O Lago Do Membro Ferdimar...


Recommended Posts

Ola pessoal!

 

O membro Ferdimar passou-me estas bonitas fotos do seu lago...

 

Aqui vão elas:

 

CA2BE325.jpg

 

CA5W295B.jpg

 

CA5WKR1T.jpg

 

CA63YZUD.jpg

 

CAB2ELBN.jpg

 

CAC9ST07.jpg

 

CAFUYDZV.jpg

 

CAG10HS7.jpg

 

Então?Que acharam?

 

Na minha opiniao o lago está lindo...espaço muito bem aproveitado...

 

Agora façam os vossos comentarios sobre o lago do membro Ferdimar...

 

Abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opiniao, esta soberbo, entao aquela demersum(ou elodeas, nao tenho a certeza) ficam mesmo naturais.....lindo...

 

so é pena, aqueles bocaditos de poliuretano a vista...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O lago está muito giro! Então quando o nenúfar florir...

 

O Ferdimar podia era ir colonizando as pedras, por onde escorre a água, com fetos e musgos etc.

 

Que peixes vai ele meter no lago?

 

Abraço

 

Tiago

Cumprimentos

 

Tiago Matos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus agradecimentos ao Pedro pelo trabalho de postar aqui as fotos do meu laguito.

Também os meus agradecimentos pelas opiniões agradáveis de todos.

Aquela espuma que aparece na cascata já foi retirada quase na totalidade, serviu muito bem para fixar as pedras.

Estou no entanto com problemas para evitar a perca de água pelas fendas das pedras.

Possivelmente vou ter que encher as fendas com mais espuma ou com silicone.

Se souberem de algum outro produto de aplicação fácil digam.

Quanto as espécies tenho:

Flora - (Flutuantes) (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] statiotes; (E i c h h o r n i a crassipes)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (Submersas) Egeria densa; ceratophylum demersum - 2 nenúfares.

Fauna - Vulgares vermelhos Carassius auratus 3 adultos e cerca de 5 crias já vermelhinhas; cardume de 10 Tanictas ( estão no lago vai para 2 anos mas não aparecem crias); e 1 macho e três fêmeas espadas adultos com cerca de 30 crias de diversos tamanhos.

 

No verão passado desmontei o lago totalmente mas aproveitei a agua. Voltei a instalá-lo mas desta vez bem nivelado por forma a pode-lo encher totalmente. Foi quando criei a cascata que aparece nas fotos. No fim de semana passado já coloquei umas plantas (não-te-metas-na-minha-vida e avencas) nas fendas das rochas. Só que deparei que existe uma grande perca de água por alguma fenda pelo que temporariamente tive que desactivar a queda de água pela cascata.

 

Agredeço comentários e sugestões para melhorar.

 

 

 

Ele já tem peixes no lago...

 

Espadas, tanictas e carassius auratus penso eu...

 

Abraço ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou no entanto com problemas para evitar a perca de água pelas fendas das pedras.

Possivelmente vou ter que encher as fendas com mais espuma ou com silicone.

Se souberem de algum outro produto de aplicação fácil digam.

Agredeço comentários e sugestões para melhorar.

Tb usei silicone mas ao fim de algum tempo acaba por sair porque não agarra às pedras. Recentemente usei a fibra de vidro, mas neste caso não estou a ver como pode ser aplicada. Tb gostava de saber de uma maneira mais fácil, sem ser a de ter de desmontar tudo e fazer de novo, mas às vezes é o melhor para ficar bem feito e não serem repetidos os mesmos erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A espuma não é má ideia o problema é que ela cresce e sai por todo o lado não sendo muito agradável o aspecto final.

Possivelmente é o que vou utilizar mas já sei que voi ter um trabalhão para cortar os restos sem ficar vestigios nas rochas.

Para as férias do Natal talvez tente resolver o assunto.

Cump.

 

 

Tb usei silicone mas ao fim de algum tempo acaba por sair porque não agarra às pedras. Recentemente usei a fibra de vidro, mas neste caso não estou a ver como pode ser aplicada. Tb gostava de saber de uma maneira mais fácil, sem ser a de ter de desmontar tudo e fazer de novo, mas às vezes é o melhor para ficar bem feito e não serem repetidos os mesmos erros.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Vem ai a Primavera e essa vai ser a altura para renovar o meu laguito.

Vamos ver se é desta que consigo colocar a cascata a funcionar como gostava. As plantas perincipalmente as flutuantes foram um bocadito abaixo com o frio do inverno mas julgo que sobreviveram e que agora com a temperatura mais amena vão de novo proliferar.

Assim que poder coloco novas fotos.

Introduzi uns meridionalis vindos do amigo Gil(Severum) vamos ver se sai casal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flora - (Flutuantes) (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] statiotes; (E i c h h o r n i a crassipes)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (Submersas) Egeria densa; ceratophylum demersum - 2 nenúfares.

Fauna - Vulgares vermelhos Carassius auratus 3 adultos e cerca de 5 crias já vermelhinhas; cardume de 10 Tanictas ( estão no lago vai para 2 anos mas não aparecem crias); e 1 macho e três fêmeas espadas adultos com cerca de 30 crias de diversos tamanhos.

 

Olá! O lago está muito bonito, talvez algum musgo emerso ficasse bem na margem do lago, ou entao na zona onde ficará instalada a "cascata".

Os espadas sobreviveram ao inverno? Se sim, são realmente peixes com uma adaptabilidade fantastica! biggrin.png' alt=':biggn:'>

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De acordo com o que tenho visto tanto sobrevivem os espadas como os tanictas.

Até agora os peixitos já lá estão há mais de 1 ano e mantem-se impecaveis. No ano passado havia muitas crias pequenas de espada, vamos ver se já cresceram ou se terão morrido com o inverno.

 

Cump e obrigado pelos elogios.

 

 

Olá! O lago está muito bonito, talvez algum musgo emerso ficasse bem na margem do lago, ou entao na zona onde ficará instalada a "cascata".

Os espadas sobreviveram ao inverno? Se sim, são realmente peixes com uma adaptabilidade fantastica! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Aproveitando este meu tópico antigo, venho infortmar de que no presente já tenho mais 3 laguitos pequenos ligados ao mais antigo.

Os meridionalis que vieram do membro Severum estão lindissimos mas não sei se terão reproduzido. os espadas continuam a sobreviver bem ao invernos. Nos laguitos adjacentes tenho 2 casais de Chanchitos e muitas gambuzias e num ultimo estou a tentar colocar uns Red e queria arranjar uns guppis Endler ou desse tipo assim como um cardume de tanictas que desapareceram dos outros lagos ceramente predados pelo chanchitos.

Vou ver se consigo umas fotos para colocar aqui.

 

Obrigado a todos

 

 

E os Meridionalis? Onde andam?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Só hoje vi este tópico e adorei o lago, está lindo. Parabéns!

 

Só uma dúvida: as plantas aquáticas não morrem de ano para ano? É preciso ter algum cuidado especial?

 

Estou a pensar em criar um laguinho no meu terraço aproveitando uma banheirinha, mas não tenho encontrado em lado nenhum plantas aquáticas à venda!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo simpatico comentário.

Infelismente não consegui tirar umas fotos no ultimo fim de semana para mostrar as actualizações dos laguitos.

Lá para Setembro no fim das férias vou tratar disso.

Quanto ás plantas, principalmente as flutuantes vão-se um bocadinho abaixo com o frio, principalmente as geadas.

Mas se tiver o cuidado de colocar um plástico a tapar parte do lago elas sobrevivem bastante bem e assim que chega a primavera é uma explosão de crescimento.

Eu este ano já mandei plantas para lagos de Norte a Sul do país.

Depois em Setembro quando eu regressar diz qualquer voisa que terei muito gosto em te arranjar algumas, é só pagares os portes.

 

 

 

 

Olá,

 

Só hoje vi este tópico e adorei o lago, está lindo. Parabéns!

 

Só uma dúvida: as plantas aquáticas não morrem de ano para ano? É preciso ter algum cuidado especial?

 

Estou a pensar em criar um laguinho no meu terraço aproveitando uma banheirinha, mas não tenho encontrado em lado nenhum plantas aquáticas à venda!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo simpatico comentário.

Infelismente não consegui tirar umas fotos no ultimo fim de semana para mostrar as actualizações dos laguitos.

Lá para Setembro no fim das férias vou tratar disso.

Quanto ás plantas, principalmente as flutuantes vão-se um bocadinho abaixo com o frio, principalmente as geadas.

Mas se tiver o cuidado de colocar um plástico a tapar parte do lago elas sobrevivem bastante bem e assim que chega a primavera é uma explosão de crescimento.

Eu este ano já mandei plantas para lagos de Norte a Sul do país.

Depois em Setembro quando eu regressar diz qualquer voisa que terei muito gosto em te arranjar algumas, é só pagares os portes.

 

 

Muito obrigada Ferdimar. Em Setembro então voltamos a falar sobre as plantinhas. Entretanto vou pesquisando e aprendendo mais como se deve cuidar (fertilização, plantação, etc).

 

Boas Férias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que mantenho não precisam de nenhuns cuidados especiais. Nos lagos desde que mantenhas peixes e os mesmos estejam ao ar livre existe ums quantidade de detritos que são mais que suficientes para alimentar as plantas.

Eu tenho nenufares plantados em dois vasos pequenos com terra de jardim coberta com areao de rio. coloquei tambem num tabuleiro a mesma terra e plantei velisnérias. As elódeas e as demersuns prendo em molhos a uma pedra e deixo crescer livremente. As flutuantes são as que crescem mais que são aguapés(tipo jacintos) e (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]. Gostava de arranjar mais algumas variedades porque acho um riqueza a multiplicidade de vida quer animal quer vegetal.

Em termos de fauna tenho neste lago, carassius(pimpões), espadas(xiphophorus), meridionalis e zebras(danios).

Num outro laguito tenho chanchitos e gambuzias e num outro tenho barbos titeia, tanictis, coridoras e estou a tentar arranjar alguma variedade de guppis tipo endler para ver se sobrevivem ao inverno.

Neste ultimo tambem introduzi alguns camaroes red mas não sei ainda da capacidade de sobrevivencia.

cump.

 

 

Muito obrigada Ferdimar. Em Setembro então voltamos a falar sobre as plantinhas. Entretanto vou pesquisando e aprendendo mais como se deve cuidar (fertilização, plantação, etc).

 

Boas Férias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num outro laguito tenho chanchitos e gambuzias e num outro tenho barbos titeia, tanictis, coridoras e estou a tentar arranjar alguma variedade de guppis tipo endler para ver se sobrevivem ao inverno.

Neste ultimo tambem introduzi alguns camaroes red mas não sei ainda da capacidade de sobrevivencia.

cump.

 

Boas. gostava que nao te eskecas de postar este ultimo resultado depois do inverno. tambem gostava de colocar camaroes e tanictis num lago de 500l mas acho ke pelo menos os camaroes nao subrevivem ao inverno. aqui no algarve ate nem ta muito friu no inverno , pelo menos a agua nunca congela, talves 5 ºc o min num dia mau n sei. so vendo

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande quantidade de plantas, que lindo jardim tens! Eu tenho apenas um terraço e uma varanda grande e gostava imenso de dar mais vida a este espaço.

 

A água do lago está parada, não tem nenhum filtro?

 

Não fazia ideia que os nenúfares também se podiam colocar em vasos, pensei que só mesmo em lagos.

 

E esses peixes todos resistem bem às temperaturas no inverno? Estou a pensar comprar umas gambuzias, li que eram óptimas porque comem os ovos de mosquitos e que eram muito resistentes.

 

Ainda não sei onde comprar aqui para o Porto, mas hei-de descobrir :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o melhor era fixar as pedras com cimento umas as outras e depois aplicares Weber KF nas juntas por cima do cimento, ou então coloca um bocado de tela por tras das pedras de modo a que a agua possa entrar nas gretas mas escorra atravez da tela para o lago outravez, assim é mais facil plantares uns fetos e avencas nas gretas das pedras.

O poleoretano não é a melhor solução, nunca garante a estabilidade da estrutura e com o tempo vai-se degradando.

cumps.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tenho a dizer que já tive o prazer de ver este lago ao vivo e é realmente muito bonito. Ainda não vi as últimas actualizações, mas espero ir ver. Ainda hoje estive em casa dele para lhe entregar um pleco que estava a ficar grande para o meu pequeno aquário e ele arranjou-me umas quantas plantas bem jeitosas para o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, o meu obrigado a todos pelas simpáticas opiniões.

Numa tentativa de dar resposta às várias questões que foram sendo postas neste tópico, começo por dizer que tenho um sistema de filtragem que tem sido muito eficaz apesar de não ser muito comum. Utilizo um balde normalissimo de 10 litros de plastico preto onde coloco no fundo uma bomba de 2000 l/h com bastantes biobols em volta e em cima. Sobre as biobols coloquei uma camada de ceramicas e sobre isto tudo uma camada de lã plástica com uma pedras por cima. Mais ou menos mensalmente tiro o balde para fora do lago e lavo a lã. Esta lã é tipo plástica verde com muitos fios entrelaçados e dá bem para lavar voltando a ficar ok.

Com este sistema simples tenho mantido uma qualidade de água muito boa com a ajuda de bastantes plantas para oxigenar.

Quanto aos nenufares tenho-os plantados em vasos mas totalmente submersos no lago. assim as raizes absorvem os nutrientes da terra existente no vaso.

Para o membro TMAster posso confirmar que os tacnictis não tem qualquer problema em sobreviver aos invernos mesmo aos mais duros desde que se coloque um plástico sobre o lago nos meses mais rigorosos tipo Dezembro e Janeiro. As reproduções dão-se com muita facilidade. Os camarões é que vamos a ver. Já me disseram que não tem problemas mas de facto estou curioso. Por acaso os exemplares que levei já eram muito fraquitos e bastante pequenos mas como precisava de despejar o aqua onde os mantinha decidi levá-los para o lago.

Para a Nuchinha se ela quiser gambuzias terei todo o gosto em lhe arranjar as que quiser. Só quero alertar que de facto são excelentes comedoras de larvas de mosquito mas são uma praga, dada a resistencia a todo o tipo de água e de ambiente. Se estiverem juntas com peixes mais sensiveis elas são muito agressivas acabando com eles, pelo que só aconselho para lagos com carpas, barbos, pimpões, percas ou chanchitos. Todos os peixinhos tropicais resistentes às nossos agua são muito frágeis para estarem com gambuzias. Os chanchitos são optimos para estarem juntos porque são predadores e mantem a população controlado.

A minha ideia de impermeabilizar a cascata é fazer como o Costa Azul sugeriu com a tela por trás. Neste momento já tem uma tela mas não deve ter ficado com inclinação suficiente. A minha ideia era vir a desmontar a cascata e voltar a colocá-la.

Um pequeno lago é sem dúvida uma mais valia para qualquer quintal ou jardim não dando nenhum trabalho adicional significativo. Mesmo sem filtragem desde que se mantenha uma boa quantidade de plantas a água mantem-se oK.

Um alguidar grande ou apenas um buraco no chão forrado a plástico forte, desde que este seja coberto com pedras para não ser requeimado pelo sol dá para manter uns quantos peixinhos em condições muito mais naturais do que em qualquer aqua de interior. A luz natural do sol conjugada com a alimentação natural que surge em qualquer depósito com água fazem maravilhas para os peixinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Como estão as coisas? Com a geada destes últimos dias foi o caos para as (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e os jacintos, ainda pensei em colocar aquelas placas de plástico duplo que se usa nas estufas, o preço era um bocado elevado mas era capaz de ter dado resultado. Agora é esperar pelo fim do Inverno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais