Maternidade Malawi's Rock Resort


Ricardo Antunes

Recommended Posts

Pois é gente, começou tudo pinar no Malawi's Rock Resort e como tal vi-me na necessidade de montar o aqua tipo infantário para este meninos.

 

Aqui vai o setup.

Aquario: 65cx55lx45a - vidro 10 mm (160 litros brutos)

Iluminação: Arcadia 60 --> 2 - 30w

Aquecimento: Jaeger 150w

Filtragem: EHEIM professionel 3 electronic 2076 - 1650l/h (terei de reduzir um pouco caudal)

 

Substrato:

Areia de Coral 18 Kg - granulometria de 1 mm

 

Decoração:

Rochas negras

 

Fauna:

- Pseudotropheus Saulosi (6 alevins)

- Metriaclima Estherae (23 alevins)

- Labeotropheus Fuelleborni "Yellow Sided" (6 alevins)

- Futuramente uns quantos alevins Metriaclima Estherae Minos Reef

 

Flora:

- Valisnerias

 

 

Aqui ficam as fotos.

 

Neste momento já tenho maternidade a bombar conto dentro de 1 semana e meia colocar lá os alevins.

 

Fotos do móvel...já com o material todo:

 

DSC05206.jpg

 

DSC05208.jpg

 

O filtro:

 

DSC05207.jpg

 

E mais móvel:

 

DSC05209.jpg

 

DSC05210.jpg

 

 

e agora o aquário...por enquanto ainda estou a aguardar a chegada da calha...quanto ao layout perferi algo muito simples, eficaz e agradável...modéstia à parte penso que consegui :-D

 

DSC05214.jpg

 

DSC05215.jpg

 

DSC05216.jpg

 

DSC05220.jpg

 

DSC05221.jpg

 

E por agora é tudo...quando houver evoluções colocarei aqui.

 

Cumpts.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá muito fixe, diz-me uma coisa essas plantas que colocas-te não crescem muito?

 

Tá muito Fixe o teu aqua.

 

Penso que não crescem muito até porque não são Valisnérias Gigantea, mas uma variante nana, ou seja, neste momento a maior tem 20 cm de altura e não me parece que vá crescer muito mais além disso.

 

Cumpts.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

 

note-se que estamos aqui a visualizar uma "Maternidade" e não um aquário.... ::D:

 

Muitos parabéns, está muito porreiro, tomara muitos aquários chegarem aos calcanhares dessa maternidade!

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa gente.

 

Evoluções e novidades.

 

Primeiro as novidades, fui pai de 27 alevins Estherae Minos Reef (que futuramente irão para a Maternidade Malawi's Rock Resort), seguem as fotos:

 

DSC05222.jpg

 

DSC05223.jpg

 

DSC05224.jpg

 

DSC05225.jpg

 

 

E agora as evoluções na Maternidade Malawi's Rock Resort, já lá nadam 25 Estherae e 6 "Yellow Sided". No final da semana vão para lá 6 saulosis :D. Aqui ficam as fotos pelas quais peço desde já desculpa se alguma peca pela qualidade:

 

DSC05232.jpg

 

DSC05236.jpg

 

DSC05241.jpg

 

DSC05243.jpg

 

DSC05248.jpg

 

DSC05252.jpg

 

DSC05264.jpg

 

DSC05269.jpg

 

Panorâmicas:

 

DSC05245.jpg

 

DSC05246.jpg

 

Espero que tenham gostado. Como podem constatar já recebi uma calha Arcadia de 60 cm. E é vê-los cheios de alegria pelo aquário.

Voltarei a actualizar este tópico com mais fotos quando forem para lá os saulosis.

 

Cumpts.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Quem me dera a mim conseguir ter criação...ainda nem sei como safar os pequenos dos maiores...Se me puderes ajudar com a tua experiencia fico grato.

Abraço

 

Oi.

 

Ao princípio também tinha um pouco de receio, mas depois de pesquisar, perguntar a membros com alguma experiência e depois de visualizar alguns vídeos aventurei-me. Neste momento todos os alevins que tenho a crescer são provenientes de partos feitos por mim.

É relativamente simples, no entanto, requer algum cuidado.

Como todos os dias olho para o aqua fico sempre a saber quando uma das fêmeas está grávida, a partir daí conto 18 dias. No 18 ou 19 dia apanho a fêmea e coloco-a num alguidar com água do aquário.

Pego-lhe suavemente com a mão sem apertar e com um palito cortado nas pontas tento com cuidado abrir-lhe a boca e aguardar que os alevins vão saindo para um outro recepiente com água do aqua. Faço isto sempre com a fêmea dentro de água.

Como neste momento tenho os dois aquas com parâmetros praticamente iguais não à drama quanto à adaptação dos recém-nascidos para o aqua de crescimento.

 

No final devolvo a fêmea ao aqua onde estava. Os metriaclima são os mais fáceis porque tem uma boca muito grande, agora os labeotropheus, tropheops e pseudotropheus já dificultam mais.

 

E para maior taxa de sucesso depois de nascidos nada como um aqua só para piquininos :idea:.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumpts

 

Bela maternidade que aí tens ;D

Gostei do aspecto, boa montagem.

INVEJAAAAA :shock: MUITA INVEJAAAA é o que tenho.

Parabéns tá espetacular.

 

Um abraço.

 

Samuel

 

Obrigado pelos comentários.

Ainda hoje colocarei fotos da evolução, algumas plantas reduziram o tamanho devido à corrente (ficaram cortadas) e coloquei valisnérias gigantea para ver se crescem.

 

Cumpts.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pego-lhe suavemente com a mão sem apertar e com um palito cortado nas pontas tento com cuidado abrir-lhe a boca e aguardar que os alevins vão saindo para um outro recepiente com água do aqua.

 

Essa técnica designa-se de Stripping Fry e é a melhor solução para aproveitar o máximo de alevins possíveis.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa técnica designa-se de Stripping Fry e é a melhor solução para aproveitar o máximo de alevins possíveis.

Um abraço,

 

 

Nem mais Marco, até agora é 100% de aproveitamento :-D

 

À pouco na explicação do processo do parto apenas me esqueci de dizer que quando pego na fêmea e aguardo a saída dos alevins tento que este processo leve o menor tempo possível, ou seja, pego na fêmea e abro-lhe a boca algumas vezes e após umas 3 ou 4 tentativas olho para a boca dela (aberta) para ver se ainda contém algum, por vezes com o auxílio de uma laterna.

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguindo a ideia do Ricardo,

 

também montei uma maternidade/infantário do género reactivando um aqua de 60cm (54Lts) que tinha.

 

Este aqua funciona apenas com areia como substracto, algumas valisnérias e pedras e um filtro aquaball interior.

 

Tenho por lá 20 alevins de uma primeira postura de parto natural de fêmea Saulosi.

 

Esta peixita (apesar de muito jovem) revelou-se uma excelente mamã, largou os putos (20) todos naturalmente ao 20º dia

com estes todos perfeitamente desenvolvidos.

 

Têm à volta de 1cm e por lá andam todos felizes.

 

Para quem tem hipótese de ter um pequeno aqua de criações parece-me a solução mais eficiente.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa gente.

 

Mais uma actualização desta "maternidade", cheia de peixitos a nadar para um lado e para o outro. Começaram algumas pequenas brigas entre os putos mas ao invés de colocar mais calhaus e formar grutas coloquei algumas plantas adicionais e a coisa resolveu-se :laugh:.

 

Neste momento tenho Metriaclima Estherae Minos Reef e Pseudotropheus Saulosi, mas neste fim de semana a população vai ficar reduzida a metade, alguns alevins vão ter outros donos :lol:.

 

Aqui ficam as fotos:

 

resort_alevins0.jpg

 

resort_alevins1.jpg

 

resort_alevins2.jpg

 

resort_alevins3.jpg

 

resort_alevins4.jpg

 

Espero que tenham gostado.

Cumpts.

Editado por Ricardo Antunes

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Já há muito tempo que não faço uma actualização da Maternidade.

 

E seguem as fotos da evolução :)

 

Alevins Red Cheek:

 

DSC05595.jpg

 

DSC05594.jpg

 

DSC05593.jpg

 

DSC05589.jpg

 

DSC05549.jpg

 

Alevins Neon Spot:

 

DSC05588.jpg

 

DSC05587.jpg

 

DSC05586.jpg

 

DSC05585.jpg

 

DSC05584.jpg

 

DSC05560.jpg

 

DSC05559.jpg

 

E para terminar uma geral:

 

DSC05597.jpg

 

Cumpts.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Ricardo.

 

Tens o mesmo problema que eu.

À medida que as criações vão surgindo também tive que arranjar pequenas maternidades para colocar dentro do aquário maternidade para não se comerem uns aos outros e poder dar comida aos mais pequenos de forma controlada.

 

Vai actualizando!

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ricardo,

 

Actualiza lá a criançada que tens para aí.

 

Em breve, estou a ver que te tenho de chatear, para me arranjares uns putos...

 

Um abraço

 

 

Oi Nuno.

 

Neste momento tenho:

- Estherae Minos Reef

- Perspicax Orange Cap (poucos)

- Tropheops Red Cheek Likoma (a crescerem)

- Pseudotropheus Elongatus Neon Spot (a crescerem e prestes a nascer)

 

Abraço.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais