Parametros misterio...


paulo

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Este fim de semana fiz mais umas análises à agua do meu reef e hoje fiz um contra-teste numa loja porque os resultos são estranhos.

 

Ca = 1040

kH = 16

pH = 7,5

 

Alguem me ajuda a interpretar isto?

 

É normal que o pH esteja baixo com o hK e Calcio tão (exageradamente) altos?

 

Quais as consequências? Faço uma troca de água ou espero que os corais consumam os excessos?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Beeem isto está com um desiquilíbrio incrível... :P:wink::)

 

tens a certeza que o calio é 1040? Não será a salinidade. lol

 

Para esse KH deverias ter o calcio ma casa dos 440. tens mais do dobro : :D

 

Espera pela opiniãode outros membros.

 

Não colocas químicos no aqua, nem nada? :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Sugiro que voltes a fazer os testes...

Esses resultados nao fazem sentido... ate porque o Calcio a partir de uns 580 600, comeca a precipitar o KH levando-o a niveis muito baixos (3, 4 graus DK)...

O resultado do PH e o que menos me espanta visto que com esse tipo de instabilidade de calcio e KH, e natural que este esteja muito baixo ou muito alto !!

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes foram feitos duas vezes, em dois dias diferentes, por duas pessoas diferentes e com test kits diferentes (mas mesma marca)...

 

Penso que não será erro nos testes.

 

É quase inacreditável, mas é o que tenho. E não registo nada visivel na água ou comportamento dos seres vivos que indique que algo de muito errado se passa.

 

Marco, percebo que com Ca e kH alterados, o pH esteja fora dos valores normais. Mas não deveria estar alto em vez de baixo? É que com tanto calcio e alcalinidade a água deveria ser mais base do que ácido.

 

De qualquer forma, tenho de resolver o problema e vejo duas alternativas:

 

- mudanças de água

- esperar que os excessos sejam absorvidos/precipitados

 

No segundo caso, faz sentido ir adicionando buffer para ajudar a precipitar o excesso de calcio e aumentar o pH?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo...

nao tinha entendido que ja os tinhas feito por duas vezes e em sitios diferentes... tudo bem, agora ja percebi...

 

Parecem-me valores estremamente altos, mas de qualquer maneira acho que nao devias acrescentar mais nada ao aquario em termos quimicos.

faz umas trocas de agua se puderes (sempre em pequenas quantidades para nao destabilizares mais ainda o aqua) e aguarda que os valores descam normalmente.

Em relacao ao Ph 7,5 e muito estranho (experimenta com um medidor digital, para teres a certeza) ate porque tens o KH bem alto, mas como ja rte tinha dito por vezes muitas instabilidades destes dois valores (e de magnesio) resultam em baixos valores de PH. :wink:

 

No meio disto tudo como tens feito o Kalk ?? :?:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco,

 

a minha veia de engenheiro :wink: (não a artistica) leva-me sempre que possivel a repetir testes para despitar erros. No pH medi quer com medidor quimico quer com electronico (e neste caso foram dois medidores diferentes, não estivesse um descalibrado)...

 

Não tenho juntado kalkwasser. Apenas calcio e buffer da kent ou da red sea.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Paulo de facto valores muito estranhos e para os tornar normais seria muito aconselhavel que não colocasses mais nenhum quimico na agua que a instabilidade é elevada. Faz TPA's frequentes e pequenas até estabilizar tudo e só depois poderás retomar os teus processos normais de adição de calcio.

Normalmente a retificação de parametros quimicos com outros quimicos aumenta o problema. Tenta perceber o que aconteceu para gerar esses valores loucos... Não sei se existe algum quimico por aqui que nos podesse esclarecer um pouco mas de facto a conjunção desses valores não fazem qualquer sentido.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais