Reef 54


andrecardoso

Recommended Posts

André as pedras difusoras de madeira não são assim tão caras e dificeis de encontrar, o resultado é muito superior às pedras normais para água doce, investe que não te arrependes.

 

 

Vou hoje comprar uma! (nao me sabe dizer uma estimatica de preço)

Vou comprar mais um KG de rocha viva para completar o lado esquerdo e fazer um monte ainda maior (o lado direito fica como está ) e estava a pensar introduzir mais um ou dois invertebrados (já la tenho 3 eremitas)

Talvez ainda sou capaz de trazer um coral se as coisas correrem bem!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Vou hoje comprar uma! (nao me sabe dizer uma estimatica de preço)

Vou comprar mais um KG de rocha viva para completar o lado esquerdo e fazer um monte ainda maior (o lado direito fica como está ) e estava a pensar introduzir mais um ou dois invertebrados (já la tenho 3 eremitas)

Talvez ainda sou capaz de trazer um coral se as coisas correrem bem!

A última vez que ouvi falar de preços de pedras há mais ou menos 2 anos rodava 3/4 euros 2 pedras.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Nuno Ramos, primeiro que tudo, nao me trates por sr.

Em segundo, ve este topico.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72422

 

Antes de mais nada, esse aqua é pequeno de mais para os "salgados". Um aqua de água salgada nunca deve ser inferior a 120 litros.

 

Eu nao ponho palvras na boca de ninguem. Aqui ficam as provas do que foi dito. Nada mais a acrescentar.

 

Abraco,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora coloco a questao!

Poderei usar umas pedras que aqui tenho volcanicas ? sao muito leves mas ocupam espaço (o que me permite aumentar a tal "montanha" mas com pouco peso) e sao muito mas mesmo muito porosas o que seria bom para instalar microorganismos?

 

O unico senao será nao serem calcarias. Haverá problema ? Visto tambem ter rocha viva e outras mortas (calcaria).. Apenas seria para ter mais rocha!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde octopus

 

Exacto, assente no que li na revista, na parte "Início ao aquário de recife", escrita pelo Sr. João Cotter e também no que tenho visto nos aquas de "salgados". Apenas tenho escrito sobre este assunto com base nos conhecimentos que me têm sido transmitidos por pessoas credenciadas e com mostras mais que dadas neste assunto.

Nunca pensei que a minha "reles" opinião contasse tanto ou que a seguissem. Futuramente vou ter que ter em conta este aspecto.

 

Sem mais nada a acrescentar.

 

Um abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde octopus

 

Exacto, assente no que li na revista, na parte "Início ao aquário de recife", escrita pelo Sr. João Cotter e também no que tenho visto nos aquas de "salgados". Apenas tenho escrito sobre este assunto com base nos conhecimentos que me têm sido transmitidos por pessoas credenciadas e com mostras mais que dadas neste assunto.

Nunca pensei que a minha "reles" opinião contasse tanto ou que a seguissem. Futuramente vou ter que ter em conta este aspecto.

 

Sem mais nada a acrescentar.

 

Um abraço.

 

Boas

 

a tua opinião conta tanto como a de qualquer um.

 

O que tens de ter atenção é que nos salgados existe varias opniões distintas de pessoas credenciadas e em que todas resultam.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a tua opinião conta tanto como a de qualquer um.

 

O que tens de ter atenção é que nos salgados existe varias opniões distintas de pessoas credenciadas e em que todas resultam.

 

abraço

Boas Luis

 

Claro que sim, eu dou muito valor ás vossas opiniões, acredita. Para mim vocês têm muito valor, a vossa experiência tem-me ajudado a perceber melhor este lado.

 

Talvez não devesse de ter dito que para mim o aqua era pequeno, mas o que vi na revista levou-me a pensar que sim.

Mas foi apenas a minha opinião.

O que eu quero dizer é que aínda não posso discuti com vocês "taco-a-taco".

 

Quero montar o meu o mais brevemente possível e sei que posso contar com a vossa preciosa ajuda.

 

Um abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá a ver se fica claro uma coisa... na aquariofilia de água salgada, como na de água doce, é mais fácil um iniciado começar com um aquário maior do que com um mais pequeno.

 

Ao se dizer que o aquário deve ter no mínimo x litros, penso que estamos a ter em conta que se quer fazer um aquário com peixes, corais, invertebrados, etc...

 

Pode-se manter um salgado em poucos litros, mas naturalmente que nestes aquários não nos podemos esticar nas espécies de peixes e acima de tudo na quantidade que colocamos...

 

Penso que isto é que é importante reter: o tamanho do aquário será grande ou pequeno, em função do que lá colocarmos dentro. E para quem se inicia nos salgados, quanto maior o aquário, maior a margem de erro que temos à nossa disposição. :lol:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

 

Claro que sim, eu dou muito valor ás vossas opiniões, acredita. Para mim vocês têm muito valor, a vossa experiência tem-me ajudado a perceber melhor este lado.

 

Talvez não devesse de ter dito que para mim o aqua era pequeno, mas o que vi na revista levou-me a pensar que sim.

Mas foi apenas a minha opinião.

O que eu quero dizer é que aínda não posso discuti com vocês "taco-a-taco".

 

Quero montar o meu o mais brevemente possível e sei que posso contar com a vossa preciosa ajuda.

 

Um abraço.

 

e o que eu quis dizer é que existem muitas formas de montar um salgado. E muitas funcionam. Dando um exemplo, o meu aquario é mantido com TPA´s semanais com agua natural e so adiciono kalk. Existem muitos aquarios onde não são feitas sequer tpa´s e ondem é adicionado muitos aditivos..

ambos resultam...

 

Tens de ler e decidir o que achas melhor para o teu.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o que eu quis dizer é que existem muitas formas de montar um salgado. E muitas funcionam. Dando um exemplo, o meu aquario é mantido com TPA´s semanais com agua natural e so adiciono kalk. Existem muitos aquarios onde não são feitas sequer tpa´s e ondem é adicionado muitos aditivos..

ambos resultam...

 

Tens de ler e decidir o que achas melhor para o teu.

 

abraço

Sim Luis, eu percebi perfeitamente. Mas como eu aínda aínda me sinto um zero á esquerda neste assunto, se fosse montar um aqua agora não ía entar em aventuras, ía seguir o que tenho lido na revista (quem tem sido o meu canhanho :D ) e visto nos vossos deslumbrantes aquas. Logicamente que para o início só iria colocar o essencial: equipamento (aqua, sump, escumador, kalkwasser e as bombas de circulação), RM, RV e os "aspiradores". Com a continuação é que ía aperfeiçoando e com as necessidades que ía encontrando (também não tenho € para largar tudo de uma vez).

 

Assim, agradeço a boa vontade que têm tido em me irem tirando as dúvidas e dando umas boas dicas, e prometo não interferir mais neste tópico com estes assuntos.

 

Um grande obrigado a vocês.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Nuno, nao entendas as minhas palavras como uma guerra pessoal. Longe de mim, tal ideia. No entanto, acho que alguns comentarios, podem desencorajar os outros. Ha muita gente que nao tem possibilidade de montar sistemas grandes, seja por questoes de espaco, financeiras, etc. No meu caso, ja tive varios aquarios de Reef, um deles com 500 litros. De momento, so tenho o pequeno, por questoes de obras em casa. No entanto, como podes ver no meu topico, e possivel e mais, o aquario ainda nao tem 1 ano. Quem se inicia com aquarios deste tamanho, depressa comeca a pensar num maior. Um aquario pequeno da muito mais trabalho, mas, tambem em caso de insucesso, as perdas sao menores. Com um aquario pequeno mais facil sera conter o impulso de comecar a meter tudo la para dentro.

Quando te decidires montar um salgado, tens aqui muita gente para te ajudar. Aqui no Forum, estamos todos para ajudar e ser ajudados. Ninguem sabe tudo. Apesar de 15 anos de salgados, ja aprendi muita coisa com pessoal com muito menos tempo na materia. Uns sabem mais disto, outros daquilo, etc.

Portanto, penso que a questao deve morrer aqui.

Abraco para ti e para todos os outros malucos,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora coloco a questao!

Poderei usar umas pedras que aqui tenho volcanicas ? sao muito leves mas ocupam espaço (o que me permite aumentar a tal "montanha" mas com pouco peso) e sao muito mas mesmo muito porosas o que seria bom para instalar microorganismos?

 

O unico senao será nao serem calcarias. Haverá problema ? Visto tambem ter rocha viva e outras mortas (calcaria).. Apenas seria para ter mais rocha!

 

Alguem me dá uma ajudainha ?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite!

 

O aquario sofreu uma grande alteraçao. Retirei toda a rocha morta e adicionei rocha viva!

Tenho agora o aquario com rocha viva apenas (entre 10 a 15 kilos).

 

O escumador já funciona com madeira difusora.

 

Quanto á iluminaçao tenho de agradecer ao grande Paulo Lourenço pela Hqi e pela osram!

Neste momento a calha nova encontra-se com uma HQI de 70 watts e duas actinicas de 18watts (talvez mude uma das actinicas para uma osram 6400k mas ainda estou a fazer experiencias)

 

De resto vai andando com calma.. esperem pelas fotografias brevemente!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Desculpa mas acabei por não ver a tua questão em cima. Penso que apenas devas colocar rocha própria para salgados, com uma boa porosidade.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Desculpa mas acabei por não ver a tua questão em cima. Penso que apenas devas colocar rocha própria para salgados, com uma boa porosidade.

 

Boas,

Andre, concordo a 200% com o Joao. Rocha viva, ou morta, mas, rocha propria para salgados. Imagina o que eu chamaria a um mecanico que metesse uma junta de cabeca da Mercedes no meu Audi.

Cada coisa no seu lugar.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Ola a todos...

Pois é, parece que este topico estava esquecido, mas nao; as coisas tem andado aos poucos.

 

Um erro ou outro mas nada de muito preocupante. O maior obstaculo sao as algas bryopsis que ja contam com 3 meses no meu sistema mas que estão quase irradicadas.

 

Já tenho uma bela colecçao de corais e talvez no final desta semana conte com mais uns dois.

 

Actualização para breve!

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Passado uns meses cá estao elas. Mas antes de mais faço uma actualização ao setup:

Iluminaçao

hqi 70 watts 10 000K

4x 18watts actinicas

 

Circulaçao:

1 wave 700 l/h

1 tetratec 800l/h (adaptado)

 

rocha viva:

14 KG

 

imagenscas002sn2.jpg

imagenscas004ys6.jpg

imagenscas006uu3.jpg

imagenscas007ws5.jpg

imagenscas008vt6.jpg

imagenscas012tv6.jpg

imagenscas013vq9.jpg

imagenscas014lw3.jpg

imagenscas015yc6.jpg

imagenscas016de8.jpg

imagenscas017bn2.jpg

imagenscas019rf1.jpg

imagenscas020fe6.jpg

imagenscas021xx5.jpg

imagenscas022vg7.jpg

imagenscas024zx3.jpg

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena!

 

André, dou-te os meus parabéns pelo fantastico nano que tens! Fico feliz que na area dos nanos, o pessoal que está a iniciar façam as coisas bem e tenham belos aquas como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena!

 

André, dou-te os meus parabéns pelo fantastico nano que tens! Fico feliz que na area dos nanos, o pessoal que está a iniciar façam as coisas bem e tenham belos aquas como tu!

 

 

Agradeço pelo apoio, principalmente um elogio de um reef expert para um iniciado nos reefs :) . Pode ser que qualquer dia perca a cabeça e monte uma piscina maior!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Andre, o nano, esta de facto, impressionante. Muito bom aspecto e, parece que bem estabilizado. A iluminacao, esta soberba. Como tivemos oportunidade de falar pessoalmente, parece que nao te desiludi, quanto ao aspecto da configuracao da iluminacao.

Quando houver um novo concurso de fotografias, nao tenho duvidas que vais ganhar nos Nano's. Nao teco mais comentarios, mas, quero mais fotos.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André,

 

Está excelente! Parabéns pelo magnífico aquário que aí tens! Dá gosto olhar para ele :mrgreen:

 

Abraço,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Andre, o nano, esta de facto, impressionante. Muito bom aspecto e, parece que bem estabilizado. A iluminacao, esta soberba. Como tivemos oportunidade de falar pessoalmente, parece que nao te desiludi, quanto ao aspecto da configuracao da iluminacao.

Quando houver um novo concurso de fotografias, nao tenho duvidas que vais ganhar nos Nano's. Nao teco mais comentarios, mas, quero mais fotos.

Abraco,

Paulo

 

 

Realmente so tenho que agradecer nao so pelo material mas tambem pela ajuda :) ! Obrigado pelo apoio , fotografias, quando tiver paciencia para as tirar hehe.

 

Obrigado Joao pela opiniao

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boa noite a todos, este aquario vai ser transferido para um outro com as medidas 80x35x30. O aquario ja esta a ser montado (vidromoldura) lá para o final do mes começo com as "mudanças".

Ultimas fotografias para breve :lol:

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.