Que Doença Foi Esta Que Arrasou O Meu Aquário?


Pipeline

Recommended Posts

Olá, gostava de ouvir opiniões acerca de uma situação que se passou num dos meus aquários. Nesse aquário (80l) tinha 20 alevins de guppy a crescer (+-3semanas), 2 cardinais em recuperação (magros) e 1 guppy macho de perfeita saúde. No fim de semana fiz uma visita a uma loja aqui da zona, não resisti e comprei 4 guppys enormes e bastante bonitos (2 fêmeas cheias e 2 machos) sem o minimo de sinal de doença assim como nenhum dos outros que estavam no aquário da loja. Juntei-os no tal aquário e no dia a seguinte tenho uma péssima surpresa. Todos os peixes bastante mal, barbatanas a apodrecer e a ficarem esbranquiçadas, peixes com dificuldade em nadar com um dos guppys machos a ficar nitidamente com as barbatanas paralizadas, uma das fêmeas com uma mancha branca na zona anterior à cauda e falta de apetite. Começo por fazer tratamento com um produto da tetra fungitop (acastanhado) com a dose certa e em pouco tempo num dia morrem todos os que tinha inclusive os 2 cardinais e todos os alevins.

O que se passou?? Parece-me óbvio que os peixes vinham doentes mas como é possível terem morrido todos num tão curto espaço de tempo? Que doença era esta? Fiquei com a sensação que o tratamento não ajudou mas sim ainda piorou, em principio por degradar as condições da água. Tenho aquários à alguns anos, já me morreram peixes mas nunca desta forma e com esta rapidez... e eles não tinham um único sinal visivel de doença na loja.

Alguém quer comentar o que se terá passado?

Cumprimentos a todos.

O meu plantado actual de 240L

Tópico iniciado em:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74479

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ter tido um ataque bacteriano, que não foi convenientemente tratado e depois apareceram fungos oportunistas que atacaram os peixes debilitados.

 

 

Olá, e quais os produtos que deveria ter utilizado, para estes sintomas que descrevi? Como disse na primeira msg eu quando vi comecei logo a fazer o tratamento com Tetra Fungistop (castanho amarelado). Achei que foi tudo muito rápido (1dia) o que nunca me tinha acontecido. Mas as bactérias já vinham nos peixes da loja certo?

Obrigado pelas respostas.

O meu plantado actual de 240L

Tópico iniciado em:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74479

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, e quais os produtos que deveria ter utilizado, para estes sintomas que descrevi? Como disse na primeira msg eu quando vi comecei logo a fazer o tratamento com Tetra Fungistop (castanho amarelado). Achei que foi tudo muito rápido (1dia) o que nunca me tinha acontecido. Mas as bactérias já vinham nos peixes da loja certo?

Obrigado pelas respostas.

 

Luís concerteza que sim! Muitas vezes eles estão infectados, mas a doença não se manifesta num determinado "ambiente", mas assim que os mudamos para uma água que por exemplo tem valores diferentes, é o suficiente para desenvolver a doença. Nesse caso quase de certeza foi de natureza bacteriana. O Fungistop só mata fungos, claro. Teria que ser um antibiótico como por exemplo o "Backtopur" da Sera ou de outra marca de qualidade, mas nem sempre resulta. O ideal é fazer quarentena, mas eu também não faço...!

 

Abraço

 

Carlos SAlgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes já deviam trazer da loja, eu costumo fazer quarentena, mas senão der para o fazer, duas gotas de esha2000 no saco durante 30 minutos, normalmente mata a bicharada, mas o melhor é uma quarentena sem dúvida. No teu se atacasse logo com o bactopur assim que apareceram os sintomas tinhas resolvido o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais