Planta Hydragua Var. Lisboa Já Morreu! Oh....!


Vasco Matos

Recommended Posts

...pensando um pouco, com tantos peixes no oceano a urinar há tanto tempo...ja deviamos estar todos a beber urina de peixe e não agua...não te parece um bocado disparatado?

 

As TPA's não são obrigatórias...dão uma grande ajuda...mas obrigatórias? Não...

Estás a comparar um oceano a um aquário? Sabes o processo de evaporação e das chuvas que servem os lençois de água que por sua vez servem as nascentes dos rios?

 

Um aquário se tiver destapado a água evapora,juntamente com a urina,logo a água reposta vai equilibrar o aquário,neste caso é possivel não fazer tpa's ,ou melhor as tpa's são a água que evapora e a água que é de novo colocada num aquário.Num aquário com um sistema de conta-gotas a mesma coisa,a água está constantemente a ser substituida.Num aquário tapado é preciso renovar a água,caso tenha peixes,se tiver só plantas também mas com menos frequência.A urina só é eliminada com tpa's,ou já existe um composto tipo o carvão activado que dispense as tpa's? Acho que não...

 

Não há nenhum filtro que dispense tpa's,quem ler o que tu disseste vai pensar: para quê o esforço? E eu digo-te:uma tpa de 25% todas as semanas é meio caminho andado para um aquário estável.Há pessoas menos experientes que lêem e aprendem o que se diz neste fórum,acho que é mais simples colocar as tpa's no campo das 'obrigações primárias'.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 99
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá.

 

A urina só é eliminada com tpa's,ou já existe um composto tipo o carvão activado que dispense as tpa's? Acho que não...

Acho que o Pedro não escreveu isso... estás a interpretar mal as palavras dele.

 

Ele nunca disse que as TPA's se devem evitar, bem pelo contrário.

 

E já agora, a urina num aquário em que não seja trocada água (só reposta, se preferires) consegue, e é eliminada...

Concerteza já ouviste falar no ciclo do Azoto.

 

Ora bem, não somente pelos peixes, mas a urina que contém ureia (CO(NH2)2), é decomposta em amónia (NH3) que é depois oxidada a nitritos (NO2-) e posteriormente a nitratos (NO3-). Sim, porque os peixes, ao contrário de nós humanos, têm uma enzima chamada urease que consegue hidrolisar a ureia transformando-a em amónia.

Ou seja, vais ficar com NO3 no aquário e não amónia no aquário... se existirem seres que os consigam utilizar, então ficas mesmo sem nenhum... que é o caso das plantas.

 

Daí que tal como o Just_me referiu, num aquário plantado, é possível mantê-lo sem TPA's. Adicionando apenas o que está em falta para as plantas (micros e Potássio, se assumirmos que o Azoto e Fósforo provêm da comida fornecida aos peixes).

 

Resumindo, ninguém diz que as TPA's não devem ser feitas. O que foi dito é que aquilo que tu escreveste sobre a urina dos peixes não conseguir ser filtrada, nem pelo melhor filtro do mundo, está completamente errado...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: A ureia dissolve-se bem em água... e em condições PTN é um sólido cristalino, por isso duvido que evapore com a água...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então já percebeste o porquê de eu não compreender o post do Just me de dizer que já deviamos estar todos a beber urina de peixe...

 

Num plantado as tpa's têm outras funções como a reposição de certos nutrintes como o calcio e outros. O que eu digo é: se num aqua plantado é importante (principalmente no inicio) também no combate às algas,e se num aqua sem plantas as tpa's também são importantes porque não há maneira de a urina ser processada(mesmo com muitas plantas acho que a totalidade da urina nunca consegue ser transformada),então eu acho que as tpa's em qualquer dos casos são essenciais.

 

Quanto a mim isto é simples e claro,não tem nada que saber.Não nos devemos desleixar com as tpa's.É um dos principios básicos da aquariofilia.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso da urina nao conseguir ser processada é o que eu ponho em duvida...alias não é por em duvida...é achar absurdo...perdoa a frontalidade mas é absurdo. e foi isso que te perguntei onde leste, ou se tens alguns fundamentos para o dizer, e foi a isso que nao respondeste..

 

e o que eu disse é que se não existe nenhum tipo de filtragem que consiga eliminar a urina de peixe (o que volto a dizer que é absudo) então, ela tem de se acumular em algum sitio... ou então, tem de existir alguma coisa que a consegue transformar (bacterias, plantas, algas, etc..).

 

A ser verdade que ela não é transformada, e pensando no oceano onde todas as aguas vão parar, esse seria um ponto natural de acumulaçao. Com tantos peixes a urinar por esse globo fora e há tanto milhares de anos...ja nao deviamos ter oceanos mas sim oceanos de urina.

 

Por isso, ou se transforma, ou nao se transforma e acumula-se...

 

se se transforma, no caso dos aquarios pelas bacterias (ciclo do azoto) plantas e algas então as TPA's nao sao a unica maneira de a eliminar.

 

Quanto as TPA's vou-me citar, se quiseres ler mal, lê, mas acho que é explicito:

 

As TPA's não são obrigatórias...dão uma grande ajuda...mas obrigatórias? Não...

 

o conceito de obrigatorio é bem diferente do conceito de necessário.

 

ou seja, pode ser necessario trocar agua aos aquarios para eles se manterem saudaveis, mas nao é obrigatório.

 

quanto aos principios base da aquariofilia... se tu consegues dizer que é inovador testar plantas terrestres dentro de agua...será que ja pensanste que haja quem tente manter aquarios sem trocas de agua...e que até consiga?

 

o ideal em aquariofilia seria manter aquarios sem trocas de agua, por isso, porque nao tentar melhorar?

 

Ah, sem trocas de agua significa, repor agua que evapora, mas nao retirar agua intencionalmente. E ja agora, para deixar claro, o que sai do aquario com a agua que se evapora é bem diferente do que sai do aquario com as trocas de agua.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Então já percebeste o porquê de eu não compreender o post do Just me de dizer que já deviamos estar todos a beber urina de peixe...

Lá está... estás a interpretar mal as coisas!!

 

Tu dizes que a urina dos peixes não consegue ser eliminada num aquário, só com TPA's... ora isso é mentira. E foi isso que o Just_me argumentou. Que segundo essa lógica, nós beberíamos urina de peixe.

 

Deixa-me fazer-te uma pergunta:

 

Há quanto tempo tens aquários plantados (não é aquários com plantas)?

 

Se vires alguns aquários aqui no Fórum (meus por exemplo :wink:) verás que carências de Azoto nem é um fenómeno assim tão raro de acontecer. É uma das causas pela qual certas plantas ganham coloração avermelhada...

 

Mesmo sem TPA's!!

 

Num plantado as tpa's têm outras funções como a reposição de certos nutrintes como o calcio e outros.

Não obrigatoriamente... há quem use água de osmose para fazer TPA's em aquários plantados.

 

porque não há maneira de a urina ser processada(mesmo com muitas plantas acho que a totalidade da urina nunca consegue ser transformada)

Mais uma vez... isso está errado. Às vezes até é complicado manter aquários plantados por ausência de Azoto.

 

então eu acho que as tpa's em qualquer dos casos são essenciais.

Não tomes a parte pelo todo... por todos os aquários que conheces terem imperativamente que ser feitas TPA's, não quer dizer que funcionem todos assim.

 

Quanto a mim isto é simples e claro,não tem nada que saber.Não nos devemos desleixar com as tpa's.É um dos principios básicos da aquariofilia.

Princípios básicos da aquariofilia... dos plantados? Lá está, não tomes a parte pelo todo.

 

Ninguém diz que TPA's são más. O que se disse é que é possível, na prática inclusivé, manter plantados fazendo muito poucas TPA's e muito espaçadas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece-me que isto depende da quantidade e tipo de plantas (ou seja, os nutrientes que absorvem) e da quantidade e tipo de peixes (ou seja, a quantidade de matéria orgânica que expelem).

 

Se estiverem em equilíbrio (ou se as plantas necessitarem de mais nutrientes do que os peixes/bactérias/etc produzem), então não são necessárias TPAs e será necessário adicionar nutrientes. Mas a imensa maioria dos aquários não está num equilíbrio desse tipo!

 

Ou seja, dizer que é possível ter um aquário plantado sem TPAs é verdade, mas aplica-se a uma minoria muito pequena dos aquários, pelo menos dos que eu vejo neste fórum e noutros sítios.

 

Em qualquer dos casos, nunca é demais dizer que as "regras" que por aí andam são válidas para o "chapa 1"; na realidade cada caso é um caso diferente dos outros, e há muitos casos em que essas "regras" não se aplicam, como o just_me não se cansa de referir e com razão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu plantado de 100l apenas adiciono a água que evapora todas as semanas (10l+/-) e uma vez por mês faço uma limpeza do fundo que considero a verdadeira TPA de 20%.

Nos mais pequenos faço todas as semanas a limpeza do fundo e acrescento água nova.

 

É perfeitamente possivel manter um aquário plantado já maturado sem TPA´s, não quer dizer é que o mesmo se aplique a todos os aquários plantados já maturados, pois há demasiados factores que tornam isso viavel ou não. (peixes, plantas, parametros da água, temperatura, etc...)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maior parte das pessoas do forum se calhar nem têm plantados,e penso que nunca é demais lembrar para a utilidade das trocas de água,que nunca são demais,seja ela reposta pela evaporação ou não. Aliada a uma boa manutenção do aquário é um factor importante para ter peixes saudáveis.

 

Também queria dizer que eu não sou quimico nem biólogo,a minha área é de pintura e escultura,portanto completamente diferente como podem supôr,o pouco que sei é porque sou auto-didáta. Mas do que sei de aquariofilia,as trocas de água é algo natural em qualquer aquário,o que pode mudar é a periodicidade da tpa,caso o aquário seja plantado ou não.

 

Parece-me também que se eu dissesse que as tpa's não são obrigatórias,imediatamente seriam arranjadas razões para provar o contrário...

 

Já agora ao Just me e ao Luis Fortunato é que não pedia para me tomarem conta dos aquários nas férias,é que são todos plantados,e os meus peixes estão habituados a tpa's semanais... :) (este bonequinho a sorrir quer dizer que estava na brincadeira.É sempre melhor prevenir.)

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem tomar partidos a minha opinião é: As TPAs dão jeito quer sejam essenciais ou apenas benéficas só por si.

 

Eu não tenho um plantado, tenho um aquário com bastantes plantas e ando só a tentar fazer um tapete para ser feliz com o meu menino.

 

Agora a questão é, quem ler este tópico pode ficar confuso, especialmente se for novo no meio como eu, por isso e por via das dúvidas acho que as vou continuar a fazer até porque fazem parte do habitual cuidado que tento ter com o aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Agora a questão é, quem ler este tópico pode ficar confuso, especialmente se for novo no meio como eu, por isso e por via das dúvidas acho que as vou continuar a fazer até porque fazem parte do habitual cuidado que tento ter com o aquário!

Mas aí é que está... não devem ler somente o que vos apetece!!

 

Se o conceito de um Fórum é trocar ideias e mostrar pontos de vista, é exactamente isso que está aqui a ser feito.

 

Se lerem, e raciocinarem as minhas palavras, e as do Pedro também, entenderão que ninguém diz que as TPA's são más... bem pelo contrário. Quem me conhece, e a manutenção dos meus aquários plantados, sabe o exagerado que eu sou quanto às TPA's. Eu sou o primeiro a defender que a TPA traz mais benefícios que prejuízos. O que estava a ser discutido, é que é possível manter um aquário plantado sem TPA's, ou com pouca frequência de TPA's.

 

Como o Pedro já o disse, uma coisa é ser possível, outra é ser obrigatório. São coisas completamente distintas...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda nao respondeste á questão da urina de peixe para justificar as TPA's, se esse era o unico argumento que tinhas a questão das TPA's caia por terra. Novamente não disse a ninguem para nao fazer TPA's....disse que é possivel manter muitos generos de aquarios sem TPA's, logo, as TPA's não são obrigatorias para manter um aquario.

 

se isto é dizer para nao fazerem TPA's...teem de ir aprender leitura e compreensão...coisas que aprendi na primaria, ciclo preparatorio e no secundário.

 

 

A maior parte das pessoas do forum se calhar nem têm plantados,e penso que nunca é demais lembrar para a utilidade das trocas de água,que nunca são demais,

 

la esta, nem sempre é verdade, podem ser boas, mas em alguns casos podem ser más. Regras obrigatorias e inflexiveis é que são más, pelo menos na minha compreensão.

 

 

Parece-me também que se eu dissesse que as tpa's não são obrigatórias,imediatamente seriam arranjadas razões para provar o contrário...

 

sempre que disseres alguma coisa sem sentido, estás sujeito a criticas, especialmente se não argumentas em favor do que dizes. Se é o argumento da vitimização...nao vale a pena, de certeza que arranjas argumentos melhores. Se fores ver nao respondo em todos os topicos em que tu dizes coisas...gosto é de corrigir coisas erradas.

 

Se achas que tentar melhorar teorias e afirmações é errado...bem, acho que fizeste bem em nao ir para um ramo de ciencias, em que as coisas avançam quando alguem percebe que algo estava errado no anterior e é preciso fazer melhor.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xiii...eles vêm aos pares,2 contra 1,isso é injusto. :D

Quem me conhece, e a manutenção dos meus aquários plantados, sabe o exagerado que eu sou quanto às TPA's. Eu sou o primeiro a defender que a TPA traz mais benefícios que prejuízos. O que estava a ser discutido, é que é possível manter um aquário plantado sem TPA's, ou com pouca frequência de TPA's.

Hum...então vamos lá ver se percebo...tu és um exagerado no que diz respeito às tpa's dos teus plantados,mas dizes que é possivel manter um aquário plantado sem tpa's...ok...então...se é possivel...para que gastas água com tanta tpa? Estás a desperdiçar recursos naturais à toa.Já sei,nos teus plantados fazes muitas tpa's nos dos outros não é preciso?Ou será que não tens os instrumentos para deixar de fazer tanta tpa? Pois...a maior parte das pessoas no fórum também não tem.

 

Se achas que tentar melhorar teorias e afirmações é errado...bem, acho que fizeste bem em nao ir para um ramo de ciencias, em que as coisas avançam quando alguem percebe que algo estava errado no anterior e é preciso fazer melhor.

Sim,escolhi a arte (ou a arte é que me escolheu a mim) em que é preciso um pouco mais do que uma simples calculadora e um cérebro,é preciso também um pouco de sensibilidade.E escolhi a aquariofilia como hobby,pois está muito perto da arte,a roçar nela mesmo,a meio caminho andado entre a arte e a ciência.

 

Agora é que eu percebi (às vezes sou um pouco ingénuo), vocês está visto que não foram com a minha cara,mas olhem eu não me 'passo' facilmente,nem sou mal-educado. Estou certo que vocês adorariam que eu o fosse,para assim perder toda a razão.Eu ando neste fórum para me divertir,a sério,e no que puder para aconselhar da melhor forma pessoas que terão menos experiência que eu.Dai o meu argumento que as tpa's são muito necessárias.Isto porque vocês sabem bem que a larga maioria das pessoas do fórum têm aquários em que o único meio de renovar a água é com tpa's.

 

O vosso argumento é do estilo: para se fazer um filho não é necessário fazer sexo.E é correcto pode-se ter um filho sem haver uma relação sexual.Mas se formos a ver quantas pessoas nascem por fertilização e quantos nascem por relação sexual?

Se isto não é só para embirrar,vou ali e já venho...Tenho de mudar a foto do meu avatar,os raios que saem dos meus olhos parece que incomodam... :D

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu escolhi a ciencia para perceber como as coisas funcionam, para quando uma coisa acontece saber o porque das coisas. Faz-me confusão quando se dizem coisas sem sentido nenhum.

 

No entanto a ciencia tambem tem arte, alias diz-se que as melhores equações são as mais elegantes...

 

Gosto de aquarios porque para além da calma que consigo ter quando estou a tratar de aquarios ou simplesmente a observalos pode ser aliada á estetica.

 

Tentei conjugar os dois mundos.

 

Não, não é não ir com a tua cara, novamente estás enganado e a não usar argumentos.

 

Eu ando neste fórum para me divertir,a sério,e no que puder para aconselhar da melhor forma pessoas que terão menos experiência que eu

 

Para aconselhar é preciso saber, e aprender, pelos vistos não queres aprender. Ainda não disseste nada que suporte isto

 

 

As tpa's não servem só no combate às algas,servem sobretudo para eliminar a urina dos peixes,visto que é impossivel ser filtrada.

 

dizer isto é um bom conselho? é que perdoa a frontalidade, é um disparate dos grandes

 

Mesmo o melhor filtro do mundo só consegue retirar os excrementos dos peixes,a urina não.

 

outro grande disparate

 

Por isso é que um dos gestos mais importantes(se não o mais importante) que fazemos ao nosso aquário são as tpa's,se os peixes se sentirem bem,suas defesas estarão sempre a 100%.

 

a segunda parte tambem é um disparate

 

No máximo de 15 em 15 dias, 25% da água deve ser trocada,senão os peixes estaram a nadar em urina...

 

e mais outro...

 

se achas que isto é aconselhar, e se ninguem te pode dizer que estás errado...bem, então sim temos um problema, é que eu tambem gosto de aconselhar e aconselhar, por vezes é dizer o que está mal e o que deve ser mudado.

 

Mas pareces ter uma aversão a alguem te dizer que estás errado, se calhar o problema é a subjectividade da arte...que não se aplica tão facilmente aos aquarios.

 

Isto porque vocês sabem bem que a larga maioria das pessoas do fórum têm aquários em que o único meio de renovar a água é com tpa's.

 

hoje para muita gente ainda é, se continuarmos todos a pensar assim no futuro tambem será, se tentarmos melhorar...se calhar no futuro a menos gente isso se aplicará.

 

Posso-te dizer que há menos de um ano as conversas sobre fertilizações eram bem mais reduzidas aqui no forum, por alguma coisa foi.

Posso-te dizer que a qualidade dos aquarios que se vê aqui no forum tem vindo a melhorar, por alguma coisa foi.

 

Se calhar não foi por toda a gente continuar a pensar como pensava.

 

Ainda nao vi uma unica explicação para aquilo que disseste, mas nós é que estamos a embirrar....

 

Tambem posso dizer que és tu que embirras connosco.

 

Ou dizer que tens a mania da perseguição, porque não é so com o que tu dizes que eu por vezes discordo...

 

Ou dizer que tu é que tens a mania de defender argumentos contrarios aos meus.

 

e podiamos entrar na discussão do:

 

Tu é que embirras comigo. Não, tu é que embirras comigo, até alguem se cansar...mas como não costuma resultar muito bem...preferia que tu desses algum argumento. Que dissesses o que é que existe na urina dos peixes que não é transformado e obriga a trocas de agua de

No máximo de 15 em 15 dias, 25% da água deve ser trocada,senão os peixes estaram a nadar em urina...

 

Se calhar sou eu que tenho de trocar de avatar, porque pelos vistos as pessoas embirram com o sorriso...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E voltarem ao tema do Tópico? :D

 

Zogli, pelo que tenho lido não se trata de alguém não gostar de ti ou não, mas de corrigir alguns erros que estás a dizer.

 

Apesar de as TPA´s ajudarem bastante á saúde do aquario, não são obrigatórias em alguns aquários, que devido a vários factores, o equilibrio entre a matéria nociva criada e a reaproveitada é encontrado, permitindo assim ao aquário tornar-se quase autosustentável em termos de manutenção, em que apenas se repõe a água que evapora.

É como o caso do CO2... Em todos os conselhos sobre como montar um plantado vais ler que para teres um plantado o CO2 é essencial, mas consegues ter um plantado sem adicionares CO2, dependendo de vários factores.

 

Maioria das "regras da aquáriofilia" são feitas a pensar no ideal para um aquário, mas não quer dizer que algumas não possam ser "dobradas" ou até mesmo quebradas em alguns casos especificos. Convém é saber a razão porque essas regras existem antes de as tentar "dobrar".

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão,não tenho argumentos,fico pasmado quando num tópico que criei para outro assunto que não este,andamos a discutir se as tpa's são necessárias ou não.Como gostas de argumentos aqui vão os meus:

Os meus argumentos neste assunto tão interessante são:

- Se tivermos um sistema gota-a gota não são necessárias tpa's,o próprio sistema é uma tpa constante.

- Se repusermos a água que evapora,num aquário plantado,a água reposta pode ser suficiente,mas tem sempre de entrar água nova,que era onde queria chegar.Num aquário sem plantas já penso que apenas repôr a água evaporada é insuficiente

- Existem outros sistemas tipo gota a gota, onde sai mais quantidade de água e entra de cada vez.

- Num aquário plantado aconselho tpa's por mais pequenas que sejam no max. de 15 em 15 dias.Isto num aquário maturado,pois no inicio deste, a frequência das tpa's pode ser maior,principalmente se houver um substrato fértil que teime em mandar nutrientes para a coluna de água.

- Num aquário sem plantas e sem nenhum dos sistemas atrás referidos,aconselho vivamente tpa's semanais.

 

Este fórum tem melhorado pois pessoas como tu e muitas outras têm contribuido para o seu desenvolvimento.Agora eu também acho que tu e o Luis Fortunato falam de uma maneira arrogante,como se fossem os donos da verdade num trono de sabedoria sem limites,é a minha opinião,só isso.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como em todas as "conversas" os temas acabam por se emaranhar e passar a falar de outro. Aliás quem puxou o tema das TPA´s foste tu :D

 

Não li nada em que eles tivessem sido arrogantes para contigo... Se eles têm conhecimentos para corrigir alguém, acho que fazem muito bem em faze-lo. Acredito que haja por aqui mais gente com tantos ou mais conhecimentos que eles, mas que não se preocupam ou gostam de corrigir/debater os assuntos com os outros :D

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E voltarem ao tema do Tópico? :D

 

Zogli, pelo que tenho lido não se trata de alguém não gostar de ti ou não, mas de corrigir alguns erros que estás a dizer.

 

Apesar de as TPA´s ajudarem bastante á saúde do aquario, não são obrigatórias em alguns aquários, que devido a vários factores, o equilibrio entre a matéria nociva criada e a reaproveitada é encontrado, permitindo assim ao aquário tornar-se quase autosustentável em termos de manutenção, em que apenas se repõe a água que evapora.

É como o caso do CO2... Em todos os conselhos sobre como montar um plantado vais ler que para teres um plantado o CO2 é essencial, mas consegues ter um plantado sem adicionares CO2, dependendo de vários factores.

 

Maioria das "regras da aquáriofilia" são feitas a pensar no ideal para um aquário, mas não quer dizer que algumas não possam ser "dobradas" ou até mesmo quebradas em alguns casos especificos. Convém é saber a razão porque essas regras existem antes de as tentar "dobrar".

João Abóbora isto começou porque estava a aconselhar a um membro do fórum para fazer tpa's,pois ele disse que não fazia.Em nem reparei se era plantado ou não,apenas aconselhei a fazer algo que não ia prejudicar em nada o aquário dele,pois uma tpa não prejudica,só ajuda.E eu posso escrever as coisas sem pensar,sou um pouco despreocupado em relação a isso,mas nunca dei um conselho que pudesse prejudicar de qualquer forma alguém no seu hobby.

E é a maneira de falar. Por ex. já discuti alguns temas contigo e sempre falaste de uma maneira cordial,mesmo tendo a opinião contrária.

 

P.S. - Eu estou neste fórum de uma maneira despreocupada,escrevo o que penso,não quero estar a recorrer a livros de biologia e quimica,nem a pesquisar na net de cada vez que escrevo um tópico,para não ser chamado de tolo e mentiroso,como o fui.Eu sei que por vezes escrevo baboseiras por escrever sem pensar,mas tenho esse direito,errar é humano.

O melhor´(ou o pior) é que amanhã já me esqueci deste assunto,será que todos farão como eu?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o que esse membro queria mostrar é que as "regras" podem ser quebradas e dobradas. Isto falando da tua tentativa em adaptar um planta terrestre ao meio aquático :D

 

O Just_me apenas te estava a tentar fazer ver que havia outras maneiras de se "retirar" a urina dos peixes sem ser através das TPA´s, apesar de ser esse o metodo mais usado.

Nunca ninguém disse para não se fazer TPA´s ou que estavas a dar um mau conselho. Apenas que há alguns factores especificos de certos aquários que permitem não o fazer.

 

A interpretação do que alguém escreve é por vezes subjectiva. É por isso que muita gente se chateia em Fóruns durante dias e dias e depois de 5 minutos de conversa ao vivo entendem-se perfeitamente. :D

Eu tenho o habito de ler os posts, escrever a minha resposta, voltar a ler os posts e voltar a ler a minha resposta. Assim fico com a certeza que percebi e que vou ser entendido. ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o que esse membro queria mostrar é que as "regras" podem ser quebradas e dobradas. Isto falando da tua tentativa em adaptar um planta terrestre ao meio aquático ;)

 

O Just_me apenas te estava a tentar fazer ver que havia outras maneiras de se "retirar" a urina dos peixes sem ser através das TPA´s, apesar de ser esse o metodo mais usado.

Nunca ninguém disse para não se fazer TPA´s ou que estavas a dar um mau conselho. Apenas que há alguns factores especificos de certos aquários que permitem não o fazer.

 

A interpretação do que alguém escreve é por vezes subjectiva. É por isso que muita gente se chateia em Fóruns durante dias e dias e depois de 5 minutos de conversa ao vivo entendem-se perfeitamente. :D

Eu tenho o habito de ler os posts, escrever a minha resposta, voltar a ler os posts e voltar a ler a minha resposta. Assim fico com a certeza que percebi e que vou ser entendido. ;)

Sim,e eu concordo em quebrar regras e inventar coisas novas,quebrando o que está instituido,mas acima disso está o bem-estar dos animais,e não cheguei a perceber se o membro teria peixes nesse aquário ou se era só um plantado.

 

E sinceramente fiquei sem perceber à mesma com se faz,como se consegue eliminar a urina sem ser ou por sistemas que o que fazem é repôr água evaporada ou trocar água,exactamente aquilo que eu estava a dizer que é preciso pôr água nova.O Just me limitou-se a transcrever frases minhas e a dizer que eram disparates e mentiras.E isto não tem nada de subjectivo.

 

Contudo e porque gosto de aprender,queria que me dissessem para além destes sistemas,como se consegue manter um aqua sem tpa's,e para isto vou fazer um copy paste do meu post:

- Se tivermos um sistema gota-a gota não são necessárias tpa's,o próprio sistema é uma tpa constante.

- Se repusermos a água que evapora,num aquário plantado,a água reposta pode ser suficiente,mas tem sempre de entrar água nova,que era onde queria chegar.Num aquário sem plantas já penso que apenas repôr a água evaporada é insuficiente

- Existem outros sistemas tipo gota a gota, onde sai mais quantidade de água e entra de cada vez.

- Num aquário plantado aconselho tpa's por mais pequenas que sejam no max. de 15 em 15 dias.Isto num aquário maturado,pois no inicio deste, a frequência das tpa's pode ser maior,principalmente se houver um substrato fértil que teime em mandar nutrientes para a coluna de água.

- Num aquário sem plantas e sem nenhum dos sistemas atrás referidos,aconselho vivamente tpa's semanais.

 

Uma coisa teve de bom,vou passar a divertir-me um pouco menos no fórum,mas os meus posts vão passar a ser mais exactos científicamente,pois em cada tópico que participe,irei munir a minha secretária de livros de Biologia,Quimica e Aquariofilia avançada(se é que isto existe),para ver se não me chamam mais nomes que ninguém gosta de ouvir,nem para inumerarem os disparates que digo um a um,como se de um olho gigante,sábio e corrector que vê tudo se tratasse.Menos diversão,mais exactidão da informação.Os conselhos que possa dar vão ser diferentes só por isso,pois neste fórum acho que ainda não prejudiquei ninguém,nem ajudei a haver mal-entendidos que pudessem prejudicar os membros do fórum.

 

E agora como recebi a boa nova que não há trabalho,vou jogar à bola! Se alguém quiser aparecer nas Olaias e fazer uma equipa,é bem-vindo!:D

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli: a urina é decomposta pelas bactérias nitrificantes do filtro. Não tem grande diferença relativamente aos excrementos, restos de comida, pedaços de plantas mortas, ou peixes mortos. É uma cadeia em que umas moléculas vão sendo transformadas em outras, e a urina não é excepção.

 

Essa cadeia acaba por dar em nitratos, e aí é que as plantas jogam o seu papel: se forem suficientes, relativamente à quantidade de lixo produzido, podem absorver todos os nitratos que são formados (e até precisar de mais, como já foi dito acima). Se não forem suficientes, o que acontece na maioria dos aquários, então a concentração de nitratos vai lentamente aumentando, até eventualmente atingir níveis tóxicos - o que as TPAs fazem é reduzir a concentração de nitratos, e não de urina, que é decomposta/transformada noutras coisas pelas bactérias.

 

Nota que o Luís Fortunato e o Just_me apenas falaram de possibilidades! Não estavam a querer dizer que as pessoas deviam agora, em geral, deixar de fazer TPAs! Essa possibilidade só existe para aquários muito cuidadosamente equilibrados, e que em geral têm muitas plantas e poucos peixes.

 

 

 

Já agora: já ouvi muitas vezes, incluindo neste tópico (achega ao Luís!) que um aquário "plantado" não é a mesma coisa que um aquário "com plantas". Isto não passa de nomenclatura, penso eu mas corrijam-me se estiver enganado. Em português, se eu "planto" uma única planta pequenina (vá lá, um único fio de musgo de java) num aquário, esse aquário está "plantado" (com um fio de musgo de java). Se querem uma nomenclatura em que "plantado" não quer dizer o que a língua portuguesa diz que é, então têm que definir com exactidão o que querem dizer - mas não podem obrigar ninguém a seguir a mesma nomenclatura. Suspeito que quando dizem "plantado" se referem a "aquário que tenta reproduzir debaixo de água paisagens terrestres ao estilo Amano, sendo por isso a coisa mais anti-natura da história da aquariofilia", mas isso é só a minha nomenclatura pessoal que ninguém é obrigado a seguir! Se por outro lado querem dizer "aquário ao estilo holandês", então já começo a concordar!

 

Mas: peixes não andam de bicicleta, e não há "rios" nem "praias" nem "relvados" nem "cascatas" debaixo de água. A designação "aquário natural" é a mais disparatada possível quando aplicada a tais coisas (esta não foi achega ao Luís, a quem nunca ouvi dizer nada parecido com isto, é comentário meu geral e não direccionado!).

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

P.S. - Eu estou neste fórum de uma maneira despreocupada,escrevo o que penso,não quero estar a recorrer a livros de biologia e quimica,nem a pesquisar na net de cada vez que escrevo um tópico,para não ser chamado de tolo e mentiroso,como o fui.Eu sei que por vezes escrevo baboseiras por escrever sem pensar,mas tenho esse direito,errar é humano.

O melhor´(ou o pior) é que amanhã já me esqueci deste assunto,será que todos farão como eu?

Pois... ao menos concordas, que não sabes. Mas sabes para mim o que é que é pior?

Não é uma pessoa ser cega... é não querer ver!!!

 

Aqui ninguém quer ser dono da razão como tu, tão vitimizado argumentas (tentas argumentar). Nós expomos os nossos pontos de vista, corroborados por outros membros, e por conhecimento científico.

 

E tu, o que fazes? Invocas experiência e conhecimento empírico... e se alguém te diz: 'Toma atenção, olha que isso não é bem assim', o que é que tu fazes? Armas-te em vítima, e tentas reverter as nossas palavras.

 

Sabes que mais? Estou farto desta palhaçada toda. Não me vais ver mais a responder aqui, pois não leva a lado nenhum. Os membros que quiserem colocar plantas que apanham na rua no aquário deles, que o façam. Nem quero saber... depois que te peçam explicações no caso de dar barraca.

Já se viu que tens palas nos olhos, e não aceitas de bom agrado críticas ao que fazes e escreves. Ora eu, sou muito paciente e adoro explicar coisas, não fosse essa a minha profissão. Mas pelos vistos não estás aqui para aprender. E não venhas cá a dizer que é mentira o que acabei de escrever... toda a gente te disse que a urina dos peixes desaparecia do aquário sem TPA's... mas tu continuaste a fazer 'finca pé'.

 

Repito-me novamente: 'Mau não é ser cego, é não querer ver'

 

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

 

PS: Errar é humano... fazer os outros errar por ser casmurro, não sei... deve ser pecado.

 

PS2: 'para que gastas água com tanta tpa?' Porque eu não tenho acesso a fertilizantes de Cálcio e Magnésio, por exemplo... ou melhor, ter até tenho, mas no caso dos meus aquários, é mais barato e ecológico fazer uma TPA...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...ou melhor, ter até tenho, mas no caso dos meus aquários, é mais barato e ecológico fazer uma TPA...

A sério?

 

Vocês estão habituados a não se contrapôr as vossas teorias,gostam de ensinar,mas não precisam de aprender,nem ser contestados.Tudo o que dizem têm de ser soberano,e eu digo-te que no mundo ninguém é sobrano nem tão pouco permito-me fazer vassalagens a alguém.Eu é que sou casmurro,por não concordar com os vossos argumentos e vocês não o são por não concordarem com os mesmos,porquê? É um caso de habituação,estão habituados a que pouca gente os conteste.

 

E sim,sou um coitadinho... ;) Cortei um dedinho...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais