ANATOMIA DO PEIXE - Actualizado


Fernando Leite

Recommended Posts

Viva ! Vou colocar aki um esquema "em inglês" da anatomia de um peixe. Penso que terá interesse... :oops: Aki vai :

 

Primeiro um esquema sobre as barbatanas = fin em inglês

 

Fish_diag.jpg

 

Função das Barbatanas: Orgão de deslocação e protecção

 

:oops: Caudal - Barbatana propulsora permite ao peixe deslocar-se mais facilmente e rapidamente pela àgua. Basta lembrar a função do pé de pato do mergulhador. Serve ainda de leme.

 

:cry: Dorsal - Mantem o peixe direito na àgua. Se fosse cortada o peixe rodopiava sobre si mesmo continuadamente. Qdo nada com mais velocidade esta barbatana recolhe-se diminuindo o atrito com a àgua.

 

:? Braquial - Serve como as pás dos remos de um barco. Qdo por exemp o peixe está no canto do aquario e quer voltar para trás, ele recua com a ajuda das barbatanas braquiais.

 

:? Pelvica e Anal - Ajudam à estabilidade do peixe na àgua e protegem os orgãos pelvicos.

 

Quando possuem espinhos as barbatanas tb acumulam a função de orgão de protecção e combate. Tb servem de chamariz para as fêmeas.

 

 

 

 

Os orgão internos:

 

anatomy.jpg

 

:? Ventriculo (Ventricule) - O Coração do peixe é dividido apenas em duas cavidades ( 1 ventriculo e uma auricula ). O coração impulsiona o sangue arterial rico em O2 para todos os orgãos do corpo. É tb do coração que partem bastantes vasos sanguíneos que vão irrigar abundantemente as guelras permitindo uma eficaz troca gasosa entre o sangue e o O2 da àgua.

 

 

CAVPOISSON2_r2_c2.jpg

 

:arrow: Figado ( Liver ) - Têm as mesmas funções do fígado do ser humano. Ajuda a digestão e metaboliza os elementos do sangue.

 

:arrow: Bexiga Natatória ( Swim Bladder ) - Orgão hidrostatico, um dos mais peculiares e excepcionais orgãos do peixe. Permite ao peixe estar à superficie ou a varios metros de profundidade sem dispender energia para se manter a esse níveis. Para compreendermos a sua função basta pensar na seguinte situação: Um homem mergulha numa piscina com os pulmões cheios de ar. Uma vez debaixo de àgua a reação imediata do corpo é vir à superficie pois os pulmões estão cheios de ar. E se quisermos ir até ao fundo da piscina ? Necessitamos de expelir o ar. Assim o corpo cai muito mais facilmente se os pulmões estiverem vazios. A bexiga natatória tem a função de involuntariamente ajudar o peixe nessa necessidade de mais/menos ar dentro do corpo para chegar ao fundo ou a superficie.

 

:arrow: Rins ( Kidney ) - Orgãos que filtram o sangue e produzem Urina. No peixe os rins controlam a concentração de àgua/sal no interior do peixe regulando assim a pressão òsmotica. Esta função renal permite a algumas especies de peixes viverem em àguas salgadas ou doces.

 

:arrow: Estômago e intestinos ( Stomach/Intestines ) - Orgãos que processam os alimentos e absorvem os nutrientes. Peixes piscivoros (comem outros peixes ) possuem tubos digestivos curtos pois a comida carnivora é mais fácil de digerir ao contrario dos peixes herbivoros que possuem tubos digestivos longos, pois as plantas são de digestão mais dificil.

 

:arrow: Linha Lateral ( Lateral Line ) - Um dos primeiros orgãos sensitivos do peixe. Permite detetar vibrações dentro de agua e a direcção dessas forças.

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, muito boa essa referência, estou a fazer uma infografia sobre esse assunto no meu caso estou a fazer de um rasbora arlequim, jah fiz o esqueleto e o aspecto exterior, tb vou fazer os orgãos interinos mas queria fazer atravez de uma dissectomia, só que, dos meus rasboras ainda nenhum se voluntariou :oops:

 

vou fazer tb uma referência aos vários tipo de barbatanas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal. Completei o topico com mais informação sobre os orgãos do peixe. Motar tens razão sobre as legendas em inglês mas aquela foto foi a mais completa e interessante que descobri. De qq maneira coloquei a tradução para quem tiver dificuldades com o inglês.

 

Abraços ! :)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...
  • 6 anos depois...