Cheiro A Mofo...


umjoao

Recommended Posts

Começo por dizer que sou um iniciado nestas artes da aquariofilia, (leigo mesmo!) por isso aceito todas as dicas, mesmo as mais óbvias.

E o problema é o seguinte:

Tenho um aqua com 40 e poucos litros com o seguinte habitat:

-1 platy

-2 danios

-1 peixe dourado

-1 peixe vermelho

-1 viúva (num sei quê) cor-de-rosa

-2 rãs albinas (com menos de 2cm)

 

O problema é o seguinte:

Tive o aqua infectado com Oomilio (vcês sabem do q eu estou a falar...) e usei Protozin da Waterlife. O Oolimio desapareceu mas pouco tempo depois a agua comeou a cheirar a mofo e o os peixes ficaram com os olhos inchados e negros tipo popeye.

 

O conselho que me deram foi fazer uma boa TPA e ter atenção ao PH.

 

Tenho o aqua a funcionar à pouco mais de um mês tem 43l e um filtro de esponja de 350l/h, sem flora e com muito poucas pedras ou decoração.

 

A água aqui de casa é de mina e muito ácida, - de 6, no entanto o aqua está com PH perto de 7,2 depois de fazer uma TPA de 20%. Retirei todas as pedras e conchas suspeitas de alterar o PH (apesar de já lá estarem desde o início), mesmo assim o PH está bem perto dos 7,2 depois de OUTRA TPA de 10%. Fiz o teste de KH (que disse o sr. da loja que bastava para saber se está tudo ok) e tenho 3º, ele disse que era bom. O teste de NH3 tambem dá quase zero.

 

Não faço ideia o que fazer, mas o que mais me intriga é o cheiro a mofo ( quase cheiro a lixivia) e claro a consequente infecção dos peixes.

 

Agradeço qualquer ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo por dizer que sou um iniciado nestas artes da aquariofilia, (leigo mesmo!) por isso aceito todas as dicas, mesmo as mais óbvias.

E o problema é o seguinte:

Tenho um aqua com 40 e poucos litros com o seguinte habitat:

-1 platy

-2 danios

-1 peixe dourado

-1 peixe vermelho

-1 viúva (num sei quê) cor-de-rosa

-2 rãs albinas (com menos de 2cm)

 

O problema é o seguinte:

Tive o aqua infectado com Oomilio (vcês sabem do q eu estou a falar...) e usei Protozin da Waterlife. O Oolimio desapareceu mas pouco tempo depois a agua comeou a cheirar a mofo e o os peixes ficaram com os olhos inchados e negros tipo popeye.

 

O conselho que me deram foi fazer uma boa TPA e ter atenção ao PH.

 

Tenho o aqua a funcionar à pouco mais de um mês tem 43l e um filtro de esponja de 350l/h, sem flora e com muito poucas pedras ou decoração.

 

A água aqui de casa é de mina e muito ácida, - de 6, no entanto o aqua está com PH perto de 7,2 depois de fazer uma TPA de 20%. Retirei todas as pedras e conchas suspeitas de alterar o PH (apesar de já lá estarem desde o início), mesmo assim o PH está bem perto dos 7,2 depois de OUTRA TPA de 10%. Fiz o teste de KH (que disse o sr. da loja que bastava para saber se está tudo ok) e tenho 3º, ele disse que era bom. O teste de NH3 tambem dá quase zero.

 

Não faço ideia o que fazer, mas o que mais me intriga é o cheiro a mofo ( quase cheiro a lixivia) e claro a consequente infecção dos peixes.

 

Agradeço qualquer ajuda.

 

Mofo ou bafio???? :rainbowafro:

 

Bem, já é a segunda vez que respondo... há bocado a ligação "deu para o torto" e perdeu-se... desta vez vou escrever menos.

 

Coloca essa água da mina (pouca, mas alguma para minorar erros) dentro de um recipiente inerte, bem lavado com a própria. Depois de 1 ou 2 dias mede o pH... as águas subterrãneas têm muitas vezes CO2 dissolvido que perdem posteriormente. (logo a água pode não ser assim tão ácida).

De qualquer forma pH=7,2 não é muito elevado. (desde que não seja devido a substâncias tóxicas...)

 

Também poderás ter amónia... dizes que não, mas o teste foi feito na hora? é fiável? Se não foi feito na hora é possível que se tenha "perdido" alguma... há uma série de equilíbrios (ácido-base - NH3<->NH4+, solubilidade - NH3(aq) <->NH3(g)) que me levam a pensar que ela pode "sair" da água. (não fui procurar às tabelas que devem estar por um desses livros se é recomendado algum procedimento especial para análise de amónia passado algum tempo).

 

Para além disso, medicaste e tens o cheiro a "mofo" (ou bafio, vá lá). Como eu não sei o que queres dizer com cheiro a mofo, pode ser que seja amónia, o que aliado ao resto pode fazer sentido. (sempre que se medica, há que ter cautela, mesmo que o medicamento "não afecte as bactérias do filtro...).

 

Pelo sim, pelo não, fazia já uma TPA de 30% e depois de uma horita outros 30. (só para não dar logo um abanão de 50% aos bichos).

 

"De repente" é do que me lembro, pode ser que alguém mais experiente te adiante mais alguma coisa.

 

P.S. Essa de bastar saber o kH para determinar se está tudo bem, mata-me!!!

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Fazes tpa's semanalmente? TPA's são para ser feitas todas as semanas.

Outra coisa que reparei é esses peixes de água fria,estão num aqua muito pequeno,e as Viuvas gostam de estar em carduma,mas pronto isto é um aparte.

O cheiro a mofo pode ser algas que se desenvolvem por vezes em ambientes com pouca luz.Vê também a qualidade da água,como é de poço pode não ser lá muito fiável.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Fazes tpa's semanalmente? TPA's são para ser feitas todas as semanas.

Outra coisa que reparei é esses peixes de água fria,estão num aqua muito pequeno,e as Viuvas gostam de estar em carduma,mas pronto isto é um aparte.

O cheiro a mofo pode ser algas que se desenvolvem por vezes em ambientes com pouca luz.Vê também a qualidade da água,como é de poço pode não ser lá muito fiável.

 

 

Boas!

Agradeço já a atenção dispensada e espero que com estas respostas me possam ajudar na resolução deste desagradavel incidente (especialmente para os peixes!).

 

Até aparecer o cheiro a mofo e os olhos inchados estava a fazer TPAs semanais de 10%, mas agora estou a trocar 5% de dois em dois dias e o aqua está no mesmo sitio desde o início sem luz artificial mas está junto a uma janela (sem luz directa), no entanto é nesta mesma sala onde tenho o PC e passo algum tempo à noite com a luz do tecto acesa, apesar de ser a luz do tecto, sempre ilumina um pouco o aqua, será que isso tambem stressa os peixes?

A água aqui de casa é ok apenas um pouco ácida. O Sr da Loja fez um teste de nitritos e estava a mais de 8mg/l !! mas em casa o teste de NH3 deu zero.

Poderá ser o pico de nitritos do ciclo? O aqua tem 1 mês e pouco.

 

Aguardo os vossos conselhos com paciência e continuarei a fazer TPAs frequentes para tentar garantir a higiene da água.

 

PS: Aconselham adicionar sal ás TPAs?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aconselho o sal,tens peixes que podem não tolerar o sal.O teu problema deve ser demasiada carga ôrganica,esses peixes de água fria sujam muito e são adequados para aquas grandes. O aqua é recente,o ciclo pode não estar ainda a 100%. Tpa's com força nisso até estabilzar.

Quanto aos peixes com os olhos inchados podias dar-lhes um banho diario com Esha 2000.Num recipiente à parte colocas os peixes infectados e dás um banho de 1h. Assim evitas pôr os medicamentos directo no aqua e matar as bactérias do filtro.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Agradeço já a atenção dispensada e espero que com estas respostas me possam ajudar na resolução deste desagradavel incidente (especialmente para os peixes!).

 

Até aparecer o cheiro a mofo e os olhos inchados estava a fazer TPAs semanais de 10%, mas agora estou a trocar 5% de dois em dois dias e o aqua está no mesmo sitio desde o início sem luz artificial mas está junto a uma janela (sem luz directa), no entanto é nesta mesma sala onde tenho o PC e passo algum tempo à noite com a luz do tecto acesa, apesar de ser a luz do tecto, sempre ilumina um pouco o aqua, será que isso tambem stressa os peixes?

A água aqui de casa é ok apenas um pouco ácida. O Sr da Loja fez um teste de nitritos e estava a mais de 8mg/l !! mas em casa o teste de NH3 deu zero.

Poderá ser o pico de nitritos do ciclo? O aqua tem 1 mês e pouco.

 

Aguardo os vossos conselhos com paciência e continuarei a fazer TPAs frequentes para tentar garantir a higiene da água.

 

PS: Aconselham adicionar sal ás TPAs?

 

Pode ser o pico de nitritos do ciclo sim. Mas também pode ter sido pela medicação.

 

Tens nitritos e só fazes 5%?? Nada disso! Dá-lhe mas é já com 30 hoje (eu até fazia 30+20), 30 amanhã... aliás, já te tinha aconselhado isto!

 

Depois 5% de mudança de água não é nada...dois litros??? já que estás com a "mão na massa" aumenta o volume da tpa, o trabalho é quase o mesmo. Como dizes que fazes de 2 em 2 dias, faz uns 20% - arredonda isso para 10 litros e pronto, dá 25%!

 

Depois se verificares que tens amónia e nitritos a zero e nitratos baixos, ou aumentas o tempo entre TPA ou diminuis um pouco o volume mudado, mas 5% não é nada!

 

Eu não medicaria já... espera um ou dois dias para ver se com o aumento da qualidade da água as coisas melhoram. Pode ser que alguém te dê um conselho melhor, mas insisto particularmente neste: TPA 30% (pelo menos, mas sem ultrapassar 50%) já, amanhã outra)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aconselho o sal,tens peixes que podem não tolerar o sal.O teu problema deve ser demasiada carga ôrganica,esses peixes de água fria sujam muito e são adequados para aquas grandes. O aqua é recente,o ciclo pode não estar ainda a 100%. Tpa's com força nisso até estabilzar.

Quanto aos peixes com os olhos inchados podias dar-lhes um banho diario com Esha 2000.Num recipiente à parte colocas os peixes infectados e dás um banho de 1h. Assim evitas pôr os medicamentos directo no aqua e matar as bactérias do filtro.

 

 

Assim será!

 

Quanto ao ESHA ainda vou descobrir o que isso, mas as TPAs já parecem ter estabilizado os olhos inchados.Vou ver se eles melhoram só com TPAs.

 

 

 

Mofo ou bafio???? :ph34r:

 

Bem, já é a segunda vez que respondo... há bocado a ligação "deu para o torto" e perdeu-se... desta vez vou escrever menos.

 

Coloca essa água da mina (pouca, mas alguma para minorar erros) dentro de um recipiente inerte, bem lavado com a própria. Depois de 1 ou 2 dias mede o pH... as águas subterrãneas têm muitas vezes CO2 dissolvido que perdem posteriormente. (logo a água pode não ser assim tão ácida).

 

Mofo ou bafio para mim é o mesmo, é o cheiro de uma peça de roupa do baú das nossas avós :happy:

 

Quanto à acidez da àgua vou fazer o que recomendas e logo dou noticias!

 

 

Cumps e obrigado pela vossa ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser o pico de nitritos do ciclo sim. Mas também pode ter sido pela medicação.

 

Tens nitritos e só fazes 5%?? Nada disso! Dá-lhe mas é já com 30 hoje (eu até fazia 30+20), 30 amanhã... aliás, já te tinha aconselhado isto!

 

Depois 5% de mudança de água não é nada...dois litros??? já que estás com a "mão na massa" aumenta o volume da tpa, o trabalho é quase o mesmo. Como dizes que fazes de 2 em 2 dias, faz uns 20% - arredonda isso para 10 litros e pronto, dá 25%!

 

Depois se verificares que tens amónia e nitritos a zero e nitratos baixos, ou aumentas o tempo entre TPA ou diminuis um pouco o volume mudado, mas 5% não é nada!

 

Eu não medicaria já... espera um ou dois dias para ver se com o aumento da qualidade da água as coisas melhoram. Pode ser que alguém te dê um conselho melhor, mas insisto particularmente neste: TPA 30% (pelo menos, mas sem ultrapassar 50%) já, amanhã outra)

 

Cumps

 

 

Boas!

 

Antes de mais deixa-me passar isto para litros porque acho que as minhas percentagens estão erradas :(

 

Detectei o cheiro à 5 dias.

-O aqua tem 50l

-antes fazia TPAs semanais de 10l (20% e não 10%)

-quando detectei os nitritos fiz uma TPA de 15l e repeti no dia seguinte

-agora tou a fazer TPAs de 5l (10% e não 5%) de dois em dois dias.

 

Peço desculpa pela confusão e espero ter sido claro desta vez.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Os TPAs parecem estar a resultar, mas fui um pouco mais radical e fiz TPAs de 30% nestes últimos 3 dias.

Os peixes parecem estar a recuperar :)

 

Quanto à questão do AGA, tens razão a água aqui de casa não e assim tão ácida. Depois de dois dias em repouso subiu de menos de 6,5 para 6,8. Mas ainda não explica porque tenho o ph do aqua sempre a passar a barreira dos 7,2.

 

Vou continuando com as TPAs que têm resolvido os problemas!

 

Cumps :)

Editado por umjoao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Os TPAs parecem estar a resultar, mas fui um pouco mais radical e fiz TPAs de 30% nestes últimos 3 dias.

Os peixes parecem estar a recuperar ::D:

 

Quanto à questão do AGA, tens razão a água aqui de casa não e assim tão ácida. Depois de dois dias em repouso baixou de menos de 6,5 para 6,8. Mas ainda não esplica porque tenho o ph do aqua sempre a passar a barreira dos 7,2.

 

Vou continuando com as TPAs que têm resolvido os problemas!

 

Cumps :D

Boas! Se isso está a melhorar, continua! Mais uns dias assim e podes diminuir um pouco a % que mudas... quando estiver estável uns 25-30% por semana deve chegar.

 

O pH que tens de momento... não te preocupes, está bom, desde que se mantenha mais ou menos estável. Vamos ver se baixa um pouco, só para não variar muito aquando das TPA´s.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Parece estar a correr tudo :)

Mas continuo intrigado com o que me possa estar a subir o PH...

 

A única coisa que tenho são umas duas ou três conchas e buzios muito pequenos (menos de 2cm), duas plantas artificiais e cascalho branco no fundo.

Mas mesmo com estas TPAs radicais ,com PH menos de 7, o PH do aqua está sempre a passar a barreira dos 7,2 e o teste de KH dá três graus para baixo - à segunda gota quase fica violeta.

 

O que é que me pode estar a subir o PH desta maneira???

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo o que seja proveniente do mar não deve ser utilizado em aquários de água doce,a não ser de ciclideos africanos,que gostam de PH alto. Portanto mesmo que sejam poucas,podes ter a certeza que são dos buzios.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As conchas e algumas pedras são ricas em carbonato de cálcio que sobre a acção da água, libertam continuamente iões básicos para a água (OH-). São estes iões os responsáveis pela subida de ph da tua água do aquário, subida esta que pelos vistos não é estancada pela baixa dureza que tens. Se queres baixar o teu pH aconselhava-te a retirares as conchas e búzios que tens e se calhar também esse cascalho de cor branca que quase de certeza que também é responsável pela alteração do pH.

 

Espero ter ajudado!

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Parece estar a correr tudo :oops:

Mas continuo intrigado com o que me possa estar a subir o PH...

 

A única coisa que tenho são umas duas ou três conchas e buzios muito pequenos (menos de 2cm), duas plantas artificiais e cascalho branco no fundo.

Mas mesmo com estas TPAs radicais ,com PH menos de 7, o PH do aqua está sempre a passar a barreira dos 7,2 e o teste de KH dá três graus para baixo - à segunda gota quase fica violeta.

 

O que é que me pode estar a subir o PH desta maneira???

 

Cumps.

 

Esse pH não é problemático... não fui ver, mas até pode ser o indicado para o que tens...

 

Mas concordo com o que foi dito: experimenta retirar as conchas. Li agora que já retiraste... logo, não te preocupes com o pH! Até pode ser que o areão tenha carbonados, mas não o vais mudar por causa de um pH de 7,2...

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desde já obrigado pela vossa disponibilidade e atenção :D

 

Quanto ao aqua parece estar a melhorar.

 

Tinha o aqua com +- 43l e enchi até aos 50l. Agora já estou a deixar mais um dia de repouso entre TPAs e noto que o PH estabiliza nos 7,2. Menos mal :mrgreen:

 

Ainda vou pesquisar se este PH é compativel com as espécies que tenho, .

 

O problema é que quero ter um aqua comunitário e penso que se conseguisse baixar o PH para 7 seria o ideal! O aqua que eu quero fazer comunitário ainda não chegou, mas deve ter à volta de 80l-100l.

 

A pergunta é a seguinte:

 

Tendo o PH estabilizado nos 7,2 com frequentes TPAs, será de supor que com a água aqui de casa o mais provavel é ter os meus aquas (em condições identicas) a 7,2?

 

7 é um mesmo o PH ideal para um aqua comunitário?

 

Sabendo que tenho o KH com 3 graus, que elementos naturais posso usar para baixar o PH?

 

Respondam quando tiverem um tempinho livre biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Cumps

Editado por umjoao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais