Iniciação Em Africanos


Recommended Posts

Boas

 

De a dois anos para cá tenho andado entretido para os lados dos Amazónicos, foi como comecei o vicio.

Tenho neste momento um aqua c/ cerca de 100Lt. brutos (C80,A40,L35), disponivel para arrancar c/ qq coisa e os ciclidios Africanos teem me andado a piscar o olho.

Agradecia a vossa ajuda em opiniões de o que posso fazer com este peq. volume de agua, para restringir a pesquiza e não me perder na infindavel variedade que existe, (é pior que os L´s ).

 

Abraços

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, boa pedida, ca´s são apaixonantes, verás!

 

O mínimo para se curtir os ca´s, são 200 litros! Mas como nem sempre é possível, te aconselho a ir de shell dwellers do tanganyka, veja artigo:

 

http://www.cmcas.com.br/artigos/2007/shell2007.htm

 

Ou pode ir de 1 macho e 2 fêmeas de saulosi!(Um pouco mais complicado para esta litragem para malawians, mesmo esse trio de anões)

 

[]´s

is_00124.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

 

Uma colonia de shell dwellers fica espectacular ,depois a meia agua um casal de bichardi.

Editado por josegarcia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, boa pedida, ca´s são apaixonantes, verás!

 

O mínimo para se curtir os ca´s, são 200 litros! Mas como nem sempre é possível, te aconselho a ir de shell dwellers do tanganyka, veja artigo:

 

http://www.cmcas.com.br/artigos/2007/shell2007.htm

 

Ou pode ir de 1 macho e 2 fêmeas de saulosi!(Um pouco mais complicado para esta litragem para malawians, mesmo esse trio de anões)

 

[]´s

 

Ob Guilherme bom link ainda não vi tudo, os shell dwellers parece-me uma opção engraçada.

Tenho a perfeita noção dos limites que tenho na litragem mas como há nanos em tudo, penso que com a ajuda de membros mais experientes, qq coisa se arranja.

Este aqua foi o meu começo depois foi substituído por um de 250 Lt., pode ser que o conselho de família tb ache graça nunca se sabe :-D

 

 

Boas Carlos

 

Uma colonia de shell dwellers fica espectacular ,depois a meia agua um casal de bichardi.

 

José essa opção dos bichardi é uma boa novidade, ainda não a explorei mt.

Pelas limitações do aqua já me tinha habituado a ideia de só poder manter uma espécie, duas seria óptimo.

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José...

Peço desculpa discordar mas em 100 litros meter conchiculas e N.brichardis dá péssimo resultado...

Os N.brichardi tratavam dos conchiculas em menos de nada...

Quanto muito e com a coisa muito bem arrumada dá para manter duas espécies de conchiculas das mais pacificas...

Ou então uma espécie de conchiculas e uns Cyprichromis leptosoma...

É que os N.brichardi são das rochas e não de águas abertas ;)

 

Nelson

 

Sempre aprender contigo bang ,mais uma ensinamento da borla ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também concordo com o Nuno, podes perfeitamente manter um casal de conchículas e um de Julidochromis de espécies pequenas (ex. transcriptus, ornatus) e talves 3 ou 4 cyprichromis. Esta ultima parte ainda não testei no meu de 100 l!

 

Como também já foi dito, se nao quiseres fugir muito do género amazónico, podes sempre apostar num biotopo do rio africano (Zaire ou Niger por exemplo) mas ai as opções vao apenas para os ciclideos do género Hemichromis (ciclideo borboleta) ou Pelvicachromis (kribensis). Obviamente que a decoração é mais o género amazónico (troncos e muitas plantas como refúgio- anubias, fetos, valisnerias, etc.). Já ando a namorar esses biotopo para um aquario mais pequeno que tenho parado na garagem!

 

Cumprimentos,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, boa pedida, ca´s são apaixonantes, verás!

 

O mínimo para se curtir os ca´s, são 200 litros! Mas como nem sempre é possível, te aconselho a ir de shell dwellers do tanganyka, veja artigo:

 

http://www.cmcas.com.br/artigos/2007/shell2007.htm

 

Ou pode ir de 1 macho e 2 fêmeas de saulosi!(Um pouco mais complicado para esta litragem para malawians, mesmo esse trio de anões)

 

[]´s

 

Muito bom este site, muito bom!!!

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julidochromis e shell dwellers no mesmo aquário dá raia...ainda para mais em 100 litros...

Já tentei com diversas combinações possíveis e tive sempre que tirar alguém...

E não sou o único com más experiências...

Mas se quiseres tentar...

 

Boas

Ob. a todos pelas dicas, as contradições que aparecem são sempre saudáveis.

Nelson tenho estado a observar as opções que colocaste e realmente parece-me ser as conchiculas o mais razoável, aliás como já tinha sido mencionado logo no inicio.

Agora um casal no aqua.. realmente gostaria de mais algo, quando se fala de uma colónia, isso vai para que quantidade ???

E depois, tb não sei qual a disponibilidade de mercado para adquirir e espécie escolhida, como estou a zero não sei quais as variantes mais comuns e as que haverá mais dificuldade em adquirir.

O José Ferraz disse, "que se não quisesse fugir dos amazónicos", o que quero experimentar é precisamente o oposto, com layout mais árido.

Abraços

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais