a bomba de O2.

 

O CO2 eu já tinha desligado mesmo.

 

Tenho pena é das minhas plantinhas que estavam a ficar tão bem. ;) Agora com quase luz nenhuma é que vão ficar lindas...

 

Bem, o que eu quero é que resulte e que os peixes fiquem bem.

 

Como o aquário é dos tapados (ver link no primeiro post), vou deixar aberto para secar e o cheiro não ficar dentro do aquário.

 

Aliás, estou neste momento a carregar algumas fotos para colocar on-line. Lá consegue-se ver como é o aquário e no estado em que encontra actualmente...miserável... :P

 

Um abraço,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu colei duas, cada uma a 1/3 de cada lateral.

 

Agora é só esperar o tempo necessário, (vem nas instruções da silicone)

 

Bom trabalho, depois diz qq coisa, agora se essa descolar... só mesmo com duas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu ia colar as duas mesmo.

 

E ainda ando à procura de uns apertos amoviveis que vi que fazem o mesmo que as traves para colocar tb. Mas não encontro.

 

Espero que resulte de qualquer das formas... mas se encontrar esses apertos vou colocar tb.

 

Um abraço,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Venho dar as boas novas.

 

Neste momento, seguindo as indicações do slowmottion, o aquário encontra-se cheio a 75% e nem um milimetro ele mexeu depois de colado.

 

A minha questão é a seguinte:

Devo de deixar uma folga? Ou seja, é recomendável ou não encher os 100% (até à barra de segurança)?

É que já li opiniões diversas:

1) Uns dizem que os aquários devem de ser cheios na totalidade uma vez que a força da água é maior na superficie e assim que esta deve de se encontrar o mais próximo da trave.

2) Outros dizem que não que isso não acontece e que o aquário deve de ter a linha de água uns centimetros do topo (trave).

 

Qual a vossa opinião?

 

Obrigado,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espera até essa colagem estar estabilizada , mas os aquarios são para estarem cheios e não a 75%. portanto quando estiver tudo bem colado e seguro, enche.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espera até essa colagem estar estabilizada , mas os aquarios são para estarem cheios e não a 75%. portanto quando estiver tudo bem colado e seguro, enche.

 

Boas,

 

Colagem estabilizada... algum tempo de referência? A colagem realizou-se faz hoje uma semana e aparenta estar bem firme.

 

Um abraço,

Trindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.