Filtros Externos Vs. Falta De Luz


Recommended Posts

Boas,

 

A minha dúvida é mesmo essa; o que acontece aos filtros externos no caso de falta de luz? ha problema de inundar o quarto por a agua estar sempre a sair do aqua sem ser bombeada de novo para la? voltam a funcionar automaticamente quando a luz volta? lembrei-me deste pormenor agora e gostava de saber se é tranquilo ou se pode ser potencialmente desastroso.

 

Cumps,

Luis Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha dúvida é mesmo essa; o que acontece aos filtros externos no caso de falta de luz? ha problema de inundar o quarto por a agua estar sempre a sair do aqua sem ser bombeada de novo para la? voltam a funcionar automaticamente quando a luz volta? lembrei-me deste pormenor agora e gostava de saber se é tranquilo ou se pode ser potencialmente desastroso.

 

Cumps,

Luis Mendes

Nada disso!

caso falte a luz, pura e simplesmente o filtro pára!

Nas TPA´s desligo sempre o filtro!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Uma pergunta, e espero que não leves a mal...

 

Já alguma vez viste um filtro externo? Eles são estanques, logo a água não vaza por eles em caso de falhar a corrente.

 

O pior que pode acontecer num filtro externo, no caso de faltar a corrente, é as bactérias nitrificantes que se encontram lá dentro, consumirem todo o O2 (Oxigénio) e começarem a morrer por falta deste.

 

Em termos de desferrar, vazar água, etc, não há qualquer motivo para ficares alarmado. A não ser que o filtro seja tão manhoso, ou tenha algum problema de fabrico.

 

Não estarás a falar de uma SUMP?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha dúvida é mesmo essa; o que acontece aos filtros externos no caso de falta de luz? ha problema de inundar o quarto por a agua estar sempre a sair do aqua sem ser bombeada de novo para la? voltam a funcionar automaticamente quando a luz volta? lembrei-me deste pormenor agora e gostava de saber se é tranquilo ou se pode ser potencialmente desastroso.

 

Cumps,

Luis Mendes

 

Boas

 

Um filtro externo, se estiver em boas condições de estanquicidade, para aguentar a ligeira alteração de pressão provocada pela paragem da água (irrisória), nada acontece, é um circuito fechado.

 

Abraço

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

fiquei alarmado foi com este comentário que passo a citar:

 

 

"Possuo um filtro Fluval 404 e realmente quando falta energia o sistema não consegue voltar a funcionar, e como era noite, o mesmo ficou ligado direto até amanhecer e acabou queimando o motor." in www.aquahobby.com

 

Mas pelos comenários acima penso que não haverá razão para alarme. Obrigado pelas respostas.

 

Cumps,

Luis Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

fiquei alarmado foi com este comentário que passo a citar:

"Possuo um filtro Fluval 404 e realmente quando falta energia o sistema não consegue voltar a funcionar, e como era noite, o mesmo ficou ligado direto até amanhecer e acabou queimando o motor." in www.aquahobby.com

 

Mas pelos comenários acima penso que não haverá razão para alarme. Obrigado pelas respostas.

 

Cumps,

Luis Mendes

 

Então volta a alarmar-te com este

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso foi uns filtros que travavam quando faltava a luz, os primeiros da série 4 da Fluval os 304 e 404 principalmente acontecia isso, mas o problema foi resolvido e agora quando à uma cqueda de energia aquilo volta a funcionar e pronto, eu tenho um 104,304 e um 404 e nunca tive qualquer problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não se esqueçam de uma coisa importante...

 

Uma coisa é o filtro ficar com ar lá dentro e fazer barulho, outra é desferrar completamente e ficar a trabalhar a seco.

 

Se o filtro estiver abaixo do aquário, creio não se colocar o problema de desferragem completa. Agora barulho depois de o desligar e voltar a ligar, às vezes até o meu 2213 faz isso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um filtro externo pode desferrar, dependendo de como estiver ligado. Se o retorno de água no aquário estiver acima da linha de água (há quem faça para promover oxigenação), ao faltar a luz ainda deita alguma água para fora, e pode criar uma quantidade suficiente de ar no tubo de retorno para que o filtro não consiga expelir (depende também da potência do filtro, e a que altura é que está instalado).

 

Ou seja, pode desferrar, mas depende 100% de como estiver ligado.

 

Por via das dúvidas eu tenho o filtro externo num dos aquários ligado a uma UPS, mas não aconselho a ninguém, é uma mariquice que faço porque tinha uma ups disponível à borla. Aquilo aguenta umas horitas sem corrente. Há muito pessoal com acesso a electrónica velha, e aí não custa nada!

 

de resto, penso que em 90% ou mais dos casos/instalações, não há perigo de desferrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.