Tipos De Madeiras A Utilizar - Troncos


Ruy81

Recommended Posts

Boas pessoal,

Estou a (re)montar o meu aqua de 60l. Mas desta vez quero decorá-lo com um tronco.

A minha duvida é "quais os tipos de madeira" que se pode recolher na natureza para este fim.

Li que as resinosas (pinheiros)são proibidas, gostava de saber se as amendoeiras, figueiras, Laranjeiras, limoeiros, carrascos são indicados e quais as que se usam com maior frequencia!

Grato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vireira dá???

Ora amanha vou a vinha do meu pai, desenterrar umas raizes de vinha brava que mesmo depois de podadas, nunca chegaram a pegar. Já têm 10 anos, devem estar um espectáculo, e devo de ter umas 100 à escolha. vai ser só raizes ao sol!

Quanto tempo é que geralmente a madeira leva a secar? O uso do forno é conveniente?

 

Mas mesmo assim, existem outras madeiras?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

videira é à maneira! tens só de ter em atençaõ se ela está bem seca, se não estiver, banhos de sol nela na tosta de Agosto de preferência. em princípio todos os tipos de madeira servirão, é claro que se me perguntares por madeiras exóticas da floresta amazónica, aí já não sei que dizer..olha, ainda bem que essas não existem no nosso país ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carvalho não sei sinceramente, mas parece-me ser um tipo de madeira que tarda mto mais em secar e que mesmo aque aprente estar seca, ainda tem algo de verde no interior da madeira.

 

Urze, recomendo.São raízes todas retorcidas e com um aspecto nature,mto loucas.

 

Já agora, se quiserem comprar pedaços de madeira, tenho alguns para venda - nada daquilo que se encontra nas lojas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carvalho não sei sinceramente, mas parece-me ser um tipo de madeira que tarda mto mais em secar e que mesmo aque aprente estar seca, ainda tem algo de verde no interior da madeira.

 

Urze, recomendo.São raízes todas retorcidas e com um aspecto nature,mto loucas.

 

Já agora, se quiserem comprar pedaços de madeira, tenho alguns para venda - nada daquilo que se encontra nas lojas.

 

Cumprimentos

 

Resumindo: Urze, Videira e Carvalho, também ja ouvi falar das azinheiras (Quercus rotundifolia), mas segundo de consta, são protegidas por lei.

Já vi os teus troncos, e confessoe que o "artigo 1", está o maximo. Com a urgencia que tenho, vinha mesmo a calhar, mas a distancia não tá a meu favor.

 

Se alguem souber mais alguns tipos de madeira, podiamos fazer uma lista, juntar ao metodo de preparaçao que já li por aqui e fazer um tópicoàa maneira, onde toda a informação estivesse reunida! O que é que a moderação acha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois boa gente!!!

grande forum este!!

bem estou a iniciar-me nestas nesta adancas e mesmo depois de muito ler!! ainda ñ fiquei esclarecido!!

bem tenho aqui uma raiz de origem incerta muito gira!! que gostava utilizar!! está seca e sem aparente seiva... mas já ouvi falar em muito metodos de preparação mas gostava que me dessem umas dicas...

pois bem já ta seca sem casca e ouvi dizer para a cozer em agua!! bois bem como faço isso quando a raiz é enorme!!! LOL

se conhecem outros metodos falem comigo!!

obrigado pela ajuda!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois boa gente!!!

grande forum este!!

bem estou a iniciar-me nestas nesta adancas e mesmo depois de muito ler!! ainda ñ fiquei esclarecido!!

bem tenho aqui uma raiz de origem incerta muito gira!! que gostava utilizar!! está seca e sem aparente seiva... mas já ouvi falar em muito metodos de preparação mas gostava que me dessem umas dicas...

pois bem já ta seca sem casca e ouvi dizer para a cozer em agua!! bois bem como faço isso quando a raiz é enorme!!! LOL

se conhecem outros metodos falem comigo!!

obrigado pela ajuda!!

 

Para dizer a verdade também nao percebo nada e o que sei, é na base da confiança do que leio dos outros membros.

 

O que li num dos tópicos sobre os métodos de conservação de raizes e possivelmente troncos resume-se aos seguintes passos:

1.Colocar o tronco submerso e fazer trocas de água regulares, até deixar de tingir a água;

2.Limpar as partes soltas á medida que se vão soltando;

3. Colocar dentro de água por mais 3 semanas;

4. Ferver;

5.Submergir em água salgada por mais 2 semamas;

6. Ferver em água doce e lavar muito bem;

o passo seguinte é da minha autoria:

7.Deixar mais uma semana submerso em água doce, fazendo trocas de agua diárias, para que os restos de sal impregnados se possam libertar.

 

Penso que seja um bom método, embora demasiado demorado para quem quer tudo para ontem.

 

Quanto às minhas raizes de videira, depois de abrir uma cova de 50 cm em torno da sapata, desisti. Recordo-me que quando as plantamos, abrimos umas covas com um ferramenta em forma de T, que abria uns buracos cilindricos muito fundas, cerca de 1m, ficando a parte ramificada a essa profundidade. Assim ainda tinha de escavar mais 50cm para conseguir chegar ás ramificações. Em suma, teria de abrir um buraco de 1.5m à inchada....esquece lá isso!!!

Voltei-me para as raizes do damasqueiro que se secou e que há coisa de 1 ano mandamos lá ir uma buldoser arranca-lo.

Foi so cortar com o motoserra, o que agradeço ao meu pai, que é o tecnico da moto.

Já estão afundadas no tanque, vamos a ver se se aproveita alguma coisa...

A Partir de hoje passei a achar os troncos vendidos nas lojas uma pechinxca, por mais caros que sejam :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinao esse trabalho todo que vais ter é desnecessario, pois com 30 euros + ou -, compras um tronco porreiro e só percisas de o ferver

e fazeres uns TPA´s !

 

cumps :)

Editado por Ripley
maxlogolowgg9.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinao esse trabalho todo que vais ter é desnecessario, pois com 30 euros + ou -, compras um tronco porreiro e só percisas de o ferver

e fazeres uns TPA´s !

 

cumps :)

 

 

Sim, sem duvida que fica muito mais caro do que isso, fazendo contas ao dinheiro que vou gastar em água, luz da bomba, e gasolina para ir ao campo, para além de todo o tempo dispendido. Mas no entando já estão afundados no taque de rega. vamos ver no que dá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Sim, sem duvida que fica muito mais caro do que isso, fazendo contas ao dinheiro que vou gastar em água, luz da bomba, e gasolina para ir ao campo, para além de todo o tempo dispendido. Mas no entando já estão afundados no taque de rega. vamos ver no que dá!

 

Comprei um tronco em uma loja algo em torno de US$13, contudo após perder toda a cor, não consigo fazê-lo afundar, o que vcs sugerem???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um tronco em uma loja algo em torno de US$13, contudo após perder toda a cor, não consigo fazê-lo afundar, o que vcs sugerem???

 

 

ele provavelmente está cheio de gases. aconselho.te a fervê-lo (um conselho parvo se calhar), ou entao, metelhe uma ancora

Assinatura editada pois ia contra as regras.PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um tronco em uma loja algo em torno de US$13, contudo após perder toda a cor, não consigo fazê-lo afundar, o que vcs sugerem???

 

Também estou com o mesmo problema. O que poderá ser?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o tronco que ainda não absorveu água suficiente. Pode tambem ter ar nalgumas ranhuras, que com o tempo sai.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.