Dúvidas No Ciclo


Tsunami

Recommended Posts

Olá, não sou novo aqui no forum, ja estou resgistado há algum tempo mas só agora é que resolvi aparecer, até então vinha cá só para me informar um pouco mais acerca deste maravilhoso mundo que são os aquários banana rock.

 

Noutro dia resolvi entrar nisto a sério então peguei num aquário que tinha e deitei mãos à obra, neste momento tenho um aqua de 37 litros acabadinho de encher com dois peixes que me ofereceram (1 tetra santa filomena e 1 barbo tigre) para ajudar a fazer o ciclo, um filtro interior da Sera (Sera fil 380) um termoestato da Aquapor e a lâmpada veio com o aqua e tb é da Aquapor. Quanto aos parãmetro da água: Ph marca 7.5 e a temperatura é de 26º, o resto ainda não testei dado a que está tudo muito recente.

As minhas dúcidas são: Quando é que devo fazer as tpa's, e como tenciono ter guppies se o meu valor de PH está muito alto, como penso que esteja, e o que devo fazer para o baixar. Já testei a água da companhia (Ph 8.0) e a do aquário (Ph 7.5) axei um bocado estranho estar mais baixo no aquário, só la tenho uma camada fina de areão e pelo que li só aumenta a acidez...

 

Aguardo palpites :D

Editado por Tsunami
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, não sou novo aqui no forum, ja estou resgistado há algum tempo mas só agora é que resolvi aparecer, até então vinha cá só para me informar um pouco mais acerca deste maravilhoso mundo que são os aquários :-D.

 

Noutro dia resolvi entrar nisto a sério então peguei num aquário que tinha e deitei mãos à obra, neste momento tenho um aqua de 37 litros acabadinho de encher com dois peixes que me ofereceram (1 tetra santa filomena e 1 barbo tigre) para ajudar a fazer o ciclo, um filtro interior da Sera (Sera fil 380) um termoestato da Aquapor e a lâmpada veio com o aqua e tb é da Aquapor. Quanto aos parãmetro da água: Ph marca 7.5 e a temperatura é de 26º, o resto ainda não testei dado a que está tudo muito recente.

As minhas dúcidas são: Quando é que devo fazer as tpa's, e como tenciono ter guppies se o meu valor de PH está muito alto, como penso que esteja, e o que devo fazer para o baixar. Já testei a água da companhia (Ph 8.0) e a do aquário (Ph 7.5) axei um bocado estranho estar mais baixo no aquário, só la tenho uma camada fina de areão e pelo que li só aumenta a acidez...

 

Aguardo palpites :(

 

 

Boas!

 

Como já deves saber, deverás aguardar cerca de 3 semanas para que o ciclo se complete e o aquário vá estabilizando. Nada de pressas! Se adicionaste algum produto contendo bactérias para colonização do filtro e do próprio substrato o processo será mais acelerado, contudo após as três semanas faz testes de Amónia, Nitritos e Nitratos. Se os valores estiverem dentro dos parâmetros nornais podes colocar os Guppys, mas retira o barbo e o tetra.

Quanto às TPA's deves fazer nesta fase apenas uma por semana com cerca de 5 litros de água sem cloro, ou seja, água da torneira mas deixa descansar pelo menos 24 horas. Em relação ao pH os Guppys até gostam de desses valores (7,0 a 7,5), por conseguinte penso que não terás problema. Se quiseres fazer baixar o pH sugeria que colocasses um pequeno tronco, pois assim descia muito ligeiramente. Não recomendo a turfa porque de certeza ia acidificar bem mais.

Não tens nenuma planta? Pelo menos coloca algum musgo para os alevins se esconderem quando tiveres criações.

 

Boa sorte!

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já agradeço a tua ajuda, não adicionei nenhum produto para o ciclo ser mais rápido prefiro fazer tudo com calma, só adicionei anti-cloro na água mais nada, então segundo o que percebi devo fazer TPA's de 5l uma vez por semana até o ciclo estar feito, quanto aos peixes devo retirá-los por causa do ph? Não tenho onde os por e preciso deles para fazer o ciclo a menos que o faça só com comida mas ai vou ter de os dar a alguem :) , agora as plantas é que não tenho queria ter apenas uma especie que desse pouco trabalho, talvez musgo mas como não tenho nenhuma lampada especial terá msm de ser uma especie pouco exigente e de preferencia bastante ramificada assim preenche aquele vazio todo e fornece tambem esconderijos para os peixes, só que não percebo muito disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, não sou novo aqui no forum, ja estou resgistado há algum tempo mas só agora é que resolvi aparecer, até então vinha cá só para me informar um pouco mais acerca deste maravilhoso mundo que são os aquários ::D:.

 

entao muito bem vindo ao vicio

 

Noutro dia resolvi entrar nisto a sério então peguei num aquário que tinha e deitei mãos à obra, neste momento tenho um aqua de 37 litros acabadinho de encher com dois peixes que me ofereceram (1 tetra santa filomena e 1 barbo tigre) para ajudar a fazer o ciclo, um filtro interior da Sera (Sera fil 380) um termoestato da Aquapor e a lâmpada veio com o aqua e tb é da Aquapor. Quanto aos parãmetro da água: Ph marca 7.5 e a temperatura é de 26º, o resto ainda não testei dado a que está tudo muito recente.

 

o ciclo demora um mês a estar concluido pelo que se utilizares algum prouto que te intruduza colonias de bacterias,esse processo será mais rápido, cometeste logo um erro, meter peixes assim que encheste o aqua, vou te explicar por quê, os peixes vao começar a defecar e ha sempre comida que vai para o fundo, essa comida e fezas, irão produzir amonia e como ainda nao tens bacterias que te decomponham essa amonia, pode chegar a niveis letais, pelo que nao é aconselhado a intriduçao de peixes antes de duas semanas de ciclo

 

As minhas dúcidas são: Quando é que devo fazer as tpa's,

 

nao devem ser feitas tpa´s no decorrer do ciclo, pois so vais atrazar o processo ao colocar mais agua que nao esta ciclada

 

e como tenciono ter guppies se o meu valor de PH está muito alto, como penso que esteja, e o que devo fazer para o baixar.

 

esse valor esta bom para guppys, mas se quizeres baixar mais, colocar um tronco devidamente tratado

 

Já testei a água da companhia (Ph 8.0) e a do aquário (Ph 7.5) axei um bocado estranho estar mais baixo no aquário, só la tenho uma camada fina de areão e pelo que li só aumenta a acidez...

 

aqui estas a fazer alguma confusao, quanto mais baixo for o ph, mais acia é a agua.... e se dizes que o teu areao acidifica a agua, esta tudo explicado, ja agora que areao tens?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... agora as plantas é que não tenho queria ter apenas uma especie que desse pouco trabalho, talvez musgo mas como não tenho nenhuma lampada especial terá msm de ser uma especie pouco exigente e de preferencia bastante ramificada assim preenche aquele vazio todo e fornece tambem esconderijos para os peixes, só que não percebo muito disso.

 

o musgo nao necessita de nenhuma lampada especial, a que tens da para por perfeitamente e ainda podes por(vou dar exemplos, ha mais) valisnerias, anubias, elodeas, fetos de java....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...então segundo o que percebi devo fazer TPA's de 5l uma vez por semana até o ciclo estar feito...

Deves esperar algum tempo até fazeres as primeiras tpa's sugiro que compres testes de nitratos,nitritos e amonia.

E as tpa's não são só até o ciclo estar feito,as tpa's são para sempre e semanalmente. É imprescindivel.A urina dos peixes não é retirada com o filtro,apenas com as tpa's...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela ajuda bigsmile

 

aqui estas a fazer alguma confusao, quanto mais baixo for o ph, mais acia é a agua.... e se dizes que o teu areao acidifica a agua, esta tudo explicado, ja agora que areao tens?

 

Sim tens razão, fiz confusão, PH mais baixo mais ácido já n sai daqui ;), quanto ao areão comprei no Continente, mas ja vi a venda da mesma marca noutros hipermercados, vem em sacos transparentes é um areão grosso, não me lembro da marca... Os peixes, pensava que podia introduzi-los logo para ajudar no ciclo, e tinham que ser resistentes equanto o ciclo n ficava feito mas agora vão ter de lá ficar, pk o aquario de onde vieram já não existe...

Quanto às plantas essa elodea é mt conhecida ja a vi em alguns aquários, se alguem aqui do forum tiver e possa arranjar, agradecia bastante ate pk os preços das plantas nas lojas enfim...

 

Deves esperar algum tempo até fazeres as primeiras tpa's sugiro que compres testes de nitratos,nitritos e amonia.

E as tpa's não são só até o ciclo estar feito,as tpa's são para sempre e semanalmente. É imprescindivel.A urina dos peixes não é retirada com o filtro,apenas com as tpa's...

 

Sim eu sei, dei a entender o contrário, mas claro que tenho de fazer TPA's semanalmente à volta de 20% da água do aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Se não tivesses peixes no aquário, é lógico que não fazias TPA's, mas com peixes muda 10% da água semanalmente, caso contrário vais ter um pico de amónia que possivelmente os bichos não irão gostar muito. Valores elevados de amónia matam os peixes. Quando te disse para retirar esses peixes era apenas quando colocasses os Guppys. A Elodea Densa é uma planta que absorve excepcionais quantidades de nitratos, o que ajuda bastante no equilibrio dum aquário desse tipo. O musgo é bom como esconderijo perfeito para alevins. Em relação ao areão duvido bastante que ele te acidifique a água, mas o que te está a fazer baixar ligeiramente o pH é a normal sujidade que existe dentro dos aquários, quando esta não está a ser transformada pelas bactérias. Como ainda não tens o ciclo concluído, não há bactérias para fazerem o trabalho.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá novamente, já vou na segunda semana de ciclo (a concluir no sábado) e resolvi fazer os testes da água pa ver como as coisas andam, então cá vai:

PH=7.5

Amonia= 0.009

Nitratos= 5mg/l

(não tenho o teste de nitritos)

 

Digam o que acham.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, mais uma semana de ciclo (3a) concluida e resultados dos testes:

 

PH=7.5

Amonia= 0.0 mg/l

Nitratos= +/- 10 mg/l

(não tenho o teste de nitritos)

 

Introduzi mais uns peixes, uma corydora albina e uma panda pa fazerem de equipa de limpeza. Ainda não mudei a agua desde o inicio do ciclo, os peixes lá aguentaram as primeiras semanas, ainda bem ;).

Agora penso que mais uma semana e quando atingir um pico de nitratos e que devo mudar a água correcto?

 

Outra coisa, o filtro é de esponja, devo mudar a esponja ou posso lava-la? E de quanto em quanto tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mais uma semana de ciclo (3a) concluida e resultados dos testes:

 

PH=7.5

Amonia= 0.0 mg/l

Nitratos= +/- 10 mg/l

(não tenho o teste de nitritos)

 

Introduzi mais uns peixes, uma corydora albina e uma panda pa fazerem de equipa de limpeza. Ainda não mudei a agua desde o inicio do ciclo, os peixes lá aguentaram as primeiras semanas, ainda bem ;).

Agora penso que mais uma semana e quando atingir um pico de nitratos e que devo mudar a água correcto?

 

Outra coisa, o filtro é de esponja, devo mudar a esponja ou posso lava-la? E de quanto em quanto tempo?

 

 

Alguém para confirmar se está tudo a correr bem?

 

Abraço

 

 

Parece tudo bem.

 

Acho que fizeste muito bem todos os passinhos.

 

Em relação à esponja, não mudes, lava-a, com água do aqua.

 

As TPA's podes começar e agora habita isso, com calma e devagar. MAs se tens feito tudo bem, não é agora que vais escorregar.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à esponja, não mudes, lava-a, com água do aqua.

 

Quando vires que a esponja do filtro estiver muito suja, se tiveres a fazer tpa lava-a com essa água, se não tiras uma pequena porção de água ( depois tens de voltar a colocar essa pequena porção de água nova sem cloro) e lavas a esponja.

 

 

 

Tens mesmo de colocar plantas, e aconselho-te a elodea, musgo de java normal (por ser mais acessivel).

 

Podes só fazer um update dos peixes que tens no aquário?

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal, bem parece que ta tudo a correr nos conformes :)

Em relação a esponja é o que farei, aproveito a água das tpa's para a lavar. Quanto às plantes esqueci-me de dizer que adquiri uma dose aqui no forum de musgo de java juntamente com uns pes de elodea, mas como quero que o musgo se estenda por todo o fundo do aqua estou a ver se consigo fazer um reactor de CO2 com receita caseira que vai dar uma grande ajuda as poucas plantas que por la andam... só espero é não me baixar demasiado o ph do aqua, se bem que se ficar a 7.0 (menos 0.5 do que actualmente) tambem é suportavel pelos peixes que tenho e tenciono ter, que já agora são: um Danio Zebra, duas Corydoras Panda/Albina e um Tetra Santa Filomena e futuramente um trio de guppys de linhagem ainda a escolher... :shock: :shock: :D ... ah tenciono tirar o Danio e o Tetra pk tenho receio quem me dêm problemas com os futuros alevins...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.