Atyopsis Moluccensis


André Silvestre

Recommended Posts

Nome Popular: Camarão filtrante Asiático, Camarão bamboo, camarão Madeira

Nome Científico: Atyopsis moluccensis

Origem: Asia

Sociabilidade: Grupo

Comportamento: Pacífico

Ph: Podem viver em águas de ph muito variável, mas preferem águas moles e ácidas

Temperatura: 23 - 28 °C

Tamanho em Adulto: 7 cm - 10 cm

Ordem: Inferior

 

MadeiraAquariofilia.jpg

 

374810849_74741c1f26_o.jpg

 

Reprodução: o dimorfismo sexual é evidente desde que a maturidade sexual esteja atingida. Os machos têm as patas mais largas e robustas que as fêmeas. Apesar de ser fácil distinguir os machos das fêmeas, a reprodução no aquário é bastante difícil. As crias passam por um estado larvar e necessitam de parâmetros da água bastante específicos.

 

Comportamento social: pacífico, tanto entre os exemplares da sua espécie, como em relação aos restantes companheiros do aquário. No entanto, poderão existir alguns confrontos entre indivíduos desta espécie mas nada digno de preocupação.

 

Dimensões mínimas do aquário: 60 litros. Não é um camarão pequeno, longe disso! No entanto, também não é muito activo. Desde que possua locais onde a luz não incida directamente, um aquário de 60 litros é suficiente para esta espécie habitar.

 

Disposição do aquário: apesar de não ser muito tímido e ser frequente observá-lo a passear pelo aquário durante o dia, o camarão madeira gosta de zonas com pouca luz. As plantas do género Anubias, por exemplo, são perfeitas para este fim pois providenciam uma pequena sombra por baixo das suas folhas onde este camarão se encontra frequentemente.

 

Recomendações: se o aquário ainda não estiver estabilizado nem maturado, a introdução deste camarão pode não ser bem sucedida, pois alimenta-se de partículas em suspensão na água. Caso seja um aquário recente, é recomendável certificar-se que o seu Atyopsis está a ser bem alimentado. Não precisa de grandes preocupações em relação à dureza e pH embora seja bastante sensível a mudanças de temperatura.

 

 

 

Texto: Ana Azevedo; Tomás Mendes

Foto: Ana Azevedo; Tomás Mendes

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.