Carla Reef


Carla

Recommended Posts

Olá

 

Já passaram mais de dois anos desde a montagem do meu primeiro aquário marinho.

O primeiro era o "Piccolo" de 56lt, o segundo era o "Jovem reef" de 120lt e neste momento montei um sistema de aproximadamente 180lt. o "Carla Reef". :-D

 

Montagem: 5 de Outubro de 2007

 

Dimensões: Aqua - 100x40x45 = 180 litros brutos

 

Iluminação: 195w totais, distribuídos por duas calhas T5 (2x39w 10.000K + 1 x39w 14.000 + 2x39w actinias)

 

Fotoperíodo: As actinias ligam 1 hora antes e uma hora depois das brancas, num total de 10 horas de luz. (Das 11h às 21h).

Das 22h às 7h ligam as moonlight Hydor Aqua color azuis

 

Aquecimento/Refrigeração: 1 termostato jager 150W + 2 Ventoinhas

 

Controle temperatura: Além do termóstato, tenho também um aparelho digital que me indica a temperatura. Neste aparelho estão ligadas (no verão) as duas ventoinhas para arrefecimento do aqua.

Estas são accionadas assim que a temperatura sobe e desligam assim que a temperatura pretendida é atingida.

 

Circulação: Duas Seio Wave Marea, 2400 l/h (4800 l/h no total)

 

Escumador: Red Sea Prizm Deluxe

 

Substrato Tipo/Quantidade: Areia viva e Aragonite, num total de aproximadamente 25kg (proveniente do sistema anterior).

 

Rocha: 30kg Rocha Viva (20kg proveniente do nano e mais 10kg comprada a um membro do fórum).

 

Temperatura: 26ºC

 

Densidade:1.024

 

Seres Vivos: - Actualizado em 15-10-2007

 

Peixes:

- 1 Hepatus

- 2 Amphiprion Ocellaris;

- 1 Zebrasoma flavescens

 

Corais:

- Capnella

- Xénias castanhas

- Xénias brancas

- Zoanthus castanhos

- Clavularia

- Actinodiscus sp.

- Sinularia dura

- Sarcophytons (vários)

- Euphyllia

 

Invertebrados:

- Vários eremitas de patas brancas, verdes e vermelhas, turbo snails, cerites, nassários e um ofiuro.

- 1 Lysmata Debelius

 

Manutenção: Trocas de 20lt. de 15 em 15 dias com água natural, reposição com Osmose Inversa + Kalk dia sim dia não.

 

Quero ainda introduzir gradualmente Parazoanthus gracilis, 1 Plerogyra sinuosa, 1 Euphyllia ancora e entretanto mais algum que me agradar.

A nível de peixes quero ainda um Goby Okinawae. :D

 

Fotos:

 

Montagem:

Pic_13604_2.jpg

 

Lateral esquerda:

Pic_13604_6.jpg

 

Lateral direita:

Pic_13604_7.jpg

 

Vista Frontal:

Pic_13604_1.jpg

 

Pic_13604_8.jpg

 

Pic_13604_9.jpg

 

Alguns corais e peixes:

Pic_13604_6.jpg

 

Zebrassoma Flavescens:

Pic_13604_10.jpg

 

Zoanthus e xénias:

Pic_13604_12.jpg

 

Actinodiscus:

Pic_13604_11.jpg

 

 

Aguardo os vossos comentários e opiniões, tanto a nível do aqua como do equipamento. :wacko:

 

Peço desculpa pela qualidade das fotos que não é das melhores, mas prometo aperfeiçoar-me.

 

Cumps

Carla Valentim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola carla,

 

Gosto bastante do Layout,os peixes têm ai espaço para nadarem a vontade.Eu mudava o sacrophyton de sitio,colocava mais junto ao substrato ou a meio do aquário,visto que é um coral que cresce muito.

 

vai metendo as actualizações

 

cumps

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manutenção: Trocas de 20lt. de 15 em 15 dias com água natural, reposição com Osmose Inversa + Kalk dia sim dia não.

Cumps

Carla Valentim

porque não adoptas o esquema do pinga/pinga? dessa forma consegues manter os parametros mais estáveis e sem as oscilações de introdução de tudo de uma só vez dia sim dia não.

 

O aspecto geral é muito bonito, mostra aí uma foto mais pormenorizada desse hepatus.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigada pelos comentários. bigsmile

 

Em relação ao Sarco, talvez experimente em breve mudá-lo de sítio novamente, é que este sarcophyton no meu antigo aqua estava junto ao substracto e não gostou muito da ideia. :)

 

Em relação ao sistema pinga-pinga é esse mesmo que eu uso.

Uma garrafa com água de osmose+Kalk a pingar toda a noite, mas só dia sim dia não, pois a evaporação não é suficiente para que o faça todos os dias.

 

Cumps

Carla Valentim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena......o aqua está a ficar bonito (mais um para eu fotografar :shock: )!

Sobre a reposição de água, quando tiveres um reactor de Kalk e achares que vale a pena, posso fazer um! Basta mandar vir umas boias, comprar umas coisas de electronica e montar! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

o que me intriga mais é num aquario com 2 anos, ver todos os vidros tão limpos e ao mesmo tempo, quase tudo sem coralina...bombas, rocha, vidros, areão...

 

quanto ao resto parecee tudo saudavel.

 

O layout nao gosto tanto...mas gostos são gostos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

o que me intriga mais é num aquario com 2 anos

Onde é que leste 2 anos...?

 

Montagem: 5 de Outubro de 2007

Pelas minhas contas, dá pouco mais que 2 meses...

 

Mete lá o sono em dia, que isso faz-te mal.

O que a Carla disse é que está nos salgados há 2 anos...

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.