Sump


Ricardo Paula

Recommended Posts

Amigos,

 

Como iniciado que sou, gostaria de saber se um filtro externo tipo Fluval 405 poderia servir de sump, ou se é melhor mandar fazer um aquario de 60*30*30 .

Desculpem estar perguntas, mas não entendo muito de agua salgada, e não quero cometer erros de que mais tarde me arrenpenda .

Já agora o aquario que vou mandar fazer para a semana tem 120*40*50, é suficiente para ter duas ou três espécies de peixes?

 

 

Desde já obrigado pela ajuda,

 

 

Um abraço,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, no meu sistema não tenho sump, mas posso dizer-te que convém mesmo ser um "aquário"... se vais fazer com essas medidas, vê primeiro quanto fica mandar fazer um e depois dá um salto aos classificados, essa é uma medida "banal" e há muito pessoal que vende desses aquários. Como não te interessa se tem ou não riscos, podes ver os mais baratinhos... depois para fazer as divisões na sump (caso seja esse o objectivo) arranjas placas de acrílico e cortas à medida e aplicas com silicone de aquários. assim é capaz de te sair mais barato.

 

Já agora, como classificas essas "duas ou três espécies de peixes"? É que tens que ter em atenção o tamanho dos mesmo em adultos assim como o seu grau de agressividade intra e inter espécies... e se são reef safe ou não (caso queiras fazer um aquário de recife ou um aquário só de peixes). Não esquecendo também as especificações do material que vais usar, pois se usares um escumador "fraquinho" não é aconselhável abusares na carga orgênica presente no aquário.

 

Espero ter começado bem o início de ajuda :drinking:

 

Abraço,

Ricardo Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, no meu sistema não tenho sump, mas posso dizer-te que convém mesmo ser um "aquário"... se vais fazer com essas medidas, vê primeiro quanto fica mandar fazer um e depois dá um salto aos classificados, essa é uma medida "banal" e há muito pessoal que vende desses aquários. Como não te interessa se tem ou não riscos, podes ver os mais baratinhos... depois para fazer as divisões na sump (caso seja esse o objectivo) arranjas placas de acrílico e cortas à medida e aplicas com silicone de aquários. assim é capaz de te sair mais barato.

 

Já agora, como classificas essas "duas ou três espécies de peixes"? É que tens que ter em atenção o tamanho dos mesmo em adultos assim como o seu grau de agressividade intra e inter espécies... e se são reef safe ou não (caso queiras fazer um aquário de recife ou um aquário só de peixes). Não esquecendo também as especificações do material que vais usar, pois se usares um escumador "fraquinho" não é aconselhável abusares na carga orgênica presente no aquário.

 

Espero ter começado bem o início de ajuda ;)

 

Abraço,

Ricardo Luís

 

 

Amigo,

 

Quanto a espécies estou a pensar fazer um aquário só de peixes, com peixe palhaço, aquele amarelo peixe de nariz comprido e mais uma azul , que ainda não sei os nomes (desculpa a ignorância), quanto ao escumador ainda estou a ver, mas se souberes de algum bom diz ai :-D

Tenho um aquário de um amigo que ja lhe falei com 60*33*33, vou aproveitá-lo e fazer como tu dizes, comprar placas de acrílico e fazer 2 divisórias.

Se comprar um escumador bom, posso não ter sump? o efeito é o mesmo? ou tem mais vantagens ter sump num aquário de salgado?

Obrigado pela ajuda :-D

 

 

Abraço,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

 

Quanto a espécies estou a pensar fazer um aquário só de peixes, com peixe palhaço, aquele amarelo peixe de nariz comprido e mais uma azul , que ainda não sei os nomes (desculpa a ignorância), quanto ao escumador ainda estou a ver, mas se souberes de algum bom diz ai :)

Tenho um aquário de um amigo que ja lhe falei com 60*33*33, vou aproveitá-lo e fazer como tu dizes, comprar placas de acrílico e fazer 2 divisórias.

Se comprar um escumador bom, posso não ter sump? o efeito é o mesmo? ou tem mais vantagens ter sump num aquário de salgado?

Obrigado pela ajuda :)

Abraço,

Ricardo

Provavelmente Zebrasoma flavescens, e Paracanthurus hepatus, são os mais conhecidos e vulgares de se ver.

As divisórias não deves fazer em acrilico, visto que no acrilico vais ter problema em conseguir agarrar o silicone em condições.

A sump não é obrigatória mas aconselhável, aumenta o volume de água e mantém-se mais facilmente a estabilidade dos seus parametros, podes colocar lá termostato, escumador, filtragem mecânica ou química, ficando assim tudo escondido, ficando apenas o tanque principal para rocha, peixes e corais, etc...

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a perceber nada...afinal de contas, vais montar um aqua de "Doces" ou de "Salgados"???

Ou compraste 2 aquas com as mesmas medidas (120*40*50) na Vidromoldura???

Abraço.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, antes de mais desculpa por não responder à tua MP, mas tenho andado um tanto ausente!

Tal como o resto do pessoal, acho que deves fazer uma sump de forma a teres todo o equipamento escondido e assim aumentas um pouco a litragem do sistema, o que é sempre bom!

Sobre os peixes, se colocares os que o Alexandre Rodrigues disse, deves ter atenção no tamanho deles, pois se os comprares já adultos....vai dar guerra!

Tens mais dúvidas a serem esclarecidas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Já agora o aquario que vou mandar fazer para a semana tem 120*40*50...

 

Faz de 120*50*50, vais ver que depois te arrependes...

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a perceber nada...afinal de contas, vais montar um aqua de "Doces" ou de "Salgados"???

Ou compraste 2 aquas com as mesmas medidas (120*40*50) na Vidromoldura???

Abraço.

 

 

Caro amigo,

 

É assim, aquario so tenho um, agora quanto a montar de agua doce ou salgados depende, como sou iniciado, ando a ver qual dos dois é melhor, tirar duvidas, ver os beneficios que cada um tem, equipamentos, e depois decidir, uma coisa é certa num destes mundos fantasticos (doces ou salgados) pores ter a certeza que me vou aventurar banana rock

 

Tenho preferencia nos salgados mas, tudo depende, porque não quero cometer erros que mais tarde me arrependa, tipo ver os bichos a morrer por algum erro de iniciante :)

 

Abraço,

Ricardo

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se ainda não tens o aqua e vais mandar fazer, tou com o Alexandre Rodrigues, manda fazer 120x50x50

 

Sobre iniciares logo pelos salgados...só conheço um maluco desses....EU! :P

Não digo que seja impossivel ter um aqua salgado sem ter alguma experiência, mas no inicio, se não tivermos a cabeça no sitio e ajuda...fazemos muita porcaria!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo,

 

É assim, aquario so tenho um, agora quanto a montar de agua doce ou salgados depende, como sou iniciado, ando a ver qual dos dois é melhor, tirar duvidas, ver os beneficios que cada um tem (...)

 

Abraço,

Ricardo

 

Boas

 

Certo amigo, desculpa-me a pergunta mas fiquei baralhado, num lado "salgados" no outro "doces"...

Eu também ando indeciso, não sei se vou navegar no Lago Malawi ou mergulhar de cabeça no recife...

 

Um abraço amigo e boa sorte :silly:

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre iniciares logo pelos salgados...só conheço um maluco desses....EU! :silly:

 

 

Epá...Nem me digas isso...Oh Pedro, tu não me assustes...

 

Estou farto de ler as revistas e ver as actualizações nos salgados e cada vez fico mais "apanhado", estou a ficar um "salgadodependente"...

No início (se for por aqui...) sei que vou fazer muita m****, mas pronto, quero fazer as coisas com muita calma e o mais ponderado possível, para ver se não cometo erros fatais...

 

Já tenho apontado todo o material essencial, mas aínda o que mais me faz confusão é equipar a sump, tenho observado muitas instalações em sites e cada vez fico mais baralhado...uns fazem assim, outros fazem assado...Vamos ver para que lado é que me viro (salgado = muito investimento, logo a longo prazo).

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, não te quero assustar, podem ser malucos como eu (assim não solu o unico! :silly: ) mas devem ter a especial atgenção, paciência e tudo mais, por ser o primeiro aqua a terem! Sobre as sumps....realmente existem 1001 formas de a montar! Eu a minha tá simples...aqua sxem divisorias e tudo lá dentro (escumador, termoestato, boias do osmorregulador e retorno)! Posteriormente devo arranjar uma sump maior, com divisórias, para ter aquilo melhor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Amigos,

 

Como iniciado que sou, gostaria de saber se um filtro externo tipo Fluval 405 poderia servir de sump, ou se é melhor mandar fazer um aquario de 60*30*30 .

Desculpem estar perguntas, mas não entendo muito de agua salgada, e não quero cometer erros de que mais tarde me arrenpenda .

Já agora o aquario que vou mandar fazer para a semana tem 120*40*50, é suficiente para ter duas ou três espécies de peixes?

Desde já obrigado pela ajuda,

Um abraço,

Ricardo

Amigo(no-nic), :rolleyes:

 

Bem vindo ao mundo subaquático.

Aqui encontrarás satisfação e realização.

 

Água salgada, heim happy:

A tua renitência no uso do filtro ou montares a sump, mostra-me dizer que já apanhaste o bichinho, eu também o apanhei, à oito anos atrás e desde então a paixão tem aumentado.

 

São inúmeras as vantagens em construir uma sump, irás concluir isso por ti mesmo.

Se quiseres fazer bem feito, o melhor é, defenitivamente montares a sump, não penses no filtro, filtros como esse irão-te fazer falta no futuro, mas nunca como sistema de filtragem principal para qualquer biótopo de água salgada, quer contenha só dois ou três peixes ou invertebrados e corais.

 

Aconselho-te calma, e ideializares o teu futuro aquário. Esboça num papel o que queres fazer em termos de fluxo da água, é uma excelente forma de te familiarizares com o teu aquário.

O sistema de filtragem é a matríz do equlíbrio de um biótopo.

Procura exaustivamente conhecimento do funcionamento de tal sistema antes de o montares.

 

 

Tens de ser paciente, a pressa sempre foi inímiga da perfeição. Um biótopo precisa de tempo de maturação, não esperes resultados da noite para o dia.

Assumindo que vais montar a sump, e deduzindo que queiras o melhor para as espécies que eventualmente irás ter a teu cargo, dou-te algumas dicas:

 

:idea: Lembra-te;

 

Faz uma medição interior da sump e aquário com os níveis médios pretendidos e calcula o volume de água e retira uma estimativa do volume de outros elementos dentro do biótopo, rondará os 170 Lt. Ser o mais especifíco possível no volume de liquído existente.

 

Quer o aquário seja só para peixes ou não, o biótopo deve ser íniciado com rocha viva.

 

Pesquisa a compatibilidade das espécies que pretendes introduzir, os peixes têm o seu ciclo de actividade e são territoriais.

 

Os peixes ou qualquer outro ser vivo estão sempre com fome e libertam tóxinas, poluindo assim o seu próprio ambiente.

 

O seu ambiente estará confinado a ums poucos litros de água onde a concentração de tóxicidade é bastante superior ao ambiente natural.

Para uma boa interpertação da importância deste tópico, imagina a relação escalar entre o volume de todos os Oceanos e o volume do teu aquário, compára só!. Assim, e desta forma, todas as formas de vida presentes no teu biótopo estarão em permanentemente stress, embora haja variações nos níveis de stress, dependendo da espécie. Não te preocupes, isto acontece em todos os aquários, são picos traço, acontecem após a introdução de novos elementos orgânicos no sistema.

 

Evita peixes que fiquem grandes, estes exibem um rácio de crescimento maior ao longo do tempo, e poluem mais.

 

Se puderes, adquire comida fresca e congela-a com água de osmose ou água do aquário, nunca água da torneira.

 

Verifica parâmetros básicos da qualidade da água.

 

Em suma, compreende que; uma boa qualidade do ambiente representa maior saúde dos teus espécimes, e consequêntemente menor trabalho e maior gozo para ti e para eles.

 

Desejo-te sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Oz33, editei o teu último post como podes vêr... quando carregares em "responder" podes colocar a tua resposta logo abaixo da citação e fica como está o teu post editado, da forma como fazes aumentamos o número de post´s por tópico sem necessidade.

 

Bemvindo ao nosso fórum, e já agora podias preencher o teu perfil para ficarmos a saber de onde és. nyah

 

cumprimentos

Alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais