Shrimp Project


Dário Santos

Recommended Posts

Boas!

 

Este é o inicio de um projecto de apuramento de camarões!

O projecto consta em montar entre 3 a 4 caixinhas destas (dimensões: 21©*16,5(l)*15(a)cm) com varias espécies de camarões com o objectivo de os manter separados a fim de não haver ipoteses de se formarem hibridos..

No fim vou escolher uma espécie de Neocaridina e outra de Caridina para manter num aquário de 54 litros..

 

O primeiro nano a ser montado, foi o de Red Cherrys, mas para já esta é a unica espécie excluida, pois o dito aquário de 54l manteve-se só para red's até esta semana, e vendi-os todos, menos estes 5, para participarem neste projecto (embora no final não sejam opção)

 

Aqui deixo as fotos do Nano nº 1:

 

P1010153.jpg

 

P1010154.jpg

 

(não gosto muito de ver o areão lá de trás, mas é do unico que tenho cá por casa sem utilidade)

 

Deixem opiniões!

 

_________________________________

 

 

Estou também a pensar em ipoteses para um sistema de filtragem, já que agora permanece sem filtro, apenas a filtragem das poucas plantas e umas trocas de água a fazer dia sim dia não, serviram para renovar a agua, e com camarões mais exigentes, parece-me impossivel mante-los nestas condições.. Por isso, todas as sugestões são bem vindas!

 

Espero que gostem do projecto..

 

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa confessar que não gostei, compreendo o areão, não joga a favor, tenta glosso ou cuba no fundo e se arranjares tronco o ideal e mais bonito é bonsai na minha opinião...

 

Não tenho qualquer dúvida que os rapazes se vão sentir bem aí, poe mais das plantas de superficie para ficar mais ''acolhedor'', promete a malta umas fotos dos camaroes a passear nos ramos :multi:

 

Abraços e força nisso! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo também não gosto muito do areão de trás. mas esse trocos estão mesmo fixes! ;)

 

Obrigado pelo comentário, realmente gosto bastante dos troncos! Vieram de um tronco (todo deste genero, muito bonito) com 50*50*50cm de volume, que apanhei na Serra da Arrábida, mas que parti ao meio acidentalmente.. Era para colocar no meu aquário principal, mas partido já não gotei de ver.. Então resolvi partir umas "pernadas" e colocar neste nano, tenhu muitas mais para os outros nanos..

 

Desculpa confessar que não gostei, compreendo o areão, não joga a favor, tenta glosso ou cuba no fundo e se arranjares tronco o ideal e mais bonito é bonsai na minha opinião...

 

Não tenho qualquer dúvida que os rapazes se vão sentir bem aí, poe mais das plantas de superficie para ficar mais ''acolhedor'', promete a malta umas fotos dos camaroes a passear nos ramos :multi:

 

Abraços e força nisso! :smile2:

 

Obrigado pela sinceridade! Mas não se pode agradar a toda a gente fight

A ideia da cuba a tapar o areao, é boa, tão boa que já me tinha lembrado disso, inclusivé já comecei a pesquisa pelo forum, para ver se alguém quer despachar uns pésitos :D

Quanto aos troncos, gosto muito destes! Não os tenciono mudar.. Mas fica á espera do próximo nano, pode ser que te agrade mais! ;)

 

Mais fotos virão!!

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais adicionar mais camarões de espécies mais sensíveis, tais como Crystal Red ou Babaulti Green, tens de meter uma boa filtragem, sugiro cascata ou externa, e vais ter de ter muita planta, senão qualquer coisa levará a um pico de amónia e os camarões vão-se num instante (sei disto por experiência própria :) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camarões preferem algo mais "escuro" por tanto essa areia branca não joga a teu favor.

Não te esqueças de plantar isso bem!

 

Cumps!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

De que arvore sao esses troncos ?

 

Não sei.. Apanhei o tronco, já completamente seco, sem qualquer ipotese de identificar a sua origem.. A penas posso dizer que pertencia a um pequeno arbusto.. (penso eu) Devido ao modo como o encontrei..

 

 

Se vais adicionar mais camarões de espécies mais sensíveis, tais como Crystal Red ou Babaulti Green, tens de meter uma boa filtragem, sugiro cascata ou externa, e vais ter de ter muita planta, senão qualquer coisa levará a um pico de amónia e os camarões vão-se num instante (sei disto por experiência própria :D )

 

Estou a pensar ligar as caixas umas ás outras (quando houver mais que uma) até uma caixa tipo sump, que vai filtrar a água, como se fossem todas um só aquário. Espero que funcione..

Em relação ás plantas, está dificil arranjar a "cuba"..

 

 

Os camarões preferem algo mais "escuro" por tanto essa areia branca não joga a teu favor.

Não te esqueças de plantar isso bem!

 

Cumps!

 

Estou ainda a pensar fazer uma zona escura, para poderem "descançar".. Talvez faça com folhas secas, mas logo vejo melhor.

 

 

Faz uma parede de musgo na parte de trás.

 

É uma exelente ideia! Obrigado.. Vou tentar arranjar musgo Christmas para o fazer.

 

simples mas bonito... ta cool.. continua...

 

Ainda bem que gostas! banana rock

 

Obrigado a todos pelos comentários e pelas dicas!

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu até percebo que, pelo facto de os camarões que tencionas manter serem anões, pensares que estes não necessitem de muito espaço mas, isso que tencionas fazer é, quanto a mim, mau para os animais e vai falhar a longo prazo.

 

As razões que me levam a dizer isto são:

 

- é mau para os animais porque esse " recipiente" nem 5L leva, o que vai tornar os parâmetros da água muito instáveis, podendo causar baixas ou problemas ao nível do desenvolvimento ( muda da casca).

 

- mesmo que consigas manter parâmetros estáveis como pH e temperatura, terás sempre o problema da amónia. Mesmo com filtragem, num espaço com essas dimensões, terás sempre problemas com picos de amónia que são fatais para qualquer invertebrado.

 

- se a colónia inicial que pretendes introduzir nesses " tupperwares" se aguentar nos primeiros tempos até começar a reproduzir-se ( se é que se reproduzem), vais começar a ter sobrepopulação quando os pequenos nascerem, voltando os picos de amónia, que te podem dizimar a colónia inteira.

 

- se ainda assim conseguires manter razoáveis condições para as tuas colónias nesse espaço, ao ponto de elas se começarem a reproduzir e conseguires manter uma ou duas gerações, o crescimento da colónia vai estagnar porque, rapidamente, vai deixar de haver espaço para todos, sendo esse pormenor ineficaz quando se quer fazer apuramentos.

 

- muito sinceramente, os únicos camarões que vejo a adaptarem-se a esse " projecto" são os Red Cherry e mesmo esses vão quinar quando vierem os picos de amónia.

 

- Podes, como já te disseram, minimizar os picos de amónia ao plantares o aquário e arranjares uma filtragem externa com boa capacidade para cerâmicas mas, vais ter sempre o problema do espaço.

 

 

Percebo que a ideia é escolher duas espécies de Géneros diferentes para se tornarem compatíveis no teu aquário de 54L mas, sinceramente, acho que mais vale colocar logo essas duas espécies no aquário do que andar a fazer experiências com caixinhas de telemóveis. Ou isso ou arranjares um(ns) aquário(s) a sério, com boa filtragem e bem plantado(s), para conseguires manter várias espécies e procederes ao seu apuramento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas,

 

então como está o projecto?

 

estava a gostar bastante da ideia (inclusive para tentar fazer algo do genero) mas o comentário anterior assustou-me um pouco :D

 

no entanto, apesar de ser desmotivador, o comentário anterior parece estar correcto.

 

ja ouvi falar de criação de camarões em piores condições que as do teu nano

mas acima de tudo ha que pensar na qualidade de vida dos camarões

 

 

se engendrasses um esquema em que 3 ou 4 caixas dessas partilhassem a agua mas que impedisse os camaroes de sair do seu cubículo. provavelmente os picos de amónia seriam mais facilmente controlados, no entanto a existir afectariam todos os nanos

 

sem hipótese de aumentar o espaço a população teria de ser muito controlada.

 

 

p.s. trata-se apenas de uma sugestão uma vez que sou iniciante no fantástico mundo da aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais