Questão Sobre Discus Para Pessoal Com Experiencia


Pedro Miguel T. Lopes

Recommended Posts

Tenho um amigo que me diz que os discus dele quando fazem uma postura, durante os três dias que demoram para nascer, os pais mudam os ovos de sitio, eu nunca ouvi falar disso, queria saber se é verdade ou mentira... bowdown

 

um abraço

 

Pedro Lopes

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao e preciso ser muito experiente pa dizer ke sim, eles podem mudar os ovos.

e e engracado quando cai um alevim eles pegam nele e colocam-no de novo no sitio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

 

Pela experiência que tenho com discos e já fiz mais de 15 posturas com sucesso, nunca vi nada disso, é frequente sim os pais com a boca colocarem os alevins quando caem, no cone outra vez ou na superfície onde tem a postura, por vezes até poem todos uns em cima de outros formando uma nuvem preta de alevins, isto nos primeiros 3 dias

 

Espero ter ajudado com a minha experiência

 

cumprimentos

 

Miguel Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De discus nunca fiz criaçao , mas faço de escalares e eles fazem isso frequentemente , principalmente quando eles saem dos ovos , se ficarem ovos brancos ( com fungos ) , eles retiram os alevins , para uma zona limpa . Como a criaçao dos escalares é muito identica a dos discus , suponho que tambem os discus possam fazer o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um amigo que me diz que os discus dele quando fazem uma postura, durante os três dias que demoram para nascer, os pais mudam os ovos de sitio, eu nunca ouvi falar disso, queria saber se é verdade ou mentira... ;)

 

um abraço

 

Pedro Lopes

 

 

Boas

 

Tanto quanto sei, e pela minha própria experiência, os Pais Discus, mudam os alevins, depois destes eclodirem e durante o tempo (+/-) 3 dias em que ainda estão colados ao cone ou onde foi feita a desova, de sitio chupando-os e cuspindo-os, mas fazem isto aos peixes já eclodidos, e não aos ovos.

 

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

......completando o que o Manuel disse Às vezes mudam os ovos, do local da postura, para o estomago.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

......completando o que o Manuel disse Às vezes mudam os ovos, do local da postura, para o estomago.

JPM

 

Boas

Essa, João, infelizmente é uma situação que acontece mais vezes que o desejável.

 

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Como já foi aqui dito os Discus não mudam os ovos de local, tive dezenas de casais e centenas de desovas e nunca aconteceu e aliás é a primeira vez que ouço tal comentário, quanto ao comerem os ovos, aí sim existem certezas, Discus mal alimentados e com carências de vitaminas D e E, estas duas muito importantes para qualquer animal na sua reprodução, levam a que os Discus comam os seus ovos, tem de existir um ambiente favorável á reprodução. maturidade, alimentação e qualidade da água são alguns dos requisitos, para além de um casal com uma fêmea e um macho ::D::excl:;) :D :D :D

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos... já vi que é mentira, o engraçado é que ele afirma que os pais DISCUS mudam os ovos de lugar, uma vez até mudaram os ovos do cone para o tubo do filtro externo, mas parece que é mentira...

 

Ok, obrigadinho pelo esclarecimento...

 

Pedro Lopes

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , para completar a explicação , acho que não tendo os conhecimentos cientificos para explicar o porque fica a minha experiencia. Os ovos de escalares não aderem se forem derrubados depois da postura , e presumo que os Discos também não , aliás há quem aconselhe um pratinho por baixo do local de desova , mesmo os cones mais xpto, têm uma aba que recolhe os ovos que deslizam na desova se a fêmea for azelha e descolar ovos.

 

Podem comprovar no meu post dos escalares que uma fêmea gold de escalar que tenho nas 1ªs posturas era azelha e tentava por ovos uns por cima dos outros , o que acontecia era o macho aflito a tentar colá-los de novo o que não acontece.

 

 

O porque não sei mas aparentemente os ovos perdem a capacidade adesiva após serem colocados no sitio, o que já não acontece com os alevins , esses sim quando começam a rabear e se os pais não estiverem satisfeitos com o local mudam-nos ,isto porque o fio adesivo que os sustenta ainda é produzido por eles , mas os ovos não, penso que a adesividade dos ovos têm a ver com a postura propriamente dita e quanto fecham e "secam" por fora perdem a mesma .um abraço.

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais