260l - Malawi Aqua


mexas

Recommended Posts

Boas,

 

Resolvi comprar um aqua e mudar para ciclídeos do Malawi depois de alguns anos com comunitários. Agora o trabalho e as despesas são a dobrar, uma vez que não deixei te ter o comunitário. :)

Mas vamos ao que interessa...

 

Tenho lido muita coisa sobre o biótopo Malawi e sobre ciclídeos em geral, mas percebi que existem ainda resmas de coisas que me ultrapassam, provavelmente devido à falta de experiência. Gostava que me ajudassem com o layout (porque acho que me faltam esconderijos) e das espécies que devo, ou não juntar e em que quantidade.

 

 

<--- Setup --->

Aquário: 120cx55lx40a --> (260 litros brutos)

Iluminação: Arcadia T8 --> 2x38w (1x7500K Freshwater) + (1xMarine Azul Actínica)

Filtragem: Rena XP2 (1050 l/h) e futuramente mais um de +/- 700 l/h

Aquecimento: Rena 300w

 

Substrato:

Areia de Coral - 14 Kg

Areia de Sílica - 9 Kg

 

Decoração:

Rochas Diversas

 

Fauna:

Ainda em estudo... mas gostava de espécies do género

 

* Labidochromis caeruleus

 

* Pseudotropheus zebra

 

* Pseudotropheus saulosi

 

* Placidochromis electra

 

* Melanochromis johannii

 

* Aulonocara stuartgranti

 

 

 

Flora:

Ainda em estudo... mas Valisnerias certamente.

Editado por mexas

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tudo bem?

 

Ora bem, vamos lá entao começar com as críticas :-D

 

O fundo de areia está muito porreiro não precisas de mexer mais . As rochas como são muito escuras aconselho-te a mudares o papel de fundo, pois não existe muito contraste e as rochas não sobressaiem. Se fossem brancas, o fundo negro ficava muito bem, assim sendo aconselho-te um fundo com uma cor mais acinzentada.

Relativamente à disposição das rochas: tenta colocá-las de uma forma mais natural, não te preocupes com construções artificiais, até porque, para além de fugirem ao biótopo de origem rapidamente irão cair (os mbunas são autênticos escavadores, com o tempo vais perceber quanto). Experimenta fazer alguns amontoados de rochas com esconderijos, eles vão adorar.

Aconselho-te a colocares alguma flora. Plantas indicadas para ciclídeos africanos: Anúbias Nana; Valisnérias Gigantea, Fetos de Java (Quinzenalmente aplicas um fertilizante líquido e está resolvido). O verde das plantas vai dar um look fantástico a esse layout.

Fauna: vai com muita calma Rodolfo, caso contrário rapidamente irás querer trocar de peixes. Podes optar por colocar apenas mbunas; peacocks (aulonocaras), ou fazer uma mistura dos dois (existe quem não aprecie, mas eu também tenho desde o início e nunca me arrependi. Relativamente aos mbunas mais pacíficos tens o Labidochromis Caeruleus, Pseudotropheus Acei Msuli (muito bonitos); Pseudotropheus Saulosi e até mesmo as Cynotilapias Afra Cobue (desde que apenas um casal, pois são peixes com alguma conflituosidade intraespécie). Nas aulonocaras tens de facto as StuartGranti (lindíssimas, eu tenho inclusivé um casal pra venda ::D: ), Aulonocara Baenschi (em tom amarelado), etc. Não te esqueças que os Peacocks vivem em zonas arenosas, pelo que no teu aquário deverás ter uma zona mais livre de rochas e com algumas valisnérias, por exemplo.

 

O equipamento parece-me bom, aconselho-te apenas a colocares uma Power-Head porque é conveniente que exista alguma corrente no aquário, para além da oxigenação (factor muito importante na manutenção deste tipo de peixes).

 

 

Lembro-te que tudo o que escrevi são apenas opiniões pessoais e que só deverás segui-las se forem de encontro aos teus gostos (o aquário é teu e és tu que tens de sentir-te bem ao vê-lo).

 

 

Qualquer dúvida, apita.

 

 

Um abraço,

Editado por marcomonteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mexas.

 

O marco já disse o essencial.

 

A arumação das pedras vai do gosto de cada um, mas também sou de opinião que esse layou deverá ser revisto (pedras e disposição).

 

Experimenta arranjar uma quantidade de calhau apreciável e cá podes fazer umas experiências e montar ums layouts (em segurança)

antes dos colocar no aqua. Lembra-te que as pedras deverão estar seguramente assentes, se for preciso recorre ao silicone para colá-las.

 

É mais fácil montar um layout com o aqua vazio, mas, e yma vez que está na fase de ciclagem, poderás ainda fazer umas quantas experiências.

 

Quanto às plantas, bom... a minha opinião diverge. No meu optei por não colocar nenhumas.

 

A fauna, duas considerações...

 

bom segundo os mai entendidos, as espécies Aulonocaras e Mbunas não se misturam (pelo menos nessa litragem).

Os segundos são demasiado agressivos para os primeiros, e irão fazer-lhes a vida negra.

 

Nos Mbunas, ou optas pelos Caeruleus ou pelos Saulosi (tenho uma preferência pelos segundos), as fêmeas são demasiadamente compativeis

na coloração (amarelas) que poderá resultar em hibridação.

 

De resto, força aí com o projecto e conta aqui com o pessoal para dar uma ajuda!

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

a opinião relativa à mistura de mbunas com peacocks diverge em muitos aspectos. Na minha experiência pessoal nunca tive qualquer problema relativamente às Aulonocaras, ressalvando porém que apenas mantenho um único macho no meu aquário com três fêmeas. Foram para o aqua bem pequenos, cresceram e reproduzem-se no mesmo aquários várias vezes, sem qualquer problema com os mbunas. Como é óbvio, um aquário com litragem superior seria o indicado para manter essas espécies, de preferência só peacocks ou mbunas, no entanto, para quem goste de uma espécie ou outra de aulonocaras não considero perigo algum em manter um trio (M*F*F) desses num aqua com mbunas.

 

 

Um abraço,

Editado por marcomonteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

o essencial ta tudo dito

 

dou-te so um conselho emrelação ao layout. tenta por uma zona com os calhaus juntos e se possivel amontoados (desde que estejam bem assentes) e outra zona apenas de areia com plantas

 

 

boa sorte , continua com o projecto e vai dando novidades

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em relação ao layout, aconselho duas ilhas com um espaço de areia ao meio - idêntico à primeira foto que o Marco tem na assinatura. Colocava também Vallisnérias como background - fetos de java e anúbias não existem no Lago Malawi - e trocava o calhau preto por pedra branca esburacada.

 

Quanto às espécies, Psedotropheus Zebra pode ser muita coisa!!! Muita atenção com os 'maus' lojistas porque podem vender-te várias espécies de Mbunas diferentes como Zebras. Segue o conselho do Marco e regista-te no fórum do www.ciclideos.com. Existe lá muito pessoal especializado em ciclídeos, e com criações próprias para vender, ou oferecer - como é o meu caso.

 

Ainda em relação às espécies:

 

- Como já foi escrito, não mistures caeruleus com saluosi. As fêmeas do Saluosi são amarelas como os caeruleus, e isso vai dar molho.

 

- Em relação à mistura de Aulonocaras com Mbunas tenho ouvido más experiências - nunca experimentei. Mas o Marco anda cá há mais anos do que eu, e se ele diz que nunca teve problemas: 'He is the men!!!'

 

- Nas espécies pacíficas de Mbunas, ainda podes optar pelos Iodotropheus Sprengerae, os Psedotropheus Acei 'Black Tanzania' (não mistures com os Msuli) ou os Astatotilapia Calliptera;

 

- Em relação aos Haps, não acho grande graça aos Placidochromis Electra. Gosto muito mais das Protomelas Stevini 'Taiwan Reef' - tenho um casal e o macho é brutal!!! Também se encontram por ai uns Lethrinops com uma coloração espectacular.

 

- Muita atenção na mistura de Haps com mbunas - grande parte dos haps são pacíficos demais para conviver com as espécies mais agressivas de mbunas.

 

Sempre que necessitares, estou por aqui ou no ciclideos.com

Atenciosamente,

 

Vítor Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Após as vossas críticas bastantes construtivas decidi mudar o layout do aqua. Comprei também uma Powerhead para criar alguma circulação no aqua.

 

Com isto tudo ofereceram-me dois peixes. (Estão incluidos na fauna)

 

 

<--- Setup --->

Aquário: 120cx55lx40a --> (260 litros brutos)

 

Iluminação: Arcadia T8 --> 2x38w (1x7500K Freshwater) + (1xMarine Azul Actínica)

 

Filtragem: Rena XP2 (1050 l/h) e futuramente mais um de +/- 700 l/h

 

Circulação: Eheim 1212 Powerhead (650 l/h)

 

Aquecimento: Rena 300w

 

Substrato:

Areia de Coral - 14 Kg

Areia de Sílica - 9 Kg

 

Decoração:

Rochas da Região

 

Fauna:

1 - Labidochromis caeruleus – 9cm (Acho que é um macho)

 

2 - Metriaclima callainos – 11cm (Acho que são dois machos)

 

 

Flora:

Valisnerias a partir da proxima semana.

 

 

Fotos:

 

Imagem%20001.jpg

 

 

Peço desculpa pela falta de qualidade das fotos.

Editado por mexas

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rodolfo, tas bem?

 

De facto, está bem melhor e com muito mais contraste! Depois de colocares as valisnérias vai ficar 5 estrelas.

Esses dois machos metriaclima, ainda por cima já com 11 cm, é que poderão dar-te alguns problemas. Se conseguires arranjar uma fêmea seria o ideal, ficando apenas com um casal ou um trio (M*F*F).

 

Como já te aconselhei anteriormente, vai com calma na escolha dos peixes, mesmo aqueles que são oferecidos. A intenção é sempre boa, no entanto pode vir a estragar todo o projecto.

 

Para finalizar, atenção à sobreposição dessas rochas, principalmente essas do lado esquerdo. Os mbunas são autênticos escavadores e como tu tens areia no fundo será muito fácil pra eles provocarem uma derrocada e atingir os vidros.

 

 

Um abração,

Editado por marcomonteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço minhas as palavras do marco.

 

Está bastante melhor sim senhor, está no bom caminhos.

 

Dependendo da fauna que aó colocares poderás ter que rever a colocação das pedras e se calhar colocar mais algumas.

 

O lado esquerdo parece de facto frágil.

 

O aqua já ciclou?

 

Parabéns, força com esse projecto!

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Já juntei mais uma rochas e acho que ficou com outro aspecto...

Qual a vossa opinião????

 

 

<Setup>

Aquário: 120cx55lx40a --> (260 litros brutos)

 

Iluminação: Arcadia T8 --> 2x38w (1x7500K Freshwater) + (1xMarine Azul Actínica)

 

Filtragem: Rena XP2 (1050 l/h) e Eheim 2213 (440 l/h)

Circulação: Eheim 1212 Powerhead (650 l/h)

 

Aquecimento: Rena 300w

 

Substrato:

Areia de Coral - 14 Kg

Areia de Sílica - 9 Kg

 

Decoração:

Rochas da Região

 

Fauna:

1 - Labidochromis caeruleus (M) – 9cm

2 - Metriaclima callainos (M)– 11cm

 

 

 

Flora:

Valisnerias

 

 

Fotos:

 

Imagem%20007.jpg

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

está muito bacano, tens aí rochedo à maneira p'ros mbunas. Mais umas plantinhas e fica 5 estrelas.

 

Volto a relembrar-te a importância das rochas estarem bem fixas, para evitar surpresas quando esses meninos começarem a escavar...

 

Abração e força com esse aqua!

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

está muito bacano, tens aí rochedo à maneira p'ros mbunas. Mais umas plantinhas e fica 5 estrelas.

 

Volto a relembrar-te a importância das rochas estarem bem fixas, para evitar surpresas quando esses meninos começarem a escavar...

 

Abração e força com esse aqua!

 

Algum truque para prender as rochas???

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algum truque para prender as rochas???

 

cola las com silicone , ha ai pessoal que te ensina com tecnicas , que eu neste momento nao as sei decor , mas ha ai topicos que falam disso , principalmente na zona DIY

 

ta fixe o aqua

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

está muito bacano, tens aí rochedo à maneira p'ros mbunas. Mais umas plantinhas e fica 5 estrelas.

 

Volto a relembrar-te a importância das rochas estarem bem fixas, para evitar surpresas quando esses meninos começarem a escavar...

 

Abração e força com esse aqua!

 

Boas.

 

Bem ,estou de acordo com o Marco, tem cuidado com a colocação das pedras... pois os mbunas são máquinas a fazer escavações.

As pedras q tens do lado direito, não me inspiram muita confiança. Coloca sempre primeiro as pedras e só depois a areia.

nas pedras que ficam na parte de cima se tiveres duvidas quanto á sua segurança, deves recorrer ao silicone.

Lembra-te que basta cair uma pedra dessas... para partir um vidro e fazer rebentar o aquario.

banner_forum1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca sempre primeiro as pedras e só depois a areia.

nas pedras que ficam na parte de cima se tiveres duvidas quanto á sua segurança, deves recorrer ao silicone.

Lembra-te que basta cair uma pedra dessas... para partir um vidro e fazer rebentar o aquario.

 

 

Está aí a resposta! :)

 

 

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou dizer que tenho 100% de confiança em relação à segurança das rochas... mas pelo sim pelo não voltei a tira-las todas do sítio para ter a certeza que as rocas da base ficavam acentes no vidro. Quanto às do topo, fiz uns testes (tipo sismograficos, lol) e parece-me que estão bem acentes...

 

Com isto tudo acabei por alterar o grafismo da pilha de rochas. Amanha coloco novas fotos já com mais "bicharada"! :)

 

Obrigado a todos pelas críticas construtivas!

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Há uma técnica que passa por fazer furos superficiais nas rochas enchê-las com silicone e unir esses buracos "siliconados" com cavilhas.

 

Mas não me parece que esta técnica seja viável com o aqua cheio.

 

podes sempre vazá-lo a 1/4 ou a meio e aplicar essa técnica nas rochas de topo.

 

Ou então reduzes a construção em altura e fazes outre "monte" a meio do layout, ficando com três ilhas mais baixas.

 

Ou ainda, optas por rochas maiores que permitem fazer construções mais altas com maior segurança.

 

Mas se testastes o layout, à partida, convem só ficar atento às escavações dos meninos de redor dessas rochas.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Venho actualizar a minha aventura com novas fotos e novo layout. Isto está a ficar mais arranjadinho... :D

 

 

 

<--- Setup --->

Aquário: 120cx55lx40a --> (260 litros brutos)

 

Iluminação: Arcadia T8 --> 2x38w (1x7500K Freshwater) + (1xMarine Azul Actínica)

 

Filtragem: Rena XP2 (1050 l/h) e futuramente mais um de +/- 700 l/h

 

Circulação: Eheim 1212 Powerhead (650 l/h)

 

Aquecimento: Rena 300w

 

Substrato:

Areia de Coral - 14 Kg

Areia de Sílica - 9 Kg

 

Decoração:

Rochas da Região

 

Fauna:

Macho Metriaclima callainos

Trio Astatotilapia Calliptera Juvenis

Macho Pseudotropheus sp. "Polit"

Trio Metriaclima greshakei

Casal Labidochromis caeruleus Senior

Casal Labidochromis caeruleus Junior

Macho Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot"

Femea Cynotilapia afra (Cobue)

 

 

Flora:

Valisnerias nana

Crinum thaianum

Anubias barteri var. barteri

 

Fotos:

 

D%20(9).jpg

 

 

 

D%20(10).jpg

 

 

 

D%20(5).jpg

 

 

 

D%20(2).jpg

 

 

 

D.jpg

 

 

 

D%20(1).jpg

 

 

 

Para não variar a qualidade das fotos deixa muito a desejar...

 

Fico à espera de críticas (construtivas).

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para mim o aqua está muito bom, está bem organizado, tem muito espaço para os peixes se movimentarem, gosto muito.

Só tenho uma pergunta: as plantas estão bem protegidas das "escavadoras"? Se não, tens de protejê-las.

 

Um abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o meu gosto está óptimo.

 

Nada de coisas complicadas e elaboras, simples como eu gosto.

 

No que toca a espécies, tens de equilibrar isso.

 

Na minha opinião são demasiadas espécies para essa litragem, excepto se não pretenderes equilibrar os rácios M/F.

 

Força aí com o projecto, e vai actualizando.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Venho actualizar a minha aventura com novas fotos e novo layout. Isto está a ficar mais arranjadinho... :)

<--- Setup --->

Aquário: 120cx55lx40a --> (260 litros brutos)

 

Iluminação: Arcadia T8 --> 2x38w (1x7500K Freshwater) + (1xMarine Azul Actínica)

 

Filtragem: Rena XP2 (1050 l/h) e futuramente mais um de +/- 700 l/h

 

Circulação: Eheim 1212 Powerhead (650 l/h)

 

Aquecimento: Rena 300w

 

Substrato:

Areia de Coral - 14 Kg

Areia de Sílica - 9 Kg

 

Decoração:

Rochas da Região

 

Fauna:

Macho Metriaclima callainos

Trio Astatotilapia Calliptera Juvenis

Macho Pseudotropheus sp. "Polit"

Trio Metriaclima greshakei

Casal Labidochromis caeruleus Senior

Casal Labidochromis caeruleus Junior

Macho Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot"

Femea Cynotilapia afra (Cobue)

Flora:

Valisnerias nana

Crinum thaianum

Anubias barteri var. barteri

 

Fotos:

 

D%20(9).jpg

D%20(10).jpg

D%20(5).jpg

D%20(2).jpg

D.jpg

D%20(1).jpg

Para não variar a qualidade das fotos deixa muito a desejar...

 

Fico à espera de críticas (construtivas).

 

 

Boas mexas.

 

O aquário está simples, mas com muito bom aspecto, quanto ás especies terás mesmo que rever o rácio e as especies que está a escolher.

 

Macho Metriaclima callainos

Trio Astatotilapia Calliptera Juvenis

Macho Pseudotropheus sp. "Polit"

Trio Metriaclima greshakei

Casal Labidochromis caeruleus Senior

Casal Labidochromis caeruleus Junior

Macho Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot"

Femea Cynotilapia afra (Cobue)

 

Quanto ás especies que detens neste momento, á umas quantas, bastante béras... os afras, elongatus e os greshakei tambem não são felor que se cheire.

 

Olhando para a tua fauna, em vez de sexares todas as especies que tens despernadas... se fosse ati optava por trocar algumas por umas mais pacificas.

 

Ou seja ficava com os caeruleus, astotilápias, greshakei, e sexava os polit e o Macho Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot" este embora bera, mas é uma especie que eu adoro por isso é que o meti nesta sequençia, alem destas especies meteria só mais uma especie por exemplo uns acei msuli.

E sairiam a femea afra e o metriaclima callainos, e a fauna ficaria a seguinte:

 

Casal de Caeruleus

Casal de Polit

Casal de enlongatus

Casal de metriaclima greshakei

Casal de astotilápias - se em vez destes, metesses aqui uns Iodotropheus sprengerae... ganharias muito em termos de cores.

Trio de acei msuli

 

Se fosse eu ficaria por aqui, pois lembra-te que tens um aquario com um metro e vinte de frente e ao meteres estas especies todas estás no limite.

banner_forum1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais