Tanga Madeirense


Nelson Mangana

Recommended Posts

Depois de umas pequenas alterações no layout para ver se os paracypris acertavam na reprodução, o resultado foi esse, não dos paacypris, mas dos cypris :silly:

Entretanto e isso é que me deixa admirado, e por isso gostava de saber a vossa opinião, o casal de Sumbu´s esta constantemente a reproduzir-se (já vao pelo menos 5 a contar com a de ontem), mas crias so as vejo na concha e quando decido retirar a concha para a maternidade, o resultado é... concha vazia e sumbu´s nem vê-los. Desconfio que seja a femea a come-los, porque a rapariga, passado 1/2 semanitas esta novamente de barriga inchada e pronta para nova postura :? Opiniões aceitam-se para ver se é desta vez que salvo alguns...

De resto, os cypris e os multis agora parecem coelhos a reproduzirem-se.

Os tropheus estão mais calmos e os 4 "jovens"(eram 5 mas 1 tinha uma deficiencia na cauda, pois estava completamente virada para cima e fazia tipo L e foi sacrificado :( ) la andam todos felizes e a crescer dia-a-dia.

Aqui ficam umas fotos e 1 video que, eu bem sei, e aquilo que voces gostam e querem ver :mrgreen:

Zona dos multis

Imagem063.jpg

Zona central

Imagem062.jpg

Zona alterada com a rocha ao alto para os paracypris

Imagem060.jpg

O pai Sumbu

Imagem076.jpg

Imagem074.jpg

A ver se a femea ja fez a postura :lol:

Imagem078.jpg

Aqui fica um video da reprodução dos cypris :rainbowafro:

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Grande Nelson

 

Já o disse várias vezes o gosto que me dá acompanhar o teu aquário. Se bem te recordas, o teu e o meu nasceram mais ao menos ao mesmo tempo e têm evoluído também em paralelo. Gosto particularmente de comparar ambos os tanques apesar das diferentes opções que tomamos ao nível da Fauna.

 

Gosto do layout como tens actualmente e espero que os Sumbus atinem de uma vez por todas. Força nisso.

 

Abraço grande

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

Ja aqui não vinha ha algum tempo :(

Mas vou deixar-vos algumas novidades ::D:

Bem desta vez decidi retirar os alevins aos Sumbu´s, pois a femea ja estava outra vez a querer fazer postura, então retirei a concha dela e do interior sairam mais de 40 alevins... Sem contar os que encontrei junto a colonia dos multis.

Imagem136.jpg

Imagem146.jpg

Depois os multis decidiram reproduzir-se como os coelhos e neste momento na colonia deve de haver uns 100 alevins/juvenis/semi-adultos...

Imagem106.jpg

Imagem124.jpg

Os tropheus agora lembraram-se de todas as semanas, as femea ficarem de papeira e já ha pelo menos 3 descendências vivas, ja que deixei que tudo fosse natural e já nem retiro as femeas para a maternidade. Tenho 3 femeas a incubar novamente...

Imagem130.jpg

A primeira com exito.

Imagem129.jpg

Da semana passada

Imagem133.jpg

Ultima descendencia (ontem)

Imagem147.jpg

Os cypris esses são como os multis, assim que as femeas largam os alevins, 2/3 dias depois ja estão outra vez de papeira...

Imagem128.jpg

Os unicos que ainda não consegui nada deles são os paracypris :(

 

Desculpem a má qualidade de algumas fotos :)

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha o Nelson!!!

 

Ainda está vivo... pensei que te tinhas deixado levar pela onda dos teus peixes e por isso estivesses por ai a "reproduzir-te" sem para ;)

 

Estou a brincar! Continuam em grande forma esses peixes, Parabéns!

 

Um abraço grande

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Já nao actualizava isso ha algum tempo, ;)

 

Com a pequena alteração do layout e depois de 15 dias de ausência os meninos portaram-se mal e estão 5 femeas cypris e 3 femeas tropheus doentes, ou pelo menos parece-me que as amigdalas estão inchadas :)

 

Agora umas de alguns meninos

Imagem376.jpg

Imagem387.jpg

Imagem391.jpg

 

A zona dos multis (antes/ agora)

Antes

Imagem124.jpg

Agora

Imagem433.jpg

 

Aqui fica uma actualização do aquario ao longo do tempo ( 2 anos de vida)

100_1258.jpg

100_1503.jpg

100_1510.jpg

Semttulo.jpg

Semttuloaq2.jpg

Semttulo1.jpg

Aquariot2.jpg

Imagem431.jpg

 

Bem por hoje e tudo

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 10 meses depois...

Boas pessoal,

 

Já há algum tempo que não postava nada, mas o tanga madeirense ainda existe, mas ja sofreu alguma saidas e umas entradas e mais entradas e saidas estão para acontecer.

 

Do inicial apenas ainda existem os Tropheus, Multis e Sumbu.

Entretanto morreram os paracypris mas ja entrou 1 e irao entrar mais dentro de dias.

Entraram os eretmodus (1 M +1 F) mas o menino fez questão de matar a menina a pacada, depois entrou outra menina e a mesma coisa. Desconfio que não goste de meninas!

Entraram Calvus, callos, brevis.

Os Calvus vão sair pois o macho sumbu so quer acasalar e procriar com a femea calvus, mas eu sou teimoso e não deixo as crias crescerem.

A colonia de Multis deve sair e entrar um casal de ocelatus.

O eretmodus tambem devera sair pois não consigo arranjar uma femea (que seja macho para ele).

Vão entrar tropheus moori murago e vou tentar manter 2 colonias.

 

Pretendo manter:

1 colonia de tropheus sp pemba (ja ca estao ha 3 anos) - 2M + 7F + 1 juvenil

1 colonia de tropheus moori murago (para ja so serão 6) - 2M + 4F

1 casal de Sumbu´s

1 Casal de ocelatus

1 casal de Brevis (estes ainda a analisar se ficam ou se saiem)

6 Paracyris - 2M+4F

3 Callochromis pleurospilus - 1M +2F

 

Entretantoo layout também foi sendo alterado e neste momento é esse:

aquario.jpg

Fotos de alguns meninos, não estao grande coisa, mas e o que se arranja :D

calvus-1.jpg

tropheus.jpg

callos.jpg

paracypri.jpg

eretmodus.jpg

sumbu_edited-1.jpg

brevis.jpg

Editado por Nelson Mangana

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais