Minhocas


Visitante

Recommended Posts

Li algures a possiblidade de colocar minhocas nos aquarios.. algumas seriam comidas pelos peixes (isso tb ja eu exprimentei e só parei pq a minha cultura caseira nao resiste ao calor ;) ) e outras conseguiriam enterrar-se no areao e passariam a viver debaixo do areao!

Axam isto provável? As minhocas conseguem viver sempre submersas? A confirma-se era optimo para as plantas!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Ora aqui está um assunto extremamente interessante.

Já pensei exactamente nisto que dizes e já experimentei até embora só durante uns minutos.

Largando uma minhoca comum no aquário ela vai cair no fundo e enterrar-se. Não sei quanto tempo aguentará submersa, nem se resiste mais de 5 minutos.

No entanto vejo dois problemas com o assunto - um impediu-me de exprimentar e o outro desmoralizou-me de o fazer.

 

O que me impediu foi o facto de não saber até que ponto as minhocas iriam repastelar-se com as raizes mais nutritivas, nomeadamente os tubérculos.

 

O que me desmoralizou, foi o facto dos níveis de O2 no substrato serem extremamente baixos e ser portanto inviável a sua utilização. Esta teoria aliada ao facto dos fundos aquáticos naturais estarem desprovidos de anelídeos chegou para me meter K.O.

 

Mas se alguém estiver disposto a exprimentar melhor que se chegue à frente.

 

Pedro

 

PS: Nos terrários uso e com fartura.

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pessoal !

Se vocês estão falar de minhoca normal, é impossivel que ela vai subreviver na água !!! As minhocas respiram através da pele ( Hematose Cutânea ), e neste caso, se calhar, ela pode viver uns minutos debaixo de água, mas depois tem que morrer. :wink:

 

Espero, que escrevi tudo bem i esclareci as vossas dúvidas !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o problema dela respirar através da pele? Não há oxigénio na água? Se ela tivesse pulmões é que seria completamente impossível. Não quero com isto dizer que ela consiga respirar, mas o simples facto de respirar através da pele não é por si só prova que ela não aguente.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MrPCB

 

O que me impediu foi o facto de não saber até que ponto as minhocas iriam repastelar-se com as raizes mais nutritivas, nomeadamente os tubérculos.

 

Se não me engano as minhocas só fazem passar terra pelo interior do seu corpo para retirar a matéria orgânica, como não têm boca nem dentes não devem atacar as plantas (digo eu nunca se sabe).

"I wander out where you can't see...

Inside my shell, I wait and bleed"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhya, Mr., as minhocas conseguem viver na agua +/- 24 horas NO MÁXIMO !!!! Elas NÃO TÊM QUALQUER APARELHO ESPECIAL para retirar o O2 de agua, como por exemplo um peixe. A minhoca respire através de difusão simples. No nosso caso, em vez de ár vai entrar água no sangue....ora, é fácil saber, o que acontece depois. :shock:

 

( Se isto justifica, a minha professora de CTV, concordou)~

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

eu quando tinha no meu aquário um filtro de fundo e decidi tirar-lo após alguns anos de uso desmanchei tudo e tirei o filtro, e eis que encontro duas minhocas enormes debaixo do filtro.

Eu nunca as tinha introduzido mas a verdade é que lá tavam, nao sei como entraram nem como sobreviveram, mas tavam lá :)

 

aqui fica o meu testemunho. :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

si eram minhocas da terra normais tais como as que se encontram em todos os lugares....

mas como já disse nao faco a minima ideia como elas chegaram até lá

mas que lá tavam, isso tavam que eu vi.....

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente acho difícil de uma minhoca dessas normais conseguir viver num aqua.

 

Por acaso reparaste se essas minhocas tinha o corpo segmentado?

É bem provável que as tenhas confundido com algum nemátode ou qualquer coisa do género. Estes podem ter vindo com as plantas ou com os peixes.

 

Enfim... se as apanhares mais alguma vez mete-as em alcool 70º para o pessoal depois ver o que é!

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, antes demais eu não afirmei que a minhoca da terra sobrevive debaixo de água, somente não me sentí convencido pelos argumentos mostrados em contrário.

 

A minhoca respire através de difusão simples. No nosso caso, em vez de ár vai entrar água no sangue....ora, é fácil saber, o que acontece depois.

Não é verdade e se a tua professora de CTV concordou devia voltar a abrir os livros de biologia.

Na verdade a pele da minhoca nem sequer toca o ar. Há uma película de água que cobre toda a minhoca. O oxigénio do ar difunde-se para essa água (pelo mesmo processo que se difunde para a água de um aquário) e dessa água é que é absorvido por osmose directamente para o sangue.

Se aquilo que dizes fosse verdade então asfixiavas uma minhoca em segundos se a metesses dentro de água com uma embolia generalizada. Ou por outra, ela já estaria morta porque durante toda a sua vida a pele apenas toca em água e nada mais.

Continuo sem saber se uma minhoca aguenta viver submergida por longos períodos e se não o consegue porque é que não o consegue. Pode até ser algo relacionado com o circuito respiratório, mas não é concerteza aquilo que dizes, pelo menos não como o dizes.

 

Se não me engano as minhocas só fazem passar terra pelo interior do seu corpo para retirar a matéria orgânica, como não têm boca nem dentes não devem atacar as plantas (digo eu nunca se sabe).

Pois, foi a parte do "nunca se sabe" que me ficou a tilintar quando a ví a enterrar-se no areão hehehehe :):)yikes

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal:

 

Assim à pressa, e "sem abrir os livros", posso dizer que é importante o O2 e o CO2 estarem dissolvidos - por isso as superfícies respiratórias são húmidas (tanto na minhoca como nos vertebrados).

Assim, o movimento destes gases ocorre por difusão (Mr, a osmose é a difusão da água), em meio aquoso.

 

Em muitos animais aquáticos simples, é através da própria superfície do corpo que ocorrem as trocas.

 

Isto são simples dados, que forneço depois de ter lido o tópico quase todo e à pressa, porque os campeonatos começam amanhã. Com mais tempo procurarei fazer uma análise mais cuidada.

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem que as minhocas necessitem de humidade para efecturem as trocas gasosas mas isso não significa que consigam viver completamente submersas em água.

 

Como o corpo das minhocas é hipertónico em relação à água do aqua (água doce) a tendência será para a água entrar, por osmose, no corpo da mesma. Ora como estas não estão preparadas para tal, não possuindo mecanismos de defesa como os que existem nos peixes, o mais provável é que morram. Enfim, ficam hidratadas a mais! E ainda dizem que beber água faz bem :)

 

Penso que possa ser esta a razão pelas quais as minhocas não sobrevivam muito tempo dentro de água.

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

quanto a mim, acho que não há nada como experimentar :)

que tal por uma minhoca num balde com água e pedras ou terra e esperar para ver :)

e até se pode meter umas plantas mais tarde a ver se ela come as raízes das plantas (embora eu tenha a ideia que elas não se alimentam de raízes yikes )

 

eu só não faço essa experiência porque vivo num apartamento e já tenho problemas com a minha namorada em relação às moscas da fruta e micro-worms, se ainda trago minhocas para casa, é o fim da picada ;)bang

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o corpo das minhocas é hipertónico em relação à água do aqua (água doce) a tendência será para a água entrar, por osmose, no corpo da mesma.

Se isso fosse verdade não haveria humidade à sua superfície, seria toda sugada para dentro. Nem todas as menbranas de osmose biológicas são passivas. A explicação de hipertonicidade só se aplica a membranas de osmose passiva.

Continuo com as minhas dúvidas. Na prática parece-me mais provável que elas não sobrevivam debaixo de água por longos periodos de tempo. Mas já agora gostava de saber exactamente porquê.

Ainda ninguém deu uma explicação mínimamente plausivel. Até agora só lí hipóteses simples facilmente desmontáveis.

Vá lá pessoal, toca a por a cabeça a funcionar... :)

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas elas não têm água propriamente dita na sua superfície. Possuem uma espécie de muco.

 

Além disso não estão sujeitas à pressão que se verifica dentro de água.

Pode não ser muita para nós mas para um animal daquele tamanho?!

 

Enfim, a mim parece-me uma explicação plausível. Simplesmente afogam-se! Mas não tenho a certeza do que estou a afirmar e por isso fico à espera que alguém :D dê uma explicação.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou dar a minha opinião.

Existem muitos animais terrestes que respiram atravez da pele que não podem respirar sob a água.

Um bocadinho de origem da vida (11º ano Biologia Acho eu) Os seres vivos descendem todos de animais marinhos que evoluiram do caldo primitivo e que atravez de evolução passaram a viver em terra, assim o sistema respiratorio mais primitivo é aquele que obtem ooxigénio a partir da água, na realidade no proprios pulmões o ár atmosférico dissolve-se no interior dos pulmões pois eles são muito humidos por dentro, no entanto não conseguimos respirar debaixo de água.

A explicação entre muitas outras é provavelmente a seguinte, em primeiro lugar não existe oxigénio na água em tão grandes quantidades como na atmosfera e alén disso e julgo que muito importante neste caso A concentração de oxigénio na água é provavelmente muito (mas muito mesmo) mais baixa do que aquela que estaria num muco aquoso constantemente exposto ao ár por isso o desiquilibrio de gás no interior e no exterior do organismo não será suficientemente alta (e provavelmente nem existe ou até é negativo) e por isso as trocas gasosas serão em pequena quantidade no primeiro caso, (não se daram no segundo e serão inversas no terceiro.)

 

Em qualquer dos casos o bicho morre mais cedo ou mais tarde.

 

Mas esta é a minha opinião (só logica nada de conhecimento ciÊntifico)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não tenho a certeza do que estou a afirmar e por isso fico à espera que alguém  dê uma explicação.

Pois... é como eu cheers

 

Se bem que nvpa conquistou a medalha de primeira argumentação realista em relação ao processo que estamos a discutir.

 

Agora uma coisa é certa. Uma minhoca aguenta-se e movimenta-se e esconde-se normalissimamente debaixo de água pelo menos por uns bons 5 minutos, sem sinais de stress aparente. Até quanto tempo poderia aguentar?

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais