Difusor Co2


Recommended Posts

boa noite pessoal, a uns dias atras comprei um difusor em vidro para o meu sistema de co2 da nutrafin por causa do aspecto daquela grelha por onde passa o co2,

mas desde esse dia que nao vejo nem um simples bolha a entrar ou sair do difusor em vidro... pq será ? em principio devia funcionar... mudei agora a mistura vamos la ver.. se alguem souber alguma coisa soubre este assunto. Agradecia uma ajuda :-D

cumps !

Editado por Ripley
maxlogolowgg9.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não terás alguma fuga? ou então tens uma ceramica pouco porosa. Atenção que a grande maioria dos difusores de ceramica, não funcionam com a receita caseira, isto porque são pouco porosas as ceramicas, ou porque originam fugas devido à pressão ter de ser muita para vencer a porosidade da ceramica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O problema é mesmo esse. As receitas caseiras não têm pressão suficiente para funcionar com esses difusores por isso o melhor é colocares a funcionar com o que vinha originalmente.

kaffee.gifsporting.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não terás alguma fuga? ou então tens uma ceramica pouco porosa. Atenção que a grande maioria dos difusores de ceramica, não funcionam com a receita caseira, isto porque são pouco porosas as ceramicas, ou porque originam fugas devido à pressão ter de ser muita para vencer a porosidade da ceramica.

 

O homem comprou um difusor de vidro, não de cerâmica, não entendo o porque de se discutir a porosidade de um difusor de cerâmica...

 

Mas aposto numa fuga, nunca tive conhecimento de um difusor de VIDRO avariado, verifica todas as ligações e procura uma fuga...

 

Conheço pessoal quem mistura caseira a usar esse difusor de vidro, ou parecido...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite pessoal, a uns dias atras comprei um difusor em vidro para o meu sistema de co2 da nutrafin por causa do aspecto daquela grelha por onde passa o co2,

mas desde esse dia que nao vejo nem um simples bolha a entrar ou sair do difusor em vidro... pq será ? em principio devia funcionar... mudei agora a mistura vamos la ver.. se alguem souber alguma coisa soubre este assunto. Agradecia uma ajuda ::D:

cumps !

 

Não tenho difusor, mas já li que as pressões para funcionar são superiores a 10 PSI (com alguns a defenderem 20 PSI para resultados óptimos...)

 

Isso só se consegue com garrafa!

 

Mas olha que a garrafa dura muito tempo, e está-se "descansado"... é um bom investimento.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

normalmente os difusores têm uma cerâmica porosa...

 

por exemplo:

 

produtos.co2vidro0.jpg

 

como podes ver, tem cerâmica... senão o que saía era um bolha gigante....

 

Ou seja, depois de sair da garrafa, o gás tem que passar pela cerâmica, até começar a sair pela tal cerâmica bolhinhas muito pequenas

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

normalmente os difusores têm uma cerâmica porosa...

 

por exemplo:

 

produtos.co2vidro0.jpg

 

como podes ver, tem cerâmica... senão o que saía era um bolha gigante....

 

Ou seja, depois de sair da garrafa, o gás tem que passar pela cerâmica, até começar a sair pela tal cerâmica bolhinhas muito pequenas

 

Ups...meu erro...

 

Mas eu também pensava em outros difusores em vidro que não têm cerâmica...mas nem me lembrei desses...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi dito.

 

Ou fuga, ou pressão insuficiente para penetrar a cerâmica.

 

No entanto asseguro que é possível ter receita caseira de CO2 a funcionar com um difusor desses.

 

Tenho um difusor de vidro (mini mini, para aqua até 80lts) a funcionar com esse kit da nutrafin.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu tb já tive o sistema da nutrafin a funcionar com difusor de vidro c/ cerâmica e funcionou normalmente, claro que tem tendência a entupir por isso tinha mais que um, para poder trocar enquanto um funcionava o outro ia para limpar.

 

- Ou fizeste mal a mistura (água morna nunca muito quente e verifica as quantidades).

- Ou tens fuga algura (tu não, o sistema CO2 :()

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola obrigado pelas respostas, a ceramica é nova, a unica coisa que nao sei se poderá entupir serão as pingas que estão ao longo do tubo de co2.. tenho a certeza que nao têm fugas, a mistura foi feita em agua fria (ja como fiz a ultima que passado umas 10 horas activou e começou o funcionamento normal).

O difusor de vidro é dos maiores, e a mistura são aquelas em kit que se vendem por ai da nutrafin.. vou aguardar mais umas horas e ver o que acontece senão volta tudo ao mesmo ::D:

 

470904Untitled-1.jpg

 

cumps 8)

Editado por Ripley
maxlogolowgg9.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu tb já tive o sistema da nutrafin a funcionar com difusor de vidro c/ cerâmica e funcionou normalmente, claro que tem tendência a entupir por isso tinha mais que um, para poder trocar enquanto um funcionava o outro ia para limpar.

 

- Ou fizeste mal a mistura (água morna nunca muito quente e verifica as quantidades).

- Ou tens fuga algura (tu não, o sistema CO2 8))

 

::D: eu tenho um sistema identico e funciona 5*

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

::D: eu tenho um sistema identico e funciona 5*

 

pois, quer dizer tambem acho que devia funcionar 5*´s.. não faz sentido nenhum não dar..

secalhar compro um com uma camada mais fina de ceramica..

Editado por Ripley
maxlogolowgg9.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hie hie :-D cheguei agora do trabalho, vim directo ao aquario e qua esta o difusor a funcionar ::D: hehe.

-Sem duvida, da logo outro aspecto em comparação ao sistema da nutrafin..

obrigado malta ::D:

cumps

maxlogolowgg9.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Pus o meu difusor de vidro a funcionar, mas reparei que as bolhas só saem em redor do círculo de cerâmica, nas junções com o vidro, e não no círculo inteiro...

 

Parece-me que a cerâmica é pouco porosa, e apesar de passarem bolhas, não passam pela cerâmica como devia ser. O sistema de CO2 é DIY, e reparei que a garrafa fica bem "dura" quando ligada com o difusor, ou seja, existe muito gás lá dentro e a pressão torna-se grande...

 

Isto do CO2 só passar uma parte do disco levanta problemas? Vocês que têm DIY e difusor de CO2 de vidro têm uma circulação de CO2 pela cerâmica toda?

 

Já agora, podem-me explicar onde ocorre a dissolução do CO2? Nas microbolhas ou dentro da campânula de vidro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pus o meu difusor de vidro a funcionar, mas reparei que as bolhas só saem em redor do círculo de cerâmica, nas junções com o vidro, e não no círculo inteiro...

 

Parece-me que a cerâmica é pouco porosa, e apesar de passarem bolhas, não passam pela cerâmica como devia ser. O sistema de CO2 é DIY, e reparei que a garrafa fica bem "dura" quando ligada com o difusor, ou seja, existe muito gás lá dentro e a pressão torna-se grande...

 

Isto do CO2 só passar uma parte do disco levanta problemas? Vocês que têm DIY e difusor de CO2 de vidro têm uma circulação de CO2 pela cerâmica toda?

 

Já agora, podem-me explicar onde ocorre a dissolução do CO2? Nas microbolhas ou dentro da campânula de vidro?

Lê o post todo, já foi respondido.

 

Quando dizes que tem uma pressão grande estás a comparar com o quê? (para uma bactéria, a formiga também é grande...)

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando digo pressão grande é óbvio que é bastante pequena comparando com sistemas de botijas, mas é maior que a garrafa apenas ligada a um difusor normal, de ar.

 

Lê o post todo, já foi respondido.

 

Foi repondido?

 

Isto do CO2 só passar uma parte do disco levanta problemas? Vocês que têm DIY e difusor de CO2 de vidro têm uma circulação de CO2 pela cerâmica toda?

 

Já agora, podem-me explicar onde ocorre a dissolução do CO2? Nas microbolhas ou dentro da campânula de vidro?

 

Nenhuma das minhas perguntas foi respondida neste tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando digo pressão grande é óbvio que é bastante pequena comparando com sistemas de botijas, mas é maior que a garrafa apenas ligada a um difusor normal, de ar.

Foi repondido?

Nenhuma das minhas perguntas foi respondida neste tópico

Mas devias ter lido com a cabeça também, não apenas com os olhos...

 

Quando lá em cima se diz que a pressão é insuficiente para... então o problema pode ser o CO2 não passar a cerâmica. (é ler e tentar perceber as consequências)

 

No teu caso só passa onde os poros são maiores, nada mais que isso. Se levanta problemas? Então pode levantar ou não... o que passa chega para o que queres? Só tu podes saber, eu nem pensava que isso seria realmente pergunta. (provavelmente quanto melhor for o difusor, mais "problemas" vais ter - um pior difusor pode ser melhor neste caso).

 

Se a dissolução se faz dentro da campânula? A dissolução faz-se onde existe contacto entre o soluto (CO2) e o solvente (água), como em qualquer outra coisa.

 

Agora bolhas pequenas (micro) facilitam a dissolução, por isso num sistema a funcionar como deve ser a dissolução faz-se, de forma relevante, fora da campânula, entre as microbolhas e a água.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.