Caridina logemanni 'bee'


André Silvestre

Recommended Posts

Nome Comum: Bee, Diamond, Black Bee; Black and White Bee (forma apurada)
Nome Científico: Caridina cf. cantonensis 'Bee' Caridina logemanni
Origem: Hong Kong
Sociabilidade: Grupo
Comportamento: Pacífico
pH: 6.5 a 7.2
Temperatura: 21ºC a 27ºC
Tamanho em adulto: 2.5 a 3 cm
Ordem: Superior


Forma apurada ( macho)
PICT0024e.jpg

Forma apurada ( fêmea)
PICT0026.jpg

Este camarão é o ancestral do famoso camarão " Crystal Red". A sua forma selvagem apresenta variadas cores e padrões mas há algumas nuances que o caracterizam: quatro pontos brancos na cauda; nariz e cauda alaranjados. É um camarão bastante sensível a compostos nitrogenados, exigindo mais do aquariofilista na tentativa de manter a água com as melhores condições possíveis.

Estes camarões, tal como os " Crystal Red", foram apurados, de modo a exibirem bandas brancas e pretas, em menor número mas mais fortes e mais bem delineadas, ao contrário da forma selvagem com cor difusa/transparente e bandas em maior número.

A reprodução desta espécie inicia-se com o depósito de esperma numa bolsa anatómica, no corpo da fêmea, que posteriormente é usado para fertilizar os ovos por fecundar, produzidos pela fêmea. Uma vez que os ovos estejam fertilizados, passam para o ventre da fêmea, onde são alojados nos pleópodes. Aí ficam durante 3-4 semanas ( dependendo da temperatura) a incubar, sendo constantemente arejados pela fêmea ao movimentar os pleópodes. Terminado o tempo de gestação, os pequenos camarões nascem cópias dos pais. Estes alimentam-se de detritos/algas presentes nas plantas, não havendo necessidade de os alimentar. Os camarões recém-nascidos são ainda mais sensíveis que os pais a variações no meio ambiente.



Texto: André Silvestre
Fotos: André Silvestre

Editado por Hugo R. Silva
Actualização de nome cientifico.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.